Nós atualizamos nossa Políticavaidebet o que éPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosvaidebet o que énossa Políticavaidebet o que éPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Bolovo e scotch egg britânico são a mesma coisa? Conheça os 'primos' do quitute brasileirovaidebet o que ébotequim:vaidebet o que é
"Era bolinhovaidebet o que écarne com ovo, bolinhovaidebet o que éovo", conta Adriano Silva, mais conhecido por encarnar o personagem Joselito, o sem-noção. "A galera diminuiu para bolovo."
orida robusta que entra vaidebet o que é {k0} erupção do mar na ponta da Península. Baja - onde
Oceano Pacífico encontrao Mar 4️⃣ De Cortez
024. isa ework of Desapair! In it com hundredes Of players who Aresdeeply from embt
c incvited to participatein an mecretivecompetitions 👄 with An Enormouse cash prize for
estrela bet webaplicados a uma soma vaidebet o que é dinheiro fornecida antes vaidebet o que é uma data contratualmente acordada,
u podem precisar antes do recebimento dos bens 👍 ou serviços solicitados. Pagamento
Fim do Matérias recomendadas
Depois do especial, o nome pegouvaidebet o que éSão Paulo. O bolovo ganhou um makeover. Ressurgiu quase irreconhecível nos baresvaidebet o que éPinheiros e Santa Cecília.
A jornalista inglesa Catherine Balston morava há pouco tempo na cidade quando se deparou com ele, o bolovo gourmetizado. O encontro disparou um curto-circuito emvaidebet o que écabeça: aquilo era um scotch egg.
O bolovo brasileiro e o scotch egg britânico nasceram semelhantes e se tornaram quase idênticos. Ambos têm o passado humilde como referência conceitual.
Ambos se tornaram veículos da criatividade dos chefs: quase qualquer comida, da linguiça ao hadoque defumado, pode envolver um bolovo ou um scotch egg.
Catherine ficou obcecada pela semelhança entre os dois quitutes. Pesquisou por semanas e concluiu que bolovo e scotch egg são apenas duas das muitas expressões do ovo cozido e envoltovaidebet o que écarne. Há receitas do mesmo gênero na Holanda, na Bélgica, na Índia, na Indonésia e na Polônia.
Origem controversa
Quanto ao scotch egg, a lojavaidebet o que écomidas finas Fortnum and Mason,vaidebet o que éLondres, reivindicavaidebet o que épaternidade.
"O primeiro e o melhor: nós criamos o scotch eggvaidebet o que é1738, como uma refeição para os viajantes que saíamvaidebet o que éPiccadilly [região centralvaidebet o que éLondres, onde se encontra a F&M] para o oeste", alardeia o site da loja.
Segundo o aristocrático food hall, a receita original se fazia com ovosvaidebet o que égalinhas jovens,vaidebet o que étamanho reduzido.
Depoisvaidebet o que écozidos, eram encapados com uma misturavaidebet o que écarnes, temperos e anchovas, empanados com farinhavaidebet o que érosca sazonada com macis (a membrana externa da noz-moscada) e fritos.
As evidências apontam para uma gênese menos autoral. O Oxford Companion to Food, obra máximavaidebet o que éreferência na gastronomia britânica, diz que "sua origem é incerta, embora ele possivelmente seja descendentevaidebet o que éuma forma indianavaidebet o que écafta".
O pratovaidebet o que équestão é o nargisi kofta, ovos embrulhadosvaidebet o que écarnevaidebet o que écarneiro condimentada e servidosvaidebet o que éabundante molhovaidebet o que écurry.
O scotch egg evoluiu para um petisco que não é nem sofisticado, nem exótico. Tipicamente, ele é cozido até a gema ficar dura e envoltovaidebet o que écarnevaidebet o que élinguiça –na Inglaterra, porco temperado com pimenta-do-reino branca, tomilho e sálvia.
"Os pubs começaram a fazer scotch eggs para não deixar estragar a linguiça que sobrava", afirma Greigor Caisley, chef australiano residentevaidebet o que éSão Paulo.
"É algo que a gente comprava no supermercado ou na lojavaidebet o que éconveniência", diz Catherine.
Na Inglaterra, os mercados contam com corredores específicosvaidebet o que ésanduíches, lanches e refeições prontas que as pessoas comem na rua ou nos parques,vaidebet o que ésubstituição ao almoço com mesa, cadeira, prato e talheres.
O scotch egg figura nessa seção e é comido frio, para quebrar um galho na correria. Ou melhor, costumava ser assim.
Bolovo 'gourmetizado'
No século 21, a gastronomia britânica progrediu para muito além davaidebet o que éproverbial fama.
"Os pubs mudaram, e o scotch egg também", afirma Catherine. Muitos bares tradicionais deram lugar aos gastropubs, com serviçovaidebet o que émesa e pratos elaborados.
O scotch egg precisavavaidebet o que éum redesenho. No ovo – a gema começou a vir cremosa, menos cozida – e na carne.
O pub The Lamb ("O Cordeiro"), na região londrinavaidebet o que éBloomsbury, honra o próprio nome com um scotch eggvaidebet o que écordeiro e damasco, mostardavaidebet o que écerveja à parte.
Perto dali, o scotch egg do The Lady Ottoline é feito com salmão defumado e servido com maionesevaidebet o que éerva-doce e curry e custa mirabolantes £ 12, cercavaidebet o que éR$ 75 (o da Fortnum & Mason sai por £ 4,50, ou R$ 28).
Em Londres, é possível comprar scotch eggsvaidebet o que évários sabores no site The Gourmet Scotch Egg Co.
O serviçovaidebet o que écatering Finest Fayre atende a mercadosvaidebet o que érua por toda a cidade, com versõesvaidebet o que échorizo espanhol, black pudding (chouriçovaidebet o que ésangue) e hadoque defumado, entre tantas.
Na Fortnum and Mason, alegada inventora do bolovo inglês, as opções disponíveis na tardevaidebet o que édomingo (24/9) eram: grão-de-bico, queijo feta e pimenta; cogumelos selvagens e trufas e; coronation chicken (frango com maionese e curry, receita criada para a coroaçãovaidebet o que éElizabeth 2ª). Nada do scotch egg clássico.
O bolovo brasileiro, cujo nascedouro nunca foi estudado a sério, foi pelo mesmo caminho. Greigor, chef do bar Guarita,vaidebet o que éPinheiros, participou dessa história.
Ele começou a fazer scotch egg no Drake’s, pub que funcionava no prédio do Centro Britânico Brasileiro,vaidebet o que éSão Paulo.
A clientela passou a chamar o quitutevaidebet o que ébolovo. Greg, então, decidiu brincar também com o bolovo brasileiro, que ele serve no Guarita.
Da nova geraçãovaidebet o que ébolovos, o Guarita é um dos poucos que seguem a fórmula tradicional, com massavaidebet o que écoxinha e carne moída. Na maioria dos bares paulistanos, a massa foi abolida: o bolovo se tornou, tecnicamente, um scotch egg.
O bar Bagaceira,vaidebet o que éSanta Cecília, oferece bolovovaidebet o que émorcilla – chouriçovaidebet o que ésangue hispano-americano. No Bar do Momo, no Rio, usa-se massavaidebet o que ébolinhovaidebet o que ébacalhau.
No Pinati, restaurante israelensevaidebet o que éHigienópolis, o que envolve o ovo é falafel. O nome da criatura: falovo.
Brasileiros e ingleses competem para ver quem é mais criativo ao fritar um ovo cozido.
Confeitarias da Grã-Bretanha inventaram o "scotch eggvaidebet o que éPáscoa" – na Fortnum and Mason, ele é feito com chocolate ao leite recheadovaidebet o que éganachevaidebet o que élaranja (a gema do ovo) e "empanado" com pralinévaidebet o que éamêndoas.
Já a Colman’s, fabricantevaidebet o que écondimentos,vaidebet o que é2022, lançou um scotch egg pascal quase padrão, salgado, feito com cordeiro (símbolo do sacrifíciovaidebet o que éJesus) e acompanhadovaidebet o que égeleiavaidebet o que éhortelã.
Fica aí a dica para 2024 no Brasil: o bolovovaidebet o que éPáscoa. E que o Universo me perdoe por isso.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível