De festeira a jihadista: quem era Hasna Aitboulahcen:plataforma que tem aviator
plataforma que tem aviator A francesa Hasna Aitboulahcen,plataforma que tem aviator26 anos, foi morta durante o cerco policial na quarta-feira a um apartamentoplataforma que tem aviatorSaint-Denis, ao norteplataforma que tem aviatorParis.
A princípio, havia sido divulgado que ela havia se explodido durante a ação, mas autoridades francesas afirmaram nesta sexta-feira que ela não causou a explosão, mas sim um homem-bomba que estava no local.
A operação tinha como alvo Abdelhamid Abaaoud, primoplataforma que tem aviatorHasna e principal suspeitoplataforma que tem aviatorplanejar os atentados da semana passada na capital francesa.
Hasna e Abaaoud morreram durante a ofensiva, que envolveu usoplataforma que tem aviatorgranadas pelos dois lados e maisplataforma que tem aviator5 mil tiros disparados.
Em entrevista exclusiva à BBC, um membro da operação policial disse que Hasna "estava tentando dizer que não tinha ligação com terroristas, que não tinha nada a ver com eles e que queria se render".
Mas o agente afirmou que, com baseplataforma que tem aviatordadosplataforma que tem aviatorinteligência, "sabíamos que ela estava tentando nos manipular".
<link type="page"><caption> Leia também: Vídeoplataforma que tem aviator360° mostra homenagens às vítimasplataforma que tem aviatorpraça no coraçãoplataforma que tem aviatorParis</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/11/151118_video_360_ab" platform="highweb"/></link>
'Frágil e vulnerável'
Nascidaplataforma que tem aviator1989plataforma que tem aviatorClichy-la-Garenne, subúrbioplataforma que tem aviatorParis, Hasna era filhaplataforma que tem aviatorpais marroquinos, que migraram para a Françaplataforma que tem aviator1973. A BBC conversou com duas mulheres que conheciam.
Khemissa, que estudou e cresceu com ela, disse que a Hasna que conheceu "amava a vida", mas a descreveu como "vulnerável" e "frágil". "Ela era uma criança modelo."
"Não creio que ela tivesse intençãoplataforma que tem aviatorser uma mulher-bomba", disse. "Não acho que ela tenha planejado isso, deve ter sido uma coisaplataforma que tem aviatorúltima hora – ela foi influenciada."
A amiga sabia que Hasna já havia escrito no Facebook que tinha interesseplataforma que tem aviatorviajar para a Síria.
"Nós não acreditamos nela. Achamos que eram palavras sem sentido. Ninguém a levava a sério, ela era um pouco doida, um pouco mentirosa. Pensávamos que era para impressionar."
<link type="page"><caption> Leia também: A história do falso herói muçulmano que impediu entradaplataforma que tem aviatorhomem-bombaplataforma que tem aviatorestádio</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/11/151118_ataques_paris_historia_falsa_hb" platform="highweb"/></link>
E ela era religiosa? "Talvez ela tenha passado por uma espécieplataforma que tem aviatorlavagem cerebral, ou tenha sido influenciada. Ela era uma pessoa fraca. Eles chegaram no momento certo, e encontraram a pessoa certa", afirma a amiga.
Dada a violência extrema dos ataquesplataforma que tem aviatorParis, sugestões que Hasna tenha sido uma vítima nessa história serão naturalmente encaradas com indignação.
Mas outra mulher que disse ter conhecido a mulher-bomba disse não acreditar que "ela era uma terrorista".
A mulher, que não quis revelarplataforma que tem aviatoridentidade, confirmou que Hasna havia passado parte da infância sob cuidadosplataforma que tem aviatordiferentes pais adotivos. Afirmou que o pai dela abandonaraplataforma que tem aviatormãe e irmãos. "A família tinha problemas."
Ela "teve uma infância triste", disse a conhecida. "Mas nunca teria imaginado que faria isso. Ela era muito sorridente e educada."
Jovem festeira
Relatos sobre Hasna publicados pela imprensa britânica descrevem a mulher como uma jovem hedonista, que usava roupas ocidentais, consumia álcool e frequentava casas noturnas. Segundo esses relatos, ela não tinha hábitos muçulmanos e só recentemente passou a demonstrar interesse por política e violência.
Khemissa, que disse ter frequentado aulasplataforma que tem aviatordança com Hasna, disse que era bem avaliada.
"Creio que ela não estavaplataforma que tem aviatorum estado normal", disse. "Acho que ela pode ter sido drogada. Ela pode ter tomado substâncias. Ela não estavaplataforma que tem aviatorum estado normal, senão não teria feito aquilo."
A mãeplataforma que tem aviatorHasna supostamente viveplataforma que tem aviatorum conjunto habitacionalplataforma que tem aviatorAulnay-sous-Bois, nos arredoresplataforma que tem aviatorParis. Policiais fortemente armados circulavam pelo local na quinta-feira, quando a reportagem da BBC ouvia as amigasplataforma que tem aviatorHasna.
Durante as conversas, grupos numerososplataforma que tem aviatoradolescentes e jovens desocupados circulavam nas imediações.
Alguns gritavam e zombavam dos policiais enquanto as forças se retiravam. Um policial saudou o grupo com um "V"plataforma que tem aviatorvitória com os dedos.
Situado a nordesteplataforma que tem aviatorParis, o local tem problemas sociais profundos. A cidade foi pontoplataforma que tem aviatorviolência durante as revoltasplataforma que tem aviator2005 na regiãoplataforma que tem aviatorParis.