A solução suíça para irrigar terras semiáridas que desafia a gravidade:roleta aovivo
A Suíça pode ser chamadaroleta aovivo"caixa d'água da Europa", mas uma região no sudoeste do país, Valais, sofreu historicamente com uma aridez exacerbada pelo foehn, um vento notoriamente quente e seco encontrado aqui.
Fazendo fronteira com a Itália ao sul e a França a oeste, a regiãoroleta aovivoformaroleta aovivoL se estende do poderoso Matterhorn ao Lago Genebra.
Os solos aluviais das encostas mais baixas do Valais são atapetados com pomaresroleta aovivofrutas, onde cercaroleta aovivo70 variedadesroleta aovivodamascos amadurecem nos verões da região, comparáveis aos dos países mediterrâneos.
Enquanto isso, nas pastagens alpinas do alto Valaisroleta aovivolíngua alemã, é possível ouvir os sinosroleta aovivoanimais nativos, como as ovelhas Valais Blacknose e os gados Herens, na sombra dos Alpes.
Esses mesmos picosroleta aovivomaisroleta aovivo4 mil metros protegem os vinhedos plantadosroleta aovivosocalcos (técnicaroleta aovivocultivoroleta aovivodegraus) do Valais, tingindoroleta aovivoverde as dramáticas encostas voltadas para sudeste do Vale do Rhône.
Este é o coração da indústriaroleta aovivovinhos requintados da Suíça, onde variedades endêmicas, como Amigne e Goronroleta aovivoBovernier, colocaram safras suíças no mapa mundial.
Apesarroleta aovivoser cercada por algumas das montanhas mais úmidas do país, a região chamuscada pelo sol e esculpida por geleiras recebe apenas 500 mmroleta aovivochuva por ano, apresentando um desafioroleta aovivoengenharia único para a irrigação.
Canaisroleta aovivoirrigação que desafiam a gravidade, conhecidos como bisses, foram projetados para desviar a água do degelo glacialroleta aovivoriachosroleta aovivomontanha para pastagens e vinhedosroleta aovivoaltitudes mais baixas.
Até hoje, 200 deles, totalizando 1,8 mil kmroleta aovivoextensão, fornecem água para 80% da área irrigada do Valais.
Medindo entre 0,5 m e 2 mroleta aovivolargura, o mais primitivo dos bisses do Valais foi talhado na rocha. Outros, como o Bisse des Sarrasins,roleta aovivo500 anos, no distritoroleta aovivoSierre, no centroroleta aovivoValais, foram escavadosroleta aovivotroncosroleta aovivoárvores.
Mas as verdadeiras maravilhas da engenharia foram os "canais suspensos", projetados para guiar a águaroleta aovivogeleiras distantes ao redorroleta aovivodesfiladeiros nos recantos mais selvagens da região.
Localizados a 1,2 mil m acima da margem leste do rio Morgeroleta aovivoSavièse (uma sub-regiãoroleta aovivoValais Central), os canais suspensosroleta aovivoTorrent Neuf, do século 15, foram construídos especificamente para capturar o leite glacial antes que caísseroleta aovivoum desfiladeiro.
Usando lariços derrubados da Foret du Ban du Torrent, os trabalhadores criaram uma sérieroleta aovivoconduítesroleta aovivomadeiraroleta aovivotrês lados que poderiam proteger contra avalanches e quedasroleta aovivopedras.
Em uma verdadeira apresentaçãoroleta aovivocorda bamba, os homens se penduravam nas pontas das cordas, ancorando esses canais suspensos aos penhascosroleta aovivocalcário, com uma fileira duplaroleta aovivovigasroleta aovivomadeira chamadas boutzets.
Depoisroleta aovivoregar o planalto sedentoroleta aovivoSavièse por cinco séculos, os canais suspensosroleta aovivoTorrent Neuf foram aposentadosroleta aovivo1935.
Responsável por encabeçar a idaderoleta aovivoouro dos bissesroleta aovivo1400 graças ao seu sucesso na irrigaçãoroleta aovivoterras improdutivas, o canal do Torrent Neuf foi restauradoroleta aovivo2013 como parte do patrimônio cultural.
Nos vales mais baixos do Valais, os bisses eram talhadosroleta aovivoterra.
Os detritos da escavação reforçaram as margens externas do canal, como no segmento florestal rio abaixoroleta aovivoTorrent Neuf, conhecido como Bisseroleta aovivoSte Marguerite, alimentado pela geleira Tsanfleuron. Moradoresroleta aovivoSavièse, como Lydwine Bruchez, continuam a obter água dele.
A agricultora cria cavalos, gados Herens e um rebanhoroleta aovivo120 ovelhas Suffolkroleta aovivoseus 60 hectaresroleta aovivoterra.
"Graças aos bisses, nós [agricultores] temos forragem para nossos animais. É uma questãoroleta aovivosobrevivência para a agricultura do Valais", diz Bruchez.
"Água é vida, simples assim."
Em um dia quente e abafadoroleta aovivomaio, eu assisti incrédula quando Bruchez ergueu uma placaroleta aovivoferroroleta aovivo5 kg (uma herançaroleta aovivofamília), antesroleta aovivomergulhá-laroleta aovivoum pequeno canalroleta aovivoágua que corria pelo seu campo repletoroleta aovivoflores.
A ação — baseadaroleta aovivouma prática antiga conhecida como "zetti" — desvia a água temporariamente para inundar as terras dos agricultores pelo escoamento.
Minutos antes, Bruchez havia levantado a comportaroleta aovivoum pequeno bisse localizado a apenas 100 metrosroleta aovivodistância para criar o canalroleta aovivoágua artificial.
Normalmente, os únicos portadores das chaves dessas pequenas comportas manuais são os guardas do canal, como Philippe Emery, cujas responsabilidades incluem a manutenção e limpeza do bisse, alémroleta aovivocoordenar a distribuiçãoroleta aovivosua água.
Ele é o zelador do Bisseroleta aovivoLentineroleta aovivoSavièse — localizado acima da capital medievalroleta aovivoValais, Sion — há 13 anos.
Cercado por um muroroleta aovivocontençãoroleta aovivopedra, o Bisseroleta aovivoLentine tem 4 kmroleta aovivocomprimento, sendo marginado por um caminhoroleta aovivovinhedos, que se estende ao longo da margem norte do rio Rhône.
A visãoroleta aovivoum escorpião passando é uma pista do clima semi-áridoroleta aovivoValais, onde seis espéciesroleta aovivocactos prosperam, ao ladoroleta aovivofigos e cobras.
"Encontrei uma víboraroleta aovivo2 mroleta aovivocomprimento espreitando aqui uma vez", conta Emery, cuidadosamente agachado sobre o bisse para remover a placaroleta aovivometal que aumenta o nível da água.
Destravando a comporta, ele redirecionou a água do bisse para um barrilroleta aovivometalroleta aovivo200 litros próximo.
Esses "reservatórios" privados e comunitários sãoroleta aovivoonde os produtores locais retiram água para seus vinhedos, geralmente começandoroleta aovivomaio, quando a chuva diminui, continuando até setembro.
Nenhuma parcelaroleta aovivoterra é deixada sem uso pelos incansáveis produtoresroleta aovivovinho da região, que contam com alguns dos vinhedos mais íngremes do mundo.
O proprietário da vizinha Cave L'Orpailleur, Frédéric Dumoulin, cuidaroleta aovivoterrenos medindo apenas 1 mil m².
Aderindoroleta aovivoforma improvável a encostas com 30 grausroleta aovivoinclinação, suas videiras Chardonnay crescem a 900 m.
Todas as 20 uvasroleta aovivoDumoulin (incluindo variedades indígenas, como Petite Arvine) são nutridas pelo Clavau — um bisse construídoroleta aovivo1453 pelo Bisporoleta aovivoSion.
Graças às suas vistas alpinas cobertasroleta aovivoneve e ao acesso direto aos guérites (baresroleta aovivovinho), o Bisseroleta aovivoClavau também serve como uma trilharoleta aovivocaminhada bastante frequentada.
É umroleta aovivouma sérieroleta aovivopasseios por bisses misericordiosamente planos na região que provaram ser uma bênção para o turismo regional.
Começando na vilaroleta aovivoSt-Romain, o caminhoroleta aovivo8 kmroleta aovivoBisseroleta aovivoClavau serpenteia vinhedos vertiginosos que descem até o rio Rhône — uma faixa turquesa cintilante ladeada por encostas verde-esmeralda.
Eu segui o som do zumbidoroleta aovivoabelhas e do borbulhar da água que fluía alternadamente pelos canaisroleta aovivoconcreto ao ar livre do bisse, túneisroleta aovivopedra e conduítesroleta aovivometal.
Uma pessoa que sabe mais do que ninguém sobre os antigos cursosroleta aovivoágua da região é o veterano Jean-Charles Bornet.
Criado nas dobras do vale ensolaradoroleta aovivoNendaz — que abriga a maior rederoleta aovivobisses do Valais —, o conselheiro local guarda boas lembranças do Bisse Vieux.
"Me lembroroleta aovivosubir aqui quando era menino com uma enorme mochilaroleta aovivopiquenique que pesava mais do que eu", conta Bornet, enquanto seguimos os contornos dos canais sob a sombraroleta aovivoabetos.
"É onde passei muitos finsroleta aovivosemana, e ainda passo."
Documentado pela primeira vezroleta aovivo1640, o Bisse Vieuxroleta aovivo1,6 mil mroleta aovivoaltura é o único que transporta água durante todo o ano, proveniente da geleira Grand Désert dos Alpes Peninos.
É também um exemplo clássicoroleta aovivocomo essa tecnologiaroleta aovivoirrigação indígena foi adaptada para terrenos desafiadores.
No meio do seu percursoroleta aovivo7 km, a água desceroleta aovivocascata por uma sérieroleta aovivocalhasroleta aovivometal como se fossem degrausroleta aovivouma escada, para atravessar um cume rochoso.
Em um trecho mais plano, Bornet aponta para os restosroleta aovivouma enorme pedra na margem do bisse, fragmentada por dinamite.
"Este foi o trabalhoroleta aovivoum agricultor localroleta aovivodamasco que por acaso tinha uma licençaroleta aovivodinamite", diz ele, explicando que as rochas que se soltam pelo derretimento da neve e detritos naturais, como galhos, podem muitas vezes obstruir o bisse, exigindo algum tiporoleta aovivointervenção "explosiva".
Atravessando várias bacias hidrográficas, bisses mais longos como o da vilaroleta aovivoSaxon —roleta aovivo26 quilômetros — eram um alvo fácil para os ladrõesroleta aovivoágua no século 14.
A solução? Um marteloroleta aovivoalerta movido a água, erguido por uma rodaroleta aovivopás a cada curva, que funciona ainda hoje.
Os guardas passavam a noiteroleta aovivocabinesroleta aovivomadeira ao lado deles, prontos para dar o bote se o martelo silenciasse, o que também poderia indicar um bloqueio no bisse rio acima.
"Hojeroleta aovivodia, um guarda pode saber apenas pelo som da água se uma pedra está bloqueando algum trecho ao longoroleta aovivoseu curso", afirma Bornet, enquanto tira um galho do bisse.
Embora muitos suíços fora do Valais não tenham ouvido falar dos bisses, a notaroleta aovivo100 francos suíços é adornada com a ilustraçãoroleta aovivoum dos mais espetaculares: o Bisse d'Ayent.
Construídoroleta aovivo1442,roleta aovivopassagemroleta aovivocanais suspensos adjacentes a um cume rochosoroleta aovivo1,8 mil m são um feito da engenharia que rendeu a ele o apelidoroleta aovivo"Rei dos Bisses".
"Os bisses são o resultado da engenhosidade e audácia do Valais e do seu povo", diz Emilie Morard, chefe do Conselhoroleta aovivoTurismoroleta aovivoMercados Europeus do Valais.
"Somos orgulhosos deste conhecimento ancestral."
roleta aovivo Leia a versão original roleta aovivo desta reportagem (em inglês) no site BBC Travel roleta aovivo .
roleta aovivo Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roleta aovivo ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta aovivoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta aovivousoroleta aovivocookies e os termosroleta aovivoprivacidade do Google YouTube antesroleta aovivoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta aovivo"aceitar e continuar".
Finalroleta aovivoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta aovivoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta aovivousoroleta aovivocookies e os termosroleta aovivoprivacidade do Google YouTube antesroleta aovivoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta aovivo"aceitar e continuar".
Finalroleta aovivoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta aovivoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta aovivousoroleta aovivocookies e os termosroleta aovivoprivacidade do Google YouTube antesroleta aovivoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta aovivo"aceitar e continuar".
Finalroleta aovivoYouTube post, 3