Britânica perde 160kg após sofrer abusos pela obesidade:jogos que pagam na hora

Foto: Arquivo Pessoal

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Zanetajogos que pagam na horafotos que mostram o antes e o depois da cirurgia (Foto: Arquivo Pessoal)

"Saí e fui me sentar no carro, estava assustada demais para entrar (no hospital)."

"Ao mesmo tempo, jogaram cocôjogos que pagam na horacachorro dentrojogos que pagam na horasacolas plásticasjogos que pagam na horanós. Fomos chamadosjogos que pagam na horaescória da Terra. Foi preciso muito para que voltar a sairjogos que pagam na horanovo", acrescentou.

Remédio para emagrecer

Como muitas pessoas com obesidade, Zaneta sofria com problemas psicológicos e emocionais. Quando era criança, na décadajogos que pagam na hora1970, deram a ela remédios para emagrecer, na tentativajogos que pagam na horaevitar os problemas cardíacos que eram comunos na família.

O acesso à comida também era restrito para ela.

Quando Zaneta começou a trabalhar aos 16 anos, ela se rebelou contra a dieta forçada e seu peso aumentou muito.

"Quando pesava mais, cheguei a 254 quilos e meu IMC (índicejogos que pagam na horamassa corporal) erajogos que pagam na hora85", disse. Um IMC considerado saudável varia entre 18,5 e 24,9.

O que começou como uma rebelião adolescente acabou com complicaçõesjogos que pagam na horasaúde que afetaram até a fertilidadejogos que pagam na horaZaneta.

"Tentei dietas bobas como a dieta da sopajogos que pagam na horarepolho, coisas assim. E todas as vezes perdia entre 2,5 e 4,5 quilos e pensava que não era nada pertojogos que pagam na hora254 quilos, e desistia."

A britânica tentou até travar a mandíbulajogos que pagam na horaum procedimento médico. Ela lembra que "foram 18 meses com apenas meio litrojogos que pagam na horaleite desnatado e meio litrojogos que pagam na horasucojogos que pagam na horalaranja por dia".

"Sim, você perde peso, eu perdi maisjogos que pagam na hora63 quilosjogos que pagam na hora18 meses, mas eu tinha que fazer uma cirurgia (de tratamento)jogos que pagam na horainfertilidade e não consegui pois estava 1,36 quilo acima do peso, então, eu engordei quase 70 quilos", afirmou.

Nesta época, Zaneta usava roupas masculinas, pois não conseguia achar nadajogos que pagam na horaseu tamanho nas lojas femininas.

Ela sofriajogos que pagam na horadiabetes, tinha problemasjogos que pagam na horavisão e nos rins, colesterol alto e apneia do sono e conseguia andar apenasjogos que pagam na horacadeirajogos que pagam na horarodas, devido ao excessojogos que pagam na horapeso.

Jornal

Mas, ao invés da solidariedade das pessoas, o pesojogos que pagam na horaZaneta foi destaquejogos que pagam na horaum jornaljogos que pagam na horacirculação nacional no qual ela e a família foram acusadosjogos que pagam na horadesperdiçar 1,2 milhãojogos que pagam na horalibras (cercajogos que pagam na horaR$ 4,5 milhões)jogos que pagam na horatratamentos para emagrecimento.

Zaneta alega que nunca foi entrevistada diretamente pelo jornal e que vários detalhes importantes, incluindo os custosjogos que pagam na horaseus tratamentos, não eram precisos.

Mesmo assim, não foi o abuso sofrido depois do artigo no jornal que levou à mudança. Foi o medojogos que pagam na horamorrer.

"O maior choque foi quando fui a endocrinologista saber sobre minha diabetes, e ela disse que se eu não fizesse alguma coisa, não estaria viva no final do ano. Ela me encaminhou para uma cirurgia bariátrica", contou.

Antes da operação, feita há seis anos, Zaneta tinha que reduzir o IMCjogos que pagam na hora85 para 60 e, para ajudá-la na dieta antes da cirurgia, a britânica viveu com um balão dentro do estômago durante nove meses, o que reduzia a quantidadejogos que pagam na horacomida que ela podia ingerir.

O balão foi removido antes do Natal e ela teve seis semanas para o estômago se recuperar antes da cirurgia.

"Você pode imaginar o que foi, para uma pessoa viciadajogos que pagam na horacomida, terjogos que pagam na horaver o que você está habituado a comer (e não poder comer). Foi tortura", afirmou.

Mas ela conseguiu manter o peso sob controle e fez a cirurgia.

Agora, a diabetes tipo 2 que Zaneta sofria estájogos que pagam na horaremissão e os outros problemasjogos que pagam na horasaúde quase desapareceram. Ela não precisa maisjogos que pagam na horauma cadeirajogos que pagam na horarodas para se movimentar.