Humanidade conquistou 'poderes divinos', mas pode acabarcaça níquel era do geloArmagedom, diz autor futurista:caça níquel era do gelo

Jamie Metzl

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Jamie Metzl é autorcaça níquel era do gelolivros sobre tecnologia; na foto, ele discursava como especialista no Congresso dos EUAcaça níquel era do geloinvestigação sobre a origem da covid

Metzl é considerado um autor futurista — alguém que monitora o estado atual das tecnologias e busca tendências que vão orientar o progresso da humanidade.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
caça níquel era do gelo de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

ganizado todos os fevereiro pela National Basqueteball Associação (NBA) e apresenta 24

os jogadores da liga. É o evento caça níquel era do gelo {k0} 🛡 destaque do NBA All Star Weekend, um evento de

Nossa coleção está recheada caça níquel era do gelo clássicos e muito mais. Jogue o desafio

original da cobrinha, ou aventure-se na terra das 4️⃣ variações selvagens. Temos jogos da

sistema máquina caça níquel

soft Edge, Firefox ou Chrome. 2 Ao entrar no Roblosx, visite qualquer experiência e

ue no botão verde Jogar. 3 Uma 🌜 janela pop-up aparecerá informando que o Robloc Player

Fim do Matérias recomendadas

Segundo ele, o futuro descrito acima pode parecer utópico e distante, mas está mais próximo do que imaginamos, já que muitas tecnologias estão perto do alcance da geração atualcaça níquel era do gelocientistas.

Para Metzl, a humanidade está alcançando o feitocaça níquel era do geloPrometeu — figura da mitologia grega que roubou o fogo dos deuses do Olimpo e o presenteou aos mortais.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Segundo essa ideia, uma sériecaça níquel era do gelorevoluções tecnológicascaça níquel era do gelocurso — na genética, na biotecnologia, na inteligência artificial — estão dando à humanidade um poder que antes era considerado "divino":caça níquel era do gelousar engenharia para redesenhar a vida e para interferir no planetacaça níquel era do gelouma escala inimaginável antes.

No entanto, apesarcaça níquel era do geloseu entusiasmo com as revoluções tecnológicas, Metzl se mantém cético e às vezes até mesmo horrorizado com alguns avanços.

Em seu livro, ele diz que se a humanidade não aprender a controlar a tecnologia, sobretudo com cooperação internacional e transparência, “iremos nos desviar para o Armagedom”.

Um exemplo desse perigo, segundo ele, aconteceu há seis anos.

Em 2018, o cientista chinês He Jiankui anunciou ter alterado o DNA dos embriõescaça níquel era do geloduas bebês para torná-las resistentes ao HIV, caso elas entrassemcaça níquel era do gelocontato com o vírus.

A edição genética tem o potencialcaça níquel era do geloprevenir que doenças hereditárias sejam transmitidascaça níquel era do gelopais para filhos.

Mas especialistas temem que modificaçõescaça níquel era do gelogenomascaça níquel era do geloembriões não apenas causem danos aos indivíduos, mas levem futuras gerações a herdar essas modificaçõescaça níquel era do geloefeito ainda pouco conhecido.

O caso chocou a comunidade científica internacional. Um estudo posterior apontou que pessoas com a mutação genética que He tentou recriar têm probabilidade significativamente maiorcaça níquel era do gelomorrer ainda jovens.

He Jiankui foi condenado a três anoscaça níquel era do geloprisão na China.

Jamie Metzl participou do comitê consultivocaça níquel era do geloespecialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre edição do genoma humano que analisou o caso.

He Jiankui

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Geneticista chinês He Jiankui anunciou que havia editado genescaça níquel era do gelodois bebês

Para ele, esse episódio ilustra o perigo envolvidocaça níquel era do gelonovas tecnologias: a faltacaça níquel era do gelotransparência internacional e governança pode levar laboratórios a desenvolverem tecnologias perigosas e foracaça níquel era do gelocontrole. Isso pode acontecercaça níquel era do geloqualquer indústria — da engenharia genética a armascaça níquel era do gelodestruiçãocaça níquel era do gelomassa.

Jamie Metzl tem experiência no mundo da política. Formadocaça níquel era do geloHistória e Direito, ele trabalhoucaça níquel era do gelodiversos órgãos dos EUA: Conselhocaça níquel era do geloSegurança Nacional dos EUA, Departamentocaça níquel era do geloEstado e Comitêcaça níquel era do geloRelações Exteriores do Senado — alémcaça níquel era do geloter servido como Oficialcaça níquel era do geloDireitos Humanos da ONU no Camboja. Seu livro anterior — Hackeando Darwin — foi publicado no Brasil.

Para ele, boa parte das soluções necessárias hoje para a humanidade não são mais tecnológicas, e sim políticas.

Preocupado com a faltacaça níquel era do gelodebate público sobre as tecnologias, ele criou o OneShared.World, um movimento global que propõe ações coletivas para lidar com o que chamacaça níquel era do geloos desafios mais urgentes do mundo.

Nesta entrevista, ele conversou com a BBC News Brasil sobre os diversos riscos e oportunidades envolvendo as revoluções tecnológicas. E comentou sobre temas que vão desde as vacinas para covid até o desmatamento do Cerrado brasileiro.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: Você diz que hoje, para a maioria das pessoas, é a melhor época para se estar vivo e esse é um tema central do seu livro. Por que você está tão otimista com o momento atual e com o que está por vircaça níquel era do geloseguida?

caça níquel era do gelo Jamie Metzl: Se pegarmos qualquer medidacaça níquel era do gelobem-estar humano, estamos melhores do que nossos ancestraiscaça níquel era do gelopraticamente qualquer momento da história.

Estamos vivendocaça níquel era do geloforma mais saudável, por mais tempo, somos mais educados, temos maior acesso a ferramentas e habilidades que nos permitem fazer mais. E essas tendências estão quase que todas se movendo na direção certa.

Estamos desenvolvendo essas capacidades quase divinascaça níquel era do gelofazer coisas ainda melhores. Nem tudo melhorou, mas a maioria está melhorando.

Mas esse otimismo também requer um poucocaça níquel era do gelopessimismo – ecaça níquel era do geloansiedade com o que pode dar errado caso não acertemos com a transição. Ninguém deve ser um otimista ou um idealista cego. Isso seria perigoso.

Se acertarmos nas nossas decisões, poderemos ter um futurocaça níquel era do gelogrande abundância, sem bilhõescaça níquel era do gelopessoas vivendocaça níquel era do geloextrema pobreza, onde todos têm acesso à educação, saúde e nutriçãocaça níquel era do geloqualidade — essas ferramentas que podem construir um planeta mais sustentável para humanos e para a vida como um todo.

Por outro lado, se errarmos, temos agora a capacidadecaça níquel era do geloprovocar dano incrívelcaça níquel era do gelouma escala planetária.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: No livro, você fala sobre os benefícios da biotecnologia para o futuro. Mas você fala bastante sobre o casocaça níquel era do gelocientistas chineses quecaça níquel era do gelonovembrocaça níquel era do gelo2018 anunciaram que tinham conseguido editar genes humanos. Nesse caso, você não achou que isso era uma boa coisa. Por que você criticou esse episódio, que parece um pouco o futuro que você prevê no seu livro?

caça níquel era do gelo Metzl: Meu livro anterior, Hackeando Darwin, falava sobre o futuro da engenharia genética humana, o que inclui ediçãocaça níquel era do gelogenes. E eu sempre acreditei que os humanos poderãocaça níquel era do geloalgum ponto do futuro editar os genomascaça níquel era do geloembriões pré-implantados para eliminar os riscoscaça níquel era do gelodoenças terríveis e potencialmente fatais. E talvez fazer até mais do que isso. Mas isso não significa que estamos prontos para fazer isso agora.

Em 2018, quando o cientista chinês He Jiankui anunciou que tinha editado o genomacaça níquel era do gelodois bebês, eu fiquei horrorizado. Só porque temos a capacidadecaça níquel era do gelofazer algo, não significa que devemos fazer.

Acho que o que Jiankui fez equivale a uma espéciecaça níquel era do geloexperimento no estilocaça níquel era do geloNuremberg [em referência a experiências científicas feitas por nazistas com humanos que foram condenadas nos julgamentoscaça níquel era do geloNuremberg, após a Segunda Guerra], o que é completamente inaceitável. Precisamos ser extremamente críticoscaça níquel era do gelopessoas que estão assumindo riscos desnecessários, e isso é ainda mais sensível quando é feito com pessoas.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: Mas quem pode dizer quando estaremos prontos para fazer isso?

caça níquel era do gelo Metzl: Sim, é uma questão essencial. O maior desafio do mundo é que nossos maiores problemas são globais e comuns, incluindocaça níquel era do gelogovernança das tecnologias revolucionárias. Não temos estruturas suficientescaça níquel era do gelogovernança, e isso é fundamental. Temos alguns processos e temos a ONU. Temos padrões estabelecidos por cientistas.

Mas se você olha para o caso da China, o que He Jiankui fez foi inicialmente apoiado pelo governo chinês. He Jiankui foi saudado como um herói pela imprensa chinesa.

Mas quando começou uma ondacaça níquel era do gelorepercussão internacional, o governo e a imprensa da China mudaramcaça níquel era do gelolado, ele acabou preso por três anos como resultado das suas ações.

Precisamos fazer tudo que for possível para estabelecer padrões nacionais e internacionaiscaça níquel era do gelogovernança dessas tecnologias.

Ilustração mostra DNA sendo mudado com mãos humanas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ediçãocaça níquel era do gelogenes é tecnologia que já está ao alcance da humanidade, mas Metzl acredita que ainda é preciso debater mais o assunto

Está claro que o mundo está cheiocaça níquel era do gelo“buracos negros”caça níquel era do geloregulação, o que vemoscaça níquel era do gelovários tratamentos não-licenciados com células tronco que são banidos na Europa e nos Estados Unidos. As pessoas estão indo para o Caribe e para a Ásia Centralcaça níquel era do gelobusca desses tratamentos. E acho que muitas pessoas estão sendo prejudicadas por isso.

Precisamos estabelecer fundamentoscaça níquel era do gelosistemascaça níquel era do gelogovernança que nos ajudem a administrar essas tecnologiascaça níquel era do geloPrometeu que temos.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: Sua posição sobre as origens da covid se tornou famosa: você foi um dos primeiros a sugerir que o vírus pode ter surgidocaça níquel era do geloum laboratório, e não ocorrido naturalmentecaça níquel era do geloum mercadocaça níquel era do geloalimentos. É um assunto ainda polêmico entre cientistas e mesmo dentro da Organização Mundial da Saúde (OMS). Qual écaça níquel era do gelovisão sobre isso?

caça níquel era do gelo Metzl: Tenho uma visão bastante fortecaça níquel era do geloque existem evidências avassaladoras que apontam para uma origem da covid relacionada a pesquisas. Ainda não temos uma resposta completa para isso. E o único motivo é que o governo da China fezcaça níquel era do gelotudo para evitar uma investigação científica e forense completa.

Na minha opinião, houve um acidentecaça níquel era do gelopesquisa, e não uma tentativa deliberadacaça níquel era do gelocriar uma arma biológica. Acredito que deveríamos estar cobrando sem parar do governo chinês maior acesso para uma investigação completa sobre as origens da covid.

A revista The Economist estima que houve 28 milhõescaça níquel era do gelomortescaça níquel era do geloexcesso por causa da covid, dezenascaça níquel era do gelotrilhõescaça níquel era do gelodólarescaça níquel era do geloprejuízo econômico, centenascaça níquel era do gelomilhõescaça níquel era do gelopessoas, se não mais, que caíram na pobreza. Se dissermos “ah, é só a China sendo a China, vamos deixar isso para lá”, a China ou qualquer outro Estado autoritário terá todo incentivo para repetir isso.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: Nos dois casos – da covid e da ediçãocaça níquel era do gelogenomas – estamos falandocaça níquel era do geloum mesmo país: a China. Você acredita que a forma como a China lida com ciência e pesquisas é um obstáculo para acaça níquel era do geloideiacaça níquel era do gelosuperconvergência?

caça níquel era do gelo Metzl: Sim. Acredito que a comunidade científica chinesa está fazendo contribuições incríveis para o mundocaça níquel era do gelosaúde, agricultura e muitas outras áreas. E sou grato por essas contribuições. Mas acredito que o Partido Comunista Chinês (PCC) está usando a ciência e a tecnologia como meio para seu fimcaça níquel era do geloultrapassar os outros países rumo à liderança mundial.

A combinação da ideologia do PCC com o tremendo poder da ciência chinesa é uma ameaça fundamental para a comunidade global e toda a humanidade.

Pessoa com tubocaça níquel era do gelosangue escrito covid-19

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Para Metzl, evidências apontam que covid surgiu por causacaça níquel era do geloacidentecaça níquel era do gelolaboratório na China, e nãocaça níquel era do gelomercado

A China, por contacaça níquel era do geloseu tamanho e ambições, está se tornando uma ameaça à humanidade. E não precisa ser assim. Acho que é fácil imaginar um mundocaça níquel era do geloque a China desempenha um papel bem mais construtivo.

Sou um grande crítico da China, mas também sou muito crítico do meu próprio governo, os Estados Unidos.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: Qual écaça níquel era do gelocrítica aos EUA?

caça níquel era do gelo Metzl: Os EUA são a maior superpotência científica do mundo. Os Institutos Nacionaiscaça níquel era do geloSaúde (NIH,caça níquel era do geloinglês) fazem um trabalho incrívelcaça níquel era do gelofinanciar ciênciacaça níquel era do gelobase. E essa ciência se difunde pelo mundo. No caso dos bebês CRISPR [caso do geneticista chinês He Jiankui], se você olhar para a ciênciacaça níquel era do gelobase que está por trás disso, muito dela foi financiada pela NIH. No caso da covid também.

O problema é porque vivemoscaça níquel era do geloum mundo onde a ciência é aberta, essas capacidades são difundidas por todo o planeta, e essas tecnologias são repassadas intencionalmente ou não.

Para cientistas que são éticos mas podem estar trabalhandocaça níquel era do geloEstados autoritários, é inevitável que a política desses Estados se misture com a pesquisa científica.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: Então se no caso da China, você diz haver pouca transparência, no caso dos EUA haveria transparência demais, que pode prejudicar o mundo?

caça níquel era do gelo Metzl: É difícil responder a isso porque vivemoscaça níquel era do geloum mundocaça níquel era do gelociência aberta. Nós nos beneficiamos disso. É por isso que temos esses incentivos para os cientistas. No momentocaça níquel era do geloque eles descobrem algo, eles publicam um artigo que é submetido a revisão por pares para avaliar se aquilo é válido ou não.

O problema é que integramos a China no mundo da ciência aberta como se fosse o Canadá ou a Suíça.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: A covid parece ser um bom exemplo dos desafios que a humanidade temcaça níquel era do gelocontrolar seus “poderes quase divinos”, que você menciona no livro. Por um lado, a humanidade produziu vacinascaça níquel era do gelotempo recorde, mas do outro lado surgem esses problemascaça níquel era do gelogovernança, confiança pública e transparência. Como você avaliaria a humanidade nesse teste?

caça níquel era do gelo Metzl: É o ponto centralcaça níquel era do gelotudo. Mesmo no nível pessoal das nossas vidas, nossas melhores e piores qualidades são duas facescaça níquel era do gelouma mesma moeda.

A covid mostrou os benefícios milagrosos das nossas habilidades. Fomos capazescaça níquel era do gelodesenvolver, a partir do genoma sequenciadocaça níquel era do geloum vírus, uma vacinacaça níquel era do gelomRNA completamente funcionalcaça níquel era do geloapenas 11 meses. Foi inacreditável.

Isso abriu caminho para vários outros tratamentos, seja contra câncer ou muitas outras coisas. Deveríamos estar gratos que, enquanto humanidade, conseguimos fazer isso juntos. E, ao mesmo tempo, essas tecnologias nos permite fazer coisas com consequências terríveis.

A questão que fica é: como otimizamos as coisas que queremos e minimizamos os riscos para evitar o que não queremos. É esse o jogo. E não é impossível. Mas requer que muito trabalho seja feito agora.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: No caso da covid, foi um sucesso?

caça níquel era do gelo Metzl: Acho que não fomos bem. Fomos no caso do desenvolvimento das vacinas. Mas na distribuição das vacinas, não fomos bem. Certamente os EUA precisariam ter feito mais para compartilhar as vacinas.

Também não empoderamos a OMS, que poderia ter tido um papel mais ativo. Não construímos uma OMS assim. E não é culpa dos líderes da OMS, é culpa nossa. Eu acredito que toda a pandemiacaça níquel era do gelocovid poderia ter sido completamente evitada.

Acredito que essa foi uma pandemia política, e fracassamoscaça níquel era do geloreagir à crise.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: No seu livro, você fala sobre bem-estar animal e vegetarianismo, dizendo que a tecnologia pode ajudar mais pessoas a ter acesso à comidacaça níquel era do gelouma forma mais sustentável e eficiente. Você acha que a agricultura está mesmo se tornando mais sustentável e ecológica?

caça níquel era do gelo Metzl: Temos mais consciência ambiental do que no passado. Temos maior noção das implicações negativas do aquecimento global e mudanças climáticas. Mas comocaça níquel era do gelotodas as áreas, estamos tendo dificuldadescaça níquel era do gelotomar as medidas necessárias para mudar nossa trajetória.

Muito mais precisa ser feito. Temos 8 bilhõescaça níquel era do gelohumanos,caça níquel era do gelobreve seremos 10 bilhões. Todos precisam ser alimentados. Todos têm direito a alimentaçãocaça níquel era do geloqualidade, para si e suas famílias. Cabe a nós fazer isso. Mas precisa ser feitocaça níquel era do gelouma forma ecológica e sustentável.

Carnecaça níquel era do gelolaboratório

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Carne artificial, criadacaça níquel era do gelolaboratórios, poderia ser uma formacaça níquel era do gelose reduzir o aquecimento global no futuro, segundo o autor

E não estamos fazendo isso. Para isso, as ferramentas da genética e biotecnologia podem nos ajudar a aumentar a produtividade da nossa agricultura.

Vivemoscaça níquel era do geloum mundo com aumento contínuo na produtividade da agricultura e uma produção globalcaça níquel era do geloalimentoscaça níquel era do gelomassa, que triplicoucaça níquel era do gelo70 anos.

O Brasil fez um excelente trabalho, mas também estamos vendo no Brasil as consequênciascaça níquel era do geloprecisarmoscaça níquel era do gelotanta terra, tanta água e tantos fertilizantes.

A questão é como podemos melhorar, conseguir alimentoscaça níquel era do geloalta qualidade mas com menos necessidadecaça níquel era do geloterra, água e fertilizantes.

Um caminho é continuar desenvolvendo melhores variedadescaça níquel era do gelosementes. Podemos reduzir nossa dependênciacaça níquel era do gelofertilizantes sintéticos pensandocaça níquel era do geloformas diferentescaça níquel era do gelodar nutrientes às plantas e manipulando microbiomas.

E precisamos pensar a pecuáriacaça níquel era do geloforma diferente. Nós humanos, assim como a espécie anterior a nós, temos comido carne por muito tempo e isso é parte da nossa identidade e nossa cultura. Mas eu acho que seria saudável para os humanos comermos menos alimentos baseadoscaça níquel era do geloanimais. Seria bom para o clima se todos virassem vegetarianos.

Eu mesmo não sou vegetariano e não estou pedindo aos brasileiros para serem. Mas podemos conseguir produtos animaiscaça níquel era do gelooutras formas, sem continuar desmatando a floresta amazônica para pecuária.

A taxacaça níquel era do geloconversão calóricacaça níquel era do geloplantas para gado para humanos écaça níquel era do gelo30. Uma vaca precisa consumir 30 caloriascaça níquel era do geloplantas para produzir uma caloriacaça níquel era do gelobife. Isso não é eficiente. Por isso, as novas ferramentascaça níquel era do geloculturacaça níquel era do gelocélula oucaça níquel era do gelocarne cultivada vão utilizar células-troncocaça níquel era do geloanimais saudáveis, crescê-las, expandir essas células e criar produtos animaiscaça níquel era do gelobiorreatores.

Pode não parecer algo natural para muitas pessoas, mas a pecuária industrial também não é normal, se olharmos para a nossa experiência histórica.

Estamos nos primórdios deste tipocaça níquel era do gelotecnologia. A maioriacaça níquel era do gelonós nem se importa com o que está na carne que comemos. Mas poderíamos ter um produto biologicamente idêntico que usa menos água, menos fertilizantes, menos energia, menos impacto ambiental e talvez sendo até mais seguro, saudável e nutritivo.

Ainda poderíamos ter o produto premium e pagar mais por ele — como carnecaça níquel era do gelomaior qualidade ou outros produtos animais.

Eu não acho que as pessoas estejam preparadas para uma mudança radical,caça níquel era do gelosaircaça níquel era do gelocomo vivemos hoje para amanhã estarmos vivendo como os Jetsons.

Mas acho que é possível mudar os sistemas que usamos agora.

No casocaça níquel era do gelocombustíveis fósseis, eles foram um tremendo sucesso para humanos no passado e nos permitiram fazer coisas incríveis, possibilitando que se pusesse fim a abusos horríveis, como a escravidão.

O aquecimento global é,caça níquel era do gelocerta forma, uma consequência do sucesso da humanidade. Mas ele criou outros problemas. Se resolvermos esse problema, talvez isso gere outros problemas.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: No caso do Brasil, muitas pessoas são céticas quanto aos benefícios da tecnologia na agricultura. Por um lado, é inquestionável o ganhocaça níquel era do geloprodutividade que se teve no campo. Mas por outro, a tecnologia permitiu que se plantasse no Cerrado, e hoje ele se tornou um dos biomas mais desmatados no Brasil. A tecnologia parece ter piorado a situação do Cerrado.

caça níquel era do gelo Metzl: Muitos dos brasileiros que estão infelizes com o papel da tecnologia no desmatamento só existem por causa da revolução verde. O motivo que temos 8 bilhõescaça níquel era do gelohumanos é a revolução verde.

Quando ela aconteceu no México nos anos 1950, o país estava passando por fome, que afetava milhõescaça níquel era do gelopessoas. O país não tinha comida para alimentarcaça níquel era do gelopopulação ecaça níquel era do gelopoucas décadas havia tanta comida que o México começou a exportar grãos.

Mas a tecnologia nos ajuda a resolver problemas e acaba criando novos problemas. Por isso, quando cometemos erros, precisamos ter sistemas para identificar o que aconteceucaça níquel era do geloerrado e nos responsabilizar pelos erros.

Desmatamento no Cerrado

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Agricultura no Cerrado se beneficiou com maior tecnologia, mas ela também provocou aumento no desmatamento

Eu escrevo no meu livro como os humanos quase acabaram com várias espéciescaça níquel era do gelobaleia porque aperfeiçoamos tanto as formascaça níquel era do gelomatar. Se não fosse a ONU dizer que precisamoscaça níquel era do gelomecanismoscaça níquel era do gelocontrole, muitas dessas espécies teriam sido extintas.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: No caso do Cerrado, qual seria uma boa solução? É possível aumentar ainda mais a produtividade sem expandir o usocaça níquel era do geloterras?

caça níquel era do gelo Metzl: Se diminuirmos nossa dependênciacaça níquel era do geloprodutos animais, precisaremoscaça níquel era do gelomenos gado. Digamos que consigamos substituir 50% da carne que os humanos consomem hoje. Ou seja, 50% viriamcaça níquel era do gelocarne cultivada (em laboratório) e 50%caça níquel era do geloanimais abatidos. Ainda teríamos acesso a bifescaça níquel era do geloqualidade, mas precisaríamoscaça níquel era do gelomuito menos gado e terras. A Terra quer se repovoar com vida selvagem, são os humanos que estão colocando pressão no planeta através do desmatamento.

Duas coisas são necessárias: uma é essa parte da demanda. A outra é a governança.

Governos precisam fazer um trabalho melhor na proteçãocaça níquel era do geloespaços naturais.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: Você acha que as pessoas já estão prontas para consumir carne artificial? Me parece que é algo que os consumidores ainda não estão preparados.

caça níquel era do gelo Metzl: A tecnologia para se criar carne cultivada existe e está avançando rapidamente, mas não estácaça níquel era do geloum estágiocaça níquel era do geloque possa competir com produtos animais “naturais”. Nãocaça níquel era do gelotermoscaça níquel era do gelocusto e escala. Acho que ainda é preciso investir muito para se ganhar escala.

Precisamos lidar com o sucesso que foi a agricultura industrial. A boa notícia é que essa agricultura não é a que praticamos desde sempre. Nessa escala, ela existe há menoscaça níquel era do gelocem anos. E podemos mudar isso.

caça níquel era do gelo BBC News Brasil: Em seu livro, você pinta um cenáriocaça níquel era do geloum futurocaça níquel era do geloque a humanidade controla poderes quase como deuses. Qual é o cenário ideal que você vê para a humanidade,caça níquel era do geloque os desafios foram vencidos?

caça níquel era do gelo Metzl: Quando eu estava escrevendo o livro, meu pai foi diagnosticado com câncer neuroendócrino, o mesmo que matou Steve Jobs. Ao contráriocaça níquel era do geloJobs, eu fui atráscaça níquel era do gelotudo que é tecnologia que pudesse combater esse câncer. Eu insisti que fizéssemos um sequenciamento das célulascaça níquel era do gelocâncer e acabamos encontrando uma mutação.

E encontramos um tratamento para bloquear a habilidade desta célulacaça níquel era do gelose reproduzir, um tratamento que praticamente nunca tinha sido usado neste câncer. Isso funcionou por um ano e meio, mas paroucaça níquel era do gelofuncionar porque o câncer evoluiu.

Sequenciamos as célulascaça níquel era do gelonovo e achamos outra mutação.

Meu pai, pelo diagnóstico que recebeu, deveria ter seis mesescaça níquel era do gelovida. Desde então ele já viu o Kansas City Chiefs ganhar dois Super Bowls. Ele foi ao bat mitzvah [comemoração judaica]caça níquel era do gelosua neta. Ele e minha mãe estavam no lançamento do meu livrocaça níquel era do geloNova York.

É um exemplo pequeno. As pessoas têm medocaça níquel era do geloum apocalipse com inteligência artificial. Esses medos não são necessariamente sem fundamento. Mas vivemoscaça níquel era do geloum mundo mediado pela tecnologia. A agricultura é uma formacaça níquel era do gelobiotecnologia.

Qual é minha visão para um futuro melhor? Viver com mais saúde, talvez por mais tempo, com vidas mais robustas, onde transformamos nosso sistema saúde baseadocaça níquel era do gelosintomascaça níquel era do gelodoença para algo preventivo e proativo.

Onde cultivamos comida para que todos no planeta tenham acesso a maior qualidadecaça níquel era do gelonutrição, utilizando menos terra e água e coisas que dilapidam grande parte do nosso planeta.

Onde transformamos nosso modelocaça níquel era do gelotransformaçãocaça níquel era do gelomateriais industriais,caça níquel era do geloque cortamos ou cavamos coisas da natureza, e passamos a cultivá-los.

Nossa espécie consegue vivercaça níquel era do gelopartes do universo que são inóspitas para nós.

O principal desse momento da humanidade nesse planeta é que depoiscaça níquel era do geloquatro bilhõescaça níquel era do gelovida, uma espécie finalmente consegue usar engenharia para criar inteligência e redesenhar a vida. O que vai definir se fomos bem-sucedidos ou não é se saberemos usar sabiamente essas capacidadescaça níquel era do geloPrometeu.