Quem foi David Ben-Gurion, o líder que proclamou a existência do Estadobetboo mac izleIsraelbetboo mac izle1948 e o governou por maisbetboo mac izle13 anos:betboo mac izle

Imagembetboo mac izleBen-Gurion feita a partir da letra da declaraçãobetboo mac izleindependênciabetboo mac izleIsrael,betboo mac izleMichel Schwartz.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Imagembetboo mac izleBen-Gurion feita a partir da letra da declaraçãobetboo mac izleindependênciabetboo mac izleIsrael,betboo mac izleMichel Schwartz

O primeiro rascunho havia sido encomendado por ele, duas semanas antes e, após diversas revisões por partebetboo mac izlefiguras religiosas e seculares, foi Ben-Gurion o encarregadobetboo mac izlefinalizá-lo.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
betboo mac izle de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

No mês betboo mac izle outubro betboo mac izle 2024, a Terror Films anunciou que Stephen Cognetti continuaria a franquia Hell House LLC com ♠ a pré-sequência intitulada

Hell House LLC Origins: The Carmichael Manor

Você pode calcular a chance betboo mac izle caso disso Aconteça exatamente três vez pessoas : Isso

erá 50C3 * 0,003 03 💱 + 0,97?96

site da loteria esportiva

Focused, third-person action-adventure game\n\n On top of having traditional gunplay mechanics with inventive time-bending physics, Quantum Break will also have environmental puzzles to solve.

Fim do Matérias recomendadas

Foi ele também quem criou o conselho que viria a proclamar a existênciabetboo mac izleIsrael e que inicialmente governaria o país, com representantesbetboo mac izleuma ampla parte do movimentobetboo mac izlelibertação nacional,betboo mac izlequem exigiu a adaptação dos nomes para o hebraico (Golda Meyerson tornou-se Golda Meir, por exemplo).

Suas impressões digitais ficarambetboo mac izlecada passo da criação do Estado e permaneceriam depois, quando assumiu o país como primeiro-ministro e ministro da Defesa.

Por isso é lembradobetboo mac izleIsrael como "o pai da nação".

De Gruen a Ben-Gurion

David Ben-Gurion jovem

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O nome 'Ben-Gurion', adotado por ele a partir dos 24 anos, é o mesmobetboo mac izleum dos últimos defensoresbetboo mac izleJerusalém contra as legiões romanas
Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladabetboo mac izlecocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

David Gruen — seu nome durante 24 anos, até mudar para Ben-Gurion — nasceubetboo mac izle1886, na Polônia czarista.

Ele cresceu no meiobetboo mac izleum profundo antissemitismo europeu e foi atraído pelos ideais do ainda incipiente movimento sionista — que procurava um território próprio para os judeus — do qual o seu pai era líder na cidadebetboo mac izlePłońsk.

Em 1906, Ben-Gurion emigrou para a Palestina controlada pelos otomanos e virou trabalhador agrícola. Lá, colocoubetboo mac izleprática a filosofia que inspiraria os sionistas nas quatro décadas seguintes.

A ideia era cultivar a terra com as próprias mãos para criar "novos judeus", diferentes dos que, ao longobetboo mac izleséculos, formaram-se fazendo trabalhos não-manuais.

E assim o fez, com orgulho. Mas logo percebeu que seu destino estava na política, e não na lavoura.

Sua missão, acimabetboo mac izletudo, era conseguir a independência política dos judeus daquela terra, como ficou registrado, graças a seus esforços, na declaraçãobetboo mac izle1907 do partido socialista ao qual era filiado, o Poale Zion.

Para se preparar para o papel político, Ben-Gurion foi estudar Direito na Turquia, que acreditava poder ser um aliado do futuro Estadobetboo mac izleIsrael. Quando estourou a Primeira Guerra Mundial, no entanto, ele foi expulso do Império Otomano.

Ben-Gurion viajou, então, para Nova York, nos EUA, onde se casou com Pauline Munweis e seguiu promovendo a causa sionista, até o governo britânico publicar a Declaração Balfourbetboo mac izle1917, prometendo aos judeus um lar nacional.

Pouco depois, alistou-se na Legião Judaica do Exército Britânico e retornou ao Oriente Médio para se juntar à guerra pela libertação da Palestina do domínio otomano.

Quando a legião chegou, os britânicos já tinham derrotado os otomanos. Começou então o trabalhobetboo mac izlecriação do lar nacional para os judeus.

Ben-Gurion como soldado do Exército Britânico

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ben-Gurion como soldado do Exército Britânico quando era membrobetboo mac izleum batalhão judeu das forçasbetboo mac izleAllenby na Palestina, na Primeira Guerra Mundial

Os pilares

Fiel à convicçãobetboo mac izleque o trabalho seria a base do Estado judeu, Ben-Gurion estabeleceu,betboo mac izle1920, a Federação Geral dos Trabalhadores da Terrabetboo mac izleIsrael, ou Histadrut.

A organização rapidamente se tornaria uma espéciebetboo mac izleEstado dentro do Mandato Britânico, expandindobetboo mac izleatuação para o setorbetboo mac izlebancos, planosbetboo mac izlesaúde, cultura, agricultura, esportes, educação, seguros, transportes, agênciasbetboo mac izleemprego, grupos e cooperativasbetboo mac izletodos os tipos.

Não foi apenas um elemento-chave na criaçãobetboo mac izleIsrael, mas um dos seus pilares até a décadabetboo mac izle1980, quando o país começou a se distanciarbetboo mac izleuma economia socialista.

Ben-Gurion encorajou, ainda, o desenvolvimentobetboo mac izleuma força militar na Palestina.

Quando a Segunda Guerra Mundial começou, ele incentivou os judeus a lutar pelos Aliados, enquanto organizava uma agência clandestina para contrabandear judeus que fugiam do Holocausto nazista.

Depois da guerra, a violênciabetboo mac izlegrupos judaicos contra os britânicos, que anos antes tinham mudadobetboo mac izleposição e colocado obstáculos no caminho da população judaica, aumentou.

Embora Ben-Gurion tivesse apoiado a luta armada, no começo, ele condenou gruposbetboo mac izleextrema direita que cometeram atos cruéis e indiscriminados.

E, uma vez alcançada a independência, ele defendeu que todos os grupos armados fossem dissolvidos e passassem a fazer parte das Forçasbetboo mac izleDefesabetboo mac izleIsrael.

A nova força logo entroubetboo mac izleação, ao lutar e derrotar os exércitos dos países árabes que tentavam invadir o novo Estado.

Em todas as frentes

A leitura da Declaraçãobetboo mac izleIndependênciabetboo mac izleIsrael

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pouco depoisbetboo mac izleler a Declaraçãobetboo mac izleIndependência, Ben-Gurion vestiria o uniforme militar e assumiria a defesa do Estado recém-nascido

No mesmo 14betboo mac izlemaiobetboo mac izle1948, Jerusalém foi sitiada pela Legião Árabe da Cisjordânia. No norte, os assentamentos judaicos foram atacados pelas forças sírias e iraquianas, enquanto no sul o país era invadido pelos egípcios.

Em um momentobetboo mac izlegrande provação, o líderbetboo mac izle62 anos assumiu, colocando-se no comando das operações militares e tornando-se primeiro-ministro e ministro da Defesa.

Embora algumas das suas decisões tenham sido questionáveis, no final Ben-Gurion encheu-sebetboo mac izleglória por ter vencido a primeira campanha judaica desde abetboo mac izleJudas Macabeu, 2 mil anos antes.

Isso fez dele uma figura quase mítica para muitos: o sábio patriarca que garantiria a sobrevivência do país ao triunfar sobre numerosos inimigos.

Mas o sucessobetboo mac izleuns foi a condenaçãobetboo mac izleoutros.

Para os árabes palestinos, que rejeitaram a divisão do território aprovada pelas Nações Unidas, foi o início da Nakba, a catástrofe que vivem desde então.

Antes da guerrabetboo mac izle1948, 1,4 milhãobetboo mac izlepalestinos viviam no Mandato Britânico da Palestina, e 900 mil deles habitavam o território que se tornou o Estadobetboo mac izleIsrael.

A maioria dessa população, entre 700 mil e 750 mil pessoas, foi expulsa ou fugiu para além da fronteira — para a Síria, o Líbano, o Egito ou a Cisjordânia — ou para áreas controladas pelos exércitos árabes envolvidos na guerra (a Cisjordânia e a Faixabetboo mac izleGaza).

Com raras exceções, não foi permitido que regressassem a suas casas e terras, uma decisão política israelense elaborada ainda durante a guerra.

Para os palestinos, a Nakba foi um processo que nunca terminou, e durante os primeiros anos, Ben-Gurion esteve à frente das decisões que os afetavam.

Refugiados árabesbetboo mac izleHaifa desembarcam no portobetboo mac izleSaid, no Egito,betboo mac izlemaiobetboo mac izle1948

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Refugiados árabesbetboo mac izleHaifa desembarcam no portobetboo mac izleSaid, no Egito,betboo mac izlemaiobetboo mac izle1948

Após a Guerra da Independência, Ben-Gurion adotou uma políticabetboo mac izleretaliação rápida e dura contra as incursões árabes contra Israel, o que muitas vezes levantou alertas da ONU e fortaleceu a rejeição contínua por parte dos Estados vizinhos.

Em marçobetboo mac izle1949, Ben-Gurion tornou-se oficialmente primeiro-ministro do governo regularmente constituídobetboo mac izleIsrael.

Desde então, e até a décadabetboo mac izle1960, ele governou a vida políticabetboo mac izleIsrael com quase total controle, embora tivesse vários inimigos políticos, principalmente devido ao fatobetboo mac izleser socialista e secular.

Sua popularidade beirava a veneração entre uma ampla faixabetboo mac izlegrupos do país,betboo mac izlemodo que a autoridade dele para decidir e prevalecerbetboo mac izlequestõesbetboo mac izleDefesa e, portanto, tambémbetboo mac izleRelações Exteriores, foi aceita.

Várias vezes, quando não conseguia convencer as sucessivas coligações a fazerem o que queria, Ben-Gurion renunciava e ia para abetboo mac izlecabana no kibutz Sde Boker, mas muitas vezes bastava que ameaçasse sair do governo para obter o que desejava.

Houve apenas uma ocasião,betboo mac izle1953,betboo mac izleque se declarou "cansado, cansado, cansado" e deixou a política por 14 meses, até ser convidado a retornar a Jerusalém como ministro da Defesa.

Pouco depois,betboo mac izlenovembrobetboo mac izle1955, voltou ao cargobetboo mac izleprimeiro-ministro.

Foi então que Israel adotou uma política que levou a outra guerra e ao momento mais sombrio da carreirabetboo mac izleBen-Gurion.

Derrota e vitória

Silhuetabetboo mac izleDavid Ben-Gurion

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A imagembetboo mac izleDavid Ben-Gurion virou um símbolobetboo mac izleIsrael.

Convencidobetboo mac izleque a maior ameaça a Israel seria um iminente ataque do Egito, que havia recebido armas da União Soviética, ele lançou uma "guerra preventiva" contra o exército egípcio, com o apoio da França e do Reino Unido.

As forças francesas e britânicas, que queriam tomar o Canalbetboo mac izleSuez, triunfaram inicialmente, mas os EUA se enfureceram com a agressão e apoiaram a exigência feita pela ONUbetboo mac izleque todos os invasores se retirassem do Egito.

Isso, mais as ameaçasbetboo mac izleintervenção da União Soviética, fez com que o plano ruíssebetboo mac izleuma forma que foi, no mínimo, vergonhosa.

Ben-Gurion tentou pressionar por concessões, mas deubetboo mac izlecara na parede e não teve escolha senão aceitar uma derrota à qual só sobreviveu graças àbetboo mac izleresiliência.

Quatro anos depois, ele desafiou novamente a opinião mundial quando decidiu julgar Adolf Eichmann, o coronel da Gestapo que enviou milhõesbetboo mac izlejudeus para camposbetboo mac izleextermínio durante a Segunda Guerra Mundial.

O sequestro do líder nazista na Argentina provocou críticas, e a perspectivabetboo mac izleque fosse julgadobetboo mac izleIsrael, gerou preocupação: acreditava-se que Eichmann só conseguiria um julgamento justobetboo mac izleum tribunal alemão ou internacional.

Ben-Gurion foi acusadobetboo mac izleser arrogante quando declarou que Israel era, "do pontobetboo mac izlevista moral", o único lugar onde Eichmann poderia ser julgado.

E as provas absolveram Ben-Gurion.

O julgamento foi televisionadobetboo mac izle1961 e o mundo viu os juízes fazerem um trabalho tão impecável que Robert Servatius, o advogado alemãobetboo mac izleEichmann, admitiu que o réu teve um julgamento mais justo do que teria na Alemanha Ocidental.

O já elevado statusbetboo mac izleBen-Gurionbetboo mac izleIsrael foi então reforçado.

Parecia que o reinado dele, por mais controverso que fosse, não chegaria ao fim.

Mas ele acabou sofrendo o destino amargo dos estadistas que permanecem no cargo durante tempo demais: os erros do passado voltaram a assombrar e os seguidores, fartos, passaram a dizer "basta".

Em 1963, ele renunciou ao cargobetboo mac izleprimeiro-ministro.

Ben-Gurion e Albert Einstein sorriem sentados

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O primeiro-ministro David Ben-Gurion (à direita) conversando com o professor Albert Einsteinbetboo mac izlePrinceton, durante uma visita aos EUAbetboo mac izle1951

Durante os últimos anos como primeiro-ministro, Ben-Gurion voltou a estender a mão "a todos os Estados vizinhos e a seus povos, numa ofertabetboo mac izlepaz e boa vizinhança", como havia dito na Declaraçãobetboo mac izleIndependência.

Mas nada rendeu frutos, embora ele tenha dado início a vários planos para manter conversas secretas com líderes árabes, com o objetivobetboo mac izleestabelecer a paz no Médio Oriente.

Ben-Gurion finalmente se aposentou da política, aos 84 anos,betboo mac izle1970.

Ele conseguiu perceber sinais dos traumas internos que mais tarde assolariam Israel.

Após a guerrabetboo mac izle1967, ele se opôs à manutençãobetboo mac izleterritórios árabes para alémbetboo mac izleJerusalém.

O susto da Guerra do Yom Kippurbetboo mac izle1973, quando o ataque combinadobetboo mac izleforças egípcias e sírias,betboo mac izleduas frentes diferentes, apanhou Israel despreparado, foi um perigoso sinalbetboo mac izlearrogância e complacência, na opiniãobetboo mac izleBen-Gurion.

Essas duas características eram consideradas abomináveis para um homem obcecado pelo idealbetboo mac izletrabalho duro.

Ele morreu dois meses após o fim da guerra, aos 87 anos.

Ben-Gurion foi, até o fim, um homembetboo mac izleenergia — física e intelectual — prodigiosa, "quase violentamente vivaz", segundo o autor israelense Amos Oz.

Ele falava russo, iídiche, turco, francês e alemão. Lia árabe e estudou espanhol. Aos 56 anos, aprendeu grego para ler a Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamento; aos 68, aprendeu sânscrito para ler os Diálogosbetboo mac izleBuda.

Ele praticava ioga nas areias do Mediterrâneo e, apesar dos comentários irônicos gerados pelas fotografias que o mostravambetboo mac izlecabeça para baixo, seus amigos diziam que Hazaken, ou o Velho, como era carinhosamente chamado, costumava ser mais inteligentebetboo mac izlecabeça para baixo que a maioriabetboo mac izleseus oponentesbetboo mac izlecabeça para cima.

Com o passar dos anos, as críticas a Ben-Gurion foram perdendo espaço para a imagembetboo mac izleum personagem imponente, que tinha uma visão e que contribuiu como poucos para concretizá-la.

Mas comobetboo mac izlevida está intimamente ligada à criaçãobetboo mac izleIsrael, ele é tão amado e odiado quanto o país que ajudou a criar.