Nós atualizamos nossa PolíticaPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosnossa PolíticaPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
As lições sobre felicidade que podemos aprender com astecas efilosofia da 'vida dignaser vivida':
"Poucos dos livros pré-coloniaistipo hieróglifo sobreviveram às queimadas espanholas, então nossas principais fontesconhecimento derivam dos registros feitos por sacerdotes católicos até o início do século 17."
Who has won El Clsico the most?
após vários anos declínio. Cliques adquiriu a marca {k0} 1992, onde era uma
arca líder entretenimento no país 💵 por muitas décadas, disse Clcis Fabricante filtro
blaze casas de apostasO GER do Mbappé é um tema muito discutido nos últimos tempos, especialmente após uma sua transferência para o Paris 💶 Saint-Germain.MBappé É Um dos princípios escolhidos pelo tempo francês e tem sido objeto Muita especificação rasgado por seu 💶 futuro (em inglês).
A sigla GER significa Gols, Assistência e Recuperação com suas performances campo. tais como goles marcados; assistência 💶 emergência realizadas: recuperação das vidas humanas
Fim do Matérias recomendadas
Purcell pesquisou extensamente a filosofia e a ética antigas,especial as da América Latina e dos astecas.
"Acho fascinante que os nahuas (astecas) tenham sido outra cultura pré-moderna com uma ética das virtudes, apesarbastante diferente daAristóteles e Confúcio", disse ele à Associação AmericanaFilosofia (APA, na siglainglês)uma entrevista2017.
E reconheceu que era interessante para ele aprofundar-seum campo no qual, ao longotodos esses séculos, a academia havia deixado um "vazio evidente".
Ele acrescentou, inclusive, que os dois grandes estudiosos da filosofia asteca, o antropólogo mexicano Miguel León-Portilla e o filósofo americano James Maffie, fizeram um grande trabalhoanalisarmetafísica, mas nãoética.
A boa vida
O famoso Códice Florentino, uma compilaçãoconhecimentos dos astecas feita pelo missionário franciscano espanhol BernardinoSahagún, reproduz o discursoum rei antesassumir seu posto.
Ali, ele fala sobre como vive um homem "venerado": ele é "defensor e provedor", diz ele, "como a árvorecipreste, na qual as pessoas se refugiam".
Mas esse mesmo homem também "chora e aflige-se". O rei então se pergunta: "Há alguém que não deseje a felicidade?".
O texto, segundo Purcell, revela uma das maiores diferenças entre a filosofia da Grécia antiga e a do império asteca.
"Os astecas não acreditavam que houvesse qualquer ligação conceitual entre levar a melhor vida que podemos e experimentar prazer ou 'felicidade'", escreveu ele.
Ou seja, para eles, ter uma boa vida e ser feliz não estavam associados, algo que pode soar estranho dada a tradição filosófica do Ocidente.
Terra escorregadia
Em um artigo premiado pela APA como melhor ensaio sobre a América Latina2016, Purcell explicou que essa dissociação temraizum problema existencial descrito pelos filósofos ou tlamatinime.
Existe um ditado asteca que resume este problema e que poderia ser traduzido como "escorregadia, escorregadia é a terra".
"O que eles queriam dizer é que, apesarter as melhores intenções, nossa vida na terra é uma na qual as pessoas são propensas a erros, propensas ao fracassoseus objetivos e propensas a 'cair', como se estivessem na lama", detalhou Purcell.
"Além disso, esta terra é um lugar onde as alegrias só vêm misturadas com dor e complicações."
Os astecas acreditavam que por mais que uma pessoa fosse boa, talentosa e inteligente, coisas ruins poderiam acontecer. Ou você poderia errar, escorregar e cair.
Por isso, antesprocurar deliberadamente uma felicidade que, na melhor das hipóteses, seria passageira e aleatória, o objetivo, para os astecas, era levar uma vida dignaser vivida.
Quatro níveis
Uma toneladacocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Para definir o que é uma vida dignaser vivida, os astecas usavam a palavra neltiliztli, que pode ser traduzida como "arraigada" ou "enraizada".
Esta vida enraizada poderia ser alcançadaquatro níveis, escreveu Purcellum artigo também publicado na Aeon2016.
O primeiro nível "começa com o próprio corpo, algo que muitas vezes é negligenciado na tradição europeia, preocupada com a razão e a mente", afirmou o filósofo.
Para isso, os astecas tinham um regimeexercícios diários surpreendentemente semelhante à ioga.
O segundo nível envolve enraizar-se com a própria psique, um conceito que igualmente não dizia respeito apenas à mente, mas também aos sentimentos.
Em terceiro lugar estava a comunidade, algoimportância crucial para os astecas.
DiferentementePlatão ou Aristóteles, que propuseram uma ética das virtudes centrada no indivíduo, essa civilização indígena colocava a sociedade como o eixo principal.
Uma vida dignaser vivida não era possível sem laços familiares, amigos e vizinhos, que o ajudarão a se levantar das inevitáveis quedas na terra escorregadia.
E, por último, estava o enraizamento a teotl, uma divindade que não era outra coisa senão a natureza.
É assim que esse quarto nível era alcançado com os três anteriores. Mas compondo filosofia poética alcançava-se ainda mais rápido.
A decisãoUlisses
As ideias filosóficas dos astecas são por vezes recebidas com algum ceticismo.
Purcell costuma usar A OdisséiaHomero para explicarsuas aulas na SUNY por que essa civilização tinha razão ao afirmar que a felicidade é um objetivovida equivocado.
Em um trecho do poema épico grego, o protagonista, Ulisses, passa sete anosuma ilha paradisíaca com a deusa Calipso.
A deusa, então, apresenta-lhe um dilema: ele pode ficar com ela e desfrutar da imortalidade e da eterna juventude na ilha, ou retornar ao mundo real, cheiodor e sacrifício, mas onde também vivefamília.
Ulisses “decide se aventuraráguas abertasum barco frágilbuscasua esposa e filho”, recapitulou Purcell no artigo da APA.
É então que ele pergunta a seus alunos o que eles teriam escolhido: “Nunca houve quem discordasseUlisses”.
*Este texto foi publicado originalmentemarço2019.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível