Brasil comprará caças suecos por US$ 4,5 bilhões:jogo de desenhar

Caça Gripen, da sueca Saab,jogo de desenharfotojogo de desenhar2012 (AFP)
Legenda da foto, Caça Gripen, fabricado pela sueca Saab, foi o escolhido por autoridades brasileiras

O Brasil deverá receber as primeiras aeronaves a partirjogo de desenhar2018. A partirjogo de desenharentão, segundo a Aeronáutica, serão entregues 12 aviões por ano.

De acordo com Amorim, os aviões permitirão enfrentar ameaçasjogo de desenharqualquer ponto do Brasil. Ele disse ainda que a transferênciajogo de desenhartecnologias pela fabricante contribuirá para que a indústria nacional se capacite para a produçãojogo de desenharcaçasjogo de desenharúltima geração.

A decisão pelos caças suecos ocorreu apesarjogo de desenharforte lobby da França e dos EUA. Na semana passada, o presidente da França, François Hollande, visitou o Brasil acompanhado pelo presidente da Dassault.

Durante o governo Lula, jornais divulgaram que o governo esteve prestes a fechar negócio com os franceses.

Após a possejogo de desenharDilma Rousseff, porém, os Estados Unidos se reequilibraram na disputa. Em visita ao Brasiljogo de desenharmaio, o vice-presidente americano, Joe Biden, tratou da compra dos caças com autoridades brasileiras.

Meses depois, porém, com a eclosãojogo de desenhardenúnciasjogo de desenharque a NSA (Agênciajogo de desenharSegurança Nacional dos EUA) havia espionado Dilma, baseando-sejogo de desenharinformações divulgadas pelo ex-consultor da NSA Edward Snowden, a relação entre os dois países esfriou.

A decisão do governo pelos Gripen atendeu a preferência da FAB, que havia se manifestado a favor dos caças suecosjogo de desenharrelatório sobre as três aeronavesjogo de desenhardisputa.

Segundo a proposta da Saab, 40% do caça será fabricado no Brasil.

Negociações para a compra dos caças se iniciaram na décadajogo de desenhar90, quando o governo FHC criou o programa FX para substituir os aviõesjogo de desenharinterceptação da FAB.

As discussões entraramjogo de desenharnova fase no governo Lula, que pôs fim ao programa FX e criou o FX-2, mais abrangente.

Hoje, para cumprir a missão que será executada pelo Gripen, o Brasil conta com 12 caças franceses Mirage-2000, considerados defasados.

Os jatos ficamjogo de desenharAnápolis (GO), cidade próxima a Brasília, e têm como principal atribuição evitar ataques aéreos à capital federal.

Em audiência recente no Congresso, o comandante da FAB, Juniti Saito, disse que os Mirage-2000 seriam aposentados até o fim deste ano e substituídos provisoriamente por aeronaves do modelo F-5, que já pertencem à força e hoje se encontramjogo de desenharbases espalhadas pelo país.