Direita ou esquerda? Análisefree bet cadastrovotações indica posiçãofree bet cadastropartidos brasileiros no espectro ideológico:free bet cadastro
Para checar se a impressão sobre a faltafree bet cadastroconsistência ideológica dos partidos guarda relação com o comportamento das legendas na horafree bet cadastrodefinir os rumos do país, a BBC Brasil analisou os resultadosfree bet cadastrodez votações recentes e relevantes na Câmara dos Deputados. Os números mostram que, ao contrário do que possa parecer, há, sim, alguma coerência na atuação da maioria das legendas tantofree bet cadastrotemas econômicos quantofree bet cadastroassuntos sociais. Partidos com pensamento econômico mais liberal ou mais socialista oufree bet cadastrocunho mais progressista ou mais conservadorfree bet cadastrorelação a costumes tenderam a manter suas posições na maioria dos casos.
A partir das votações na Câmara, é possível construir um gráfico aproximado da tendência ideológica demonstrada por cada um dos partidos no período das votações, entre 2015 e 2017. A maioria das siglas se comportoufree bet cadastroforma liberal quanto à economia, e votoufree bet cadastromaneira mais conservadorafree bet cadastrotemas relacionados a costumes (política penal, questões ambientais etc). No compasso político, os partidos ficariam assim:
Para chegar a este resultado, a reportagem da BBC Brasil calculou o percentualfree bet cadastrovotos favoráveis ou contrários a projetosfree bet cadastrolei considerados chave, como as mudanças nas regrasfree bet cadastroexploração do pré-sal, a reforma trabalhista ou a redução da maioridade penal, nas bancadasfree bet cadastrocada partido. Quanto mais liberal forem os posicionamentos dos deputados do partido, mais à direita a legenda aparecerá no gráfico. Entre os grandes, o PSDB se destaca nessa posição. Da mesma forma, votações mais conservadoras fizeram as legendas aparecer nos quadrantes superiores. As barras que separam os campos ideológicos representam a média geral da votação.
O gráfico é uma aproximação: se outras votações tivessem sido escolhidas, ou se o períodofree bet cadastrotempo fosse outro, o resultado seria ligeiramente diferente. No entanto, dificilmente algum dos partidos migraria para outro quadrante ideológico.
Além disso, este tipofree bet cadastrográfico traz distorções no casofree bet cadastropartidos muito pequenos, com menosfree bet cadastrotrês ou quatro deputados: os votosfree bet cadastropoucos parlamentares ganham peso desproporcional. É o caso do PRP, do PEN e do PSL, entre outros. No geral, porém, a literaturafree bet cadastrociência política costuma classificar os partidos brasileirosfree bet cadastroforma próxima a esta.
Votações
Quais votações foram consideradas? No eixo econômico, foram levadosfree bet cadastroconta o Novo Regime Fiscal (a chamada "PEC do Tetofree bet cadastrogastos"), a votação da reforma trabalhista (abrilfree bet cadastro2017), a que ampliou a terceirização (22free bet cadastromarço), e a liberaçãofree bet cadastrocursosfree bet cadastropós-graduação pagosfree bet cadastrouniversidades públicas. Por fim, analisou-se a votação que desobrigou a Petrobrasfree bet cadastroparticiparfree bet cadastrotodos os projetosfree bet cadastroexploração do petróleo da camada pré-sal. Quanto mais acima na tabela abaixo, mais liberal foi o partido nestas votações.
Os partidos acima da linha vermelha foram aqueles cujos deputados adotaram posições mais liberais que a média. Abaixo, estão as siglas com posicionamentos mais estatistas (que defendem mais presença do Estado e mais regulação das atividades econômicas).
A segunda tabela mostra como os partidos se comportaramfree bet cadastrovotaçõesfree bet cadastroprojetos considerados conservadores no campo social. Entram aí a reduçãofree bet cadastroreservas ambientais no Pará efree bet cadastroSanta Catarina (maiofree bet cadastro2017), a votação que desfigurou o pacote das "10 medidas contra a corrupção" enviadas pelo MPF; e a redução da maioridade penal para 16 anos, entre outros. Os partidos abaixo da linha vermelha foram aqueles cujos deputados votaramfree bet cadastroforma menos conservadora.
As votações acima foram escolhidas por terem causado divisão entre os deputados e despertado o interesse da opinião pública. Além disso, trata-sefree bet cadastrosituaçõesfree bet cadastroque houve votação nominal no Plenário, permitindo que o votofree bet cadastrocada deputado fosse contabilizado e registrado.
"Quando você vê todos os partidos somente do pontofree bet cadastrovista da corrupção, algumas divisões que existem acabam apagadas. Perde-sefree bet cadastrovista o debate sobre papel do Estado na economia, sobre distribuiçãofree bet cadastrorenda, etc", diz a cientista política e professora da Universidadefree bet cadastroBrasília (UnB), Flávia Biroli.
Biroli reitera que o resultado poderia ter sido outro, se o momento considerado para o levantamento fosse diferente. É o caso do PT, que tinha perfil mais liberal na área econômica enquanto estava no poder (de 2003 a 2016). Naquele momento, o PT deu continuidade a um processofree bet cadastroliberalização da economia que já estavafree bet cadastrocurso nos governos do PSDB (de 1995 a 2002), diz ela.
"Mas existem matizes, no que diz respeito à seguridade social, às relaçõesfree bet cadastrotrabalho. Se você considerar as votações recentes da reforma trabalhista, da terceirização, isso fica mais claro. Talvez estejamos num momento, no debate público,free bet cadastroque haja interessefree bet cadastroesfumaçar essas diferenças", diz. "O PSDB tem uma agenda voltada à iniciativa privada, e o PT foi pelo mesmo caminho. Mas no caso do PT há pressão das bases sociais no sentido contrário", diz ela.
'Socialismo fabiano?'
Voltando ao meme: seria o PSDB um partidofree bet cadastroesquerda? Os dados acima sugerem que o PSDB não está agindo como um partido esquerdista no momento. Os tucanos foram os mais aguerridos na defesa das medidas econômicas liberais propostas pelo governofree bet cadastroMichel Temer. Mais até que o próprio PMDB, partido do presidente.
A associação entre o PSDB e a esquerda remonta à fundação da sigla,free bet cadastrojunhofree bet cadastro1988. O partido foi criado por dissidentes que romperam com o PMDB, então no poder com José Sarney (1985-1990). Ao enumerar os objetivos da nova sigla, o manifestofree bet cadastrofundação tucano apresenta vários pontos típicos da esquerda: distribuiçãofree bet cadastrorenda, erradicação da miséria, reforma agrária, fortalecimento da seguridade social e até auditoria da dívida externa brasileira.
Trata-sefree bet cadastroum programa nos moldes da socialdemocracia europeia. Daí inclusive o nome.
Já o socialismo fabiano é uma correntefree bet cadastropensamento surgida na Inglaterra do século 19, e que via na transformação gradual da sociedade o melhor caminho para chegar ao socialismo. O nome vem da Sociedade Fabiana, um think-tank (centrofree bet cadastroestudos) que existe até hoje. "Nós defendemos meios graduais, reformistas e democráticos para o atingimentofree bet cadastrofinalidades radicais", diz o site do grupo. Assim, só é possível ligar o PSDB ao socialismo fabianofree bet cadastrosentido figurado.
"Quem me dera [que o PSDB fosse socialista fabiano]. Significaria pelo menos que o partido estaria lendo. Eu conheço pouca gente no PSDB que lê. É o casofree bet cadastroFernando Henrique Cardoso,free bet cadastroJosé Serra, efree bet cadastropoucos outros (...). O PSDB nunca teve nenhuma relação com esse movimento", diz o sociólogo e escritor Sérgio Abranches.
'É conveniente que todos pareçam iguais'
Há um consenso estabelecido entre os estudiosos da ciência política: é sim possível discernir diferenças na atuaçãofree bet cadastrocada legenda, ainda que seja difícil para o eleitor identificar a tendência ideológicafree bet cadastrocada um.
Esta dificuldade se deve ao modo como o sistema político brasileiro funciona e aos próprios políticos, que costumam subestimar o interesse do eleitorfree bet cadastrovotar conforme um conjuntofree bet cadastroideias. Na hora da eleição, o líder político prioriza o atendimentofree bet cadastrointeresses materiais e imediatos (uma rua asfaltada, a construçãofree bet cadastroum postofree bet cadastrosaúde)free bet cadastrodetrimentofree bet cadastroum debate sobre objetivosfree bet cadastrolongo prazo. É o que diz o cientista político e professor da UnB Carlos Mello Machado.
Machado afirma ainda que o sistema político acentua esse tipofree bet cadastroconfusão com a criaçãofree bet cadastronovas legendas a todo momento (hoje, há 35 partidosfree bet cadastrofuncionamento no país) e com as mudançasfree bet cadastronomesfree bet cadastroalgumas siglas. É o caso do antigo PTN, que passou a se chamar Podemos, e do Pen, que deve mudarfree bet cadastronome para "Patriotas" ou "Prona".
"Para alguns líderes políticos, é interessante que haja essa confusão, e que todos pareçam mais ou menos iguais. Passa a ser uma formafree bet cadastrose perpetuar no poder", analisa Machado.
free bet cadastro .