Cientistas começam a identificar poeira 'exótica'jogos de aposta gratisestrelas:jogos de aposta gratis

Stardust (BBC)
Legenda da foto, Partículas foram trazidas à Terra há oito anosjogos de aposta gratiscápsula da espaçonave Stardust
  • Author, Maria Dasi Espuig
  • Role, BBC News

jogos de aposta gratis Cientistas podem ter identificado as primeiras partículas conhecidasjogos de aposta gratispoeirajogos de aposta gratisfora do Sistema Solar.

As amostras foram obtidas pela espaçonave Starust e trazidas à Terra por uma missão espacial da Nasajogos de aposta gratis2006.

Uma equipejogos de aposta gratispesquisadores identificou nesse material sete grãos exóticos, com a ajudajogos de aposta gratis30 mil pessoas ao redor do mundo.

O material foi obtidojogos de aposta gratisuma região conhecida como espaço interestelar - que fica entre estrelas - e é repletajogos de aposta gratispartículas microscópicas.

Essa poeira interestelar é um produto do nascimentojogos de aposta gratisestrelas,jogos de aposta gratisevolução e morte. As moléculas que a formam foram originadas no interiorjogos de aposta gratisestrelas formadas antes do Sol e expelidas no espaço na formajogos de aposta gratispedras muito pequenas à medida que estas estrelas esfriavam.

Agora, os cientistas podem analisar essas partículasjogos de aposta gratisforma inédita. A composição e estrutura das amostras coletadas podem ajudar a explicar a origem e evolução da poeira espacial.

Análise preliminar

Andrew Westphal, do Laboratóriojogos de aposta gratisCiências Espaciais da Universidade da Califórnia,jogos de aposta gratisBerkeley, diz à BBC que "os resultados (desta análise) estão permitindo entender a complexidade e a diversidade das partículas da poeira interestelar".

Uma análise preliminar realizada por Westphal e outros cientistas, publicada na revista Science, mostrou que estas particulas variam maisjogos de aposta gratistamanho, estrutura e composição química do que se pensava anteriormente com basejogos de aposta gratisteorias e observações astronômicas.

"Essa análise poderia facilmente ter mostrado que as partículasjogos de aposta gratispoeira interestelar são similares, mas não encontramos nada disso. Elas são todas diferentes entre si."

Em comparação, a poeirajogos de aposta gratiscometas é mais recente. O material que forma o nosso Sistema Solar foi aquecido, misturado e transformado conforme o Sol e os planetas assumiram suas formas.

Duas missões

Stardust (BBC)
Legenda da foto, A coleta das partículas foi feita por mosaicosjogos de aposta gratisaerogel usados na espaçonave Stardust

A Stardust era formada por duas missões diferentes. Apesarjogos de aposta gratisser mais conhecida por seu contato com o Cometa Wild 2, a espaçonave também capturou amostrasjogos de aposta gratispoeira que circulavam na corrente do espaço interestelar. Essa corrente carrega partículas muito antigas e anteriores à formação do nosso Sol,jogos de aposta gratisdiferentes partes da nossa galáxia.

A Stardust estava equipada com um aparelho conhecido como Coletorjogos de aposta gratisPoeira Interestelar, um mosaico formado por 132 partes do tamanhojogos de aposta gratisuma raquetejogos de aposta gratistênis e feitojogos de aposta gratisum material conhecido como aerogel, o mais leve sólido produzido pelo homem. Esse material feito a partirjogos de aposta gratissilício é composto 99%jogos de aposta gratisespaços vazios.

As partículasjogos de aposta gratispoeira podem viajar a uma hipervelocidadejogos de aposta gratismaisjogos de aposta gratis5km/s. Como uma rede, o aerogel captura as partículas sem vaporizá-las ao reduzirjogos de aposta gratisvelocidade gradualmente.

Maisjogos de aposta gratis30 mil voluntários se inscreveram no projeto Stardust@home para examinar as imagensjogos de aposta gratisaerogel na busca por rastros deixados pelas partículas, que têm um diâmetrojogos de aposta gratiscercajogos de aposta gratisdois milionésimosjogos de aposta gratismetro.

Origem

Aerogel (BBC)
Legenda da foto, As partículas podem ajudar a explicar a origem da poeira interestelar

Mas nem todas as partículas encontradas no aerogel têm origem interestelar. Os pesquisadores determinaram que quase todos os rastros haviam sido deixados por minúsculos pedaços da espaçonave, com exceçãojogos de aposta gratistrês.

Quatro outras possíveis partículas interestelares, com um tamanhojogos de aposta gratis0,4 milionésimosjogos de aposta gratismetro, foram encontradasjogos de aposta gratisburacos do alumínio que reveste as peças do mosaicojogos de aposta gratisaerogel.

As sete partículas são compostasjogos de aposta gratisdiferentes materiais, o que significa que cada uma delas temjogos de aposta gratisprópria história.

"As partículas podem ter se formadojogos de aposta gratisuma estrela e, então, processadas no meio interestelar ao longojogos de aposta gratisdezenasjogos de aposta gratismilharesjogos de aposta gratisanos e misturadas com partículas que vieramjogos de aposta gratisoutras estrelas ou com partículas formadasjogos de aposta gratisnúvens friasjogos de aposta gratismoléculas no meio interestelar; então, provavelmente, são uma misturajogos de aposta gratisuma grande variedadejogos de aposta gratiscoisas", explica Westphal.

Os cientistas planejam realizar mais testes além dos já publicados. A prova final estará nos níveisjogos de aposta gratisdiferentes formas químicasjogos de aposta gratisoxigênio. Uma concentração diferente da encontradajogos de aposta gratisnosso Sistema Solar indicariajogos de aposta gratisorigem interestelar.

Ainda serão necessários vários anosjogos de aposta gratistrabalho duro para refinar as técnicas hoje disponíveis para mensurar a abundânciajogos de aposta gratisisótoposjogos de aposta gratisoxigênio presentes nas partículasjogos de aposta gratispoeira sem destruí-las.

"É um passo necessário antesjogos de aposta gratisousarmos fazer algo com esse material. O problema é que ele é muito raro. Não podemos nos arriscar", diz Westphal.