'Brasília se tornou versão tropicalesporte da vai de betJogos Vorazes', diz 'FT':esporte da vai de bet

Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Artigo assinado por editoresporte da vai de betAmérica Latinaesporte da vai de betjornal britânico citou 'razões políticas' para aberturaesporte da vai de betprocessoesporte da vai de betimpeachment

esporte da vai de bet Em meio aos novos desdobramentos da crise política no Brasil, o jornal britânico Financial Times esporte da vai de bet definiu a capital federal, Brasília, como uma "versão tropical dos Jogos Vorazes",esporte da vai de betalusão à sérieesporte da vai de betfilmes homônimaesporte da vai de betque os person agem lutam por sobrevivência.

Segundo o jornalista e editoresporte da vai de betAmérica Latina do diário, Jean Paul Rathbone, que assina o artigo, publicado na versão eletrônica do diário, os políticos brasileiros "estão agora mais preocupadosesporte da vai de betsalvar as suas próprias peles do que lidar com uma preocupação mais premente: a economia", escreveu ele.

Na terça-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a soma dos bens e serviços produzidos pelo país, recuou 1,7% no terceiro trimestreesporte da vai de bet2015, o pior para o período desde o início da série histórica,esporte da vai de bet1996. Como o resultado, a economia brasileira permaneceesporte da vai de betrecessão (quando há dois trimestres consecutivosesporte da vai de betqueda).

Rathbone citou "razões políticas" para a abertura do processoesporte da vai de betimpeachment contra Dilma, diante da escaladaesporte da vai de bettensão entre o governo e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

"A razão imediata para o possível impeachment é a acusaçãoesporte da vai de betque seu governo maquiou as contas públicas (as chamadas "pedaladas fiscais") – um assunto técnico. Mas a razão para que o processo do impeachment tenha sido lançado agora é puramente política", escreve Rathbone.

"Hábil operador dos bastidores, Cunha esperava que o governo do PT apoiasseesporte da vai de betcausa e o protegeria. Quando esse apoio não veio, ele iniciou o processoesporte da vai de betimpeachment. A oposição, farejando sangue, aderiu ao pleito", acrescenta.

<link type="page"><caption> Leia também: Quais as chancesesporte da vai de betDilma e Cunha se salvarem?</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151201_dilma_cunha_ms_rb.shtml" platform="highweb"/></link>

'Ainda pode piorar'

Em meio à crise política e econômica, o jornalista destacou também que a situação do Brasil "ainda pode piorar".

"A economia está sofrendoesporte da vai de betpior recessão desde 1930. O Congresso está fortemente afetado pela chamada operação Lava Jato que investiga o escândaloesporte da vai de betcorrupção na Petrobras ─ e um senador (Delcídio Amaral) foi preso na semana passada. E agora foram abertos os procedimentos para dar início ao impeachment da presidente, Dilma Rousseff. Pode ficar pior? A resposta curta é: sim".

Segundo Rathbone, contudo, o "fimesporte da vai de betDilma" não é "iminente".

"O processoesporte da vai de betimpeachment é longo, sinuoso e altamente legalista; é pouco provável que ele comece devidamente antesesporte da vai de betfevereiro. Enquanto isso, Cunha pode perder seu cargo – nesse caso o processo pode ser interrompido. Além disso, mais políticos podem cair devido a acusaçõesesporte da vai de betcorrupção. Isso pode mudar o equilíbrioesporte da vai de betvotos e o poder no Congressoesporte da vai de betmaneiras incontáveis".

O jornalista britânico também diz acreditar que a operação Lava Jato, que investiga o esquemaesporte da vai de betdesvioesporte da vai de betverbas na Petrobras, deve gerar benefícios a longo prazo para o Brasil.

"O destemor com que figuras anteriormente intocáveis foram sabatinadas ou mesmo derrubadas por juízes independentes é notável. Certamente, trata-seesporte da vai de betum esboço que contrasta com a forma como a corrupção é enfrentadaesporte da vai de betoutros países do Bric".

"A longo prazo, isso vai melhorar a governança no Brasil ─ uma coisa boa. No curto prazo, porém, os custos são imensos".

<link type="page"><caption> Leia também: Por que James Bond - o engenheiro - desistiu do Brasil</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151201_crise_imigracao_james_bond_rm.shtml" platform="highweb"/></link>