Escândalo da Petrobras 'engoliu 2,5% da economiah2bet download2015':h2bet download
<link type="page"><caption> Leia também: Como se chegou à pior recessão desde os anos 90?</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151201_pib_terceirotri2015_ru" platform="highweb"/></link>
"A Lava Jato paralisou setores que têm um peso grande nos investimentos totais da economia, então é natural que tenha um impacto negativo expressivo no PIB no curto prazo", explica Ribeiro.
"O lado positivo dessa história é que as instituições estão funcionando e o riscoh2bet downloados corruptos serem pegos está aumentando - o que tende a limitar a corrupção no longo prazo."
Outra consultoria, a GO Associados, também estima um efeito da Lava Jato no PIB da mesma magnitude. Segundo seu levantamento, os impactos diretos e indiretos da operação poderiam serh2bet downloadR$ 142,6 bilhõesh2bet download2015 - algoh2bet downloadtornoh2bet download2,5% do PIB.
"Trata-seh2bet downloadum cenário relativamente pessimista, mas que reflete o peso dessas empresas e setores para a economia", diz Fernando Marcato, sócio da GO Associados.
Petrobras e construtoras
Pelos cálculos da Tendências, os investimentos da Petrobras corresponderiam a 2% do PIB brasileiro e os aportesh2bet downloadgrandes construtoras envolvidas no escândaloh2bet downloadobrash2bet downloadinfraestrutura, 2,8%.
Em seu conjunto, portanto, os investimentosh2bet downloadtodas as empresas envolvidas na Lava Jato chegariam a quase 5% do PIB,h2bet downloadum paísh2bet downloadque o nível total dos investimentos variah2bet download17% a 20%.
Em função da Lava Jato, construtoras como a Odebrecht e a Camargo Correa, além da própria Petrobras, revisaram seus planosh2bet downloadinvestimentos, fizeram mudanças emh2bet downloadestrutura organizacional ouh2bet downloadcontratos com fornecedores e parceiros.
<link type="page"><caption> Leia também: Haitianos graduados têm mais dificuldade para se empregar que outros imigrantes, diz FGV</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151130_haitianos_imigrantes_ms_rm" platform="highweb"/></link>
<link type="page"><caption> Leia também: Tim Vickery: Minha primeira geladeira e por que o Brasilh2bet downloadhoje lembra a Inglaterra dos anos 60</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151110_tim_vickery_geladeira_brasil_rb" platform="highweb"/></link>
Só a Petrobras reduziuh2bet downloadmaish2bet download30% o volumeh2bet downloadinvestimentos previstos entre 2015 e 2019, por exemplo. E muitas empresas do setorh2bet downloadóleo e gás ou construção civil realizaram demissões.
A operação também teria elevado os risco derivados da maior dificuldadeh2bet downloadfinanciamento das empresas, que podem não conseguir "fazer frente a suas obrigações", segundo a Tendências.
Longo Prazo
Para Marcato, da GO Associados, não há como garantir que o efeito econômico da Lava Jato será positivo no médio e longo prazo.
"É claro que o resultadoh2bet downloaduma operação como essa pode ser uma melhoria institucional, mas se comprometer a própria existênciah2bet downloadalgumas empresas terá um efeito indesejado para a economia", acredita.
"Por isso, acho que uma caça às bruxash2bet downloadestilo medieval não interessaria a ninguém, e precisamos discernir entre indivíduos que cometeram falhas e as empresas, que são grandes geradorash2bet downloademprego e devem terh2bet downloadcapacidadeh2bet downloadinvestimento preservadas."
O professor André Biancarelli, da Unicamp, lembra que nos EUA houve situaçõesh2bet downloadque empresas ameaçadash2bet downloadquebrar por práticas inadequadash2bet downloadseus executivos foram salvas pelo Estado.
"Não acho que o combate à corrupção deva ser subordinado à necessidade das empresas, mas é natural que haja uma preocupação com preservar empregos e companhiash2bet downloaddeterminados setores da economia", diz.
Já o consultor da Transparência Internacional Fabiano Angélico discorda que essa deva ser uma preocupação no que diz respeito à Lava Jato.
"Toda a sociedade ganha com regras claras, um ambiente mais transparente e menos corrupção porque o sobrepreço tende a desaparecer nas obras públicas e os contratos são feitosh2bet downloadforma mais eficiente", diz ele.
"Se algumas grandes empresas que não agiamh2bet downloadacordo com as regras sofrem e são obrigadas a demitir, seus funcionários certamente vão encontrar trabalhoh2bet downloadempresas médias que acharão mais espaço e mais oportunidades para operar no mercado."
No mês passado, questionado pela BBC Brasil sobre a possibilidadeh2bet downloado país sair prejudicado se as construtoras da Lava Jato quebrarem, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na Lava Jato, respondeu:
"Não temos dúvidah2bet downloadque o que prejudica a economia e a sociedade não é o combate à corrupção, mas a corrupçãoh2bet downloadsi. Usando uma analogia do juiz Sergio Moro (responsável pela operação na primeira instância), não se pode culpar o investigador que achou o cadáver resultanteh2bet downloadum assassinato. O responsável é quem matou a vítima."
Colaborou Adriano Brito, da BBC Brasilh2bet downloadSão Paulo h2bet download