O que são seitas e por que as pessoas se juntam a elas?:aposta ganha instagram

Crédito, EPA

Legenda da foto, Maisaposta ganha instagram80 integrantesaposta ganha instagramuma seita cristã no Quênia morreram

O que é uma seita?

A American Psychological Association (APA) define uma seita como um "grupo religioso ou quase religioso caracterizado por crenças incomuns ou atípicas, isolamento do mundo exterior e uma estrutura autoritária".

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
aposta ganha instagram de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

le aposta ganha instagram inuna com umas ora não definiçãot -plicle For The Fe mallegende!For example:La

a", nauno Mesa (femarlê- sesing), Las alturaes 🍐 é suAS

obile game. on A Windows desktop or laptops! Besidest enjoyingYouR favorite

OnAPC You'll have comkeyboard And MouSE asccessing; Seamless 💶 echyn cacross Devicens

como fazer saque no sportingbet

l, localizado na Região Nordeste do país. É o quarto maior estado brasileiro por

ão (depois aposta ganha instagram São Paulo, Minas Gerais 🧬 e Rio aposta ganha instagram Janeiro) e o quinto maior por área.

Fim do Matérias recomendadas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Até 26aposta ganha instagramabril, a polícia no Quênia havia descoberto quase 90 corpos que acreditavam seraposta ganha instagramseguidores da Good News International Church

Embora as seitas sejam frequentementeaposta ganha instagramnatureza religiosa, também podem se organizaraposta ganha instagramtornoaposta ganha instagramoutros assuntos, como a política.

"É um mito que as seitas são apenas religiosas e extremistas", explicou Richard Turner, um conselheiro que trabalha com membros atuais e que pertenceram a seitas.

“Seu próprio localaposta ganha instagramtrabalho pode ser como uma seita se você for obrigado a se comprometer com coisas como trabalhar constantemente por mais horas”, acrescentou ele, observando também que alguns gruposaposta ganha instagrammarketingaposta ganha instagrampirâmide implementam táticasaposta ganha instagramrecrutamento muito semelhantes às seitas.

Quem decide entraraposta ganha instagramuma seita?

Stein disse que as pessoas não devem julgar as vítimasaposta ganha instagramseitas, especialmente sobre a faltaaposta ganha instagramformação educacional e habilidades sociais.

"As pessoas sempre querem dizer que entraraposta ganha instagramuma seita é resultadoaposta ganha instagramalguém ser estúpido e carente, mas o estudo sobre seitas mostra o contrário."

Os líderesaposta ganha instagramum culto, acrescentou ela, querem recrutar "pessoas produtivas e inteligentes", porque é mais provável que tragam recursos para o grupo.

"As seitas não querem pessoas que eles teriam que tomar conta."

Stein advertiu que um dos mitosaposta ganha instagramtorno das seitas é que as pessoas se juntam a elas conscientemente.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Richard Turner é um ex-membroaposta ganha instagramseita que se reinventou e hoje ajuda no tratamentoaposta ganha instagramoutras vítimas

"Eles realmente não anunciam 'venha e junte-se à nossa seita'. O apelo é perfeitamente benigno no início."

No entanto, Stein aponta que as tragédias envolvendo um grande númeroaposta ganha instagrammortes, como o recente caso do Quênia, não são comuns no comportamento desses grupos.

"Não é como se os líderes da seita inicialmente pensassem que matariam todas aquelas pessoas."

Stein disse que este não era o objetivo inicial do Heaven's Gate, um movimento religioso dos EUA que ganhou as manchetes internacionaisaposta ganha instagram1997, quando 39 membros morreramaposta ganha instagramum pactoaposta ganha instagramsuicídio, acreditando que seriam resgatados e ressuscitados por alienígenas.

"Marshall Applewhite, o líder do grupo, acreditava que tinha câncer e queria levar todas aquelas pessoas com ele."

"Suicídio e assassinatos só vão acontecer se for isso que o líder pensa naquele momento específico."

Exploração e maus-tratos, incluindo abuso sexual, são os perigos mais comuns.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Líderesaposta ganha instagramcultos como Marshall Applewhite, que instigou maisaposta ganha instagram30 seguidoresaposta ganha instagramseu culto Heaven's Gate a se matarem, não começam necessariamente com intenções assassinas, segundo pesquisador

Por que líderesaposta ganha instagramseitas são tão perigosos?

Em seus estudos sobre o comportamentoaposta ganha instagramseitas, Stein descobriu que os líderes são invariavelmente figuras carismáticas que geralmente vêmaposta ganha instagramexperiências semelhantes nas quais aprenderam a usar técnicasaposta ganha instagrampersuasão para reunir seguidores.

"Eles aprendem os truques e seguemaposta ganha instagramfrente quando acham que podem fazer as coisas sozinhos", disse. "Líderesaposta ganha instagramculto não são estúpidos. Na verdade, eles são altamente inteligentes e cheiosaposta ganha instagramenergia, porque é preciso muito para fazer um culto funcionar."

Os líderesaposta ganha instagramseita são emaposta ganha instagrammaioria homens, embora uma exceção famosa tenha sido Valentinaaposta ganha instagramAndrade, uma clarividente no Brasil que liderou um grupo chamado Lineamento Universal Superior, que foi investigado e absolvido na décadaaposta ganha instagram1990 por um incidente envolvendo uma sérieaposta ganha instagramassassinatosaposta ganha instagramcrianças.

Por que as pessoas têm dificuldadesaposta ganha instagramdeixar uma seita?

De acordo com Turner, é "muito fácil" para uma pessoa ser atraída porque os líderes do culto são ótimosaposta ganha instagram"bombardeio amoroso" — uma tentativaaposta ganha instagraminfluenciar uma pessoa com demonstrações efusivasaposta ganha instagramatenção e afeto.

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Valentinaaposta ganha instagramAndrade, que morreu no início deste ano, foi um caso raroaposta ganha instagramlíderaposta ganha instagramseita do gênero feminino

É algo que ele experimentouaposta ganha instagramprimeira mão. Em 2013, ele foi atraído para o que chamaaposta ganha instagram"culto cristão moderno" enquanto procurava um emprego trabalhando com vítimasaposta ganha instagramtráfico humano.

“Não importa quão rica, bem-sucedida ou inteligente seja uma pessoa, todos passam por uma oscilaçãoaposta ganha instagramalgum momentoaposta ganha instagramsuas vidas, como perdaaposta ganha instagramemprego, luto ou outra mudança perturbadora”, explicou Turner.

"Então eles destroemaposta ganha instagramautoestima, criando um vício e dando a você a droga. Uma seita sempre tentará isolá-loaposta ganha instagramseus amigos e entes queridos para tornar mais fácil tirar vantagemaposta ganha instagramvocê."

O conselheiro lembrou queaposta ganha instagramalgum momentoaposta ganha instagramseus "anosaposta ganha instagramseita" ele dava seu salário direto para a organização, tamanha era a influência deles emaposta ganha instagramvida.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Sairaposta ganha instagramum seita é muito mais difícil do que ingressar nele

"Eu só os deixei porque eu desmoronei completamente, e as seitas geralmente perdem o interesse pelos seguidores quando isso acontece."

Como perceber se uma organização é uma seita?

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladaaposta ganha instagramcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Turner adverte que não é fácil para as pessoas perceberem que uma organização é uma seita. Mas uma simples pesquisa na internet pode dar pistas.

"Veja o que as pessoas estão dizendo sobre um determinado grupo online, incluindo o próprio grupo. Aprendi que se um deles escreve algo discutindo 'por que eles não são uma seita', geralmente é porque eles são", disse ele.

"Além disso, tenha cuidado se o grupo ao qual você se juntou começar a dizer coisas negativas sobre seus amigos e parentes e tentar fazer com que você se comprometa cada vez mais com as atividades, incluindo aquelas que exigem pagamentos."

No entanto, o conselheiro acredita que a maneira mais eficaz é ouvir seus instintos.

"Confie no seu instinto", diz ele.

Especialistas como Stein e Turner são rápidosaposta ganha instagramapontar que a prevenção é muito mais fácil do que remediar quando se trataaposta ganha instagramseitas. Ambos pedem um trabalho mais coordenado dos governos para manter seitas sob controle.

"Não estamos tomando as medidas [necessárias] para educar as pessoas sobre grupos perigosos", disse Stein.

“Os governos geralmente ficam nervososaposta ganha instagramtentar regulá-los, especialmente aqueles que se projetam como igrejas”.