Gripe aviária é detectadaroleta sortemamíferos no Reino Unido: há riscos para humanos?:roleta sorte
roleta sorte O maior surtoroleta sortegripe aviáriaroleta sortetodos os tempos está afetando mamíferos, incluindo lontras e raposas, no Reino Unido.
Dados a que a BBC teve acesso indicam que o vírus já causou a morteroleta sortecercaroleta sorte208 milhõesroleta sorteavesroleta sortetodo o mundo, e há pelo menos 200 casos registradosroleta sortemamíferos.
Autoridadesroleta sortesaúde pública no Reino Unido alertam que a mutaçãoroleta sortemamíferos pode dar um salto para os humanos, mas o risco para o público permanece muito baixo.
Elas anunciaram que haverá maior monitoramento e mais testesroleta sorteanimais e humanos expostos ao vírus no Reino Unido.
Segundo a Agênciaroleta sorteSegurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na siglaroleta sorteinglês), a gripe aviária é principalmente uma doença das aves, mas especialistasroleta sortetodo o mundo estão analisando os riscosroleta sorteela se espalhar para outras espécies.
Liverpool 2005 vitória final da UEFA Champions League contra o AC Milan, tendo roleta sorte {k0}
primeira mão contas roleta sorte quatro 🎉 dos principais protagonistas dos Reds roleta sorte {k0} Istambul.
s vezes, as pessoas pensam que a coisa mais importante na vida é ter muito dinheiro. No entanto isso nem 8️⃣ sempre acontece!
O dinheiro pode comprar-nos muitas coisas, mas ele não consegue' Muitas vezes as que o capital é incapaz roleta sorte 8️⃣ adquirir são os mais importantes.
aplicativo para ganhar dinheiro blazeO termo "resultado ao intervalo" é utilizado roleta sorte {k0} diversas áreas, como educação e engenharia. No sentido roleta sorte que ele 🍋 significa exatamente?
Em geral, "resultado ao intervalo" se refere a resultado ou resultados roleta sorte um processo e uma ação que ocupa 🍋 roleta sorte {k0} determinado período do tempo. Esse intervalos podem ser diários E semânticos; mensal Ou mesmo annuo dependendo da contexto 🍋 no qual é utilizado
Fim do Matérias recomendadas
Em todo o mundo, o vírus foi encontradoroleta sortediferentes espéciesroleta sortemamíferos, incluindo ursos pardos nas Américas e martas (pequeno mustelídeo) na Espanha, bem comoroleta sortegolfinhos e focas.
No Reino Unido, a Agênciaroleta sorteSaúde Animal e Vegetal (APHA, na siglaroleta sorteinglês) realizou testesroleta sorte66 mamíferos, incluindo focas, e descobriu que nove lontras e raposas receberam diagnóstico positivo para o vírus H5N1, um tiporoleta sorteInfluenza Aviáriaroleta sorteAlta Patogenicidade (IAAP).
Casos foram encontrados nos condadosroleta sorteDurham, Cheshire e Cornwall na Inglaterra;roleta sortePowys, no Paísroleta sorteGales; e Shetland, Ilhas Hébridas Interiores e Fife, na Escócia.
Acredita-se que esses mamíferos tenham se alimentadoroleta sorteaves selvagens infectadas com o vírus.
Testes apontaram que os animais tinham uma mutação do vírus que poderia facilitar a infecçãoroleta sortemamíferos, mas não havia evidênciasroleta sortetransmissão entre mamíferos.
A APHA acrescentou que havia "uma probabilidade muito baixaroleta sortequalquer infecção generalizadaroleta sortemamíferos GB".
"Uma ave selvagem doente ou morta contém uma grande quantidaderoleta sortevírus. Isso pode fazer com que o vírus entreroleta sorteuma população hospedeira que normalmente não infecta”, disse o professor Ian Brown, diretorroleta sorteserviços científicos da APHA.
Brown disse que a força-tarefa nacional da gripe aviária do Reino Unido agora está aumentandoroleta sortevigilânciaroleta sortecasosroleta sortemamíferos e a análise do genoma do próprio vírus, mantendo um "vigilância" sobreroleta sortedisseminaçãoroleta sortepopulações globaisroleta sorteaves selvagens.
"O vírus estároleta sortemovimento. E é quase notável — trata-seroleta sorteuma única cepa", disse ele, acrescentando que é necessária uma maior ação internacional para combaterroleta sortepropagação.
Ele disse à BBC que estava "altamente ciente dos riscos"roleta sortea gripe aviária se tornar uma pandemia como a covid-19.
"Esta disseminação global é uma preocupação. Precisamos globalmente olhar para novas estratégias, essas parcerias internacionais, para superar esta doença."
"Se não resolvermos o problemaroleta sortetodo o mundo, continuaremos a correr esse risco."
Desde outubroroleta sorte2021, quando o último surto teve início, houve cinco casos humanos confirmados do vírus H5N1, incluindo um no Reino Unido e uma morte na China.
No mês passado, uma meninaroleta sortenove anos no Equador foi infectada com gripe aviária A (H5).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que, nos últimos 20 anos, houve quase 870 casosroleta sorteinfecção humana pelo vírus da influenza aviária H5N1 registradosroleta sorte21 países. Destes, 457 foram fatais. O Brasil permanece livre do vírus, segundo o Ministérioroleta sorteSaúde.
Segundo a OMS, o vírus "não adquiriu a capacidaderoleta sortetransmissão sustentada entre humanos. Portanto, a probabilidaderoleta sortepropagaçãoroleta sortehumano para humano é baixa".
Mas ressalva que "devido à naturezaroleta sorteconstante evolução dos vírus influenza, a OMS continua a enfatizar a importância da vigilância global para detectar e monitorar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas a vírus influenza emergentes ou circulantes que podem afetar humanos (ou animais) saúde e compartilhamento oportunoroleta sortevírus para avaliaçãoroleta sorterisco."
Para Wenqing Zhang, chefe do Programa Globalroleta sorteInfluenza da OMS, "é muito preocupante e o risco tem aumentado ao longo dos anos, conforme refletido no númeroroleta sortesurtosroleta sorteanimais, bem comoroleta sorteuma númeroroleta sorteinfecçõesroleta sortehumanos", diz ela.
A Organização Mundialroleta sorteSaúde Animal (OIE) disse à BBC que registrou quase 42 milhõesroleta sortecasosroleta sorteaves domésticas e selvagens desde o início do surtoroleta sorteoutubroroleta sorte2021.
Quase 15 milhõesroleta sorteaves domésticas morreram da doença e maisroleta sorte193 milhões foram abatidas.
Segundo a entidade, houve também 119 surtos afetando mamíferos, com cercaroleta sorte200 casos individuais registrados — embora um porta-voz da OIE tenha alertado que a disseminação para mamíferos está provavelmente subnotificada.
Gregorio Torres, chefe do departamentoroleta sorteciência da OIE, disse que houve um aumento nas notificaçõesroleta sorteespécies não aviárias afetadas pelo vírus nos últimos 18 meses.
Segundo ele, esse número "pode ser um sinalroleta sortevigilância muito sensível — um indicadorroleta sorteque estamos fazendo um bom trabalho".
"Por outro lado, também pode ser um indicadorroleta sorteque há uma mudança na epidemiologia da doença ou uma mudança na dinâmica da doença", acrescentou.
"Existe o riscoroleta sortetransmissão entre espécies e não podemos subestimar a potencial adaptação aos humanos", concluiu.
Em um relatório recente, a Agênciaroleta sorteSegurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na siglaroleta sorteinglês) alertou que a "aquisição rápida e consistente da mutaçãoroleta sortemamíferos pode implicar que esse vírus tem propensão a causar infecções zoonóticas".
Ou seja, isso significa que ele poderia passar para os humanos.
O órgão também levantou preocupações sobre o monitoramento limitadoroleta sorteaves selvagens e mamíferos, a coletaroleta sortedados genômicos na Inglaterra e a faltaroleta sortetestagem suficienteroleta sortepessoas que tiveram contato com animais infectados.
A UKHSA está buscando desenvolver novas maneirasroleta sortetestar humanos que foram expostos à doença, mas podem ser assintomáticos.
Meera Chand, diretoraroleta sorteincidentes para gripe aviária na UKHSA, disse: "As evidências mais recentes indicam que os vírus da gripe aviária atualmente circulandoroleta sorteaves não se espalham facilmente para as pessoas".
"Houve recentemente algumas detecçõesroleta sortevírus da gripe aviáriaroleta sorteum pequeno númeroroleta sortemamíferos no Reino Unido. No entanto, a avaliaçãoroleta sorterisco realizada pela UKHSA e parceiros não identificou nenhum sinalroleta sorteaumento do risco para o públicoroleta sortegeral da gripe aviária no momento."
Enquanto isso, a recomendação das autoridades é que as pessoas não toquemroleta sortenenhuma ave morta ou doente.