Para Cafu, essa será Copa 'mais difícil que já enfrentamos':curso de punter esportivo
"Tem que ter primeiro humildade e respeito com os adversários. Não vai ser uma Copa do Mundo fácil, acho que vai ser a Copa mais difícil que nos já enfrentamos nos últimos tempos."
Eternizado pelo gestocurso de punter esportivo2002, quando levantou a taça da conquista da Copa do Japão e da Coreia do Sul fazendo uma declaração para a esposa e outra para as suas origens ("100% Jardim Irene" escrito na camisa), Cafu, o capitão do penta, foi o escolhido para fechar a sériecurso de punter esportivoentrevistas especiais da BBC Brasil com os representantescurso de punter esportivocada conquista do Brasil na Copa.
Ele mostra preocupação com a "Neymar-dependência" no futebol da seleção, fala sobre as expectativas para a Copa que está para começar e comenta os diferenciais da seleção campeã 12 anos atrás.
Leia a entrevista completa:
curso de punter esportivo BBC Brasil - O que a conquista na Copacurso de punter esportivo2002 significou para você?
curso de punter esportivo Cafu - Para mim representou tudo: títulocurso de punter esportivocampeão mundial; para a seleção brasileira, a oportunidadecurso de punter esportivocolocar mais uma estrela na nossa camisa; um título muito representativo, porque não é qualquer seleção do mundo que consegue ser pentacampeã mundial.
curso de punter esportivo BBC Brasil - Você também estava na seleção campeãcurso de punter esportivo1994. Quais as principais diferenças entre a daquele ano e acurso de punter esportivo2002?
curso de punter esportivo Cafu - São duas seleções que venceram, não existe uma dificuldade grande comparando uma com a outra.
curso de punter esportivo BBC Brasil - E o (técnico) Felipão? Não foi um diferencial para aquela seleção?
curso de punter esportivo Cafu - Felipão e um técnico motivacional, ele sabe motivar o grupo, ele é um cara que sabe ter o grupo na mão. A diferença da seleção atual para acurso de punter esportivo2002 é que acurso de punter esportivo2002 se concretizou, é uma seleção campeã, seleção que cumpriu seu dever. Mas essa seleção pode cumprir seu dever, fazer seu papel e se transformar tambémcurso de punter esportivouma família, como foi acurso de punter esportivo2002.
curso de punter esportivo BBC Brasil - E como você vê a seleção hoje?
curso de punter esportivo Cafu - Tudo pode acontecer no futebol, nós temos que ser otimistas. Eu sou otimista, acho que o Brasil vai fazer uma grande Copa do Mundo. Agora ganhar a Copa do Mundo, nós não temos essa certeza absoluta, não existe uma fórmula química que diz "se você fizer isso, você vai ser campeão do mundo".
curso de punter esportivo BBC Brasil - Há muita expectativa com relação à seleção brasileira e esse otimismo que você falou também é nítido. Você não acha que otimismo demais também pode atrapalhar?
curso de punter esportivo curso de punter esportivo Cafu - Nós sabemos que dentrocurso de punter esportivocampo é diferente do que se fala foracurso de punter esportivocampo, principalmente com relação ao que o Marin falou (o presidente da CBF, José Maria Marin disse ao jornal O Globo que "só uma fatalidade tira o título do Brasil"). O Parreira diz: "nós estamos com uma mão na taça", mas ainda falta a outra.
Quando você tem um técnico motivador, como o Felipão, é claro que você fica incentivado. Mas dizer que "só uma fatalidade tira o título do Brasil" é mais uma bobagem que o Marin falou. Claro que todos queremos que o Brasil chegue na final, mas até lé tem um longo caminho, tem que ter primeiro humildade e respeito com os adversários. Não vai ser uma Copa do Mundo fácil, acho que vai ser a Copa mais difícil que nos já enfrentamos nos últimos tempos.
curso de punter esportivo BBC Brasil - A mais difícil? Por quê?
curso de punter esportivo Cafu - Temos todos os campeões mundiais disputando essa Copa, os maiores craques, os maiores ídolos do futebol mundial. Nós temos uma vantagem, que é jogarcurso de punter esportivocasa. (Mas) a última Copa aqui foicurso de punter esportivo1950 e nós perdemos. Então nós precisamos resgatar a imagem do futebol brasileiro dentrocurso de punter esportivocasa, o apoio da torcida, isso tudo motiva para a gente fazer uma grande Copa do Mundo. Mas não é verdade que nós já ganhamos a Copa do Mundo.
curso de punter esportivo curso de punter esportivo BB curso de punter esportivo C Brasil - O Brasil ficou conhecido mundialmente pelo seu jogo coletivo, pelo "futebol bonito". O que mudou no futebol da seleçãocurso de punter esportivohoje com relação a isso?
curso de punter esportivo Cafu - A defesa é uma das características fortes dessa seleção atual. É uma seleção muito bem treinada, que está preparada para a Copa do Mundo. Mas o que se destaca no time hoje é a parte defensiva, se dá muita ênfase para isso. O jogo coletivo existe, o brilho do futebol é muito relativo ao que você vai fazer dentrocurso de punter esportivocada jogo, tem jogo que você pode golearcurso de punter esportivo4 ou 5 e tem jogo que você vai ter que ganharcurso de punter esportivo1 a 0. O mais importante vai ser sempre o resultado final.
curso de punter esportivo BBC Brasil - O Brasil é hoje muito dependente do Neymar?
curso de punter esportivo Cafu - Hoje nós temos uma dependência muito grande do Neymar. Não tem quem substitua, ele está entre os três melhores jogadores do mundo. Então se tirar o Neymar, no banco não tem quem o substitua. Mas nós temos um time muito bom, e eu tenho certeza que vão jogar para o Neymar ser a estrela. Estamos dando uma responsabilidade muito grande para ele. Mas temos jogadores que podem ajudá-lo a fazer a seleção ser campeã.
curso de punter esportivo BBC Brasil - Quem você vê como favorito nessa Copa e qual a principal dificuldade que o Brasil vai enfrentar?
curso de punter esportivo Cafu - As dificuldades são todas, não vai existir um adversário fácil que o Brasil vai enfrentar. Espero que o Brasil possa ser campeão. Mas temos várias favoritas: Argentina, Inglaterra, Uruguai, Itália, Holanda, Espanha, todas as grandes seleções são favoritas.
curso de punter esportivo BBC Brasil - Na semana passada, a seleção recebeu vaias após o amistoso contra a Sérvia no Morumbi. Acha que isso é possível na abertura, contra a Croácia?
curso de punter esportivo curso de punter esportivo Cafu - Nós paulistanos somos muito exigentes, nós queremos que tudo aconteça perfeitamente o mais rápido possível. Com a seleção sempre foi assim, então já estamos acostumados com isso. Claro que nós queremos que a seleção já entre naquele climacurso de punter esportivotentar atropelar o adversário, impondo ritmocurso de punter esportivojogo, mas às vezes isso não acontece, você pega um adversário mais retrancado e dificulta.
Acho que a torcida vai ter que ter paciência na Copa, vamos ter adversários que vão vir aqui não para ganhar a Copa, mas para ganhar da seleção brasileira. Nós vamos ter que ser inteligentes, ganhar esse jogo com muita paciência, mas para isso precisamos que o torcedor tenha paciênciacurso de punter esportivoentender a maneira que o Brasil esta jogando.
curso de punter esportivo BBC Brasil - O Brasil vai se dar melhor como "jogador" nessa Copa ou como organizador?
curso de punter esportivo Cafu - As duas coisas juntas vão fazer com que o nosso país seja bem visto, o futebol e a organização. A preparação para esse Mundial foi normal, nós temos dias para a estreia, o estádio está entregue para fazer a abertura. Mas atraso acontececurso de punter esportivoqualquer lugar do mundo, é uma coisa normal, claro que no Brasil fica mais visível porque nós vamos ter a Copa aqui, então as coisas acabam tendo dimensão maior.