As baterias que podem tornar o petróleo coisa do passado:guide slot
Essas não são as únicas bateriasguide slotgrande porte que logo estarão operando na usinaguide slotMoss Landing.
Um totalguide slot182,5 megawatts adicionais produzidos por 256 unidadesguide slotbateria Megapack da Tesla está programado para começar a abastecer a rede elétrica da Califórniaguide slotmeadosguide slot2021, com planosguide slotagregar capacidade suficiente para abastecer todas as casas nas proximidadesguide slotSan Francisco por seis horas,guide slotacordo com a concessionária Pacific Gas & Electric (PG&E), que vai operar o sistema.
Além disso, um projetoguide slotarmazenamentoguide slot250 megawatts foi lançado no ano passado,guide slotSan Diego; um sistemaguide slot150 megawatts começou a ser construído pertoguide slotSan Francisco; um projetoguide slotbateriaguide slot100 megawatts está quase prontoguide slotLong Beach; e há vários outrosguide slotdiferentes estágiosguide slotdesenvolvimentoguide slottodo o Estado.
A Califórnia é atualmente líder global no esforço para compensar a intermitência da energia renovávelguide slotredes elétricas com bateriasguide slotarmazenamentoguide slotlarga escala, mas o resto do mundo está seguindo seu exemplo.
Os planos anunciados recentemente variamguide slotum sistemaguide slot409 megawatts no sul da Flórida, nos EUA, a uma usinaguide slot320 megawatts pertoguide slotLondres, no Reino Unido, a uma instalaçãoguide slot200 megawatts na Lituânia e a uma unidadeguide slot112 megawatts no Chile.
Impulsionados pela queda acentuada dos preços e pelo avanço tecnológico que permite que as baterias armazenem quantidades cada vez maioresguide slotenergia, os sistemasguide slotredeguide slotlarga escala estão registrando um crescimento recorde.
Muitos dos ganhos são reflexo da corrida da indústria automobilística para construir bateriasguide slotíon-lítio menores, mais baratas e mais potentes para carros elétricos.
Nos EUA, as exigências estaduaisguide slotenergia limpa, junto a incentivos fiscais para sistemasguide slotarmazenamento que são combinados com instalações solares, também desempenham um papel importante.
A implantaçãoguide slotmassa do armazenamento pode superar um dos maiores obstáculos da energia renovável: seu ciclo entre o excessoguide slotoferta quando o sol brilha ou o vento sopra, e a escassez quando o sol se põe ou o vento diminui.
Ao suavizar os desequilíbrios entre a oferta e a demanda, dizem os defensores da ideia, as baterias podem substituir as usinasguide slotcombustível fóssil "de pico", que entramguide slotoperação algumas horas por dia quando a demanda por energia aumenta.
Desta forma, a disseminação do armazenamentoguide slotenergia pode ser fundamental para expandir o alcance das energias renováveis e acelerar a transição para uma rede elétrica livreguide slotcarbono.
"O armazenamentoguide slotenergia é, na verdade, a real ponte para um futuro com energia limpa", diz Bernadette Del Chiaro, diretora-executiva da California Solar and Storage Association.
A rapidez com que esse futuro vai chegar dependeguide slotgrande parte da velocidade com que os custos vão continuar a cair. O preço das bateriasguide slotarmazenamentoguide slotlarga escala nos EUA despencou, caindo quase 70% entre 2015 e 2018,guide slotacordo com a Administraçãoguide slotInformaçãoguide slotEnergia do país.
Essa queda bruscaguide slotpreços seguiu os avanços na química da bateriaguide slotíon-lítio para melhorar significativamente o desempenho. A capacidade da bateria também aumentou, com instalações capazesguide slotarmazenar e descarregar energia por períodos cada vez mais longos.
A concorrência no mercado e o aumento da produçãoguide slotbaterias também desempenham um papel importante; uma projeção do Laboratório Nacionalguide slotEnergia Renovável dos EUA prevê uma quedaguide slot maisguide slot45% no custo médio das bateriasguide slotíon-lítio entre 2018 e 2030.
"Estamos praticamente pegando carona no avanço da tecnologia das bateriasguide slotíon-lítio, que é impulsionado principalmente por veículos elétricos e eletrônicosguide slotconsumo", diz Ray Hohenstein, diretor da Fluence, provedoraguide slottecnologiaguide slotarmazenamentoguide slotenergia com projetos que totalizam quase 1 gigawatt (1.000 megawatts), previstos para entrarguide slotoperação na Califórnia dentroguide slotum ano.
O dinheiro investidoguide slotpesquisas para essas aplicações está reduzindo os custosguide slottodas as áreas, afirma Hohenstein.
"É exatamente como o que vimos com os painéis solares."
Na Califórnia, a queda dos preços das baterias, seguido do incentivo agressivo do Estadoguide slotdireção a uma rede elétrica livreguide slotcarbono até 2045, levou a uma sérieguide slotprojetosguide slotarmazenamento.
Um projetoguide slotleiguide slot2013 definiu uma metaguide slot1,325 gigawattsguide slotarmazenamento a serem comissionados para a rede do Estado até 2020. Com 1,5 gigawattsguide slotprojetos atualmente aprovados — incluindo maisguide slot500 megawatts instalados até agora —, essa meta já foi superada,guide slotacordo com a California Public Utilities Commission.
Quando o projeto Moss Landing estiver totalmente operacional,guide slotmeadosguide slot2021, vai mais do que dobrar a quantidadeguide slotarmazenamentoguide slotenergia na Califórnia.
Vários outros Estados americanos também estão embarcandoguide slotgrandes projetosguide slotarmazenamentoguide slotenergia. Entre eles, o projeto Ravenswoodguide slot316 megawatts,guide slotNova York, será capazguide slotfornecer energia a maisguide slot250 mil residências por até oito horas, substituindo duas usinasguide slotpico a gás natural no bairro do Queens.
E o sistema Manateeguide slot409 megawatts planejado para o sul da Flórida será carregado por uma usina solar adjacente. A instalação, que a concessionária Florida Power and Light diz que será o maior sistemaguide slotbateria movido a energia solar do mundo, substitui duas unidades antigasguide slotgás natural.
Como um todo, a capacidade das bateriasguide slotlarga escala dos EUA deve aumentarguide slot1,2 gigawattsguide slot2020 para quase 7,5 gigawattsguide slot2025,guide slotacordo com a Wood MacKenzie, empresaguide slotpesquisa e consultoriaguide slotrecursos naturais.
Kelly Speakes-Backman, presidente-executiva da Associaçãoguide slotArmazenamentoguide slotEnergia dos EUA, diz que a inclusão do armazenamentoguide slotbateria dobrouguide slot2020, e provavelmente teria triplicado se não fosse pela desaceleração da construção causada pela pandemiaguide slotcovid-19.
A Europa demorou mais para aderir ao armazenamento.
"Em geral, a Europa é um pouco mais conservadora" quando se trataguide slottais desenvolvimentos, diz Daniele Gatti, analista da IDTechEx, empresaguide slotpesquisaguide slotmercado com sede no Reino Unido especializadaguide slottecnologia emergente.
Segundo ela, o desenvolvimento do armazenamentoguide slotenergia na Europa foi prejudicado por um mercado restritivoguide sloteletricidade dominado por leilões do governo que tendem a subestimar o armazenamento. Ainda assim, alguns projetosguide slotbateriasguide slotlarga escala estão tomando forma agora, incluindo o sistema Gatewayguide slot320 megawatts a ser construídoguide slotuma nova instalação portuária pertoguide slotLondres.
Globalmente, Gatti prevê um rápido crescimento no armazenamentoguide slotenergia, chegando a 1,2 terawatts (1.200 gigawatts) na próxima década.
Entre os principais protagonistas nesse movimentoestá a Austrália, queguide slot2017 se tornou a primeira nação a instalar uma bateriaguide slotarmazenamentoguide slotlarga escala emguide slotrede, a Hornsdale Power Reserve, com 100 megawatts, e agora planeja adicionar outros 300 megawattsguide slotuma bateria gigante a ser erguida ao longo das linhasguide slottransmissão entre os Estadosguide slotVictoria e Nova Gales do Sul.
O novo sistema vai distribuir eletricidade entre os Estados australianos conforme a necessidade, maximizando a eficiência da infraestruturaguide slottransmissão existente e reduzindo a necessidadeguide slotconstruçãoguide slotnovas linhas elétricas que ficariam ociosas na maior parte do tempo.
Projetos semelhantes estão surgindoguide slotBaden-Württemberg, no sudoeste da Alemanha.
E embora a Moss Landing, nos Estados Unidos, esteja prevista para ser a maior bateria do mundo, não se sabe por quanto tempo ela manterá esse status. A Arábia Saudita acabaguide slotanunciar um enorme sistemaguide slotarmazenamentoguide slotenergia solar na costa oeste do país.
A instalação fornecerá energia 100% renovável 24 horas por dia para um complexoguide slotresortguide slot50 hotéis e 1,3 mil casas sendo construídas ao longo do Mar Vermelho.
Com um relatório recente concluindo que a maioria das usinasguide slotcombustível fóssil nos Estados Unidos chegará ao fimguide slotsua vida útilguide slot2035, especialistas dizem que a hora para o rápido crescimento no armazenamentoguide slotenergiaguide slotescala industrial está próxima.
Yiyi Zhou, especialistaguide slotsistemasguide slotenergia renovável da Bloomberg NEF, diz que as energias renováveis combinadas ao armazenamentoguide slotbateria já são uma alternativa economicamente viável à construçãoguide slotnovas usinasguide slotpicoguide slotgás.
Combinar geraçãoguide sloteletricidade com armazenamento funciona especialmente bem com energia solar, que geralmente segue um padrão diário previsível. E, segundo Zhou, à medida que mais energia solar entra na rede, o custoguide slotoperação das usinas a gás, na verdade, aumenta.
"Isso acontece principalmente porque [as usinas a gás] são forçadas a ligar e desligar muito mais agora por causa do aumento da porcentagemguide sloteletricidade gerada por energia solar", diz Zhou.
"Isso adiciona desgaste e encurtaguide slotvida útil."
As baterias estão começando a atingir um potencial — cercaguide slot200 megawatts — que permite que as energias renováveis substituam os geradoresguide slotgás naturalguide slotpequeno a médio porte, acrescenta Hohenstein, da Fluence.
"Agora somos capazesguide slotrealmente construir esses recursos híbridos — solar,guide slotarmazenamento, eólico — e fazer o trabalho que era tradicionalmente feito por usinasguide slotcombustível fóssil", afirma Hohenstein, cuja empresa está observando um aumento no interesse por projetosguide slotgrande porte.
Adicionar armazenamento também torna a energia renovável mais lucrativa, diz Wesley Cole, analistaguide slotenergia do Laboratório Nacionalguide slotEnergia Renovável.
"Um dos desafios da energia renovável é que quanto mais você coloca na rede, mais o valor diminui", diz Cole.
O armazenamento ajuda a lidar com isso absorvendo o excessoguide slotenergia que seria perdido no meio do dia, quando a demanda por eletricidade é menor, e transferindo-a para um momentoguide slotque tenha mais valor.
Embora o armazenamentoguide slotenergia esteja prosperandoguide slotmercadosguide slotgrande valor, como a Califórnia, os preços das baterias precisam cair ainda mais para que seja possível uma implantação globalguide slotgrande escala.
No entanto, os analistas estão otimistasguide slotque os preços das baterias vão cair o suficiente para o uso generalizadoguide slotarmazenamentoguide slotenergia.
"Vemos o armazenamento como um grande playerguide slotefetivamente todos os futuros que vislumbramos", diz Cole.
"E não apenas um ou dois gigawatts... mas dezenas a centenasguide slotgigawatts."
*Esta reportagem foi publicada originalmente pelo site Yale e360 e republicada aqui mediante autorização — leia também a versão original (em inglês).
--
guide slot Leia a versão original guide slot desta reportagem (em inglês) no site BBC Future guide slot .
guide slot Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube guide slot ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosguide slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaguide slotusoguide slotcookies e os termosguide slotprivacidade do Google YouTube antesguide slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueguide slot"aceitar e continuar".
Finalguide slotYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosguide slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaguide slotusoguide slotcookies e os termosguide slotprivacidade do Google YouTube antesguide slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueguide slot"aceitar e continuar".
Finalguide slotYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosguide slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaguide slotusoguide slotcookies e os termosguide slotprivacidade do Google YouTube antesguide slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueguide slot"aceitar e continuar".
Finalguide slotYouTube post, 3