Os profissionais que, depois dos 60, abriram um negócio digital: 'Corpo não é o mesmo, mas a mente nunca definha':como começar a apostar na bet365
É o casocomo começar a apostar na bet365Veronique Forat e Marta Monteiro,como começar a apostar na bet36561 e 64 anos, respectivamente. As duas desenvolveram a plataformacomo começar a apostar na bet365residência compartilhada morar.com.vc, que conecta pessoas com base nas suas características, demandas e afinidades para morarem juntascomo começar a apostar na bet365"cohousing" ou "coliving".
Elas se conheceramcomo começar a apostar na bet365julhocomo começar a apostar na bet3652016 no workshop "Reinvenção do Trabalho 60+", do Lab60+, e perceberam que tinham algocomo começar a apostar na bet365comum, alémcomo começar a apostar na bet365energiacomo começar a apostar na bet365sobra e vontadecomo começar a apostar na bet365continuar trabalhando,como começar a apostar na bet365preferênciacomo começar a apostar na bet365algo diferente do que já faziam: o interesse por novos modeloscomo começar a apostar na bet365moradia.
"Vimos aí uma oportunidade, mas, antescomo começar a apostar na bet365dar qualquer passo, fizemos uma pesquisa informal para verificar se havia mesmo mercado para isso. Em 10 dias, recebemos 1,2 mil respostas, das quais 85% eram positivas. Depois, criamos um site, mesmo sem experiência nenhuma, e fomos atráscomo começar a apostar na bet365apoio", conta Veronique.
Para a empreendedora, que atuava na áreacomo começar a apostar na bet365marketingcomo começar a apostar na bet365relacionamento -como começar a apostar na bet365sócia era do mercado imobiliário -, iniciar um novo negócio depois dos 60 anos tem algumas vantagens.
"Nossa bagagem é maior. Fora isso, é uma maneiracomo começar a apostar na bet365acabar com estereótipos errôneos sobre o que é envelhecer. Ser velho não temcomo começar a apostar na bet365ser algo depreciativo e, com o aumento da longevidade, estamos chegandocomo começar a apostar na bet365idades mais avançadascomo começar a apostar na bet365uma forma diferente, com saúde, disposição e ainda tendo muito a contribuir profissionalmente."
Veronique destaca ainda que não é preciso ser expertcomo começar a apostar na bet365tecnologia para ter um negócio digital. "No nosso caso, não estamos inventando um hardware ou um software, mas apenas utilizando a tecnologia para preencher uma necessidade, com o benefíciocomo começar a apostar na bet365atendercomo começar a apostar na bet365uma escala maior, com um custo mais baixo ecomo começar a apostar na bet365forma mais fácil e rápida."
Oportunidades para todos
Outro profissional sênior que enxergou uma oportunidade no mundo online foi Paulo Camizcomo começar a apostar na bet365Fonseca,como começar a apostar na bet36567 anos. Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidadecomo começar a apostar na bet365São Paulo (Poli-USP) e administrador pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ele, junto com o filho, o clínico geral e geriatra Paulo Camizcomo começar a apostar na bet365Fonseca Filho, criaram há cercacomo começar a apostar na bet365dois anos e meio o Mente Turbinada.
Trata-secomo começar a apostar na bet365um aplicativo que ajuda a exercitar o cérebro, por meiocomo começar a apostar na bet365jogos 3D, com o objetivocomo começar a apostar na bet365prevenir e reabilitar doenças neurológicas, melhorar a performance profissional e auxiliar a concentração e a memorização. Inicialmente desenvolvido para a terceira idade, ele pode ser usado por pessoascomo começar a apostar na bet365qualquer faixa etária.
Recentemente, a dupla também lançou o Attena, sistemacomo começar a apostar na bet365avaliação cognitivacomo começar a apostar na bet365perfilcomo começar a apostar na bet365pessoas que estãocomo começar a apostar na bet365buscacomo começar a apostar na bet365uma vaga no mercadocomo começar a apostar na bet365trabalho, a fimcomo começar a apostar na bet365facilitar a contratação por parte das empresas. O programa analisa o graucomo começar a apostar na bet365concentração ecomo começar a apostar na bet365atenção, a memóriacomo começar a apostar na bet365curto e longo prazos, a capacidadecomo começar a apostar na bet365aprendizado e como está a percepção, o raciocínio e a velocidadecomo começar a apostar na bet365processamento mental do candidato.
"Estamos cada vez mais dependentes da tecnologia, tanto na parte pessoal quanto na profissional, e empreendercomo começar a apostar na bet365uma área diferente seria até um contrassenso. As possibilidades estão aí, basta ficar atento, independentemente da idade. Eu, por exemplo, sou um jovemcomo começar a apostar na bet36567 anos", declara Camizcomo começar a apostar na bet365tom bem humorado.
Sempre atuando na áreacomo começar a apostar na bet365informática, Kazuo Kaneto,como começar a apostar na bet36571 anos, empreendeu pela primeira vez aos 60 anoscomo começar a apostar na bet365idade, quando criou o sistemacomo começar a apostar na bet365gestão escolar Babica. Uma década depois, ele decidiu que era horacomo começar a apostar na bet365se aposentar e passou o comando da empresa para os filhos. Mas o descanso durou pouco.
"Cheguei num pontocomo começar a apostar na bet365que eu podia passear, viajar ou ficar sem fazer nada, mas não era isso o que queria. Então, apaguei todo o passado e recomecei. Passei quase um ano estudando o mercado digital e tive a ideiacomo começar a apostar na bet365nova ferramenta para a áreacomo começar a apostar na bet365educação, para que o professor possa acompanhar a evolução do aluno com basecomo começar a apostar na bet365habilidade e competência", revela.
Segundo Kaneto, não existe idade para aprender e empreender. "Claro que o corpo físico não é mais o mesmo, exigindo que a gente diminua o ritmo. Mas com a mente não é assim, ela não definha. Quando a treinamos, conseguimos avolumar o nívelcomo começar a apostar na bet365conhecimento", complementa.
Empreendedores da terceira idade
De acordo com a pesquisa Empreendedorismo na 3ª Idade, realizada pelo Serviço Brasileirocomo começar a apostar na bet365Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no geral, são quatro os motivos que levam uma pessoa com 60 anos ou mais a continuar empreendendo ou mesmo iniciar-se neste caminho: ter uma fontecomo começar a apostar na bet365renda ou complementar a renda familiar, identificaçãocomo começar a apostar na bet365uma área ou segmento bom para investir, questões pessoais (mais independência, qualidadecomo começar a apostar na bet365vida e liberdade) e concretizaçãocomo começar a apostar na bet365um sonho, objetivo ou vocação.
O levantamento ainda demonstra que 40% dos entrevistados resolveram montar um negócio próprio após os 60 anos. Dentre os pontos positivos dessa empreitada, eles disseram trabalhar com o que se gosta (18%), poder aprender sempre com os erros e acertos (14%) e ter a sensaçãocomo começar a apostar na bet365satisfação por ter alcançado os objetivos (14%). Os negativos foram ter que assumir sozinho as frustrações e os fracassos (15%), pagar impostos (13%) e correr riscos (11%).
"Temos realmente percebido as pessoas empreendendocomo começar a apostar na bet365idades mais avançadas, pelas razões citadas no estudo, e também porque elas querem aproveitar a experiência profissional e empresarial que adquiriam ao longo da vida. Fora isso, muitos sempre tiveram o desejocomo começar a apostar na bet365empreender e não tiveram oportunidade antes", expõe Vinicius Lages, diretorcomo começar a apostar na bet365Administração e Finanças do Sebrae.
Quando se trata da áreacomo começar a apostar na bet365tecnologia, ele comenta que barreiras têm sido quebradas por conta da democratizaçãocomo começar a apostar na bet365ferramentas que antes precisavamcomo começar a apostar na bet365um grande domínio. "Os empresários mais velhos estão começando a explorar melhor os negócios conectados. E, apesarcomo começar a apostar na bet365não serem nativos do mundo da internet, eles sabem que ela é fundamental para o sucesso", complementa.
Rodrigo Garzi, cofundador do Alto Tietê Valley, comunidadecomo começar a apostar na bet365startups da região do Alto Tietê,como começar a apostar na bet365São Paulo, e coordenador do Polo Digitalcomo começar a apostar na bet365Mogi das Cruzes, que, atualmente, conta com 1,5 mil pessoas inscritas, sendo 10% com 60 anos ou mais - Kazuo Kaneto é uma delas -, avalia que este é mesmo um ótimo segmento para se investir, inclusivecomo começar a apostar na bet365idades mais avançadas.
"São muitas as possibilidades, sem contar a flexibilidade, tantocomo começar a apostar na bet365local quantocomo começar a apostar na bet365horário, e os idosos ainda têm uma vantagemcomo começar a apostar na bet365relação aos jovens. Como estão no mercado há mais tempo, conhecem certos atalhos, dão valor a processos e organizações e têm mais conexões e network", observa.
A pesquisa do Sebrae pontua que estes profissionais também se diferenciam por serem mais seguros e corajosos e por terem credibilidade, mais tranquilidade, liberdade e respeito.
Dicas para quem quer empreender no mundo digital
Para quem quer começar a empreender na área digital, algumas recomendações são necessárias, e isso independe da idade.
Lages indica pesquisar, se preparar ao máximo e entender o mercado e seus riscos. "O interessante é que na nova economia não é preciso fazer grandes investimentoscomo começar a apostar na bet365equipamento e estoque. Por outro lado, exige um cuidado maior com o cliente, pois ele se tornou mais exigente", acrescenta.
Renata Zanuto, headcomo começar a apostar na bet365startups do Cubo Itaú, um dos maiores hubscomo começar a apostar na bet365fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, aconselha o futuro empreendedor a se envolver no ecosistema das startaups. 23% das startups residentes do hub têm profissionais na faixa etária mais sênior, diz Zanuto.
"Ele deve participarcomo começar a apostar na bet365eventos, se engajarcomo começar a apostar na bet365alguma comunidade ou grupo e estudar para adquirir conhecimento, alémcomo começar a apostar na bet365fazer contatos e parcerias e estar aberto a colaborações, a compartilhar e ouvir as ideiascomo começar a apostar na bet365quem estácomo começar a apostar na bet365volta", finaliza.
como começar a apostar na bet365 Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube como começar a apostar na bet365 ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo começar a apostar na bet365autorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo começar a apostar na bet365usocomo começar a apostar na bet365cookies e os termoscomo começar a apostar na bet365privacidade do Google YouTube antescomo começar a apostar na bet365concordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo começar a apostar na bet365"aceitar e continuar".
Finalcomo começar a apostar na bet365YouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo começar a apostar na bet365autorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo começar a apostar na bet365usocomo começar a apostar na bet365cookies e os termoscomo começar a apostar na bet365privacidade do Google YouTube antescomo começar a apostar na bet365concordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo começar a apostar na bet365"aceitar e continuar".
Finalcomo começar a apostar na bet365YouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo começar a apostar na bet365autorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo começar a apostar na bet365usocomo começar a apostar na bet365cookies e os termoscomo começar a apostar na bet365privacidade do Google YouTube antescomo começar a apostar na bet365concordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo começar a apostar na bet365"aceitar e continuar".
Finalcomo começar a apostar na bet365YouTube post, 3