Pressionadas por prazos, Fifa e SP unem forças para viabilizar abertura da Copa:pixbet lucro

Jérôme Valcke faz primeira visita à Arena Corinthians após acidentepixbet lucronovembro / Crédito da Foto: BBC
Legenda da foto, Prefeiturapixbet lucroSão Paulo, governo estadual, COL e Fifa se juntam para viabilizar Copa na cidade
  • Author, Renata Mendonça
  • Role, Da BBC Brasilpixbet lucroSão Paulo

pixbet lucro A cidadepixbet lucroSão Paulo foi, aindapixbet lucro2011, confirmada como sede da abertura da Copa do Mundopixbet lucro2014, quando os governos municipal e estadual firmaram com a Fifa o compromissopixbet lucroprovidenciar a infraestrutura necessária para receber a primeira partida do Mundial.

Faltando menospixbet lucrocinco meses para o pontapé inicial – que será dado na partida entre Brasil e Croácia,pixbet lucro12pixbet lucroJunho -, governo, prefeitura e o próprio Corinthians, clube responsável pela construção do estádio,pixbet lucroItaquera (zona lestepixbet lucroSão Paulo), ainda correm contra o tempo para finalizar as obras.

O estádio (Arena Corinthians) está 97% pronto, mas só deve ter todo o trabalho finalizadopixbet lucro15pixbet lucroabril. As obras viárias para facilitar o acesso a Itaquera também devem ser entregues somente entre março e abril.

Mas, após a reunião nesta segunda-feira, com a participação do prefeitopixbet lucroSão Paulo, Fernando Haddad, da vice-prefeita, Nádia Campeão, do secretáriopixbet lucroplanejamento do governo estadual, Julio Semeghini, do responsável do Corinthians pelas obras na arena, Andrés Sanchez, e do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, todas as partes chegaram a um comum acordo para viabilizar a abertura da Copapixbet lucroSão Paulo.

Quase dois meses após acidente, guindaste que causou acidente na Arena Corinthians foi retirado / Crédito da foto: BBC
Legenda da foto, Guindaste que causou acidente foi retirado e obras voltam ao normal na Arena Corinthians

"Nós estamos muito satisfeitos com o que vimos hoje, tivemos uma excelente reunião", avaliou Valcke.

"Abordamos todos os assuntos que devem ser discutidos para o jogopixbet lucroabertura e também para os outros jogos. A Copa não é um evento fácilpixbet lucroorganizar, mas estamos trabalhando juntos, com o forte apoio do prefeito e do governo", completou.

"O que ficoupixbet lucromais importante dessa visita é que todos têm uma datapixbet lucrochegadapixbet lucrocinco meses que é muito próxima", declarou Nádia Campeão, que estevepixbet lucroItaquera após a reunião na prefeitura. "Então ficou claro que é preciso tensionar todas as forças e trabalharpixbet lucroforma mais integrada e conjunta."

"Vamos ter grupos mais integrados ainda entre COL (Comitê Organizador Local), Fifa, prefeitura, estádio e governo estadual para que essa integração possa ganhar tempo e agilizar mais", completou.

Exigências da Fifa

A reuniãopixbet lucrosegunda também foi marcada por definições sobre a atribuiçãopixbet lucroresponsabilidadespixbet lucrouma lista apresentada pela Fifa com 5 mil requisitos para a cidade-sede da abertura da Copa do Mundo.

Entre as exigências da entidade estão uma áreapixbet lucroimprensa no estádio capazpixbet lucrocomportarpixbet lucro4 mil a 5 mil jornalistas, um estacionamento e uma área VIP maior, entre outras coisas – algumas delas já até estavam resolvidas, mas foram incluídas na listagem trazida pelo comitê da Fifa.

Para amenizar os custos, a prefeitura propôs utilizar algumas estruturas já existentes no entornopixbet lucroItaquera e adaptá-las durante a Copa.

"Fizemos um convênio com o Shopping Itaquera, então não vai ser necessário um estacionamento provisório. Vamos usar a Fatec/Etec como centropixbet lucrovoluntariado, então não será preciso construir isso", explicou Campeão. "São muitos exemplospixbet lucroestrutura que estamos compartilhando pra minimizar custos que seriam só para esses jogos da Copa."

Valcke, membros do COL, ministro Aldo Rebelo e autoridadespixbet lucroSão Paulo se reúnempixbet lucroItaquera / Crédito da foto: BBC
Legenda da foto, Prefeiturapixbet lucroSão Paulo não aceitou algumas exigências da Fifa para o Mundial

A BBC Brasil também apurou que, durante a reunião, o prefeito Fernando Haddad chegou a barrar algumas exigências da Fifa. A entidade pedia, por exemplo, quepixbet lucrodiaspixbet lucrojogos na Arena Corinthians, o bilhete do metrô fosse gratuito para quem apresentasse o ingresso da partida, como aconteceupixbet lucroalgumas cidades na Copa das Confederações – Haddad, porém, não concordou com a medida e manteve a tarifa normal para os torcedores que forem ao estádio.

Outro entrave entre Fifa e a prefeiturapixbet lucroSão Paulo foi com relação à Fan Fest (espaço para cercapixbet lucro30 mil torcedores, onde acontecem shows e há exibição dos jogos do Mundialpixbet lucrotelão).

O evento será no Vale do Anhangabaú, maspixbet lucromeio às exigências da entidade para segurança e outros itens – que incluiriam um investimento maior da prefeitura -, Haddad chegou a sugerir a mudançapixbet lucrolocal para o Sambódromo, onde boa parte da estrutura exigida já está pronta. A entidade, porém, chegou a um acordo com o prefeito e a Fan Fest foi mantida no Centro.

Ainda com algumas pendências com relação às estruturas que ainda faltam ser erguidas para a abertura do Mundial, Haddad pediu que até esta sexta-feira fossem definidos os responsáveis por cada coisa, entre governos estadual, municipal e Corinthians.

Com as novas definições, Nádia Campeão afirmou que não haverá problemas para os prazos serem realmente cumpridos.

"Foi uma reunião bem prática,pixbet lucroque o prefeito também reafirmou os compromissos da cidade com todas essas questões. Marcamos uma agendapixbet lucrotrabalho mais intensa daqui para frente", concluiu.