A presidente e o deputado: 7 capítulos da relação que pode culminar no impeachment:game 365bet
game 365bet A partirgame 365bet2013, o governo Dilma Rousseff passou a sofrer uma sériegame 365betreveses que levaram a presidente, antes com a popularidade nas alturas, a obter uma vitória apertada na disputa pela reeleição e, neste ano, à pior crise no Planalto desde o governo Fernando Collor. E que culminou, agora, com a deflagração do processogame 365betimpeachment.
Embora sejam vários os fatores que colocaram a petista sob a ameaçagame 365betafastamento – os principais sendo, segundo analistas, a grave crise econômica, o escândalo da Petrobras e um cambaleante apoio parlamentar –, se a oposição ao seu governo tivessegame 365betser personificadagame 365betuma só pessoa, ela certamente seria o deputado Eduardo Cunha, do aliado PMDB.
A relação entre os dois já era bastante turbulenta desde muito antes desta quarta, diagame 365betque o peemedebista convocou jornalistas para anunciar que deu início ao trâmite que pode levar ao impeachment da presidente. Isso ocorreu logo depoisgame 365beta bancada do PT tornar público que votaria contra o deputado no Conselhogame 365betÉtica na Câmara, que discute se abrirá um processo que ameaça seu mandato parlamentar.
<link type="page"><caption> Leia também: Chacinagame 365betCosta Barros: por que são as famílias que têmgame 365betdar explicações?</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151202_rio_jovens_mortos_fe_hb" platform="highweb"/></link>
<link type="page"><caption> Leia também: Por que o mosquito Aedes aegypti transmite tantas doenças?</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151202_aedes_aegypti_vetor_doencas_rb" platform="highweb"/></link>
Antes mesmogame 365betassumir o comando da Câmara, no início deste ano, Cunha já era visto como um aliado "não tão aliado assim". O noticiário político dos últimos anos mostra que o deputado foi o pivôgame 365betalgumas das piores insurgências da base aliada, cenário que só degringolaria após ele assumir a Presidência da Casa, no início deste ano.
O início dessa crise remonta, não coincidentemente, a 2013, ano dos protestosgame 365betjunho,game 365betque tudo começou a dar errado para Dilma. Relembre os principais passos que marcaram esta conturbada relação:
1) Insurgência e concessões
Líder do PMDB na Câmara, Cunha foi o principal opositor,game 365bet2013, da medida provisória que redefiniu as regras para o setor portuário. Acusadogame 365betatender a interesses empresariais, ele queria mudanças no texto, como uma que permitia a renovaçãogame 365betconcessõesgame 365betportos públicos assinadas após 1993.
O tema consumiu longas e tensas sessões no Congresso. Para aprovar a MP, o governo teve,game 365betparte,game 365betceder às reivindicações do motim liderado pelo deputado.
O caso, porém, não parou aí: Dilma vetou alguns dos pontos incluídos na Câmara, antagonizando Cunha. Ele saiu do episódio criticando duramente a articulação do governo na Casa.
2) Motim na base
Após a barulhenta discussão da MP dos Portos, Cunha organizougame 365betpleno 2014, anogame 365betdisputa presidencial, um bloco com parlamentares descontentesgame 365betpartidos aliados e oposicionistas, que passou a atuar contra propostas defendidas pelo Planalto.
Para aprovar algumas delas, o governo tevegame 365betfazer concessões tanto nos textosgame 365betsi como ao liberar verbas para emendas dos congressistas no Orçamento.
Não foram poucos os bate-bocas, pela imprensa, entre Cunha e petistas como Rui Falcão, presidente do PT. O deputado começou, aí, a defender publicamente que o PMDB rompesse com o partidogame 365betDilma.
3) A corrida pela Câmara
Devido ao protagonismo alcançado nos anos anteriores, e àgame 365betampla gamagame 365betaliados na Casa, era claro entre os deputados o favoritismogame 365betCunha para assumir a presidência da Câmara neste anogame 365bet2015 – também contou o fatogame 365betele ser historicamente visto como um defensorgame 365betiniciativas que beneficiavam parlamentares.
O governo tentou evitargame 365betvitória. Na época, finalgame 365betjaneiro, surgiram relatosgame 365betque ministros usaram a negociaçãogame 365betcargos para pressionar deputados aliados a votarem no petista Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a mesma cadeira.
Alémgame 365betpiorar ainda mais a relação entre governo e Cunha, a estratégia não deu certo: o peemedebista foi escolhido com folga.
4) Com o poder nas mãos
Alçado ao cargo, Cunha se tornou um dos políticos mais poderosos do paísgame 365betseu terceiro mandato como deputado federal. E, diantegame 365betseu notório conhecimento do regulamento interno da Câmara, imprimiu um ritmo poucas vezes vistogame 365betvotação, ao mesmo tempogame 365betque fez usogame 365bettodo o seu poder para decidir o que entraria na pauta.
Com isso, somado ao amplo apoiogame 365betparlamentaresgame 365betpartidos aliados e da oposição, ele imprimiu uma sériegame 365betduros golpes ao governogame 365betseu momento mais frágil: além das investigações da Operação Lava Jato colocarem o PT no centro do escândalo da Petrobras, a economia acelerou seus sinaisgame 365betdegradação, levando Dilma a vergame 365betpopularidade declinar a níveis inéditos na história recente do país.
Não foram poucas as derrotas sofridas pelo governo com a Câmara sob o comandogame 365betCunha. O peemedebista levou ao plenário, por exemplo, a PEC da Bengala, na gaveta desde 2005, que permite à cúpula do Judiciário se aposentar aos 75 anos, e não aos 70. Aprovado, o texto retirougame 365betDilma a certezagame 365betque indicaria ao menos mais cinco ministros do STF (Supremo Tribunal Federal)game 365betseu segundo mandato.
5) Rompimento oficial
Mesmo antesgame 365beta Procuradoria-Geral da República divulgar,game 365betmarço, a lista dos políticos investigados pela Lava Jato, Cunha já era dado como nome certo no escândalogame 365betcorrupção na Petrobras.
Após o anúncio, o deputado partiu para o ataque: passou a acusar o procurador-geral, Rodrigo Janot, e o governogame 365betconspirarem contra ele.
Em julho, quando autoridades da Suíça afirmaram ter bloqueado US$ 5 milhõesgame 365betcontas do deputado e seus familiares no país, ele convocou a imprensa para anunciar seu rompimento oficial com o governo.
A partir daí, criou-se o climagame 365betsuspense que durou até esta quarta: Cunha tinha, como presidente da Câmara, a prerrogativagame 365betanalisar e colocargame 365bettramitação um processogame 365betimpeachmentgame 365betDilma, a essa altura alvogame 365betprotestosgame 365betrua pedindo seu afastamento.
6) Namoro com a oposição
Rompido com o governo, o deputado passou a ter ainda mais apoiogame 365betpartidos da oposição, incluindo o PSDB.
Em prol do iníciogame 365betum possível processogame 365betimpeachment, partidos da oposição quase não se manifestaram quando vieram as denúncias da Lava Jato contra o deputado. Diziam,game 365betgeral, que era preciso cautelagame 365betrelação às acusações contra ele.
Esse cenário mudou com o surgimentogame 365betcada vez mais provasgame 365betque Cunha e seus parentes têm contas na Suíça, fato que ele havia negadogame 365betdepoimento à CPI da Petrobras.
Quando surgiram documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça, ele mudougame 365betestratégia e passou a admitir a existênciagame 365betcontas no país europeu com dinheiro supostamente lícito, frutogame 365betatividades profissionais anteriores àgame 365betvida política. Para a Lava Jato, porém, os valores milionários têm origemgame 365betpropina recebida no esquemagame 365betcorrupção na estatal.
Em outubro, PSOL e Rede entraram com uma representação no Conselhogame 365betÉtica da Câmara que pode, no limite, resultar na cassaçãogame 365betCunha. Segundo os partidos, ele mentiu à CPI, o que configuraria quebragame 365betdecoro parlamentar. Cunha nega ter mentido, dizendo ser "beneficiário" das contas, e não o titular delas.
Preocupadas com o desgaste junto à opinião pública, as principais siglasgame 365betoposição foram abandonando o deputado aos poucos. Hoje, defendem seu afastamento do comando da Casa.
7) Dois mandatosgame 365betjogo
De acordo com o noticiário político, Cunha passou a negociar com o governo e com a oposição para tentar preservar seu mandato – como moedagame 365bettroca, teria usado seu podergame 365betabrir ou não o processogame 365betimpeachment contra Dilma.
Na impossibilidadegame 365betum acordo com oposicionistas, ele teria conversado com a gestãogame 365betDilma até os últimos dias. O PT, porém, preferiu não assumir o desgaste públicogame 365betlivrá-lo no Conselhogame 365betÉtica da Câmara, egame 365betbancada anunciou, na quarta, que deve votar pela instauração do processo que pode culminar emgame 365betcassação.
No mesmo dia, o peemedebista convocou jornalistas para anunciar que aceitou um pedidogame 365betimpeachment contra a presidente, mas negou que isso tivesse relação com seu caso no Conselhogame 365betÉtica.
Em um pronunciamento no final do dia, Dilma, sem citar nomes, foi enfática emgame 365betreferência a "barganhas".
"Eu jamais aceitaria ou concordaria com quaisquer tiposgame 365betbarganha, muito menos aquelas que atentam contra o livre funcionamento das instituições democráticas do meu país, bloqueiam a Justiça ou ofendem os princípios morais e éticos que devem governar a vida publica."