O supercolisorbet speedwayátomos que pode ajudar a desvendar 95% do Universo:bet speedway

Máquina científica

Crédito, Kate Stephens/BBC News

Legenda da foto, O detector Atlas tem o tamanhobet speedwayum navio e é usado para medir alguns dos menores objetos do Universo

Esse dinheiro — que é apenas o custo inicialbet speedwayconstrução — viria dos países membros da Cern, incluindo o Reino Unido. Alguns especialistas questionaram se o projeto faz sentido do pontobet speedwayvista econômico.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
bet speedway de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

online.

e/creme

ta não é falsa. Um método comum é o uso bet speedway sensores ópticos para digitalizar a conta

a recursos bet speedway segurança 🍊 específicos, como marcas d'água, fios bet speedway proteção e tintas que

casino online roulette

is {k0} ; A masked maniac stalks a group of oversexed teens in rethiS outrageou,

brotherse spoof Of erlasher film 🌧️ comment Planes estártatR:99 /month; Walk Chuya

Fim do Matérias recomendadas

A maior conquista do Grande Colisorbet speedwayHádrons (LHC) até agora foi a detecçãobet speedwayuma nova partícula chamada Bósonbet speedwayHiggs em 2012. Mas desde entãobet speedwayambiçãobet speedwayrealizar duas grandes descobertas da Física — a matéria escura e a energia escura — não foi possível.

Alguns dos pesquisadores acreditam que existem opções mais baratas do que construir um novo supercolisor.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

A nova máquina é chamadabet speedwayFuture Circular Collider (FCC). A diretora-geral do Cern, professora Fabiola Gianotti, disse à BBC News que, se ela for aprovada, será uma "bela máquina".

"É uma ferramenta que permitirá à humanidade dar enormes passos na resposta a questões da Física fundamental sobre o nosso conhecimento do Universo. E para isso precisamosbet speedwayum instrumento mais poderoso para responder a estas questões", disse ela.

O LHC, da Cern, está localizado na fronteira entre a Suíça e a França, pertobet speedwayGenebra.

O LHC consistebet speedwayum túnel circular subterrâneo com 27 kmbet speedwaycircunferência. Ele acelera o interior dos átomos (hádrons) no sentido horário e anti-horário a velocidades próximas à velocidade da luz e,bet speedwaycertos pontos, colide-os com mais força do que qualquer outro equipamento no mundo.

As partículas subatômicas menores que sobram das colisões ajudam os cientistas a descobrirbet speedwayque são feitos os átomos e como eles interagem entre si.

Descoberta revolucionária

A detecção da partícula do Bósonbet speedwayHiggs pelo colisor há maisbet speedway10 anos foi inovadora.

A existênciabet speedwayum blocobet speedwayconstrução que dá forma a todas as outras partículas do Universo foi previstabet speedway1964 pelo físico britânico Peter Higgs, mas só foi descoberta no LHCbet speedway2012. Essa foi a peça final do quebra-cabeça da teoria atual da física subatômica, que é chamadabet speedwayModelo Padrão.

A proposta é que o novo FCC seja construídobet speedwayduas etapas. A primeira parte começará a operarbet speedwaymeados da décadabet speedway2040 e fará colidir elétrons. Espera-se que o aumento da energia produza um grande númerobet speedwaypartículasbet speedwayHiggs para os cientistas as estudarembet speedwaydetalhe.

A segunda fase começará na décadabet speedway2070 e exigirá ímãs mais potentes — tão avançados que ainda sequer foram inventados. Em vezbet speedwayelétrons, prótons mais pesados serão usados na busca por novas partículas.

O FCC terá quase três vezes a circunferência do LHC — impressionantes 91 km — e duas vezes mais profundidade.

Gráficobet speedwaycolisorbet speedwaypartículas

Mas por que é preciso haver um colisorbet speedwayhádrons ainda maior?

Isto acontece porque o LHC, cuja construção custou US$ 4,7 bilhões e começou a funcionarbet speedway2008, ainda não foi capazbet speedwayencontrar partículas que ajudem a explicar 95% do cosmos.

Os cientistas ainda estão à procurabet speedwayduas grandes incógnitas. Uma delas é a força chamada energia escura, que atua como o oposto da gravidade e separa objetos no Universo, como galáxias. A outra é a matéria escura, que não pode ser detectada, mas abet speedwaypresença é sentida através da gravidade.

"Estamos perdendo algo grande", diz Gianotti.

Ela diz que o FCC é necessário porque a descoberta destas partículas escuras levaria a uma nova teoria mais completabet speedwaycomo o Universo funciona.

Gráfico sobre matéria escura do Universo

Há maisbet speedway20 anos, muitos pesquisadores do Cern previram que o LHC encontraria essas partículas misteriosas. Mas isso nunca aconteceu.

Críticos como Sabine Hossenfelder, do Centrobet speedwayFilosofia Matemáticabet speedwayMunique, dizem que não há garantiabet speedwayque o novo colisor terá sucesso.

"A Físicabet speedwaypartículas é uma áreabet speedwaypesquisa grande e bem financiada por razões históricas, tendo crescido a partir da Física Nuclear, e precisa voltar a um tamanho razoável, talvez um décimo do seu tamanho atual", disse ela.

Um ex-conselheiro científico chefe do governo do Reino Unido, professor David King, disse à BBC News que acreditava que gastar US$ 15 bilhões no projeto seria "imprudente".

"'Quando o mundo enfrenta ameaças da emergência climática, não seria mais sensato canalizar estes fundosbet speedwayinvestigação para esforços para criar um futuro administrável?'"

Tubo azul do aceleradorbet speedwaypartículas

Crédito, ADAM HART-DAVIS/SCIENCE PHOTO LIBRARY

Legenda da foto, Feixesbet speedwaypartículas são acelerados dentro do tubo azul localizado nas profundezas da fronteira suíça-francesa

E há também um debate entre os próprios físicosbet speedwaypartículas sobre se um colisor circular gigante seria a melhor opção para se atingir os resultados desejados.

O professor Aidan Robson, da Universidadebet speedwayGlasgow, disse à BBC que um colisor construídobet speedwaylinha reta seria mais barato.

"Existem três vantagens principais. Em primeiro lugar, uma máquina linear poderia ser feita etapa por etapa. Em segundo lugar, o perfilbet speedwaycusto seria bastante diferente — portanto, a etapa inicial custaria menos. E,bet speedwayterceiro lugar, o túnel seria mais curto, e você poderia fazê-lo mais rápido", disse ele.

Mas a FCC é a opção preferida do Cern. É o resultadobet speedwayuma ampla consulta entre físicos na Europa ebet speedwaytodo o mundo. O centro agora estábet speedwayprocessobet speedwayavaliar a reação àbet speedwayproposta por parte dos seus países membros, que terãobet speedwaypagar pela nova máquina.