Documento secreto diz que forçasbônus de 5 reais no cadastrosegurança do Irã molestaram e mataram manifestante adolescente:bônus de 5 reais no cadastro

Nika Shakarami

Crédito, Atash Shakarami

Legenda da foto, Nika tinha apenas 16 anos quando desapareceu durante protestos contra o rígido códigobônus de 5 reais no cadastrovestimenta feminino do Irã
  • Author, Bertram Hill, Aida Miller e Michael Simkin
  • Role, BBC Eye Investigations

Uma adolescente iraniana foi abusada sexualmente e morta por três homens que trabalhavam para as forçasbônus de 5 reais no cadastrosegurança do Irã, diz um documento vazado que se acredita ter sido escrito por essas forças.

O documento permitiu mapear o que aconteceu com Nika Shakarami,bônus de 5 reais no cadastro16 anos, que desapareceubônus de 5 reais no cadastroum protesto anti-regime no Irãbônus de 5 reais no cadastro2022.

Seu corpo foi encontrado nove dias depois. O governo alega que ela se matou.

Apresentamos as alegações do relatório ao governo do Irã e aos seus Guardas Revolucionários, mas eles não responderam.

Marcado como “Altamente Confidencial”, o relatório resume uma audiência sobre o casobônus de 5 reais no cadastroNika, realizada pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na siglabônus de 5 reais no cadastroinglês) – a forçabônus de 5 reais no cadastrosegurança que defende a ordem islâmica do país.

O documento inclui o que diz serem os nomes dos assassinosbônus de 5 reais no cadastroNika e dos comandantes seniores que tentaram esconder a verdade.

O registro contém ainda detalhes perturbadoresbônus de 5 reais no cadastroacontecimentos que se passaram na traseirabônus de 5 reais no cadastrouma van descaracterizada na qual as forçasbônus de 5 reais no cadastrosegurança mantiveram Nika.

Esses fatos perturbadores incluem:

  • Um dos homens a molestou enquanto estava sentado sobre ela
  • Apesarbônus de 5 reais no cadastroestar algemada e contida, ela revidou, chutando e xingando
  • Uma admissãobônus de 5 reais no cadastroque isso provocou os homens a espancá-la com bastões

Existem numerosos documentos oficiais iranianos falsosbônus de 5 reais no cadastrocirculação, por isso a BBC passou meses verificando cada detalhe com múltiplas fontes.

Nossas extensas investigações indicam que os documentos que obtivemos narram os últimos movimentos do adolescente.

Linha cinza
Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

O desaparecimento e mortebônus de 5 reais no cadastroNika Shakarami foram amplamente cobertos pela imprensa e a fotografia da jovem tornou-se símbolo da luta das mulheres no Irã por mais liberdade.

À medida que os protestosbônus de 5 reais no cadastrorua se espalhavam por todo o Irã no outonobônus de 5 reais no cadastro2022, seu nome era gritado por multidões furiosas contra as regras estritas do país sobre o véu obrigatório (hijab).

O movimento Mulher, Vida, Liberdade foi desencadeado poucos dias antes pela mortebônus de 5 reais no cadastrouma mulherbônus de 5 reais no cadastro22 anos, Mahsa Amini.

Ela morreu devido a ferimentos sofridos sob custódia policial,bônus de 5 reais no cadastroacordo com uma missãobônus de 5 reais no cadastroinvestigação da Organização das Nações Unidas (ONU), depoisbônus de 5 reais no cadastroser acusadabônus de 5 reais no cadastronão usar o hijab adequadamente.

No casobônus de 5 reais no cadastroNika,bônus de 5 reais no cadastrofamília encontrou o corpo delabônus de 5 reais no cadastroum necrotério maisbônus de 5 reais no cadastrouma semana depois que ela desapareceubônus de 5 reais no cadastroum protesto.

Mas as autoridades iranianas negaram que a mortebônus de 5 reais no cadastroNika estivesse ligada à manifestação e, depoisbônus de 5 reais no cadastroconduzirembônus de 5 reais no cadastroprópria investigação, afirmaram que ela tinha se suicidado.

Pouco antesbônus de 5 reais no cadastrodesaparecer, Nika foi filmada na noitebônus de 5 reais no cadastro20bônus de 5 reais no cadastrosetembro, perto do Parque Laleh, no centrobônus de 5 reais no cadastroTeerã,bônus de 5 reais no cadastrocimabônus de 5 reais no cadastroum latãobônus de 5 reais no cadastrolixo, ateando fogobônus de 5 reais no cadastrohijabs.

Outros ao seu redor gritavam "morte ao ditador" – referindo-se ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

O que ela não sabia à época é que estava sendo vigiada, como deixa claro o relatório confidencial.

Mapa

Dirigido ao comandante-chefe do IRGC, o documento diz ser baseadobônus de 5 reais no cadastroextensas conversações com as equipes da guarda que policiaram aquele protesto.

A manifestação foi acompanhada por diversas unidadesbônus de 5 reais no cadastrosegurança disfarçadas, começa o relato do documento.

O documento diz que uma delas – a Equipe 12 – suspeitava que a adolescente teria papel "de liderança, devido ao seu comportamento pouco convencional e repetidas ligações com o celular".

A equipe enviou umbônus de 5 reais no cadastroseus agentes para a multidão, fazendo-se passar por manifestante, para confirmar que Nika erabônus de 5 reais no cadastrofato uma das líderes da manifestação.

Depois, segundo o relatório, ele convocoubônus de 5 reais no cadastroequipe para prendê-la. Mas ela fugiu.

Sua tia já havia contado à BBC Persian, serviçobônus de 5 reais no cadastronotíciasbônus de 5 reais no cadastropersa da BBC, que Nika ligou para uma amiga naquela noite, para dizer que estava sendo perseguida pelas forçasbônus de 5 reais no cadastrosegurança.

Quase uma hora se passou antes que ela fosse localizada novamente, diz o relatório, quando a jovem então foi detida e colocada no veículo da equipe – uma vanbônus de 5 reais no cadastrorefrigeração sem identificação.

Ilustração mostra interior da van, com a adolescente e três homens

Nika estava no compartimento traseiro do veículo com três membros da Equipe Time 12 – Arash Kalhor, Sadegh Monjazy e Behrooz Sadeghy.

O líder da equipe, Morteza Jalil, estava na frente com o motorista.

O grupo então tentou encontrar um lugar para levá-la, diz o relatório.

Eles tentaram um campo policial temporário nas proximidades, mas foram rejeitados porque o local estava superlotado.

Assim, seguiram até um centrobônus de 5 reais no cadastrodetenção, a 35 minutosbônus de 5 reais no cadastrocarro, cujo comandante inicialmente concordoubônus de 5 reais no cadastroreceber Nika. Mas então ele mudoubônus de 5 reais no cadastroideia.

"A acusada [Nika] xingava e gritava constantemente", disse ele aos investigadores para o relatório.

"Naquele momento, havia outras 14 detentas na delegacia e minha percepção era que ela poderia agitar as outras", acrescentou o comandante.

"Eu estava preocupado que ela pudesse causar um motim."

Morteza Jalil mais uma vez contatou seu quartel-general do IRGC para obter direcionamentos, diz o relatório, e foi instruído a se dirigir à famosa Prisãobônus de 5 reais no cadastroEvin,bônus de 5 reais no cadastroTeerã.

No caminho, ele disse que começou a ouvir barulhos atrás dele, vindos do compartimento traseiro completamente escuro da van.

Sabemos o que ele estava ouvindo pelo depoimento, descrito no documento, dos homens que guardavam Nika no compartimento traseiro.

Traduçãobônus de 5 reais no cadastrotrecho do relatório que diz que homem amordaçou boca da jovem e ela foi colocada no freezer

Um deles, Behrooz Sadeghy, disse que, assim que foi colocadabônus de 5 reais no cadastrovolta na van depoisbônus de 5 reais no cadastroser rejeitada pelo centrobônus de 5 reais no cadastrodetenção, Nika começou a xingar e a gritar.

"Arash Kalhor amordaçou-lhe a boca com as meias dele, mas ela começou a debater-se. Depois Sadegh [Monjazy] deitou-a no freezer horizontal e sentou-se sobre ela. A situação acalmou-se", disse ele aos investigadores.

"Não sei o que aconteceu, mas depoisbônus de 5 reais no cadastroalguns minutos ela começou a xingar. Eu não conseguia ver nada, só conseguia ouvir sonsbônus de 5 reais no cadastroluta e golpes."

Mas Arash Kalhor deu mais detalhes assustadores.

Ele diz que ligou brevemente a lanterna do telefone e viu que Sadegh Monjazy "[colocou] a mão dentro das calças dela".

Arash Kalhor disse que depois disso eles perderam o controle.

"Ele não sabe... quem [estava fazendo isso], mas ele podia ouvir... o bastão atingindo a acusada [Nika]... 'Comecei a chutar e socar, mas realmente não sabia se estava acertando nossos homens ou a acusada.'"

Mas Sadegh Monjazy contradisse a declaraçãobônus de 5 reais no cadastroArash Kalhor, que ele disse ter sido motivada por ciúme profissional. Ele negou ter colocado a mão dentro das calças dela – mas disse que não podia negar que ficou "excitado" ao sentar-se sobre ela e que tocou as nádegasbônus de 5 reais no cadastroNika.

Ele disse que isso provocou Nika – apesarbônus de 5 reais no cadastrosuas mãos estarem amarradas nas costas – a arranhá-lo e sacudi-lo, fazendo-o cair.

Traduçãobônus de 5 reais no cadastrotrechobônus de 5 reais no cadastrorelatório que diz que Sadegh estava sentadobônus de 5 reais no cadastrocima da jovem e com a mão dentro da calça dela

"Ela chutou meu rosto, então tive que me defender."

Da cabine da van, Morteza Jalil ordenou ao motorista que parasse.

Ele abriu a porta traseira e encontrou o corpo já sem vidabônus de 5 reais no cadastroNika.

Ele disse que limpou o sangue do rosto e da cabeça dela – "que não estavambônus de 5 reais no cadastroboas condições".

Isso reflete o estadobônus de 5 reais no cadastroque a mãebônus de 5 reais no cadastroNika diz que acabou por encontrar a filha no necrotério, e a certidãobônus de 5 reais no cadastroóbitobônus de 5 reais no cadastroNika – obtida pela BBC Persianbônus de 5 reais no cadastrooutubrobônus de 5 reais no cadastro2022 – que afirma que ela foi morta por "múltiplos ferimentos causados por golpes com um objeto contundente".

O líder da equipe, Morteza Jalil, admitiu que não tentou descobrir o que havia acontecido.

"Eu só estava pensandobônus de 5 reais no cadastrocomo transferi-la e não fiz perguntas a ninguém. Só perguntei: 'Ela está respirando?' Acho que foi Behrooz Sadeghy quem respondeu: 'Não, ela está morta'."

Com um assassinatobônus de 5 reais no cadastromãos, Jalil ligou para o quartel-general do IRGC pela terceira vez.

Nesta ocasião, ele falou com um oficial superior,bônus de 5 reais no cadastrocodinome "Naeem 16".

"Já tivemos mortes nas nossas instalações e eu não queria que o número subisse para 20", disse Naeem 16 à investigação. "Trazê-la para a base não teria resolvido problema algum."

Ele disse a Jalil para simplesmente "desová-la na rua". Jalil disse que eles deixaram o corpobônus de 5 reais no cadastroNikabônus de 5 reais no cadastrouma rua tranquila sob a rodovia Yadegar-e-Emam,bônus de 5 reais no cadastroTeerã.

O relatório conclui que uma agressão sexual causou a briga no compartimento traseiro da van e que as pancadas da Equipe 12 causaram a mortebônus de 5 reais no cadastroNika.

"Foram usados três bastões e três Tasers [armasbônus de 5 reais no cadastrochoque]. Não está claro qual dos golpes foi o fatal", diz o documento.

O relatório contradiz a narrativa do governo sobre o que aconteceu com Nika. Quase um mês depoisbônus de 5 reais no cadastroseu funeral, a televisão estatal transmitiu os resultados da investigação oficial, que dizia que Nika havia saltadobônus de 5 reais no cadastroum prédio para a morte.

A emissora mostrou imagensbônus de 5 reais no cadastrocircuito internobônus de 5 reais no cadastrotelevisãobônus de 5 reais no cadastrouma pessoa que alegou ser Nika entrandobônus de 5 reais no cadastroum prédiobônus de 5 reais no cadastroapartamentos, mas a mãebônus de 5 reais no cadastroNika disse à BBC Persian,bônus de 5 reais no cadastrouma entrevista por telefone, que ela não poderia "sob nenhuma circunstância, confirmar que essa pessoa é Nika".

"Todos sabemos que eles estão mentindo", disse Nasrin Shakarami mais tarde num documentário da BBC, discutindo as alegações das autoridades sobre as mortesbônus de 5 reais no cadastromanifestantes.

Linha cinza

A investigação da BBC Eye não se preocupou apenas com o conteúdo do relatório, mas também se ele poderia ser considerado uma falsificação.

Às vezes, o que parecem ser documentos oficiais iranianos e outros materiais que circulam na internet são falsos.

A maioria desses documentos falsificados, no entanto, são fáceisbônus de 5 reais no cadastrodetectar porque divergem claramente do formato oficial – mostrando espaçamentobônus de 5 reais no cadastroletras e cabeçalhos equivocados, ou contendo erros gramaticais ou ortográficos significativos.

Eles também podem incluir o slogan ou logotipo oficial errado para o anobônus de 5 reais no cadastroorigem que mimetizam, ou um título anacrônico para uma agência ou departamento governamental, por exemplo.

Outro indicador é a linguagem que não corresponde ao estilo muito específico que tende a ser utilizado pelos órgãos oficiais iranianos.

O documento no qual nossa investigação se concentrou continha algumas dessas inconsistências. Por exemplo, a força policial "Naja" citada no relatório era conhecida como "Faraja" na época.

Portanto, para testar adicionalmente a veracidade do documento, nós o entregamos a um ex-oficial da inteligência iraniana que viu centenasbônus de 5 reais no cadastrodocumentos legítimos.

Ele administrou o arquivo do IRGC – usando um código oficial emitido todos os dias para altos funcionários da inteligência no Irã – para verificar se o arquivo do caso do qual este relatório supostamente fazia parte realmente existia e do que se tratava.

Ele recebeu a confirmaçãobônus de 5 reais no cadastroque sim, e que o número do relatório mostrava que fazia partebônus de 5 reais no cadastroum arquivobônus de 5 reais no cadastro322 páginas sobre manifestantes antigovernobônus de 5 reais no cadastro2022.

Embora nunca possamos ter 100%bônus de 5 reais no cadastrocerteza, isso nos deu a confiançabônus de 5 reais no cadastroque é genuíno.

Seu acesso único ao IRGC também nos ajudou a resolver outro mistério – a identidadebônus de 5 reais no cadastro"Naeem 16", o homem que disse à equipe para se livrar do corpobônus de 5 reais no cadastroNika.

O ex-oficialbônus de 5 reais no cadastrointeligência fez isso fazendo outra ligação – desta vez para alguém dentro do aparato militar iraniano. Disseram-lhe que Naeem 16 é o indicativobônus de 5 reais no cadastrochamada do capitão Mohammad Zamani, a serviço do IRGC.

Esse nome está listado como um dos participantes na audiênciabônus de 5 reais no cadastrocinco horas sobre a mortebônus de 5 reais no cadastroNika, resumida no relatório.

Apresentamos as acusações ao IRGC e ao governo iraniano. Eles não responderam.

Os homens responsáveis pela mortebônus de 5 reais no cadastroNika não foram punidos, até onde sabemos.

Nika e Aida Shakarami

Crédito, Reprodução/Redes sociais

Legenda da foto, Nika combônus de 5 reais no cadastroirmã Aida (dir.), que agora foi presa

Uma pista sobre o porquê disso pode ser encontrada no próprio documento. Todos os integrantes da Equipe 12 – que estiveram na audiência – estão listados no relatório e à direitabônus de 5 reais no cadastroseus nomes está o grupo ao qual pertencem: “Hezbollah”.

Isso se refere a um grupo paramilitar iraniano, o Hezbollah, sem relação com o grupo libanêsbônus de 5 reais no cadastromesmo nome. Seus membros são utilizados pelo IRGC, mas por vezes operam fora dabônus de 5 reais no cadastrojurisdição, como o relatório parece reconhecer:

"Como as pessoas acima mencionadas pertenciam às forças do Hezbollah, não foi possível acompanhar este caso além da obtenção dos compromissos e garantiasbônus de 5 reais no cadastrosegurança necessários", afirma.

O oficial do IRGC, Naeem 16, por outro lado, recebeu uma reprimenda por escrito, acrescenta.

Cercabônus de 5 reais no cadastro551 manifestantes foram mortos pelas forçasbônus de 5 reais no cadastrosegurança durante o movimento Mulher, Vida, Liberdade do Irã, a maioria deles por tiros,bônus de 5 reais no cadastroacordo com a missãobônus de 5 reais no cadastroinvestigação da ONU.

Os protestos diminuíram depoisbônus de 5 reais no cadastroalguns meses devido à repressão sangrenta das forçasbônus de 5 reais no cadastrosegurança. Seguiu-se uma pausa na atividade da polícia moral do Irã, mas uma nova ondabônus de 5 reais no cadastrorepressão às violações do códigobônus de 5 reais no cadastrovestimenta islâmico começou no início deste mês.

Entre os presos está a irmã mais velhabônus de 5 reais no cadastroNika, Aida.