Mistériocoritiba e américa mineiro palpite'ilha mágica'coritiba e américa mineiro palpiteluacoritiba e américa mineiro palpiteSaturno intriga astrônomos:coritiba e américa mineiro palpite

Marcoritiba e américa mineiro palpiteTitã (Nasa)

Crédito, Nasa

Legenda da foto, Titã teria lagoscoritiba e américa mineiro palpitehidrocarbonetos e uma atmosfera espessa
  • Author, Paul Rincon
  • Role, Editorcoritiba e américa mineiro palpiteCiência da BBC News

coritiba e américa mineiro palpite Há algum tempo os cientistas estão intrigados com um fenômeno - que vem sendo chamadocoritiba e américa mineiro palpite"ilha mágica" - observadocoritiba e américa mineiro palpitejulho do ano passado pela sonda Cassini, da Nasa,coritiba e américa mineiro palpiteTitã, maior luacoritiba e américa mineiro palpiteSaturno.

A sonda observou a "ilha" - na realidade, uma mancha brilhante - durante um sobrevôo por Ligeia Mare, um lagocoritiba e américa mineiro palpitemetano e etano do polo nortecoritiba e américa mineiro palpiteTitã. Mascoritiba e américa mineiro palpitesuas passagens seguintes ela havia desaparecido.

Agora, um estudo publicado na revista Nature Geoscience defende que a mancha pode ter sido causada tanto pela presençacoritiba e américa mineiro palpiteicebergs na região, quanto pelo reflexocoritiba e américa mineiro palpiteondas do lago ou gases que teriam emanadocoritiba e américa mineiro palpitesuas profundezas.

"Ilha mágica é o termo coloquial que estamos usando para nos referir a esse fenômeno, mas na realidade não achamos que se tratacoritiba e américa mineiro palpiteuma ilha", explicou à BBC Jason Hofgartner, da Cornell University,coritiba e américa mineiro palpiteNova York, um dos autores do estudo.

Ele diz que, como a luminosidade apareceu e desapareceu muito rapidamente, é improvável que tenha sido causada por uma ilhota vulcânica.

"Temos quatro hipóteses diferentes para explicar as causas desse fenômeno: ondas, bolhascoritiba e américa mineiro palpitegás, sólidos flutuantes e sólidoscoritiba e américa mineiro palpitesuspensão"

Importância científica

A maior luacoritiba e américa mineiro palpiteSaturno chama a atençãocoritiba e américa mineiro palpitecientistas por ter características semelhantes às da Terra.

Ela tem, por exemplo, uma atmosfera espessa, alémcoritiba e américa mineiro palpiteuma superfície moldada por ventos e chuvas, com rios, mares e dunas.

As montanhas e dunascoritiba e américa mineiro palpiteTitã, porém, são feitascoritiba e américa mineiro palpitegelo, nãocoritiba e américa mineiro palpiterochas ou areia. Ecoritiba e américa mineiro palpitevezcoritiba e américa mineiro palpiteágua, seus lagos são formados por hidrocarbonetos líquidos.

Os mares e lagoscoritiba e américa mineiro palpitesua região polar, por exemplo, são repletoscoritiba e américa mineiro palpitemetano e etano, substâncias gasosas na Terra, mas que nas temperaturas típicascoritiba e américa mineiro palpiteTitã -coritiba e américa mineiro palpite180ºC negativos - existemcoritiba e américa mineiro palpiteestado líquido.

Titã também tem algo semelhante às estações do ano da Terra, embora seu ciclo sazonal sejacoritiba e américa mineiro palpite30 anos.

Com a aproximação do solstíciocoritiba e américa mineiro palpiteverãocoritiba e américa mineiro palpiteTitã, que serácoritiba e américa mineiro palpitemaiocoritiba e américa mineiro palpite2017, o nívelcoritiba e américa mineiro palpiteatividade atmosférica no norte dessa lua tende a crescer.

"À medidacoritiba e américa mineiro palpiteque o verão se aproxima, mais energia do sol é depositada no hemisfério nortecoritiba e américa mineiro palpiteTitã", diz Hofgartner.

Os ventos da região também tendem a ficar mais fortes, causando ondas na superfíciecoritiba e américa mineiro palpiteseus lagos e mares.

São essas ondas a primeira das possíveis explicações para a "ilha mágica" - até porque os cientistas já detectaram evidênciascoritiba e américa mineiro palpiteondascoritiba e américa mineiro palpiteoutro lago da lua, conhecido como Punga Mare.

Hipóteses

A segunda explicação possível é que a manchacoritiba e américa mineiro palpiteluz ( ou "ilha mágica") poderia ter sido causada por sólidos flutuantes - os icebergs.

Esses icebergs não poderiam ser formados por gelocoritiba e américa mineiro palpiteágua, porque afundariam no marcoritiba e américa mineiro palpitehidrocarboneto líquido. Seriam, portanto,coritiba e américa mineiro palpiteuma mistura congeladacoritiba e américa mineiro palpitemetano e etano.

Já os sólidoscoritiba e américa mineiro palpitesuspensão - a terceira possível causa da manchacoritiba e américa mineiro palpiteluz - poderiam ser poliacetileno, um composto orgânicocoritiba e américa mineiro palpitebaixa densidade que os cientistas acreditam fazer parte da atmosferacoritiba e américa mineiro palpiteTitã.

A última hipótese é que a luminosidade que a Cassini observou foi provocada por gases emergindocoritiba e américa mineiro palpitefissuras vulcânicas submarinas para a superfíciecoritiba e américa mineiro palpiteseu lago.

Mais observações e estudos são necessários, porém, para que se determine quais dessas hipóteses são mais prováveis.

"Parece que algo está acontecendocoritiba e américa mineiro palpiteLigeia Mare. Titã não paracoritiba e américa mineiro palpitenos surpreender", diz John Zarnecki, professor emérito da Open Universitycoritiba e américa mineiro palpiteMilton Keynes, co-autorcoritiba e américa mineiro palpiteum estudo sobre a altura das ondascoritiba e américa mineiro palpiteTitã.

"Essa é mais uma evidênciacoritiba e américa mineiro palpiteque precisamos voltar para lá com uma missão, preferivelmente para pousarcoritiba e américa mineiro palpiteumcoritiba e américa mineiro palpiteseus mares. Só então entenderemos o que está acontecendo nesse lugar incrível."