A princesa que transformou a medicinaapostar na copaguerra:apostar na copa

Vera Gedroits

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Vera Gedroits era uma mulher muito à frenteapostar na copaseu tempo - masapostar na copahistória é pouco conhecida.

Durante as horas seguintes, ela eapostar na copaequipe realizaram cirurgias e trataram aqueles que podiam ser tratados, enquanto o trem se afastava da frenteapostar na copabatalha. Cercaapostar na copa12 horas depois, o veículo finalmente tomou uma distância segura.

Duas semanas depois,apostar na copa10apostar na copamarçoapostar na copa1905, a batalha terminou com a derrota do Exército russo.

Voluntária na Cruz Vermelha

Este seria um pontoapostar na copavirada na vidaapostar na copaVera Ignatievna Gedroits - descendente da realeza lituana, cirurgiã talentosa e excêntrica. Conhecida justificadamente como princesa Gedroits, era uma figura extraordinária. Apesar disso, continuaapostar na copagrande parte desconhecida no Ocidente.

Como pioneira da medicina no campoapostar na copabatalha, Gedroits fez contribuições que, segundo especialistas, poderiam ter salvo milharesapostar na copavidas durante a 1ª Guerra Mundial se tivessem sido mais compreendidas na época.

"Quando ouviapostar na copahistória pela primeira vez, ainda me lembro do que pensei: 'Por que ainda não fizeram um filme sobre isso?'", diz Melanie Stapleton, professora-assistenteapostar na copamedicina da Universidadeapostar na copaCalgary, no Canadá.

Mas quem era exatamente Vera Gedroits e por que não é tão lembrada?

Vera Gedroits

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Vera Gedroits é retratada aqui (à direita)apostar na copa1915, no augeapostar na copasua carreira

Mesmo uma das principais informações sobre Gedroits - o ano do seu nascimento - tem sido motivoapostar na copadúvida. Muitos artigos dizem que ela nasceuapostar na copa1876, mas ela parece ter corrigido issoapostar na copaseus documentos pessoais. Na verdade, Gedroits nasceu seis anos antes,apostar na copa1870,apostar na copaKiev, atual Ucrânia.

Não há muitos detalhesapostar na copainglês disponíveis sobreapostar na copainfância, mas sabe-se que ela vinhaapostar na copauma família rica e estudouapostar na copacasa antesapostar na copaterminar a escolaapostar na copaSão Petersburgo. Quando tinha 16 anos, foi presa por participarapostar na copaatividades revolucionárias organizadas por uma facçãoapostar na copaesquerda.

Gedroits voltou, então, para casa, mas logo fugiu para Lausanne, na Suíça. Foi lá que estudou medicina. Gedroits teria sido uma das milharesapostar na copamulheres que estudaram medicina naquele país no final do século 19 e início do século 20. À época, a Suíça era uma exceção à regra: suas universidades aceitavam estudantesapostar na copamedicina do sexo feminino.

Começo da carreira

Em 1901, Gedroits retornou à Rússia, onde mais tarde passaria pelos examesapostar na copaadmissão e oficialmente ganharia o títuloapostar na copamédica. Sua carreira na área não começou no campoapostar na copabatalha, masapostar na copauma propriedade industrial. Foi nomeada cirurgiã na fábricaapostar na copacimentosapostar na copaMaltsov, no distritoapostar na copaZhizdrinsky, no oeste da Rússia.

De acordo com um artigoapostar na coparusso sobreapostar na copacarreira, seu trabalho ali foi transformador. Ela planejou montar uma estrutura hospitalar adequada e,apostar na copapouco tempo, instalara equipamentosapostar na copafisioterapia e uma máquinaapostar na coparaios-X - algo absolutamente inovador para a época.

Para se ter uma ideia, os raios-X haviam sido descobertosapostar na copa1895, menosapostar na copauma década antes. Em seu primeiro ano, 103 pacientesapostar na copacasos cirúrgicos foram tratadosapostar na copaseu hospital; apenas dois morreram.

Os operários recebiam tarefas fisicamente exaustivas. Havia muito trabalho pesado e,apostar na copauma seção que fazia vidro, a matéria-prima era moldada por meio do sopro. Em seus relatos, Gedroits observou que esse tipoapostar na copatrabalho enfraquecia gradualmente os músculos abdominais. Foi por isso que ela acabou operando tantos pacientes com hérnias, supunha.

Ser uma especialista nessa área do corpo era incomum na época - e isso acabou beneficiando-a no futuroapostar na copamaneiras que ela própria não poderia imaginar. Somente dois anos depois, a guerra russo-japonesa começaria. Gedroits se ofereceu como voluntária para a Cruz Vermelha.

O conflito foi muito sangrento e degradante. É frequentemente descrito como uma espécieapostar na copaprévia da 1ª Guerra Mundial, que começaria cercaapostar na copauma década depois. Ambos tinham trincheiras, muitos impasses e numerosas "vitórias"apostar na copabatalhaapostar na copaque ambos os lados perderam milharesapostar na copahomens.

Em última análise, cercaapostar na copa100 mil pessoas foram mortas na guerra russo-japonesa ao fim da qual a Rússia foi efetivamente derrotada - uma surpresa considerando que o Japão era um país muito menor e cheioapostar na copaproblemas econômicos.

Guerra russo-japonesa

Crédito, Alamy

Legenda da foto, A guerra russo-japonesa foi brutal, prenunciando a morte e a destruição que ocorreriam na 1ª Guerra Mundial, uma década depois

Dificuldades no front

Existem poucas fontesapostar na copainglês que detalham as atividadesapostar na copaGedroits durante a guerra. No entanto,apostar na copa1997, o médico militar britânico John Bennett escreveu um artigoapostar na copauma revista científica no qual fez resumo traduzido do próprio registro dela sobre o conflito.

O artigoapostar na copaBennett parece nunca ter sido publicado, mas um rascunho foi enviado para Yuri Kolker, um ex-produtorapostar na copafilmes russos no Serviço Mundial da BBC, que gentilmente compartilhou a carta com a reportagem da BBC Future.

Em 26apostar na copasetembro, Gedroits estava montando um hospitalapostar na copacampanhaapostar na copaum pequeno vilarejo perto da cidadeapostar na copaMukden, hoje conhecida como Shenyang, na China. Este seria um local estratégico para as forças russas nos meses seguintes.

O tremapostar na copaGedroits era o coraçãoapostar na copaseu destacamento no local, mas o próprio hospital não estava confinado aos vagões. Ele havia se expandido pelos arredores do trem,apostar na copafileirasapostar na copabarracas. Cabanasapostar na copacamponeses também foram tomadas e convertidasapostar na copaum centro cirúrgico, assim como alguns armazéns.

Para a salaapostar na copaoperações, as paredes do interior eram cobertasapostar na copaargila e depois caiadasapostar na copabranco. Lençóis esterilizados também foram usados para cobrir o local e torná-lo o mais higiênico possível.

No primeiro mês ali, Gedroits eapostar na copaequipe se viram tratando uma imensa variedadeapostar na copalesões graves. Muitas envolviam ferimentosapostar na copabalas e fragmentosapostar na copagranadas. Havia maisapostar na copa700 casosapostar na copatais lesões nos membros, 143 no peito e 61 no abdômen, por exemplo.

Gedroits relatou o casoapostar na copaum homem que foi hospitalizado com fragmentosapostar na copagranada alojados emapostar na copacabeça. A lesão causou a perdaapostar na copacontrole do lado esquerdo do seu corpo. Gedroits fez uma incisão na cabeça do paciente, abriu as feridas com uma pinça e retirou três grandes pedaçosapostar na copaestilhaços.

Um punhadoapostar na copaoutros pequenos estilhaços também foi removido. Após a operação, o paciente pediu um cigarro. "Aqui - tente com a mão esquerda", disse Gedroits. Para a satisfação dela, ele foi capazapostar na copasegurá-lo.

Aprendendo com os ferimentos

A médica fez anotações extensas sobre os ferimentos que tratou. Também escreveu sobre os tiposapostar na copaarmas que os causaram. Por exemplo, ela descobriu que fragmentosapostar na copagranadas e bombas explosivas deixavam uma marca amarela na pele.

Com o passar dos meses, o clima esfriou. Um dos maiores desafios que Gedroits e seus colegas enfrentavamapostar na copaseu trem hospitalar era justamente as baixas temperaturas, que afetavam gravemente os pacientes hospitalizados nas tendas e os soldados feridos que voltavam do front. Alguns chegaram a sofrer queimaduras por frio.

Mas,apostar na copajaneiro daquele ano, um vagão que funcionava como centro cirúrgico foi adicionado ao trem - um importante complemento nas instalações. No mês seguinte, o hospital móvel foi enviado ao longo da estradaapostar na copaferroapostar na copaMukden para as minas pertoapostar na copaFushan, onde se encontravam muitos homens feridos.

Nas primeiras quatro semanas, Gedroits realizou nada menos que 56 operações. Pacientes convalescentes foram colocadosapostar na copavagões adicionais, aquecidos, onde podiam se recuperar com maior conforto do que as tendas ao ar livre.

Mas foi nessa época que o controle do Exército russo sobre a região começou a se afrouxar. Os japoneses realizaram um ataque inteligente durante a famosa Batalhaapostar na copaMukden. Em 22apostar na copafevereiro, Gedroits e seu trem foram obrigados a recuar. Foi neste dia que ocorreu a ousada fuga que abre esta reportagem.

Em suas anotações, Gedroits descreveu principalmente a dificuldade apresentada pelas lesões abdominais.

Médicos militares estavam bastante familiarizados com este problema na época, diz o cirurgião aposentado e historiador britânico Michael Crumplin. Em muitos casos, os cirurgiões optavam por não intervir -apostar na copavez disso, os soldados com ferimentos abdominais seriam simplesmente monitorados na esperançaapostar na copaqueapostar na copacondição melhorasse. Muitas vezes, o paciente morria.

Gedroits, auxiliada pela Imperatriz Alexandra e pelas Grã-duquesas Olga e Tatiana, opera um paciente

Crédito, Wikimedia Commons

Legenda da foto, Gedroits, auxiliada pela Imperatriz Alexandra e pelas Grã-duquesas Olga e Tatiana, opera um paciente (Crédito: Wikimedia Commons)

Mas, contrariando o que era praxe na época, Gedroits interveioapostar na copaalguns casos, realizando laparotomias - incisões exploratórias do abdômen - para ver se conseguia interromper o sangramento ou drenar o excessoapostar na copalíquidos, por exemplo.

De acordo com Bennett, Gedroits descreveu as vantagensapostar na copafazer esse procedimentoapostar na copasuas anotações nos anos seguintes. Neles, destaca a necessidadeapostar na copaque os exames sobre os abdomens feridos deveriam ser concluídos o mais rápido possível.

Crumplin explica que, como os músculos da parede abdominal são muito apertados, a anestesia deve ser usada para relaxá-los durante as operações. É possível conter hemorragias e fezes que vazem do intestino, mas o riscoapostar na copainfecção continua alto.

Há também grandes vasos sanguíneos suprindo o intestino; qualquer corte mal feito pode ser fatal. E muitos órgãos vitais - como o pâncreas - estão próximos, aumentando os riscosapostar na copamorte se a operação não der certo.

Além disso, não há certezaapostar na copaque o intestino se recupere uma vez operado.

"Todo o intestino paraapostar na copafuncionar, a barriga se distende, você vomita e morreapostar na copadesidratação", diz Crumplin. "As cirurgias na região abdominal trazem consigo enormes desafios".

Gedroits parecia ter conhecimentoapostar na copatudo isso, mas permaneceu indiferente.

Aprimorando o atendimento

Seu trabalho chegou a ser mencionadoapostar na copaum relatório britânico sobre o serviço médico russo durante a Guerra Russo-Japonesa, mas há poucos detalhes sobre ele. A faltaapostar na copadocumentação sobre as atividades da Gedroits significa, nas palavrasapostar na copaSteven Heys, chefe da escolaapostar na copamedicina da Universidadeapostar na copaAberdeen, no Reino Unido, que "perdemos uma enorme oportunidade".

Gedroits descobriu que levar o trem-hospital o mais próximo possível do frontapostar na copabatalha era crucial - como analisar alguns ferimentos dentroapostar na copaprazos específicos. Três horas ou menos para feridas abdominais, por exemplo. Ela fez, inclusive, anotações sobre o melhor tipoapostar na copabandagem para usarapostar na copadeterminado estágio do tratamento.

Se outros tivessem prestado atenção a essas percepções, as baixas durante a 1ª Guerra Mundial poderiam ter sido reduzidas, acrescenta Heys: "Afinal, seus registros se tornaram públicosapostar na copa1905, dez anos antes do início da guerra".

Findo o conflito, a vidaapostar na copaGedroits não ficou menos atribulada. Ela retornou ao posto que tinha na fábrica, expandindo o hospital que administrava ali. Alguns anos depois, passou a trabalhar para a família real russa.

Como cirurgiã no hospital do palácio Tsarskoye Selo, chegou a ensinar até a imperatriz Alexandra e suas filhas Tatiana e Olga as técnicas básicasapostar na copacirurgia. Em uma foto, a própria imperatriz é vista entregando instrumentos a Gedroits enquanto ela realiza uma operação.

Mas Gedroits não era bajuladora real. Conta-se que ela teria empurrado o confidente da imperatriz, Grigori Rasputin, quando ele se recusou a sairapostar na copaseu caminho. Em 1917, a revolução ameaçava a existência da família real russa. Gedroits voltou, então, a trabalhar como cirurgiã no campoapostar na copabatalha na 1ª Guerra Mundial. Acabou ferida e foi morarapostar na copaKiev, na Ucrânia.

Vera Gedroits e grã-duquesa Tatiana

Crédito, Wikimedia Commons

Legenda da foto, Apesarapostar na copater sido presa por seu envolvimentoapostar na copauma revoltaapostar na copaesquerda, Gedroits trabalhou mais tarde para a realeza. Ela é vista aqui com a grã-duquesa Tatiana (Crédito: Wikimedia Commons)

Ali, Gedroits foi contratada para ensinar cirurgia pediátrica e, posteriormente, nomeada professora.

Mas a medicina não eraapostar na copaúnica paixão. Ela se tornou poeta, publicando vários livros. Em Kiev,apostar na copaexcentricidade era notada pelos moradores locais. Gedroits era conhecida por suas roupas masculinas,apostar na copavoz profunda e seu relacionamento íntimo com mulheres. Muitos dizem que ela era lésbica.

Em 2007, um artigo na revista científica Clinical and Investigative Medicine lamentou o fatoapostar na copaque o mundo parece ter se esquecidoapostar na copaGedroits. Ela é um exemplo clássicoapostar na copacomo o conhecimento e a experiênciaapostar na copabenefício dos outros podem se perder. Em parte por causa das circunstâncias, mas também, talvez, porque a sociedade prefira prestar atenção a certos tiposapostar na copapessoasapostar na copadetrimentoapostar na copaoutras.

"Estamos celebrando muita gente hojeapostar na copadia, mas nos esquecemos dessa mulher incrivelmente bem-sucedida e muito interessante", diz Wilson.

As probabilidades estavam contra ela, acrescenta Stapleton.

"Ela era aliada da família real, mulher, contrariava as normas sociais - publicava (seus livros)apostar na coparusso. Qualquer uma dessas coisas seria usada contra ela", explica ela.

"Tudo isso combinado impediu que ela ganhasse o reconhecimento que deveria".

Vera Gedroits morreuapostar na copa1932 e foi enterradaapostar na copaKiev. Segundo relatos, seu túmulo teria sido cuidado por muitos anos por um arcebispo que ela havia tratado quando jovem. Quando ele morreu, escolheu ser enterrado ao lado dela.

Parece uma pena que a fascinante históriaapostar na copavidaapostar na copaGedroits não seja conhecida mais amplamente. O primeiro pensamentoapostar na copaStapleton, ao descobrir a história extraordináriaapostar na copaGedroits, ainda parece perfeitamente adequado: a vida dela não valeria um filme?

apostar na copa Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube apostar na copa ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostar na copaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostar na copausoapostar na copacookies e os termosapostar na copaprivacidade do Google YouTube antesapostar na copaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostar na copa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostar na copaterceiros pode conter publicidade

Finalapostar na copaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostar na copaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostar na copausoapostar na copacookies e os termosapostar na copaprivacidade do Google YouTube antesapostar na copaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostar na copa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostar na copaterceiros pode conter publicidade

Finalapostar na copaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosapostar na copaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaapostar na copausoapostar na copacookies e os termosapostar na copaprivacidade do Google YouTube antesapostar na copaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueapostar na copa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoapostar na copaterceiros pode conter publicidade

Finalapostar na copaYouTube post, 3