Nós atualizamos nossa Políticaesportiva bet afiliadoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosesportiva bet afiliadonossa Políticaesportiva bet afiliadoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Bolsonaro tem mais chance que Trumpesportiva bet afiliadopôr eleiçãoesportiva bet afiliadoxeque, diz especialistaesportiva bet afiliadoextrema-direita:esportiva bet afiliado
"Acho que os dois (Bolsonaro e Trump) tinham o objetivoesportiva bet afiliadocriar oportunidadesesportiva bet afiliadomanobra dianteesportiva bet afiliadoum eventual resultado eleitoral desfavorável. Mas, no casoesportiva bet afiliadoTrump, sinto que ele estava improvisando, não tinha um plano claro", disse. "No casoesportiva bet afiliadoBolsonaro, há uma tentativa mais séria e sinceraesportiva bet afiliadogerar um climaesportiva bet afiliadodesconfiança na população. O que ele está fazendo não é tentar encontrar uma abertura legal para rejeitar um resultado eleitoral, mas sim criar um ambiente político, uma abertura política."
Especialista na extrema-direita e estudiosoesportiva bet afiliadomovimentos populistas e nacionalistas contemporâneos, Teitelbaum avalia que a ideiaesportiva bet afiliadoBolsonaro é preparar terreno e fomentar apoio popular para,esportiva bet afiliado2022, colocaresportiva bet afiliadoxeque o resultado da eleição se for derrotado.
"Acho que ninguém gostaesportiva bet afiliadodizer que está dando um golpe, ainda mais alguém que já está no poder. Mas sim. Trata-seesportiva bet afiliadouma formaesportiva bet afiliadocriar oportunidades políticas para rejeitar o resultadoesportiva bet afiliadouma votação", disse à BBC News Brasil.
Segundo o professor americano, três características tornam o Brasil mais suscetível que os Estados Unidos à estratégia usada por Trump e por Bolsonaroesportiva bet afiliadoespalhar, sem provas, a ideiaesportiva bet afiliadofraudes nas eleições: o fatoesportiva bet afiliadoser uma democracia mais recente; a postura ambígua das Forças Armadas; e a existênciaesportiva bet afiliado"ambiente" para que autoridades e apoiadores do presidente defendam abertamente regimes e ideias antidemocráticas, como o fechamento do Supremo.
"Os Estados Unidos não têm essa história recenteesportiva bet afiliadomobilização dos militares na política doméstica. Esse passado recenteesportiva bet afiliadoditadura militar pode produzir mais tensão no caso brasileiro. A resposta pode ser maior vigilância por parte dos brasileiros ou, pelo contrário, maior receptividade a uma intervenção militar", disse Teitelbaum.
A BBC News Brasil entrouesportiva bet afiliadocontato com a assessoriaesportiva bet afiliadoimprensa do Palácio do Planalto para comentar as declaraçõesesportiva bet afiliadoTeitelbaum, que não respondeu até a publicação desta reportagem.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - Que semelhanças ou diferenças existem entre a contestaçãoesportiva bet afiliadoTrump ao resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos e os ataquesesportiva bet afiliadoBolsonaro ao sistema eleitoral do Brasil?
esportiva bet afiliado Benjamin Teitelbaum - À primeira vista, parece ser uma situação análoga,esportiva bet afiliadoque você tem um líder estruturando o palco, plantando a semente da dúvida sobre uma eleição que parece cada vez mais desfavorável para ele, se levarmosesportiva bet afiliadoconsideração as pesquisasesportiva bet afiliadoopinião. Trump certamente estava na mesma situação. No entanto, o que mais me chama a atenção são as diferenças entre as duas situações. No caso do Brasil, estamos lidando com uma democracia mais jovem e, ao mesmo tempo, com um processo eleitoral que é melhor que o dos Estados Unidos. Você tem mais pessoas votando e você conta os votos muito mais rapidamente. Então, há marcadores democráticos que apontam o Brasil como um caso menos problemático quanto ao riscoesportiva bet afiliadofraude eleitoral.
Então, temos uma democracia mais jovem, um robusto padrãoesportiva bet afiliadoparticipação democrática e temos um líder que tem falado sobre golpes e tomadaesportiva bet afiliadopoder por militares há muito tempo e que transformouesportiva bet afiliadohábito celebrar a ditadura militar e lançar dúvidas ao processo eleitoral. Donald Trump, quando ele começou a semear dúvidas sobre o processo democrático, não era como se isso fosse uma parte daesportiva bet afiliadopersona por décadas, como foi para Bolsonaro. Então, há uma diferença na auraesportiva bet afiliadoseriedade e intencionalidade no casoesportiva bet afiliadoBolsonaro, que não se tinha com Trump.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - O objetivo finalesportiva bet afiliadoTrump e Bolsonaro era o mesmoesportiva bet afiliadolançar dúvidas sobre o processo eleitoral?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Acho que os dois tinham o objetivoesportiva bet afiliadocriar oportunidadesesportiva bet afiliadomanobra dianteesportiva bet afiliadoum eventual resultado eleitoral desfavorável. Essa é uma forma gentilesportiva bet afiliadodizer que eles estavam criando espaço para rejeitar o resultado eleitoral. Mas eu sinto que, no casoesportiva bet afiliadoTrump, ele estava improvisando. Não me parece que ele tivesse um plano ou visão clarosesportiva bet afiliadocomo as coisas ficariam se ele tivesse conseguido ampla desconfiança no resultado eleitoral. Ele conseguiuesportiva bet afiliadoparte isso na invasão do Capitólio,esportiva bet afiliado6esportiva bet afiliadojaneiro. Mas, por mais dramático que tenha sido esse episódio, ele foi um caminho sem volta para Trump. Ele não tinha plano, ele não tinha uma estratégia legal para fazer isso (se manter no poder).
No casoesportiva bet afiliadoBolsonaro, os anosesportiva bet afiliadoelogios dele ao golpe militar e o fatoesportiva bet afiliadoa democracia brasileira ser relativamente jovem dão um significado diferente para a estratégiaesportiva bet afiliadosemear dúvidas sobre o processo eleitoral. Há uma seriedade maior nisso. Me parece que é algo mais pensado da parteesportiva bet afiliadoBolsonaro. E é mais plausível pensar que um líder brasileiro encontre uma maneira de, numa democracia relativamente jovem, rejeitar o resultado eleitoral.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - Então, naesportiva bet afiliadoavaliação, seria plausível pensar que Bolsonaro está preparando terreno para se opor ao resultado eleitoral ano que vem, promovendo algum tipoesportiva bet afiliadogolpe? Ou esse seria um termo forte demais?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Ele está tornando isso mais provável. Acho que ninguém gostaesportiva bet afiliadodizer que está cometendo um golpe, ainda mais alguém que já está no poder. Por isso que o termo parece estranho. Mas sim. Trata-seesportiva bet afiliadouma formaesportiva bet afiliadocriar oportunidades políticas para rejeitar o resultadoesportiva bet afiliadouma votação.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - Falta maisesportiva bet afiliadoum ano para a eleição presidencial no Brasil. Quais os possíveis motivos para iniciar com antecedência essa mobilização contra o processo eleitoral eletrônico?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Isso mostra que, no casoesportiva bet afiliadoBolsonaro, há uma tentativa mais séria e sinceraesportiva bet afiliadogerar um climaesportiva bet afiliadodesconfiança na população. O que ele está fazendo não é tentar encontrar uma abertura legal para rejeitar um resultado eleitoral negativo, mas sim criar um ambiente político, uma abertura política.
Se você tem uma porção grande da população que não ratifica a legitimidadeesportiva bet afiliadoum processo democrático, isso é um problema. Você pode alcançar um pontoesportiva bet afiliadoque não importa que eles estejam errados. Democracia exige confiança por parte da população. Se 40% da população rejeitar a legitimidadeesportiva bet afiliadoum governo ouesportiva bet afiliadouma eleição, isso cria oportunidades para o perdedor da eleição manobrar e recobrar o poder. Não sei exatamente como ele faria isso, mas trata-seesportiva bet afiliadouma formaesportiva bet afiliadocriar oportunidades políticas.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - Com relação aos eleitores americanos e brasileiros, há diferenças no clima ou no discurso dos apoiadoresesportiva bet afiliadoBolsonaro que tornariam mais provável um desfecho favorável ao presidente brasileiro que o obtido por Trump?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Uma coisa interessante nos Estados Unidos é que, mesmo quando a eleição estava sendo contestada, os próprios adeptos dessa ideia diziam que estavam fazendo isso para garantir a democracia, o voto justo. Não queriam dispensar a democracia. No casoesportiva bet afiliadoBolsonaro, ele não defende o valor democracia ao criticar o modelo atualesportiva bet afiliadodemocracia moderna. Ele diz, 'queremos uma votação híbrida, com votoesportiva bet afiliadopapel e eletrônico'. Esse não é o problemaesportiva bet afiliadosi.
Mas temos outras declarações dele defendendo outras formasesportiva bet afiliadogoverno ou o regime militar. E isso mostra que, alémesportiva bet afiliadonão estar comprometido com a democracia liberal, ele não se sente pressionado a se apresentar como a verdadeira versão da democracia liberal, mas como uma alternativa à democracia liberal.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - Mas nos Estados Unidos, não havia por parteesportiva bet afiliadoadeptosesportiva bet afiliadoTrump e do próprio presidente rejeição a valores democráticos?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Com certeza havia algum tolo que dizia que houve fraude na eleição e que os militares deveriam atuar para corrigir isso. E Trump pode até ter flertado com a ideia, mas essa não era,esportiva bet afiliadomaneira alguma, parte representativa da conversa. O discurso prevalente era: 'Achamos que essa votação foi incorreta e queremos uma nova votação'. Eles se vendiam como pessoas lutando pela integridade e legitimidade da democracia. Se queremos dar a eles o benefício da dúvida, pelo menos, eles se sentiam pressionados a se afirmar como defensores da democracia.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - Isso quer dizer que a democracia brasileira está mais sob ameaça com as atitudes do presidente Bolsonaro que a democracia americana esteve sob Trump, quando houve contestação das eleições?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Sim. Isso tem a ver com consenso. Olavoesportiva bet afiliadoCarvalho mesmo escreveu que democracia é sobre administrar discordâncias, é sobre ter uma sérieesportiva bet afiliadoconsentimentosesportiva bet afiliadobase. Quando essa fundação começa a ruir, o fatoesportiva bet afiliadonão vermos isso acontecer nos Estados Unidos… O fatoesportiva bet afiliadonão vermos ruir um comprometimento ideológico com a democracia ou uma democracia republicana cair, isso era tranquilizador. Mas esse não é o caso no Brasil.
O legado e comprometimento com a democracia é mais recente no Brasil e menos sedimentado. Falamosesportiva bet afiliadohegemonia quando uma ideia é entendida como senso comum, como estando para alémesportiva bet afiliadopreferências políticas. Em muitas democracias modernas, a democracia goza dessa hegemonia, não questionamos a validade dela, mesmo se odiamos o governo atual. Se isso começa a se tornar condicional, se dizemos que gostamos da democracia apenas nessa ou naquela circunstância, entramosesportiva bet afiliadoterreno diferente.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - esportiva bet afiliado De que maneiras Trump pode ter influenciado ou inspirado Bolsonaro, mesmo não tendo sido bem-sucedidoesportiva bet afiliadocontestar a eleição americana?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Uma conclusão pode ser aesportiva bet afiliadoque Trump não pressionou o suficiente, não se preparou o suficiente ou não preparou terreno a tempo para que a contestação da eleição fosse bem-sucedida. Portanto, eu preciso começar agora (a semear dúvidas sobre o sistema eleitoral) e pressionar mais fortemente.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - Que diferenças há na resposta das Forças Armadas americanas e do Brasil às ambiçõesesportiva bet afiliadoTrump eesportiva bet afiliadoBolsonaro?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Os Estados Unidos não têm essa história recenteesportiva bet afiliadointervenção e participação dos militares na política doméstica. A conclusão não é que os Estados Unidos sejam imunes a isso. Talvez sejamos menos vigilantes. Mas, pelo menos, isso não estáesportiva bet afiliadopauta, não há conversas sobre possibilidadesesportiva bet afiliadointervenção militar na política. Pelo menos, não num nível nacional. Portanto, essa história recenteesportiva bet afiliadoditadura militar pode produzir mais tensão no caso brasileiro. A resposta pode ser maior vigilância por parte dos brasileiros e instituições ou, pelo contrário, maior receptividade a uma intervenção militar.
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - Quais os possíveis resultados dessa estratégiaesportiva bet afiliadoBolsonaro?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Vamos supor que Lula vença. Se uma fatia considerável da população não aceitar o resultado, não acreditar que ele foi legítimo, eu não sei o que isso significa hoje. Podemos olhar para o passado. Em outras democracias jovens, isso gerou conflito militar, insurgência civil, movimentos separatistas… Mas pode também gerar um cenário completamente novo. Não é possível prever o que acontecerá se uma fatia considerável da população decidir que democracia não funciona para eles, e acho que esse vai ser o resultado (no Brasil).
esportiva bet afiliado BBC News Brasil - esportiva bet afiliado A candidaturaesportiva bet afiliadoLula e a polarização entre o petista e Bolsonaro alimentam essa estratégia do presidente?
esportiva bet afiliado Teitelbaum - Sim, essa é minha opinião. De certa maneira, com relação a esse aspecto especificamente, você pode comparar Lula a Hillary Clinton. Você tem uma reação negativaesportiva bet afiliadoparte da sociedade. Há a pessoa perfeita para simbolizar tudo o que essa parcela da população odeia num governo. Lula cumpre bem esse papel. Há atualmente um movimento anti-establishment (antissistema). E Trump e Bolsonaro tiveram sorteesportiva bet afiliadoconcorrerem contra pessoas que personificavam o establishment, o sistema. Não tenho certeza se Trump teria ganhadoesportiva bet afiliadoBernie Sanders quando se elegeuesportiva bet afiliado2016, porque Sanders não servia tão bem ao papelesportiva bet afiliadopersonificar o sistema, um sistema visto como corrupto. Lula é muito popular e parece capazesportiva bet afiliadovencer Bolsonaro. Mas os ingredientes estão lá para que Bolsonaro use Lula como essa figura.
esportiva bet afiliado Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube esportiva bet afiliado ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportiva bet afiliadoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportiva bet afiliadousoesportiva bet afiliadocookies e os termosesportiva bet afiliadoprivacidade do Google YouTube antesesportiva bet afiliadoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportiva bet afiliado"aceitar e continuar".
Finalesportiva bet afiliadoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportiva bet afiliadoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportiva bet afiliadousoesportiva bet afiliadocookies e os termosesportiva bet afiliadoprivacidade do Google YouTube antesesportiva bet afiliadoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportiva bet afiliado"aceitar e continuar".
Finalesportiva bet afiliadoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesportiva bet afiliadoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesportiva bet afiliadousoesportiva bet afiliadocookies e os termosesportiva bet afiliadoprivacidade do Google YouTube antesesportiva bet afiliadoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesportiva bet afiliado"aceitar e continuar".
Finalesportiva bet afiliadoYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível