Candidatos ignoram maior crise hídrica da história, diz ambientalista:csa e sport palpite

Seca no reservatóriocsa e sport palpiteJaguari, abastecido pela Cantareira / Crédito: Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Na maior crise hídrica da história, assunto fica à margem no debate eleitoral, segundo ambientalista

<link type="page"><caption> Leia também: Maior crise hídricacsa e sport palpiteSão Paulo expõe lentidão do governo e sistema frágil </caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/03/140321_seca_saopaulo_rb.shtml" platform="highweb"/></link>

O governo federal rejeita as críticas (leia abaixo a resposta do secretário Executivo do Meio Ambiente, Francisco Gaetani).

A SOS Mata Atlântica elaborou 14 propostas para os presidenciáveis. Das quatro que tratam da gestão das águas, Mantovani destaca duas: incluir a sociedade nos comitês que gerem as bacias hidrográficas e cobrar pelo usocsa e sport palpiteáguacsa e sport palpitetodos os usuários, especialmente agricultores. Hoje isentocsa e sport palpitecustos, o grupo é responsável por 80% do consumocsa e sport palpiteágua no país, segundo ele.

A BBC Brasil entrevistou Mantovani na mesma semanacsa e sport palpiteque três notícias agravaram as preocupações com a crise hídrica nacional. Em Minas, o diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, anunciou que a principal nascente do rio São Francisco secou;csa e sport palpiteItu (SP), um protesto contra a falta d'água terminoucsa e sport palpiteconfronto com a polícia militar; e o pesquisador da Unicamp, Antônio Carlos Zuffo, afirmou que água do sistema Cantareira, principal fontecsa e sport palpiteabastecimento da cidadecsa e sport palpiteSão Paulo, pode acabarcsa e sport palpite50 dias.

csa e sport palpite Veja os principais trechos da entrevista.

csa e sport palpite BBC Brasil - Você escreveu que a crise hídrica é no fundo uma crise ambiental. Por quê?

csa e sport palpite Mário Mantovani: Essa crise mostrou que APP (Áreacsa e sport palpitePreservação Permanente)csa e sport palpitecinco metros nas beirascsa e sport palpiterio, a "escadinha" que o Ministério do Meio Ambiente propôs no Código Florestal, era uma farsa. Não pode haver no mesmo rio um proprietário com cinco metroscsa e sport palpiteproteção, outro com 30 metros e outro com 15.

Aqueles torrões secos nas imagens das represas são causados por erosão laminar. São filos que vão se depositando conforme a água baixa e formam blocos. Foi a primeira vez que a hidrovia do Tietê paroucsa e sport palpiteSão Paulo. O rio está sem proteção.

Ambientalista Mario Mantovani / Crédito: Arquivo Pessoal

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, 'Desde 1973, não conheço momento que foi pior para o meio ambiente', disse Mario Mantovani

Todo ano temos 20 centímetroscsa e sport palpiteerosão laminar na hidrovia. Em dez anos, são dois metroscsa e sport palpiteterra que vão parar dentro da represa. Na mesma represa,csa e sport palpiteAvanhandava, por causa do adubo que se usa e que vai parar na água, a proliferaçãocsa e sport palpitealgas é violentíssima.

Outro problema é que no sistema Cantareira (principal fontecsa e sport palpiteabastecimento da cidadecsa e sport palpiteSão Paulo), assim comocsa e sport palpitequalquer parte do Brasil, 80% da água é usada para a agricultura. O Brasil exporta águacsa e sport palpiteformacsa e sport palpiteprodutos agrícolas, mas essa conta não é feita. A água não é um insumo que tenha valor.

csa e sport palpite BBC Brasil – Como resolver esse problema?

csa e sport palpite Mário Mantovani: Se a bacia tiver estresse hídrico, o comitê que fazcsa e sport palpitegestão tem que dar menos outorgas para a agricultura. Há pivôs (máquinas para irrigação) no Brasil sem nenhum controle. Na região metropolitanacsa e sport palpiteSão Paulo, nas cabeceiras do Tietê, onde a água é pouca, não existe um cadastro dos irrigantes.

Quando o Banco do Brasil financia um agricultor na beira d'água, tem que cobrar que ele faça curvacsa e sport palpitenível, terraçamento, que cuide da Reserva Legal, da APP.

csa e sport palpite BBC Brasil – A seca não é a maior responsável pela falta d’água?

csa e sport palpite Mário Mantovani: As secas acontecem há muito tempo. O que existe é um encurtamento dos intervalos entre uma e outra. A evapotranspiração (água lançada na atmosfera pelas árvores) da Amazônia diminuiu absurdamente. Estamos falandocsa e sport palpiteágua que precipitava no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste. Mudou o regimecsa e sport palpitechuvas, mudou o regimecsa e sport palpiteventos, mudou o regimecsa e sport palpiteumidade.

É evidente que estamos passando por uma crise muito grande. Quando se falacsa e sport palpiteclima, parece que é coisacsa e sport palpiteDeus. Mas estou falandocsa e sport palpitecoisas práticas que dependem da gente: erosão, manejocsa e sport palpitesolo.

csa e sport palpite BBC Brasil - O governo diz que as taxascsa e sport palpitedesmatamento estão nos níveis mais baixos da história.

csa e sport palpite Mário Mantovani: Do pontocsa e sport palpitevista da Mata Atlântica, que só tem 8% da área original, não existe açãocsa e sport palpitegoverno. O desmatamento continua ocorrendo. É aquilo que prevíamos com o Código Florestal. Ficou evidente que os donoscsa e sport palpiteterra aproveitaram a aprovação do código e meteram fogo.

Hoje 80% da madeira que sai do Brasil é ilegal. Continua uma barbárie sem nenhum controle. Desde 1973, não conheço momento que foi pior para o meio ambiente. Este governo riscou o setor ambiental do mapa. Ele reduziu o meio ambiente a licenciamento (etapa para autorizaçãocsa e sport palpiteobras), jogando nele a culpa porcsa e sport palpiteincompetênciacsa e sport palpiterealizar transposições, Belo Monte etc.

Na ditadura acompanhei a construção das usinascsa e sport palpiteBalbina, Tucuruí, a rodovia Transamazônica. Eram projetos dos militares. Estamos vendo o mesmo filme, só que agora é mais perverso, porque naquela época não havia mecanismos para reduzir impactos.

O Brasil deixoucsa e sport palpitebuscar as alternativascsa e sport palpiteenergia. Todos os parques eólicos do Brasilcsa e sport palpite2014 estão desligados, não estão interligados na rede.

csa e sport palpite BBC Brasil - A crise hídrica tem recebido espaço adequado no debate eleitoral?

csa e sport palpite Mário Mantovani: Nenhum candidato (à Presidência) tem dado à questão a atenção que ela merece, o que diz muito sobre o forte retrocesso que tem havido na agenda ambiental brasileira. Fico preocupado quando falamoscsa e sport palpitecrise da água pensando só no abastecimento. Hoje 80% dos rios no Brasil recebem esgoto, como na época medieval.

Volume morto na Cantareira / Crédito: Getty

Crédito, Getty

Legenda da foto, Sistema da Cantareira já está utilizando o volume morto para abastecimentocsa e sport palpiteágua

O cocô da casa cai no primeiro córrego e vai para outro, que contamina rios e tudo. No Brasil 80% das doenças sãocsa e sport palpiteorigem hídrica, como na África. Você vê um candidato falandocsa e sport palpiteconstruir hospitais, mas nãocsa e sport palpiteevitar doenças.

Nossa relação com a floresta eracsa e sport palpiteusurpá-la. Durante muitos anos só se regularizava terra se derrubasse a floresta. Nossa relação com a água é igual. Quando se falacsa e sport palpitecobrar pelo usocsa e sport palpiteágua na agricultura, a bancada ruralista é contra. Isso sabota qualquer políticacsa e sport palpiteágua que o Brasil pudesse ter.

csa e sport palpite BBC Brasil - Os principais candidatos à Presidência dizem ter como prioridade o desenvolvimento e o crescimento do PIB. A preservação ambiental é compatível com essa lógica?

csa e sport palpite Mário Mantovani: Claro. Veja as melhores empresas. O Wal Mart disse a todos os fornecedores que só aceitará os que tiverem sustentabilidade. A Souza Cruz (fabricantecsa e sport palpitecigarros) tem o menor usocsa e sport palpiteveneno do mundo, porque sabe que custa caro.

As empresascsa e sport palpitecelulose no Brasil são as melhores do mundo, porque têm mais do que 20% da Reserva Legal, proteção maior do que 30 metroscsa e sport palpitecada lado do rio. Passou a ser um ativo estar acima da legislação ambiental.

*****

csa e sport palpite Veja abaixo os principais trechos da resposta do secretário executivo do Meio Ambiente, Francisco Gaetani:

- A energia hidrelétrica é uma opção estratégica do país e a ecologicamente mais adequada. O foco nos gargaloscsa e sport palpiteinfraestrutura é fundamental para o desenvolvimento nacional. O licenciamento ambiental vem se especializando e modernizando. As decisões do Ibama têm sido fundamentadas e validadas pela Justiça;

- O desmatamento na Amazônia teve as taxascsa e sport palpiteexpansão mais baixas das últimas décadas. A Política Nacionalcsa e sport palpiteResíduos Sólidos foi criada e está sendo implementada. A Política Nacionalcsa e sport palpiteMudança Climática é uma realidade. Um novo Código Florestal - equilibrado e aderente à realidade brasileira - foi aprovado e se encontracsa e sport palpiteprocessocsa e sport palpiteimplementação. Este é um excepcional momento da agenda ambiental no país;

- É preciso distinguir o desmatamento legal do ilegal. A Mata Atlântica abrange um vasto conjuntocsa e sport palpiteEstados brasileiros. O combate ao desmatamento ilegal depende não apenas do governo federal mas também dos órgãos estaduais. O Governo prepara um Plano Nacionalcsa e sport palpiteRecuperaçãocsa e sport palpiteVegetação Nativa para ser implementado após a implementação do Cadastro Ambiental Rural;

- A agendacsa e sport palpitesaneamento básico é um dos maiores desafios nacionais, embora dependa fundamentalmente da açãocsa e sport palpiteEstados e municípios. O Ministério das Cidades tem mudado o patamar dos investimentos destinados a enfrentar o problema;

- O Conselho Nacionalcsa e sport palpiteRecursos Hídricos conta com a ativa participação da sociedade civil. Os comitês federaiscsa e sport palpitebacias são muitos e todos contam a participação da sociedade civil, conforme previstocsa e sport palpitelei.