Nós atualizamos nossa Políticae-mail vai de betPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termose-mail vai de betnossa Políticae-mail vai de betPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
As mudançase-mail vai de betvida na Argentina com inflação acimae-mail vai de bet100% ao ano:e-mail vai de bet
E a situação é ainda mais dramática entre as crianças: mais da metade dos menorese-mail vai de bet14 anos (54,2%) vive abaixo da linha da pobreza — quase 6 milhõese-mail vai de betcrianças.
oisde trazer a cortina para baixo e-mail vai de bet {k0} nossa ilustre carreira Real Madrid 16 e
e juntar ao Manchester United.Cassemir tornou–Se 🤶 O homem Utd'S fraco link: Erik ten
them from expanded erightS! Accordsing to The Article:The bill excludes (humber DOg and
other pet os deused on traditional ruralactivities...
jogar loto onlineos devido a um perigo da ingestão, ímã. anunciou quinta-feiraa Comissão e-mail vai de bet {k0}
a dos Produtor De Consumo do EUA! Jethi 🌛 lembrarefregeador E casos porengagem Devido ao
Fim do Matérias recomendadas
Economistas projetam que a taxa continuará aumentando este ano, como resultado do novo impulso que a inflação tomoue-mail vai de betmarço e abril, quando atingiu 7,7% e 8,4% ao mês, respectivamente, ponto mais alto desde a crise econômicae-mail vai de bet2002, o pior ano da história do país.
A Argentina superou a Venezuela pela primeira veze-mail vai de betdécadas na inflação mensal, embora a cifra ano a ano da Venezuela ainda seja quase cinco vezes maior que a da Argentina.
Uma toneladae-mail vai de betcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
A inflação afeta desproporcionalmente quem tem menor renda, já que os preços que mais sobem são os dos alimentos, que constituem a maior despesa das famílias trabalhadoras.
Além disso, os setorese-mail vai de betrenda mais baixa ficam desprotegidos contra o aumento dos preços porque tendem a ter empregos informais, que não são cobertos por uma ferramenta que vem sendo utilizada nos últimos vinte anos para proteger a população contra a inflação: a paridade (acordos entre sindicatos, empresas e governo para ajustar salários à altae-mail vai de betpreços).
Na Argentina, no entanto, 35,5% da forçae-mail vai de bettrabalho tem emprego informal (não registrado). Além disso, os autônomos foram o grupo que mais cresceu nos últimos anos. Em 2022, os dois grupos representavam maise-mail vai de bet50% da forçae-mail vai de bettrabalho total. Nenhum deles tem paridadee-mail vai de betsalários com a inflação.
De acordo com um estudo do Institutoe-mail vai de betEstudos do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Ielde), com basee-mail vai de betdados do Indec, 8e-mail vai de betcada 10 empregos criados após a pandemia do coronavírus eram cargos assalariados não-registrados ou pessoas trabalhando como autônomos não profissionais.
Salários baixos
Mas a verdade é que, atualmente, ser um funcionário registrado também não garante proteção contra a inflação na Argentina. Isso porque, embora haja trabalho — a taxae-mail vai de betdesemprego é considerada baixa,e-mail vai de bet6,3% segundo o Indec — os salários são muito baixos.
O salário mínimoe-mail vai de betabril erae-mail vai de betcercae-mail vai de betUS$ 170, o mais baixo da América do Sul depois da Venezuela. É um salário insuficiente para cobrir as despesas mínimase-mail vai de betuma família, já que a cesta básicae-mail vai de betabril (que inclui o necessário para dois adultos e duas crianças) foi o equivalente a maise-mail vai de betdois salários mínimos. E isso nem inclui as despesase-mail vai de betmoradia.
Cinthia,e-mail vai de bet37 anos, que entrou na lojae-mail vai de betYanina para comprar alguns biscoitos para o afilhado, conta à BBC Mundo (serviçoe-mail vai de betespanhol da BBC) que tem um emprego estável como administradorae-mail vai de betuma maternidade e hospital infantil. No entanto, ela afirma que teve que voltar a morar com os pais porque não conseguia continuar pagando o aluguel, que aumentava acompanhando a inflação.
"Eu não estava conseguindo me manter com meu salário. E meus pais também não conseguiam sobreviver com a aposentadoria", diz ela.
Mesmo morando todos juntos, eles não têm mais o suficiente para fazer um churrasco no domingo, por exemplo. Agora comem carne uma vez por mês.
Ela também não consegue comprar o doce favoritoe-mail vai de betseu afilhado quando ele a visita, porque "o preço disparou".
“Sempre tivemos inflação na Argentina, mas antes os salários acompanhavam”, afirma. "Agora, mesmo trabalhando, você é pobre."
Segundo a consultoria Labor Capital Growth (LCG), os trabalhadores com carteirae-mail vai de bettrabalho perderam cercae-mail vai de bet20%e-mail vai de betseu podere-mail vai de betcompra nos últimos cinco anos. E os sem carteirae-mail vai de bettrabalho perderam quase o dobro.
Enquanto isso, a última pesquisa do Observatório da Dívida Social Argentina, publicada no finale-mail vai de bet2022 pela Universidade Católica Argentina (UCA), mostrou que quase um terçoe-mail vai de bettodos os trabalhadores são pobres.
Nova nota
Em meio à escalada inflacionária, o Banco Central da Argentina (BCRA) anunciou o lançamentoe-mail vai de betum novo projetoe-mail vai de betlei para criar uma nova notae-mail vai de bet2 mil pesos, que será a nota mais alta.
Embora o anúncio tenha sido feitoe-mail vai de betfevereiro, ainda não está claro quando a nota entraráe-mail vai de betcirculação (fontes da Casa da Moeda disseram à imprensa local que ela estaria disponível “no meio do ano”). Para muitos argentinos, como Cinthia, a nova nota não é suficiente para refletir o aumentoe-mail vai de betpreços.
"Hoje, 2 mil pesos é o mínimo com que você saie-mail vai de betcasa para comprar qualquer coisa. Com esses níveise-mail vai de betinflação, deveriam emitir notase-mail vai de bet5 mil ou 10 mil", diz.
Ela também aponta que, com os preços disparados, é impossível ter uma ideiae-mail vai de betquanto as coisas valem. "Não faço ideiae-mail vai de betquanto vou pagar por esses biscoitos. Ontem estavam com um preço e talvez hoje estejam com outro", diz.
Um relatório da consultoria Focus Market sobre a cédula que atualmente é ae-mail vai de betmaior valor nominal na Argentina (mil pesos) revelou quanto podere-mail vai de betcompra ela perdeu desde que entroue-mail vai de betcirculação,e-mail vai de betnovembroe-mail vai de bet2017. Segundo o jornal, vale quase 18 vezes menos hoje do que quando foi lançada.
Ou seja, algo que se comprava com 56 pesose-mail vai de bet2017 hoje custa mil pesos.
Os setores mais ricos
Mesmo os argentinos com melhores salários (e a melhor paridade) sofrem com o aumento do custoe-mail vai de betvida. Porque mesmo que seus salários subame-mail vai de betparidade ou até acima da inflação, os impostos sobre essa renda aumentam ainda mais.
Isso se deve a uma distorção fiscal causada pelo efeito inflacionário: o governo eleva periodicamente o piso a partir do qual o impostoe-mail vai de betrenda é pago (para refletir os aumentos salariais acordados nas paridades), mas não modifica as tabelas, fazendo com que cada vez mais trabalhadores paguem a alíquota máxima,e-mail vai de bet35%.
Guillermo, um especialistae-mail vai de betlogísticae-mail vai de bet67 anos, que trabalhou três décadas como gerentee-mail vai de betcarga aérea e se aposentou há dois anos, decidiu continuar trabalhando como consultor, não só para manter seu padrãoe-mail vai de betvida, mas também para ajudar seus filhos, cada vez mais sufocados por essas dificuldades.
“Este ano comecei a pagar a escola da minha neta, porque senão teriam que trocá-la. Comecei o ano pagando 25 mil pesose-mail vai de betmensalidade ee-mail vai de betquatro meses já estou pagando 50 mil”, conta.
Em entrevista à BBC Mundoe-mail vai de betum hipermercado próximo ao bairro nobree-mail vai de betNordelta, na zona nortee-mail vai de betBuenos Aires, ele revelou que, mesmo com salário e pensão, teve que mudar alguns hábitos porque ficaram muito caros.
"O bom é que não fumo mais. Antes fumava charutos, mas são importados e pareie-mail vai de betcomprar por causa do valor”, diz.
A enorme desvalorização do pesoe-mail vai de betrelação ao dólar é o outro lado da inflação. Cinco anos atrás, eram necessários 21 pesos para comprar US$ 1. Hoje, são necessários cercae-mail vai de bet470 no mercado paralelo, o único disponível para a maioria dos argentinos desde que foram impostos limites à vendae-mail vai de betmoeda norte-americana, para tentar preservar da inflação as poucas moedas que restam para o Banco Central.
Para os argentinos com melhor posição econômica, seus salários medidose-mail vai de betdólares caíram 86% entre 2015 e 2022, segundo Focus Market.
"Antes trocávamose-mail vai de betcarroe-mail vai de betveze-mail vai de betquando, mas agora é inatingível. Não temos essa possibilidade. E agora viajamos pela Argentinae-mail vai de betveze-mail vai de betir para outros países", diz Jesica,e-mail vai de bet33 anos, psicóloga e mãee-mail vai de betdois filhos pequenos, sobre as mudanças que teve que fazer.
Apesar dessas limitações, ela se considera "uma das sortudas" porque, como profissionais liberais, tanto ela quanto o marido podem ajustar seus honorários e ainda conseguem manter seu estiloe-mail vai de betvida e também comprar alguns dólares por mês para guardar dinheiro.
Jesica e os demais entrevistados disseram à BBC Mundo que acreditam que a situação econômica ficará ainda mais volátil neste ano eleitoral, repletoe-mail vai de betincertezas políticas.
O presidente Alberto Fernández, líder do peronismo, seu antecessor e rival, o centro-direita Mauricio Macri, e a atual vice-presidente Cristina Fernándeze-mail vai de betKirchner, descartaram a possibilidadee-mail vai de betser candidatos. Apenas no finale-mail vai de betjunho haverá clareza sobre quem competirá nas primárias, abertase-mail vai de betagosto.
Enquanto não se define quem assumirá as rédeas do país — as eleições serãoe-mail vai de betdezembro —, os argentinos torcem para conseguir chegar ao final do ano sem repetir nenhum dos grandes desastres que marcaram as últimas décadas, como a hiperinflaçãoe-mail vai de bet1989-1990 ou a crise econômica e sociale-mail vai de bet2001-2002.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível