De Escobar a James, Colômbia faz história com vinte anosbet oficialatraso:bet oficial

James Rodríguez e Pablo Armero comemoral gol

Crédito, AFP

Legenda da foto, A Colômbia,bet oficialJames Rodríguez e Pablo Armero, já comemorou 11 golsbet oficialquatro vitórias na Copa

Depois, foi quem menos sofreu nas oitavasbet oficialfinal ao vencer o Uruguai por 2 a 0, resultado que já garantiu a melhor classificação da história do paísbet oficialCopas.

James Rodríguez e José Pekerman

Crédito, AFP

Legenda da foto, José Pekerman: confiança total no camisa 10

"Temosbet oficialpensar na equipe toda da Colômbia. A forma como eles jogam, a qualidade que eles possuem. É uma equipe que joga facilmente, joga um grande futebol. Tem uma boa organização, joga tranquilamente e isso é importante para um jogobet oficialfutebol", afirmou o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari.

Atletas 'europeus'

O elenco atual tem grande maioriabet oficialatletas atuando na Europa: 17. É também majoritariamente jovem, com só dois que já passaram dos 30 anos: Mondragón, o goleiro reservabet oficial43 que se tornou o mais velho a atuar num Mundial, e Yepes, o zagueirobet oficial38 que é o capitão da equipe.

Yepes, inclusive, é o elo da atual equipe com o grupobet oficialjogadores que não conseguiu jogar uma Copa ao fracassar nas qualificações para 2002, 2006 e 2010. Agora, na última tentativa do experiente defensor, surgiu um garoto chamado James Rodríguez, convocado pela primeira vez à seleção nacionalbet oficial2011.

James chegou à Copa do Mundo com a camisa 10 e marcou cinco golsbet oficialquatro partidas, tornando-se o artilheiro da Copa do Mundo até aqui. Aos 22 anos, simboliza o novo momento do futebol sul-americano, com atletas ainda muito jovens se formando no futebol europeu.

Após boas atuações no Banfield, na Argentina, foi contratado pelo Porto,bet oficialPortugal, por 5 milhõesbet oficialeuros, e depois seguiu para o Mônaco, da França, por nove vezes mais.

"Jamais tive dúvidas que esse seria o Mundialbet oficialJames Rodríguez", disse o técnico da seleção colombiana, José Pekerman.

Geração Valderrama

Seleção colombianabet oficial1994, na Copa do Mundo dos EUA

Crédito, Getty

Legenda da foto, Seleção colombiana gerou expectativabet oficial1994, mas não passou da primeira fase da Copa

Carlos Valderrama é o grande símbolobet oficialuma safrabet oficialótimos jogadores colombianos que levaram a seleção à Copa do Mundo por três edições seguidas. Ele foi camisa 10 e grande cérebro do time nos Mundiaisbet oficial1990, 1994 e 1998.

A Copa dos Estados Unidos foi a que envolveu maior expectativa sobre aquela geração. A equipe passou o anobet oficial1993 invicta, fechando a temporada com o histórico 5 a 0 sobre a Argentina, a maior derrota da história dos argentinos dentrobet oficialcasa.

Em campo, no Mundial com maior médiabet oficialpúblico até hoje (maisbet oficial68 mil pessoas), os colombianos decepcionaram logo na primeira fase, caindo para Romênia e Estados Unidos e vencendo,bet oficialvão, a Suíça.

Quatro anos depois, boa parte do elenco se manteve, mas a campanha foi parecida: duas derrotas na fasebet oficialgrupos, para Romênia e Inglaterra, e uma vitória inútil frente à Tunísia.

A partirbet oficialentão, a equipe ainda venceu a Copa América realizada na própria Colômbiabet oficial2001, mas colecionou fracassos nas eliminatórias para Copa, não conseguindo ficar entre os cinco países sul-americanos que se classificaram aos três torneios seguintes.

Escobar

A seleção colombiana joga a partida mais importante da história futebolística do país nesta sexta-feira, às 17h, frente ao Brasil, exatamente na semanabet oficialque o país lembra os 20 anos do assassinatobet oficialAndrés Escobar.

A Colômbia até começou bem o duelo contra os Estados Unidos naquele 22bet oficialjunhobet oficial1994, partindo para o ataquebet oficialbusca da primeira vitória na Copa, quando um cruzamento do ataque americano foi cortado pelo zagueiro Escobar. Para azar dos colombianos, o defensor acabou marcando um gol contra aos 35 minutos do primeiro tempo.

Dias depois, jábet oficialMedellín,bet oficial2bet oficialjulho, Escobar foi a uma casa noturna e acabou assassinado a tiros no estacionamento da boate. A justiça condenou Humberto Muñoz Castro, autor confesso dos disparos, a 43 anosbet oficialprisão, mas ele acabou solto por bom comportamento após 11 anos preso.

Andrés Escobar durante jogo da Colômbia contra os Estados Unidos

Crédito, AFP

Legenda da foto, Andrés Escobarbet oficiallance do jogo fatídico, contra os EUA: zagueiro morreria dias depois

Na Colômbia, muitos defendem a tesebet oficialque Escobar foi morto a mando do narcotráfico, já que o assassino era guarda-costasbet oficialdois condenados por tráficobet oficialdrogas e muitos teriam perdido dinheirobet oficialapostas com a seleção.

"A razão foi que esses apostadores perderam quantias importantes e terminaram com a vidabet oficialAndrés. Ele perdeu a vida por isso", disse o irmão do atleta, Santiago Escobar,bet oficialentrevista recente ao portal UOL.

Para outros, foi apenas mais uma vítima da violência urbana e as tradicionais discussões e brigas noturnas - no caso,bet oficialrazãobet oficialele ter sido o autor do gol contra.

O outro Escobar

Fato é que, como retrata o documentário The Two Escobars (Os dois Escobares,bet oficialtradução livre), produção da rede americana ESPN, o jogador não era muito favorável à proximidade com os narcotraficantes - entre eles o cabeça Pablo Escobar.

Numa ocasião, toda a seleção colombiana foi até La Catedral, onde estava preso Pablo Escobar, inclusive participandobet oficialum jogobet oficialfutebol. Andrés acompanhou os colegas contrariado com a visita. Ele acreditava que o futebol deveria ser uma alternativa àquele momento problemático nas cidades colombianas - maiores índicesbet oficialcriminalidade do mundo -, ao invésbet oficialmanter proximidade ao tráfico.

O narcotráfico, porém, tinha forte ligação com os clubes locais. Pablo Escobar, torcedor fanático do Atlético Nacional (clubebet oficialAndrés), por muito tempo foi quem bancou o time, campeão da Copa Libertadores da Américabet oficial1989.