Em crise com ruralistas, Kátia Abreu flerta com esquerda e critica 'reacionários':pix bet 12 reais
No início do mêspix bet 12 reaisabril, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin tornou pública a aberturapix bet 12 reaisum inquérito para investigar a senadora e seu marido, Moisés Pinto Gomes, pelo suposto recebimentopix bet 12 reaisR$ 500 milpix bet 12 reaiscaixa doispix bet 12 reais2014.
Abreu nega irregularidades.
Homofobia e assessores petistas
A senadora diz que as mulheres que a visitaram naquela tarde foram tratarpix bet 12 reaisum projetopix bet 12 reaislei que pune a homofobia com o mesmo rigor com que é tratado o racismo. "A violência (por homofobia) está muito grande: morte, óbito, espancamento. Diz que é uma coisa horrorosa, que o Brasil é o campeão. Fiquei tão chocada", afirmou a senadora após se despedir das mulheres e prometer votar a favor da lei.
Segundo Abreu, o encontro foi marcado a pedido da assessora Janaína Oliveira, incorporada apix bet 12 reaisequipe após o impeachment. Negra, lésbica e militante do PT, Oliveira presidia o conselhopix bet 12 reaiscombate à homofobia da Secretaria Nacionalpix bet 12 reaisDireitos Humanos no governo Dilma.
Outro novo auxiliar egresso do governo petista é o garçom José da Silva Catalão, que trabalhava no gabinete presidencial do Palácio do Planalto nas gestões Dilma e Lula. A demissãopix bet 12 reaisCatalão virou notícia - segundo relatos, a equipepix bet 12 reaisTemer resolveu descartá-lo por desconfiar que pudesse transmitir informações aos patrões antigos.
Também transitava pelo gabinete da senadora um homem com uma estrela do PT e um broche com o lema "Fora Temer" no paletó, o assessor Osni Calixto. Auxiliar do senador petista Donizeti Nogueira, também do Tocantins, Calixto disse à secretáriapix bet 12 reaisAbreu que queria "passar orientações" à senadora. Como ela estava ocupada, ficoupix bet 12 reaisvoltar depois.
'Muito cafona'
Apesar da convivência mais intensa com petistas, Abreu nega que tenha migrado para a esquerda. "Acho muito cafona esse negóciopix bet 12 reaisdireita e esquerda", afirma. "Sou liberal e humanista."
A senadora defende que o Estado cuide dos mais vulneráveis, mas diz acreditar que "o emprego vem das empresas, da iniciativa privada".
Abreu tem se alinhado à oposição ao governo Temerpix bet 12 reaisalguns dos principais temas na agenda do Congresso. Em dezembro, votou contra a Propostapix bet 12 reaisEmenda à Constituição que definiu um teto para os gastos públicos, a primeira grande reforma econômica aprovada pela nova gestão.
Nas últimas semanas, ela criticou a aprovação na Câmarapix bet 12 reaisuma lei que flexibiliza as terceirizações e engrossou o coro dos parlamentares contrários à reforma da Previdência.
Ainda assim, diz que não pertence à oposição. "Sou independente. Não faço da oposição uma profissão, faço oposição àquilo que acredito."
Abreu diz à BBC Brasil que a reformapix bet 12 reaisPrevidênciapix bet 12 reaisTemer deverá punir, sobretudo, os mais pobres.
"Essa é a revolta maior, porque as pessoas sentem que não estão mexendo com os ricos. E é verdade, não estão mesmo."
Segundo a senadora, "o governo não quer mexerpix bet 12 reaisquem tem capacidadepix bet 12 reaismobilização". "O corporativismo funciona e as bancadas reagem, então é mais fácil mexer nos anônimos."
Ela defende que as mudanças na Previdência sejam mais brandas para habitantespix bet 12 reaiszonas rurais e mulheres - que, ela diz, trabalham mais que os homens no Brasil.
Aos 55 anos, a senadora afirma que ela mesma chega a ficar "descadeirada" com as tarefas domésticas. "Finalpix bet 12 reaissemana é diapix bet 12 reaislimpar a casa, faxinar a casa, arrumar gaveta, guardar roupa no armário. Eu que faço, sei onde guarda, a roupa que passa."
A assessora Priscilla Rodrigues interrompe a entrevista para contar que Abreu costuma espalhar post-its (notas adesivas) pela casa. "Meu marido diz que um dia vai chegar lá e vai ter um post-it nele", diz a senadora.
Ela se diverte ao contar que o marido - o agrônomo e seu ex-assessor Moisés Pinto Gomes, com quem se casoupix bet 12 reais2015 - se espanta compix bet 12 reaisorganização.
"Cheguei no Tocantins e apareceu uma determinada festa, um aniversário, e eu não tinha levado uma roupa assim. Liguei pro Moisés, mandei a combinação da roupa, o arranjo do cabelo, a bolsa, a sandália. Ele falou assim: 'Eu não acredito. Pode apagar a luz que estou encontrando tudo!'".
Da fazenda à política
Nascidapix bet 12 reaisGoiânia e formadapix bet 12 reaisPsicologia pela Universidade Católicapix bet 12 reaisGoiás, Abreu se lançou na política depois que seu então marido, o pecuarista Irajá Silvestre, morreu num acidentepix bet 12 reaisavião,pix bet 12 reais1987.
Ela assumiu a gestão da fazenda e logo se tornou presidente do sindicato ruralpix bet 12 reaisGurupi, então um município no norte goiano e hoje parte do Tocantins.
Em 2003, elegeu-se deputada federal e, quatro anos depois, migrou para o Senado. Antespix bet 12 reaisentrar no PMDB,pix bet 12 reais2013, passou pelo PFL (atual DEM) e pelo PSD.
Ao ingressar no governo Dilma, Abreu ganhou a simpatiapix bet 12 reaisantigos desafetos. Em 2015, ela publicou no Twitter uma fotografiapix bet 12 reaisque aparecia abraçada à presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, filiada ao PC do B.
A historiadora Maria da Conceição Oliveira, que integra um grupopix bet 12 reaisblogueirospix bet 12 reaisesquerda simpáticos aos últimos governos petistas, publicoupix bet 12 reais2014pix bet 12 reaisseu blog um texto crítico à nomeaçãopix bet 12 reaisAbreu como ministra.
Dois anos depois, Oliveira divulgou no Facebook o relatopix bet 12 reaisum encontro com Abreu, quando a parabenizou por ficar ao ladopix bet 12 reaisDilma no impeachment.
"Kátia chorou. Ela estava visivelmente comovida. Sua lealdade à presidenta Dilma é genuína", disse a historiadora.
No processopix bet 12 reaisimpeachment, Abreu foi uma das principais defensoraspix bet 12 reaisDilma no Senado. Ao longo do governo, as duas haviam ficado tão amigas que Abreu escolheu Dilma comopix bet 12 reaismadrinhapix bet 12 reaiscasamento.
"Estamos vivendo uma farsa", disse a senadora ao defender a chefe, no Congresso. "Se nós fôssemos agora colocar nesse auditório todos que estão sendo investigados pela lambançapix bet 12 reaistodos os partidos... Mas (está) todo mundo aqui caladinho, acusando a presidente Dilma e escondendo pra debaixo do tapete a corrupção e as acusações que estão dentropix bet 12 reaisseus próprios partidos."
Abreu diz que nunca pensou que seria elogiada por militantes à esquerda e que, ao defender Dilma, chegou a "imaginar que nem política ia ser mais".
Hoje, porém, diz que a decisão não teve "custo político nenhum" e que até apoiadores do impeachment aplaudiram seu gesto, entre os quais um amigo "direitaça", donopix bet 12 reaisuma universidade no Tocantins.
"Ele falou: 'Kátia, você não tem noção o tanto que a gente torceu pra essa Dilma cair, mas eu e minha mulher ficávamos lápix bet 12 reaiscasa morrendopix bet 12 reaismedo d'ocê fraquejar'. Acredita isso?", ela conta, aos risos.
Atritos
Mas as posições da senadora lhe têm causado atritos com o seu partido, o PMDB. Na véspera do impeachment, quando ela se recusou entregar o cargo no governo, o primeiro secretário nacional do partido, Geddel Vieira Lima, apresentou ao Conselhopix bet 12 reaisÉtica da legenda um pedido para que Abreu fosse expulsa da agremiação.
O caso ainda está sob análise. Geddel foi nomeado ministro por Temer, mas deixou o posto após revelaçõespix bet 12 reaisque havia pressionado pela concessãopix bet 12 reaisuma licença para uma obrapix bet 12 reaisSalvador.
Sobre o pedidopix bet 12 reaisexpulsão, Abreu afirma que "não trabalha nem contra nem a favor"."Tô calmamente aguardando o desfecho."
A senadora diz continuar no PMDB porque, segundo ela, "é o único partido do Brasil que estatutariamente permite as suas divergências".
Alguns políticos da sigla criticampix bet 12 reaispermanência. "Se ela tivesse um mínimopix bet 12 reaisdecência política, ela sairia do PMDB", diz o correligionário Alceu Moreira, deputado federal pelo Rio Grande do Sul.
Membro da bancada ruralista, grupo que Abreu presidiu quando deputada, Moreira diz que a senadora comprometeupix bet 12 reaisreputação ao se aliar a Dilma.
"Como que uma pessoapix bet 12 reaisbem, presidente da CNA (Confederação Nacional da Agropecuária), vai ser ministra da presidente Dilma, do PT, um partidopix bet 12 reaisesquerda, e se transforma empix bet 12 reaismais fiel escudeira? A relação dela erapix bet 12 reaisbajulação a quem quer que desse espaço político para ela", disse à BBC Brasil.
Abreu não quis comentar a declaração do colega.
Questionada sobre como avalia o governo Temer, a senadora ri e dá um longo suspiro.
"Acho que ele está empenhadopix bet 12 reaisacertar. Acho que está com um relacionamento muito bom com o Congresso, mas acho que as decisões precisam estar mais estruturadas", diz.
Para Abreu, o governo tem errado ao se comunicar sobre as reformas e ao mudarpix bet 12 reaisposição nas negociações. "Há muitos recuos: vai e volta, vai e volta. E isso traz dificuldades."
Frustra-se por estar forapix bet 12 reaisum governo no qual a bancada ruralista parece ter mais força do que nunca, tendo indicado não só o ministro da Agricultura, mas também o ministro da Justiça, Osmar Serraglio?
"Absolutamente. Ninguém deu mais empoderamento ao setor agropecuário do que a presidente Dilma - por isso a nossa aliança", ela diz.
Abreu afirma que a presidente foi responsável pelos maiores financiamentos públicos ao setor e pelo maior volumepix bet 12 reaisvendaspix bet 12 reaismáquinas agrícolas dos últimos 40 anos.
"Isso é uma coisa até natural, talvez porque você sempre quer agradar aqueles que não te amam. Como ela não tinha esse setor, é natural que ela se desdobrasse para estar bem com eles."
Rivais
Pergunto se é por esse mesmo motivo - "agradar aqueles que não te amam" - que Abreu pôspix bet 12 reaisseu gabinete uma fotopix bet 12 reaisque veste um cocar e está abraçada a dois indígenas.
"Meu filho mais velho chama Irajá, meu filho segundo chama Iratã, minha filha mais nova chama Iana. Tem muitos anos que escolhi três nomes indígenas tupi-guarani para os meus três filhos. Não preciso falar mais nada."
A BBC Brasil localizou os indígenas na foto com a senadora, o casal Maturembá e Juerana Pataxó, que vivepix bet 12 reaisTrancoso (BA).
Maturembá diz que não conhece Abreu e que, ao posar para a foto, pensou se tratarpix bet 12 reaisuma turista interessada no artesanato vendido pelo casal. Ele afirma que processará a senadora caso ela use a imagem para fazer propaganda política.
Questionada por e-mail sobre por que escolheu a imagem, Abreu não respondeu.
Muitos indígenas consideram a senadora uma das maiores rivais do movimento. Em declarações e artigos na imprensa, ela criticou os critérios para a demarcaçãopix bet 12 reaisterras indígenas e cobrou maior repressão a ocupaçõespix bet 12 reaisfazendas.
Em 2015, afirmou que os conflitos agrários com indígenas surgiram porque os grupos "saíram da floresta e passaram a descer nas áreaspix bet 12 reaisprodução".
Hoje, diz que "talvez tenha me comunicado mal, porque não sou contra eles".
"Os índios do meu Estado sabem como eu os trato. Não vou ficar lutando contra teses e acusações, não tenho essa necessidadepix bet 12 reaisser amada por todos", afirma.
"Sou radical a favor do direitopix bet 12 reaispropriedade. Se os índios precisampix bet 12 reaisterras, não precisam tomarpix bet 12 reaisninguém, o Brasil tem terra demais. É o governo assumir suas responsabilidades, fazer suas análises técnicas e antropológicas, e comprar a terra."
Abreu também tem tentado mudarpix bet 12 reaisimagem perante ambientalistas e se diferenciarpix bet 12 reaispolíticos ruralistas que classifica como "reacionários".
"Quero um agro moderno, que se preocupa com o meio ambiente, com questões sociais do campo, e que esteja comprometido com a qualidade do seu produto lá na frente."
Coordenadorpix bet 12 reaispolíticas públicas do Greenpeace, ONG que já entregou a Abreu uma "motosserrapix bet 12 reaisouro" e uma faixapix bet 12 reais"Miss Desmatamento", Marcio Astrini diz desconfiar do discurso.
Ele afirma que, enquanto ministra, Abreu se opôs a propostas no Congresso que buscavam enfraquecer a legislação ambiental, mas agiu assim "não por defesa dessa agenda, mas para preservar o cargo".
"A Kátia Abreupix bet 12 reaishoje oupix bet 12 reaisontem nunca foi verde", afirma Astrini.
Ele conta que, nas negociações do Código Florestal, aprovadopix bet 12 reais2012, Abreu criticava ambientalistas e cientistas que se opunham ao afrouxamento das punições por desmatamento ilegal. "No discurso ela fala uma coisa, mas na horapix bet 12 reaisvotar e agir, faz outra bem diferente."
A senadora não quis comentar as críticas.
Ela diz que posições reacionárias também estiveram por tráspix bet 12 reaisseu afastamento da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA). Presidente da instituição desde 2008, ela se licenciou do cargopix bet 12 reais2015 para assumir o Ministério da Agricultura.
Após sair do governo, ela poderia voltar à entidade, mas foi barrada por outros dirigentes do órgão, que reprovarampix bet 12 reaispostura diante do impeachment.
"Tudo que a Dilma fez pelo setor agropecuário erapix bet 12 reaisconhecimento da CNA, eu fui ovacionada e festejada como ministra da Agricultura várias vezes na CNA, todas as reivindicações da CNA foram atendidas, mas bastou alguém bater um pé para virarem as costas para aquilo que estava dando certo, por puro reacionarismo, preconceito contra posições que divergem."
A CNA não quis comentar a declaraçãopix bet 12 reaisAbreu.
No Congresso, antigos aliados dizem que a senadora perdeu influência no setor. Presidente da bancada ruralista, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) diz que Abreu anda afastada do grupo. "Ela não participapix bet 12 reaisnada na frente parlamentar há muito tempo", afirma. "Ela acabou tomando um lado político que conflitava com o que a gente imaginava para o Brasil."
'Congresso paralisado'
Questionada sobre quem apoiará à Presidênciapix bet 12 reais2018, Abreu diz que é cedo para pensar no pleito e que está totalmente focadapix bet 12 reaisseu mandatopix bet 12 reaissenadora.
Segundo ela, os trabalhos no Congresso foram "totalmente paralisados pela (Operação) Lava Jato".
Ela diz ainda que a operação "deu uma grande contribuição ao país", mas critica os vazamentospix bet 12 reaisdelações e afirma que os investigadores "não podem buscar um personagem e fazer dele culpadopix bet 12 reaisqualquer jeito, como se fosse um pontopix bet 12 reaishonra" - argumento semelhante ao usado pelos advogados que defendem o ex-presidente Lula.
Abreu foi citada nas delaçõespix bet 12 reaisquatro executivos da Odebrecht. Eles afirmaram que a senadora recebeu por meiopix bet 12 reaiscaixa 2 duas parcelaspix bet 12 reaisR$ 250 mil. O dinheiro teria sido entregue a seu maridopix bet 12 reaisencontros no hotel Meliá Jardim Europa,pix bet 12 reaisSão Paulo.
Segundo o ministro Edson Fachin, Abreu foi identificada nos registrospix bet 12 reaispagamentos da Odebrecht com o codinome "Machado".
A senadora negou as acusaçõespix bet 12 reaisnota enviada porpix bet 12 reaisassessoria.
"Afirmo categoricamente que,pix bet 12 reaistoda a minha vida pública, nunca participeipix bet 12 reaiscorrupção e nunca aceitei participarpix bet 12 reaisqualquer movimentopix bet 12 reaisgrupos fora da lei."
Ela se disse "à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessáriospix bet 12 reaismaneira a eliminar qualquer dúvida sobre a minha conduta e a do meu marido".
Dias antes do anúnciopix bet 12 reaisque estava sendo investigada, Abreu se impacientou quando a BBC Brasil a questionou sepix bet 12 reaisfato havia recebido recursos da Odebrecht.
"Não sei, você tempix bet 12 reaisler a delação. É só isso que você tem para me dizer? Eu não tenho mais tempo para você, tá bom?". E desligou o telefone.