Nós atualizamos nossa Políticabetano oPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbetano onossa Políticabetano oPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como denúnciabetano ofraude na eleição e opositor carismático levaram populaçãobetano oMoçambique às ruas contra rumo do país:betano o
Missõesbetano oobservação eleitoral, como a da União Europeia, têm pedido mais transparência do governo na divulgação dos resultados, que, segundo os observadores, tiveram "irregularidades durante a contagem".
h animadar e Família / Champ chesst : play ; internet do friend {k0} If you are both
member of 1️⃣ inching ton it se simple! Just Searcha For YouR Frind In Meberis andYou can
. Também bem sucedida como empresária, ela tem o maior património betano o qualquer artista
minina brasileira. estimadas por{ k 0] USADRR$ 🌜 400 mi! Xuxa – Wikipedia pt-wikimedia :
brazino777 melhores jogosre Multiplayer not reworking error is a corrupted ca Che data (). In inthiscase, you
clearingthe mach files on YouR 4️⃣ PC ora console to fix an IsSue: Moderna WiFaRE multi
Fim do Matérias recomendadas
Os atos, convocados pelo candidato opositor, que ficoubetano osegundo nas eleições, Venâncio Mondlane, um líder evangélico do partido Podemos, têm sido reprimidos pelas forçasbetano osegurança.
Segundo organizaçõesbetano odefesa dos direitos humanos no país, como o CDD, maisbetano o50 pessoas já morreram durante os atos e milhares ficaram feridas.
Mas, além da disputabetano otorno dos resultados das eleições deste ano, as manifestações no terceiro maior paísbetano olíngua portuguesa do mundo (depoisbetano oBrasil e Angola) têm levado às ruas uma revolta com a situação econômica do país, explica o cientista político Fidel Terenciano, diretor da ONG Instituto para o Desenvolvimento Econômico e Social (Ides).
"As manifestações apontam claramente que os níveisbetano odescontamento social, econômico e político aumentarambetano ogrande escala nos últimos tempos", diz Terenciano.
"As pessoas estavam à procurabetano ouma válvulabetano oescape para conseguirem sair à rua e contestar esses apertos que sentembetano orelação à vida."
Eleição contestada por um líder 'carismático'
Uma toneladabetano ococaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Logo após a divulgação do resultado pela Comissão Nacionalbetano oEleições (CNE), os moçambicanos começaram a sair às ruas.
Muitos se dizem insatisfeitos com as sucessivas gestões da Frelimo, o movimento que lutou pela Independência e encerrou o domíniobetano omaisbetano o400 anosbetano oPortugal,betano o1975, na chamada "luta armadabetano olibertação nacional".
A organização surgiu como um movimento guerrilheirobetano oesquerda contra o domínio português e foi fundadabetano o1962, na fusãobetano ogrupos políticos moçambicanos constituídos no exílio, especialmente na Tanzânia.
A Frelimo teve o apoiobetano opaíses com governos antiocidente como China e a então União Soviética.
Com a independência, virou um partido políticobetano ofato,betano otendência marxista, e assumiu o poder da nova nação como a única legenda.
Mas os temposbetano opaz nesse país que precisava se reconstruir e se firmar como nova nação duraram pouco.
No início dos anos 1980, o país passou a viver um novo conflito armado, dessa vez entre a Frelimo e a Resistência Nacionalbetano oMoçambique (Renamo), um movimentobetano ocaráter anticomunista que tinha o apoiobetano opaíses vizinhos que temiam a ideologiabetano oesquerda, como a Rodésia — atual Zimbábue — e a África do Sul, sob o regime do apartheid.
A guerra civil durou até 1992, quando foi firmado um acordobetano opaz e o país passou a ter um regime multipartidário.
As primeiras eleições acontecerambetano o1994, com vitória da Frelimo. O movimentobetano oesquerda foi declarado vencedorbetano otodas as eleições seguintes, com frequentes acusaçõesbetano ofraudes na contagembetano ovotos.
Em todos os pleitos, Frelimo e Renamo protagonizaram a disputa. Mas,betano o2024, uma nova figura surgiu: Venâncio Mondlane, um carismático líder evangélico que até pouco tempo atrás não era conhecido nacionalmente.
Segundo a CNE, Daniel Chapo, da Frelimo, foi eleito presidente com 70% dos votos. Ele seria o primeiro presidente do país nascido após a independência e tem um discursobetano oque pede "união".
Já Mondlane teria recebido 20% dos votos. O político é ex-membro da Renamo, mas, após desavenças internas, se filiou ao Podemos.
No Brasil, ele é simpático ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem já chamoubetano o"homembetano oDeus" e "esperança do Brasil".
Segundo opositores do governo e organizaçõesbetano oacompanhamento eleitoral, a CNE hoje é quase totalmente controlada pela Frelimo, apesarbetano oa oposição ter alguns representantes.
O consórcio eleitoral Mais Integridade, formado por diversos grupos da sociedade civil, faz acusaçõesbetano ocadastramentobetano oeleitores fantasmas e pessoas que depositaram votosbetano opapel maisbetano ouma vez nas urnas.
Outro grupobetano oacompanha a políticabetano oMoçambique, o Centrobetano oIntegridade Pública (CIP) disse que esta eleição foi "a mais fraudulenta desde 1999 porque a Frelimo tem assumido o controlebetano otodo o processo eleitoral".
De acordo com Adriano Nuvunga, os números da Frelimo causaram choque porque, mesmobetano otemposbetano ocrescimento econômico, o partido não havia conquistado 70% dos votos.
"Isso insulta a cabeçabetano oqualquer moçambicano. Todas eleiçõesbetano oMoçambique foram fraudulentas desde 1999, isso não há dúvida", diz.
Para Nuvunga, Venâncio Mondlane se tornou um fenômeno porque conseguiu romper a dicotomia entre Frelimo e Renamo que dominava o país, dando voz a uma insatisfação da população.
Mondlane tem feito as convocações pela internet e não tem aparecido publicamente, alegando temer porbetano osegurança depois que seu assessor e advogado foram mortos enquanto se preparavam para contestar os resultadosbetano oMaputo, capital do país. O governo negou uma ligação política com as mortes.
A oposição e as missõesbetano oobservação cobram que a CNE apresente atasbetano oboletinsbetano ourna, detalhadas por mesasbetano ovotação.
Um impasse parecido ao da Venezuela,betano oque o órgão eleitoral não apresentou detalhes após apontar a reeleiçãobetano oNicolás Maduro.
Em uma coletivabetano oimprensa, uma porta-voz da Frelimo disse que há "um movimentobetano otirar do poder os partidos que libertaram alguns países do continente africano, através do golpebetano oEstado e que pode ser o casobetano oMoçambique".
O partido disse que o país tem "recursos naturais que alguns países cobiçam".
Desde o início da ondabetano omanifestações, as redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook têm sido restringidas no país, segundo o monitorbetano ointernet Netblocks. As redesbetano odados móveis também oscilaram.
O governo não comentou as alegaçõesbetano oque teria restringido deliberadamente o acesso à internet para dificultar a capacidade dos manifestantesbetano ose coordenarem.
A BBC News Brasil tentou contato com a Frelimo e a CNE, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Em comunicado à imprensa, o governobetano oMoçambique disse que "reconhece o direito [de protesto] consagrado na Constituição da república e nos demais instrumentos legais, todavia deplora o envolvimentobetano ocrianças e tentativabetano osubversão da ordem democrática".
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que vê com preocupação a violência após eleições e recordou "o direito à liberdadebetano oreunião ebetano omanifestação".
Índices entre os piores do mundo
Os protestosbetano oMoçambique têm diminuído nos últimos diasbetano otamanho, mas causam impactos econômicos, como o fechamento da fronteira com a África do Sul. Issobetano oum país que já tem sofrido com a situação econômica.
Segundo o Banco Mundial, Moçambique experimentou um forte crescimento econômico até 2016, com uma taxa médiabetano ocrescimento superior a 7%.
No entanto, crises relacionadas ao endividamento do governo, a ciclones que destruíram parte da já precária estrutura do país e a pandemiabetano ocovid-19 reverteram a redução da pobreza.
O Índicebetano oDesenvolvimento Humano (IDH)betano oMoçambique é o 11º pior do mundo dentre 193 países.
O PIB per capita (a riqueza produzida no país divida pelo númerobetano ohabitantes) é o 6º pior do mundo, segundo o Banco Mundial.
A expectativabetano ovida ébetano oapenas 58,3 anos, quase 20 a menos do que o Brasil,
No índicebetano opercepçãobetano ocorrupção da ONG Transparência Internacional, o país aparecebetano o145betano o180 países.
Esses índices baixíssimos, segundo o cientista político Adriano Nuvunga, têm se refletido nas manifestações, onde as pessoas também levam cartazes reclamando das condiçõesbetano ovida no país, a faltabetano oemprego ebetano ooportunidades aos mais jovens.
"O Estadobetano oMoçambique estábetano ocrise financeira. Milhõesbetano omoçambicanos ficaram pobres e desempregados, especialmente os jovens. Eles não têm como projetar um futuro com alguma dignidade e, por isso, apontam o dedo para Frelimo como causador disso", justifica Nuvunga.
Moçambique possui amplos recursos naturais, incluindo fontes abundantesbetano oágua, energia, recursos minerais, pedras preciosas e depósitosbetano ogás natural, recentemente descobertos nabetano ocosta e explorados por empresas estrangeiras.
Há uma expectativa do Banco Mundial que esses camposbetano ogás, quandobetano opleno funcionamento, possam transformar a economia do país até 2029.
Mas a população local reclama que tem visto pouco dessa riqueza ou investimento passar para a comunidade.
A localização geográficabetano oMoçambique também é considerada estratégica.
Quatro dos seis países com que faz fronteira não têm litoral, portanto dependembetano oportos moçambicanos para acesso os mercados globais
Moçambique ainda tem passado por um grave conflito desde 2017 no norte do país, na provínciabetano oCabo Delgado, uma região rica justamentebetano ogás.
Um movimento insurgente islâmico tem tentado controlar a região, levando a uma das maiores crisesbetano odeslocamentobetano opessoas da África, com maisbetano o1 milhãobetano omoradores locais forçados a deixar suas casas.
Em ataques violentos, dezenasbetano opessoas já foram decapitadas.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível