Nova imagem da Nasa capta Saturno sob eclipse do Sol:sorte esportiva é confiável
sorte esportiva é confiável A Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou uma nova foto do planeta Saturno, capturadasorte esportiva é confiáveljulho pela sonda espacial Cassini.
A imagem faz partesorte esportiva é confiáveluma série do projeto The Day The Earth Smiled (O Diasorte esportiva é confiávelque a Terra Sorriu,sorte esportiva é confiáveltradução livre), promovido pela chefesorte esportiva é confiávelImagem da Nasa, Carolyn Porco.
Em 19sorte esportiva é confiáveljulho, diasorte esportiva é confiávelque a imagem foi produzida, pessoassorte esportiva é confiáveltodos os cantos do mundo foram convidadas a saíremsorte esportiva é confiávelsuas casas e olharem para os céus,sorte esportiva é confiáveluma espéciesorte esportiva é confiávelcelebração da existência humanasorte esportiva é confiávelmeio à imensidão do Universo. A ideia é que entre as fotos feitas pela Cassini também estivessem imagens da Terra, colhidassorte esportiva é confiávelum bilhãosorte esportiva é confiávelquilômetrossorte esportiva é confiáveldistância.
No depoimento abaixo, Carolyn Porco descreve o que mostram as imagens e comenta o significado do eventosorte esportiva é confiável19sorte esportiva é confiáveljulho.
Há quatro meses, nossas câmeras na Cassini foram comandadas para executar uma sequênciasorte esportiva é confiávelimagens rotineiras.
No dia 19sorte esportiva é confiáveljulho, uma sériesorte esportiva é confiávelimagens enquadrando Saturno, seu inteiro sistemasorte esportiva é confiávelanéis e luas foi capturada enquanto a sonda estava posicionadasorte esportiva é confiáveluma sombra criada pelo eclipse do sol sobre o planeta.
Outra intenção da ocasião era capturar a imagemsorte esportiva é confiávelnosso próprio planeta – minúsculo, remoto, sozinho -, vistosorte esportiva é confiávelum bilhãosorte esportiva é confiávelquilômetrossorte esportiva é confiáveldistância.
A análise detalhada das imagens nos permite ver algumas das luas mais importantes do planeta, como a brilhante Enceladus e Tethys, que tem um terço do tamanho da nossa. Do outro lado do planeta, na parte superior direita, está Mimas, uma lua crescente que deitasorte esportiva é confiávelsombra sobre parte do anel E.
Ao continuar explorando as imagens, é possível ver abaixo dos anéis principais, do lado direito, distante e perdidosorte esportiva é confiávelmeio à cena radiante, um pequeno pontinho azul flutuandosorte esportiva é confiávelum marsorte esportiva é confiávelestrelas.
Esta é a nossa casa, a Terra. E mais do que isso, a imagem daquele pontinho capta um momento, congelado no tempo,sorte esportiva é confiávelque os habitantes do nosso planeta fizeram uma pausasorte esportiva é confiávelsuas atividades normais para reconhecer a nossa existência.
Espero que, no futuro, quando as pessoas olharem novamente para esta imagem, elas se lembrem do momentosorte esportiva é confiávelque por mais inusitado que pareça, elas estavam lá, sabiam que estavam sendo "fotografadas" e sorriram.