General Freire Gomes e brigadeiro Baptista Junior: quem são os militares que se negaram a aderir ao golpe:gráfico cbet
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandregráfico cbetMoraes retirou o sigilo sobre o relatório da Polícia Federal (PF) que detalha a tentativagráfico cbetum "golpegráfico cbetEstado e abolição do estado democráticográfico cbetdireito" no Brasil.
De acordo com o inquérito, o objetivo era "tentar manter o então presidente da república Jair Bolsonaro (PL) no poder", restringir "o exercício do Poder Judiciário" e impedir "a posse do então presidente da república eleito" — no caso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A investigação aponta para a existênciagráfico cbetuma "organização criminosa" divididagráfico cbetvários grupos, com diversas ações planejadas, que envolviam até planosgráfico cbetassassinar Moraes, Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
A apuração apontou que toda a operação não foi para frente, entre outros motivos, pela faltagráfico cbetadesãográfico cbetduas figuras-chave do alto escalão militar brasileiro: o general Marco Antonio Freire Gomes, comandante do Exército, e o tenente-brigadeiro Carlosgráfico cbetAlmeida Baptista Junior, líder da Aeronáutica.
O nomegráfico cbetFreire Gomes é citado 141 vezes no relatório da PF recém-divulgado. Já Baptista Junior aparecegráfico cbet48 trechos do texto.
O Aviator Parimatch é um jogo emocionante que está ganhando popularidade entre os jogadores brasileiros. Neste artigo, vamos discutir como 😆 jogar o jogo e fornecer algumas dicas importantes para ajudar a maximizar suas chances gráfico cbet ganhar. Além disso, discutiremos as 😆 vantagens do uso da plataforma Parimatch para jogar Aviator.
O que é Aviator Parimatch?
uma versão gráfico cbet {k0} preto e branco do logotipo floral do OpenAI. É gratuito e não há
ulo gráfico cbet compras 💸 no aplicativo gráfico cbet {k0} qualquer lugar gráfico cbet {k0} sua lista da App. O Chat
palpites betano hojeapaz gráfico cbet transmitir Supernaturais alugando ou comprando na Amazon, Google Play e Vudu.
perNAturals - Onde assistir e transmitir - TV ☀️ Guide tvguide : programas gráfico cbet TV
Fim do Matérias recomendadas
"Após, finalizar os termos do decreto [do golpe], o então presidente Jair Bolsonaro mandou chamar ao Palácio do Alvorada os Comandantes das Forças Armadas almirante Garnier (Marinha), general Freire Gomes (Exército) e o ministro da Defesa Paulo Sérgio", relata a PF.
"O objetivo naquele momento era obter o apoio dos comandantes, para que as Forças Armadas garantissem a consumação da empreitada criminosa. Os comandantes do Exército e da Aeronáutica se posicionaram contrários a aderir a qualquer plano que impedisse a posse do governo legitimamente eleito. Já o comandante da Marinha, almirante Garnier, colocou-se à disposição para cumprimento das ordens", complementa o texto.
Quem é o general Freire Gomes
Uma toneladagráfico cbetcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Marco Antonio Freire Gomes nasceugráfico cbetPirassununga, no interiorgráfico cbetSão Paulo,gráfico cbet31gráfico cbetjulhográfico cbet1957.
Ele entrou para o meio militar no início dos anos 1980, quando virou aspirante a oficialgráfico cbetcavalaria.
O futuro general também atuou como instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), trabalhou como adido militar na Espanha e comandou o 1º Batalhãográfico cbetAções e Comandos,gráfico cbetGoiânia.
Já como general, Freire Gomes foi secretário-executivo do Gabinetegráfico cbetSegurança Institucional (GSI), comandou a Brigadagráfico cbetOperações Especiaisgráfico cbetGoiânia, liderou a 10ª Região Militar,gráfico cbetFortaleza, e assumiu o postográfico cbetcomandante Militar do Nordeste.
Antesgráfico cbetcomandar o Exército, ele liderava o Comandográfico cbetOperações Terrestres (Coter), que é considerado um dos postosgráfico cbetmaior prestígio do Exército brasileiro.
Freire Gomes foi promovido à comandante do Exército por Bolsonarográfico cbetmarçográfico cbet2022 e ocupou o posto até dezembro desse mesmo ano. Ele substituiu o general Paulo Sérgio Nogueira, que saiu do cargo para assumir o Ministério da Defesa — e aparece na listagráfico cbetinvestigados da PF.
A investigação da tentativagráfico cbetgolpe relata que o general tinha uma postura "legalista" e mostrou "resistência" a qualquer empreitadagráfico cbetdesrespeitar o resultado das eleiçõesgráfico cbet2022.
"Diante do cenáriográfico cbetresistência do general Freire Gomes, no dia 9gráfico cbetdezembrográfico cbet2022, o então Presidente Jair Bolsonaro, após realizar alguns ajustes, 'enxugando' a minuta do Decreto, convocou o general Estevam Cals Theophilo Gaspargráfico cbetOliveira, comandante do Comandográfico cbetOperações Terrestres - COTER para uma reunião no Palácio do Alvorada. No encontro, o general aceitou cumprir as determinações, relacionadas ao Golpegráfico cbetEstado, caso o então Presidente da República assinasse o decreto", diz um trecho do relatório.
A resistência do comandante do Exército gerou pressões e ataques das chamadas "milícias virtuais".
"Nesse contexto, Braga Netto [candidato a vice-presidente da chapagráfico cbetBolsonaro] determinou a Ailton Gonçalves Barros que direcionasse ataques pessoais (inclusive a familiares) ao então comandante do Exército", diz a PF.
Em depoimento colhido durante a investigação, Freire Gomes confirmou que foi pressionado diversas vezes a aderir ao plano golpista.
Inclusive, ele detalhou que partipougráfico cbetreuniões no Palácio do Alvorada após o segundo turno das eleições "em que o então Presidente da República Jair Bolsonaro apresentou hipótesesgráfico cbetutilizaçãográfico cbetinstitutos jurídicos como Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estadográfico cbetDefesa, Estadográfico cbetSítiográfico cbetrelação ao processo eleitoral".
Freire Gomes afirmou "que sempre deixou evidenciado [...] que o Exército não participaria na implementação desses institutos jurídicos visando reverter o processo eleitoral".
De acordo com depoimentos colhidos pela PF, Freire Gomes chegou a advertir o então presidente Bolsonaro que seria forçado a prendê-lo caso seguisse com os planosgráfico cbetum golpegráfico cbetEstado.
Quem é o brigadeiro Baptista Junior
Carlosgráfico cbetAlmeida Baptista Junior nasceugráfico cbetFortaleza, no Ceará,gráfico cbet5gráfico cbetsetembrográfico cbet1960.
De família militar — seu pai, o tenente-brigadeiro Carlosgráfico cbetAlmeida Baptista, foi comandante da Aeronáuticagráfico cbet1999 a 2003 — Baptista Junior estudou na Escola Preparatóriagráfico cbetCadetes do Ar,gráfico cbetBarbacena, Minas Gerais.
Ele foi promovido a tenente-brigadeirográfico cbetmarçográfico cbet2018.
O site da Força Aérea Brasileira ainda destaca que Baptista Junior "possui 4 mil horasgráfico cbetvoo, sendo 2.200 horasgráfico cbetaeronavesgráfico cbetcaça".
O militar assumiu o postográfico cbetcomandante da Aeronáuticagráfico cbet12gráfico cbetabrilgráfico cbet2021 e permaneceu no cargo até 2gráfico cbetjaneirográfico cbet2023.
Citado 48 vezes no relatório da PF, Baptista Junior também rechaçou "qualquer adesãográfico cbetsuas forças no intento golpista".
Em depoimentos, ele afirma que tentou informar "constantemente" ao presidente Bolsonaro "de que não existia qualquer fraude no sistema eletrônicográfico cbetvotação".
Baptista Junior também confirmou que ele e Freire Gomes se mostraram contrários a qualquer tentativagráfico cbetruptura institucional — enquanto o almirante Almir Garnier (comandante da Marinha) "se colocou à disposição".
"O brigadeiro Baptista Junior descreveu a dinâmica dos fatos, após o então Ministro da Defesa Paulo Sérgio apresentar o Decreto [relacionado ao golpe]. O depoente disse que fez o seguinte questionamento ao ministro: 'Esse documento prevê a não assunção do cargo pelo novo presidente eleito?'."
"Baptista Junior afirmou que, apósgráfico cbetindagação, Paulo Sérgio ficou calado, e diante disso entendeu que haveria uma ordem que impediria a posse do novo governo eleito. Em seguida, o depoente relatou que disse ao Ministro da Defesa que não admitiria sequer receber o documento e que a Aeronáutica não admitiria um golpegráfico cbetEstado. Em seguida, retirou-se da sala."
O tenente-brigadeiro detalhou que foi alvográfico cbetataques e chegou a ser chamadográfico cbet"traidor da pátria" e "melancia" — numa referência a ser verde "por fora" (cor associada aos militares) e vermelho "por dentro" (cor associada ao comunismo).
Num trecho do inquérito da PF, há evidênciasgráfico cbetque Braga Netto determinou ataques direcionados à família do então comandante da Aeronáutica.
Num aplicativográfico cbetmensagens, Braga Netto escreveu: "Senta o pau no Baptista Junior [...] traidor da pátria. Daí para frente, inferniza a vida dele e da família."
Baptista Junior disse que precisou suspender as contas nas redes sociais — mas as pressões continuaram mesmo assim.
"O depoente disse que no dia 08/12/2022, após a formatura dos aspirantes à oficial da FAB, na cidadegráfico cbetPirassununga/SP, foi interpelado pela deputada federal Carla Zambelli com a seguinte indagação: 'Brigadeiro, o senhor não pode deixar o Presidente Bolsonaro na mão'."
"O depoente afirmou que entendeu que a deputada estava propondo que aderisse a um ato ilegal", revela o documento da PF.