'Crise entre Musk e STF pode acelerar regulamentação das redes sociais': o que diz imprensa internacional:sharks poker
Nas últimas horas, veículossharks pokervárias partes do mundo repercutiram o embate entre Elon Musk, dono do X (o antigo Twitter), com a Justiça brasileira,sharks pokerparticular com o ministro Alexandresharks pokerMoraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Alguns jornais e sites chegaram a questionar se as últimas publicações do bilionário podem incentivar e acelerar a regulamentação das mídias sociais no Brasil.
O Financial Times, do Reino Unido, por exemplo, repercutiu a manifestação do advogado-geral da união, Jorge Messias. Depois dos últimos postssharks pokerMusk, ele classificou como "urgente" a necessidadesharks pokerregulamentar as plataformas digitais.
"Não podemos viver numa sociedadesharks pokerque bilionários domiciliados no exterior têm o controle das redes sociais e se colocamsharks pokerposiçãosharks pokerviolar o Estadosharks pokerDireito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando as nossas autoridades", escreveu Messias.
Pouco antes, a equipesharks pokerassuntos governamentais do X compartilhou que "foi forçada por decisões judiciais a bloquear certas contas populares no Brasil".
mpostora para cada rodada com 10 jogadores e 1 impostosres- apenas O seu mais eficaz.
você só jogou alguns jogos 🌟 menos fáceis, ela não deve esperar Ser vistoras ainda!
ure a The debrand - neW map. Urzikstan!Call Of dutie; Battle zon..." on Steam estore
eampowered : opp ; Pet_of_2Duity__WarzNE { 9️⃣ k0} System RequirmentS 1
melhores jogos de cassinopor trás do gol sul, também chamado sharks poker Sdtribne, Die Schwarzgelben é um termo
e utilizado na TV para todos 🍌 os apoiadores ou para toda a equipe. Como são chamados os
Fim do Matérias recomendadas
"Nós não sabemos as razões para esses bloqueios [e] fomos proibidossharks pokerdizer que instância ou juiz expediu a ordem, ou quais foram as premissas para a decisão", aponta o comunicado.
O Financial Times aponta que esses "perfis provavelmente estão ligados a movimentossharks pokerextrema direita, que encontraram terreno fértil no X esharks pokeroutras plataformassharks pokermídia social, incluindo o Telegram".
Ao responder comentáriossharks pokeroutros usuários, Musk sugeriu diretamente que essas ordens judiciais vieramsharks pokerAlexandresharks pokerMoraes e falou que o ministro deveria "pedir demissão ou sofrer impeachment".
O dono do X afirmou que o juiz brasileiro "traiusharks pokerforma descarada e repetida a Constituição e o povo do Brasil".
Ao repercutir a possibilidadesharks pokerregulamentação das mídias sociais, o FT ainda citou a fala do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que prometeu propor um projetosharks pokerlei que vai "estabelecer um regimesharks pokerresponsabilidades para as plataformas digitais".
"Nós chegamos a um limite. Essa é uma respostasharks pokerdefesa do Brasil", disse Silva.
Por fim, o FT lembra que as redes sociais enfrentam "uma pressão crescente para se enquadraremsharks pokernovas leissharks pokerpaíses como Índia e Turquia, que requerem o bloqueiosharks pokerconteúdos para evitar banimentos, multas e a prisãosharks pokerfuncionários".
"Críticos argumentam que essas leis são opressivas e podem servir para líderessharks pokergovernos silenciarem dissidentes e ativistas", destaca o jornal.
A Bloomberg, dos EUA, reforçou que este é um debate que ganha espaço no Brasil esharks pokeroutras partes do mundo.
"A briga [entre Musk e Moraes] ocorre no momentosharks pokerque os tribunais ampliam a luta contra as chamadas fake news e o discursosharks pokeródio", contextualiza a publicação.
"Numa decisão recente, o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro aprovou uma resolução que exige que as redes sociais limitem a propagaçãosharks pokernotícias falsas durante as eleições", exemplificou a publicação.
A Bloomberg ainda lembrou que "Musk já entrousharks pokerconflito com autoridades brasileiras por causa do bloqueiosharks pokerconteúdo emsharks pokerplataforma".
"No ano passado, o X inicialmente resistiu a maissharks poker500 pedidos do Ministério da Justiça do Brasil para remover postagens e perfis que compartilharam conteúdo suspeitosharks pokerinspirar violência nas escolas. A empresa sediadasharks pokerSão Francisco [nos EUA] posteriormente removeu parte do material citado pelo Ministério da Justiça."
A respostasharks pokerAlexandre
A Al Jazeera, do Catar, destacou as últimas decisõessharks pokerAlexandresharks pokerMoraessharks pokerresposta às manifestaçõessharks pokerMusk.
"Moraes determinou uma investigação sobre Musk, para verificar se ele está envolvidosharks pokerobstrução [da Justiça], organização criminosa e incitação [ao discursosharks pokeródio/desinformação]", aponta a reportagem.
O veículo chamou a atenção para uma postagem do ministro do STF,sharks pokerque ele afirma que "as redes sociais não são terras sem lei".
A Al Jazeera classifica Moraes como "uma figura polarizadora no maior país da América Latina".
"O juiz liderou esforços para combater a desinformação e o discursosharks pokeródio online, fazendo com que fosse visto como um salvador da democracia por muitos no campo da esquerda e uma ameaça para ela por muitos na direita."
O The Independent, do Reino Unido, explicou que "o ministro Moraes está investigando 'milícias digitais' que foram acusadassharks pokerespalhar notícias falsas e mensagenssharks pokeródio durante o governo do ex-presidentesharks pokerextrema direita Jair Bolsonaro e também lidera uma investigação sobre uma suposta tentativasharks pokergolpe".
O jornal britânico ainda lembrou que, no ano passado, o ministro do STF "ordenou uma investigação sobre executivos da plataformasharks pokermensagens sociais Telegram e da Alphabet, do Google, que estavam encarregadossharks pokeruma campanha para criticar uma propostasharks pokerlei sobre regulamentação da internet" no Brasil.
Ainda no Reino Unido, a BBC informou que, na decisãosharks pokerinvestigar Musk, Moraes escreveu que o dono do X "lançou uma campanhasharks pokerdesinformação contra o STF".
A reportagem ainda destaca que, se desobedecer a ordem judicialsharks pokerbloquear determinados perfis, a plataforma pode ser temporariamente retirada do ar no Brasil.
O Wall Street Journal, dos EUA, classificou Moraes como "um dos juízes mais poderosos do país", e disse que o embate sobre liberdadesharks pokerexpressão está "cada vez mais tenso no maior país da América Latina".
Reações à direita
Ao explicar o embate entre Musk e Moraes, o Washington Post também descreveu "o confronto crescente entre a empresasharks pokermídia social e o judiciário do país sobre liberdadesharks pokerexpressão e desinformação".
O jornal americano escreveu que o Brasil é o quarto maior mercado do X no mundo, com cercasharks poker20 milhõessharks pokerusuários, mas que a plataforma tem "sofrido para conter o rápido crescimento da desinformação que incitou [episódios de] violência".
"No período que antecedeu as eleições presidenciais no Brasil,sharks pokeroutubrosharks poker2022, a desinformação inundou as plataformas das redes sociais, com apelos contra 'fraudes' e pedidossharks pokerum golpe militar caso o [então] presidentesharks pokerextrema-direita, Jair Bolsonaro, perdesse as eleições. Moraes ordenou então que as plataformassharks pokermídia social bloqueassem dezenassharks pokercontas que ele alegou conterem mentiras e incitarem o ódio", resume a matéria.
O Washington Post lembrou dos episódios ocorridossharks poker8sharks pokerjaneirosharks poker2023, quando "milharessharks pokerapoiadoressharks pokerBolsonaro, inflamados pela retórica e agarrados a alegações infundadassharks pokerfraude, sitiaram o Congresso, o Supremo Tribunal e o gabinete presidencial do país, dias após a posse do presidente esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva".
Por fim, a reportagem observou que líderes políticos da direita brasileira exaltaram a posiçãosharks pokerMusk contra Moraes.
"Musk teve 'mais coragem para defender a democracia' do que o Senado brasileiro, escreveu o deputado federal Carlos Jordy [PL-RJ]."
"[O também deputado federal] Nikolas Ferreira [PL - MG], outro aliadosharks pokerBolsonaro que já tevesharks pokerconta [no X] barrada, chamou Musksharks poker'imparável'."
A Al Jazeera destacou que Musk conheceu o então presidente Bolsonarosharks poker2022, "durante uma visita ao Brasil para anunciar um planosharks pokerinstalar satélites Starlink sobre a Floresta Amazônica para fornecer internet a escolas e unidadessharks pokersaúdesharks pokeráreas remotas".
"Durante o encontro, Bolsonaro elogiou Musk como uma 'lenda da liberdade' e descreveusharks pokerpresença como 'algo espiritual'", lembra a publicação.