EUA: ‘Não fazemos espionagem industrial’:site do pokerstars

Roberta Jacobson | Foto: AP
Legenda da foto, Roberta Jacobson disse que Obama lamenta dano causado à relação com Brasil

A representante respondia a perguntas específicassite do pokerstarsjornalistas sobre duas pré-condições colocadas pela presidente Dilma Rousseff para retomar o processosite do pokerstarselevar a relação bilteral a um novo patamarsite do pokerstarsimportância: um pedidosite do pokerstarsdesculpas e a garantiasite do pokerstarsque a espionagem não volte a ocorrer.

Sobre o primeiro tema, Jacobson frisou que o presidente Obama "lamenta" as consequências das revelações feitas pelo ex-empregado da NSA Edward Snowden.

Ela também garantiu que as preocupações manifestadas por governos estrangeiros – inclusive pela presidente Dilma Rousseffsite do pokerstarsseu discurso na ONU na terça-feira – foram ouvidas "alto e claro".

Mudanças na NSA

Dilma Rousseff dissesite do pokerstarstermos fortes que a espionagem americana constitui "um caso gravesite do pokerstarsviolação dos direitos humanos e das liberdades civis",site do pokerstars"invasão e capturasite do pokerstarsinformações sigilosas relativas a atividades empresariais" e "sobretudo,site do pokerstarsdesrespeito à soberania nacional".

Emsite do pokerstarsintervenção logo após Dilma, o presidente Obama fez apenas uma rápida menção ao processosite do pokerstarsrevisão das "capacidades" militares esite do pokerstarsinteligência dos EUA, ressaltando logo depois que, por causa delas, "o mundo está mais seguro hoje que cinco anos atrás".

"Nós não fazemos espionagem industrial. Não coletamos inteligência para empresas privadas nos EUA", disse nesta sexta-feira a secretária-assistente Roberta Jacobson.

Segundo ela, as denúncias levaram o governo americano a adotar um processosite do pokerstarsrevisão que é tanto interno,site do pokerstarsrevisão dos procedimentossite do pokerstarscoletasite do pokerstarsinteligência, quanto externo,site do pokerstarsdiálogo com os países afetados.

Como parte dessa revisão, ela disse, os EUA vão estabelecer "uma sériesite do pokerstarsprincípos" para equilibrar as preocupações americanassite do pokerstarssegurança com as questõessite do pokerstarsprivacidade colocadas pelos países aliados.

Mas até agora não há detalhes sobresite do pokerstarsque consistiria a revisão prometida por Obama. Como o americano havia, porém, prevenido Dilma que se tratasite do pokerstarsum processo que durará meses, a presidente brasileira resolveu adiar – sem nova data – a visitasite do pokerstarsEstado que faria a Washingtonsite do pokerstarsoutubro.

Uma nova legislação para aumentar a transparência e limitar o alcance da espionagem da NSA começou a ser debatida pela Comissãosite do pokerstarsInteligência do Senado americano na quinta-feira, mas o projeto diz respeito apenas à privacidadesite do pokerstarsamericanos.

A legislação requereria, por exemplo, que a NSA a tornasse públicas as vezessite do pokerstarsque tenha acessado a basesite do pokerstarsdados telefônicossite do pokerstarscidadãos, reduziria o tempo – atualmente cinco anos – que a agência pode manter esses dados e forçaria o órgão a submeter a uma corte secreta a listasite do pokerstarstelefones espionados, com os devidos motivos explicadossite do pokerstarsforma substancial.

A lei também estabeleceria um advogado constitucional para argumentar contra a posição do governo junto à corte secreta nos casossite do pokerstarsque existem liberdades constitucionais envolvidas.

"Quando governos amigos começam a questionar asite do pokerstarsrelação com a comunidadesite do pokerstarsinteligência americana, há implicações sérias para a segurança nacional", disse o senador democrata Ron Wyden.

Obama | Foto: Reuters
Legenda da foto, Na ONU, Obama disse que mundo 'é mais seguro' por causasite do pokerstarsatuação dos EUA

Mas ele endossou a posição dominante entre os senadoressite do pokerstarsmanter o programasite do pokerstarscoletasite do pokerstarsdados, fazendo modificações para equilibrar os interessessite do pokerstarssegurança nacional dos EUA com as preocupações com privacidade levantadas por cidadãos e países estrangeiros.

"Nossa legislação quer emendar os principais causadoressite do pokerstarsdano e provar que nossas liberdades e nossa segurança não são mutuamente exclusivas."

Desconfiança

No caso da relação Brasil-EUA, as denúnciassite do pokerstarsespionagem tiveram o efeito imediatosite do pokerstarsinviabilizar a visitasite do pokerstarsEstadosite do pokerstarsDilma a Washington.

No longo prazo, pode-se instalar na relação uma desconfiança que inviabilize também iniciativas que impliquemsite do pokerstarscompartilhamentosite do pokerstarsinformações – essenciais para a cooperaçãosite do pokerstarsáreas sensíveis, como defesa e segurança.

A secretária-assistentesite do pokerstarsEstado disse que, concomitantemente à revisãosite do pokerstarsprocedimentos da NSA, os EUA têm interessesite do pokerstarscontinuar trabalhando com o Brasilsite do pokerstarsuma agenda que ela qualificousite do pokerstars"substancial" e "multifacetada".

Nesta sexta-feira, o secretáriosite do pokerstarsEstado, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, tiveramsite do pokerstarsprimeira reunião desde que Figueiredo assumiu a pasta.

Segundo Jacobson, eles discutiram a crise na Síria e a reunião da Comissão para Proibiçãosite do pokerstarsArmas Químicas que vai detalhar os planos para a eliminação do arsenal químico sírio.

No plano bilateral, os representantes trataramsite do pokerstars"diálogos que já temos e que consideramos importantes",site do pokerstarsacordo com Jacobson. Ela citou como exemplo o Fórumsite do pokerstarsCEOs, liderado pelo setor privado mas facilitado pelo governo, o diálogo energético e um planosite do pokerstarsação para eliminar a discriminação racialsite do pokerstarsambas sociedades.

"Foi uma conversa ampla. Um encontro excelentesite do pokerstarsum relação na qual você nunca pode tratarsite do pokerstarstodos os temassite do pokerstarsuma única reunião, porque ela é tão multifacetada", afirmou.