A história por trás do primeiro transplantefat banker slotcoração do mundo:fat banker slot
Foi um momento crucial na história da medicina, um acontecimento que estampou jornaisfat banker slottodo o mundo e transformou Barnardfat banker slotuma celebridade da noite para o dia.
E a jornada até o momento do primeiro transplantefat banker slotcoração humano do mundo, bem como depois dele, é minuciosamente contada nos próprios corredores do local onde a operação ocorreu.
"Este não é apenas um museu, é um patrimônio", disse Hennie Joubert, fundador e curador do Museu do Coração da Cidade do Cabo. "É onde tudo aconteceu."
O Museu do Coração da Cidade do Cabo fica nas dependências do hospital Groote Schuur, um dos maiores hospitais públicos da Cidade do Cabo, na África do Sul. Ao visitar o local, o visitante passa por funcionários uniformizados e familiares que levam mantimentos para seus entes queridos.
Ainda que seja, sem dúvida, um patrimônio histórico, o hospital continua sendo um ambientefat banker slottrabalho frenético e o principal centrofat banker slotensino para a Faculdadefat banker slotMedicina da Universidade da Cidade do Cabo.
Testesfat banker slotcães
Há muito tempo, Barnard e o transplantefat banker slotcoração fascinam Joubert.
Seu pai e Barnard se tornaram amigos quando estudavam juntos na Universidade da Cidade do Cabo, e antesfat banker slotBarnard mergulhar no mundo da cirurgia, os dois compartilharam um consultório na pequena cidade agrícolafat banker slotCeres.
Joubert vendeu seu negócio no ramo da oncologiafat banker slot2006 e abriu o museufat banker slot2007 para marcar o 40º aniversário da operação.
"Disse à minha esposa que construiria um museu custe o que custar", ri.
Com o passar dos anos, Joubert investiu maisfat banker slot8 milhõesfat banker slotrands (R$ 2,2 milhões)fat banker slotseu próprio bolso no projeto, reformando e restaurando as salasfat banker slotoperação originais, criando exposições e colecionando recordações do acontecimento.
O museu traça o caminhofat banker slotBarnard rumo ao estrelato da medicinafat banker slotsete espaços, juntamente com a pesquisa mundial que pavimentou o caminho rumo ao primeiro transplantefat banker slotcoração humano.
Naquela época, Barnard não era o único cirurgião cardíaco que esperava escrever seu nome nos livrosfat banker slothistória.
Nos Estados Unidos, Richard Lower e Norman Shumway passaram o fim dos anos 1950 e 1960 aperfeiçoando os procedimentosfat banker slottransplantefat banker slotcães, e Barnard se baseoufat banker slotsuas pesquisas efat banker slotseus próprios testes com 'pacientes' caninos na África do Sul.
Ao lançar luz sobre esses primeiros testes, que ocorreram no auge do períodofat banker slotsegregação racial do apartheid na África do Sul, o museu também aborda brevemente o papel crucial desempenhado pelos assistentes negros e mestiços no histórico transplante.
Hamilton Naki,fat banker slotparticular, ficou famoso porfat banker slotascensãofat banker slotzelador do hospital a membro habilidoso da equipe que auxiliava na pesquisafat banker slottransplantes no laboratóriofat banker slotanimais da Groote Schuur.
Efat banker slotmuitas maneiras, a África do Sul era um lugar incomum para que essa revolução da prática médica acontecesse.
Definição da morte
Em 1967, o país estava cada vez mais isolado do mundo por suas políticasfat banker slotsegregação racial.
Mas parte do sucessofat banker slotBarnard se deve à interpretação legal da morte. Na África do Sul, os médicos podiam declarar morto um paciente com morte cerebral, o que abria caminho para a doaçãofat banker slotórgãos.
Já nos Estados Unidos, apenas a ausência do batimento cardíaco cardíaco qualificava um paciente como legalmente morto.
Shumway criticava tal concepção, chamando-afat banker slotantiquada, enquanto Lower foi quase processado por assassinato após realizar seu primeiro transplantefat banker slotcoração, o 16º no mundo,fat banker slotmaiofat banker slot1968.
Sem localizar a família do doador, Bruce Tucker, Lower prosseguiu com a operação e retirou o coração do homem para transplante.
Quando a famíliafat banker slotTucker descobriu o que havia acontecido, eles o processaram, acusando-ofat banker slotnegligência médica.
Lower foi finalmente inocentadofat banker slotqualquer irregularidadefat banker slot1972, e o precedente acabou por mudar a legislação americana sobre a determinação da morte.
A morte, tanto quanto a vida, é fio condutor do museu. Mas seu canto mais tocante não vem dos pesquisadores e cirurgiões que lutaram pelo reconhecimento do pioneirismo, mas do quartofat banker slotDenise Darvall, a bancáriafat banker slot25 anos que acabou entrando para a história.
Em 2fat banker slotdezembrofat banker slot1967, ela e a mãe foram atropeladas por um carro na Main Road,fat banker slotfrente ao hospital. Enquantofat banker slotmãe, Myrtle, morreu imediatamente, Denise sofreu lesões cerebrais que, horas depois, se mostrariam fatais.
No museu, as paredesfat banker slotseu quarto recriado estão repletasfat banker slotobjetos pessoais doados pela família Darvall, incluindo esboçosfat banker slotseus diários e uma pequena bíblia. Espalhado pela cama, há um punhadofat banker slotdiscosfat banker slotvinil, principalmentefat banker slotvalsas e óperas.
Mas o que mais impressiona aqui são as palavras, escondidasfat banker slotuma parede,fat banker slotseu pai.
Apenas algumas horas depoisfat banker slotperderfat banker slotesposa e a filha, os médicos pediramfat banker slotpermissão para que o coraçãofat banker slotDenise fosse transplantado para o peitofat banker slotum paciente muito doentefat banker slot54 anosfat banker slotidade. Sua resposta?
"Bem, doutor, se você não pode salvar minha filha, tente salvar este homem."
Aquele homem era Louis Washkansky, que encontramos -fat banker slotformafat banker slotum boneco -fat banker slotuma camafat banker slotenfermariafat banker slotoutro quarto.
Ele tinha sido internado praticamente desenganado por causafat banker slotinsuficiência cardíaca progressiva.
Basta um olhar atento nas cópias dos prontuários médicos acimafat banker slotsua cama para ver que um comentáriofat banker slotum médico, praticamente ilegível, se destaca.
"Nenhuma cirurgia ajudará (este homem). Deixe a natureza seguir seu curso."
Barnard discordou, e a ambição desse jovem cirurgião é bem contada na recriaçãofat banker slotseu consultório.
Painéis pendurados na parede traçamfat banker slotjornada desdefat banker slotorigem humilde, como filhofat banker slotum pastor na semi-desértica cidadefat banker slotBeaufort West até suas frustrações como clínico-geral, passando por seu posterior treinamento cirúrgico nos EUA.
Polêmicas e luta para criar museu
No auditório adjacente, um documentáriofat banker slot26 minutos revela as muitas facetasfat banker slotBarnard: um cirurgião brilhante, mas um homem que gerou polêmica ao longofat banker slotsua carreira.
Tudo isso é um prelúdio para o parfat banker slotsalasfat banker slotcirurgia onde o transplante histórico ocorreu na madrugadafat banker slot3fat banker slotdezembrofat banker slot1967: 2A, onde Washkansky esperava um novo coração deitadofat banker slotuma mesafat banker slotoperações, e 2B, onde Darvall estava pronta para doar o dela.
"Queria recriar o museu exatamente como na noite da operação. Fiquei obcecado com isso", relembra Joubert.
Felizmente, a burocracia do sistemafat banker slotsaúde pública da África do Sul se mostrou útil.
"A documentação do hospital Groote Schuur era muito precisa, então, todos os númerosfat banker slotsériefat banker slottodos os equipamentos que estavam na salafat banker slotcirurgia naquela noite estavam disponíveis", lembra Joubert.
Trazer o equipamentofat banker slotvolta àfat banker slotcasa original não foi tão simples. A cama da salafat banker slotcirurgia onde Darvall estava foi doada ao Hospital Católico Romano na capital da Namíbia, Windhoek.
"Telefonei para o chefe do hospital e expliquei que precisava da cama na Cidade do Cabo porque faz parte da história da África do Sul", diz Joubert. Ele substituiu a cama por uma nova e trouxe a originalfat banker slotvolta para a Cidade do Cabo.
A luminária da salafat banker slotcirurgia 2B também foi vendida, mas Joubert conseguiu localizá-lafat banker slotum hospital veterinário local e convenceu os proprietários a devolver o original ao museu.
A inclusãofat banker slotmemorabilia original empresta significativa autenticidade ao museu.
Na salafat banker slotcirurgia 2A, a máquina originalfat banker slotCirculação Extracorpórea que manteve Washkansky vivo ficafat banker slotum lado. A balança usada para medir a perdafat banker slotsangue foi localizadafat banker slotum depósito do hospital e hoje pode ser encontrada no postofat banker slotenfermagem da salafat banker slotcirurgia 2A.
No escritório recriadofat banker slotBarnard, seu manequim fica atrás da escrivaninha originalfat banker slotseu escritório na Universidade da Cidade do Cabo. A pasta do médico,fat banker slotcouro antigo ao pé da lareira, éfat banker slotseu tempo como clínico-geralfat banker slotCeres.
No corredor do ladofat banker slotfora dos centros cirúrgicos, as vitrines estão repletas dos telegramas e cartas originais que vieramfat banker slottodo o mundo quando as notícias sobre o transplante passaram a circular. Shumway enviou a Barnard seus parabéns - e, sem dúvida, conselhos indesejados sobre os cuidados pós-operatórios.
Mas nem todos saudaram a conquista.
"Para o açougueiro do hospital Groote Schuur", diz uma nota da Mary Power Slattery,fat banker slotChicago. "Um bandofat banker slotghouls (monstro folclórico associado com cemitérios e que consome carne humana), todos vocês", escreveu S. Peschel,fat banker slotArlington, no Estado americano da Virgínia.
Mas,fat banker slottodos os artefatos no Museu do Coração da Cidade do Cabo, os mais importantes podem facilmente deixarfat banker slotser notados.
Dentrofat banker slotuma caixafat banker slotvidro no centro cirúrgico 2B, o visitante encontra dois cubosfat banker slotvidro cheiosfat banker slotformaldeído, preservando dois itens importantes. À esquerda: o coração doentefat banker slotLouis Washkansky.
À direita: o coraçãofat banker slotDenise Darvall que escreveu para sempre o nomefat banker slotBarnard na história da medicina moderna.
Washkansky viveu apenas 18 dias após o transplante - a morte foi causada por uma pneumonia dupla. Mas, quando deu seu último suspiro, o coraçãofat banker slotDarvall ainda batia fortemente dentro do peitofat banker slotoutro ser humano.
- fat banker slot Leia a versão original fat banker slot desta reportagem (em inglês) no site BBC Travel.
fat banker slot Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube fat banker slot ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfat banker slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafat banker slotusofat banker slotcookies e os termosfat banker slotprivacidade do Google YouTube antesfat banker slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefat banker slot"aceitar e continuar".
Finalfat banker slotYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfat banker slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafat banker slotusofat banker slotcookies e os termosfat banker slotprivacidade do Google YouTube antesfat banker slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefat banker slot"aceitar e continuar".
Finalfat banker slotYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfat banker slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafat banker slotusofat banker slotcookies e os termosfat banker slotprivacidade do Google YouTube antesfat banker slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefat banker slot"aceitar e continuar".
Finalfat banker slotYouTube post, 3