Com confronto ‘inevitável’ nas ruasgalera bet indique e ganheBH, Brasil e Uruguai jogam no Mineirão:galera bet indique e ganhe
Expectativa
O protesto desta quarta está sendo convocado pelo Comitê dos Atingidos pela Copagalera bet indique e ganheBelo Horizonte (Copac), que questiona os gastos públicos para a realização do torneio e o impacto social das obras paragalera bet indique e ganheorganização. Outros grupos, com demandas diversas, também anunciaram adesão ao protesto.
Apesar das expectativas dos organizadores, a página criada no Facebook para convocação ao ato mostrava no início da noite desta terça maisgalera bet indique e ganhe190 mil pessoas convidadas pela rede social, mas menosgalera bet indique e ganhe13 mil respostas positivas.
Ainda assim, o governo do Estado anunciou um superesquemagalera bet indique e ganhesegurança para esta quarta-feira, com 5.567 homens da Polícia Militar (aumentogalera bet indique e ganhemaisgalera bet indique e ganhe50%galera bet indique e ganherelação ao efetivo que protegeu as ruas no sábado,galera bet indique e ganheque também houve protesto) e outros 1.500 soldados do Exército para proteger a cidadegalera bet indique e ganhepossíveis atosgalera bet indique e ganheviolência e vandalismo.
Antes do início das manifestações, a prefeituragalera bet indique e ganheBelo Horizonte havia decretado feriado nos diasgalera bet indique e ganhejogos no Mineirão, para facilitar o tráfego na cidade. Na atual situação, porém, o feriado pode ter o efeitogalera bet indique e ganhefacilitar a ida das pessoas ao protesto.
Os organizadores da manifestação dizem pretender a realizaçãogalera bet indique e ganheum ato pacífico, mas admitem que é difícil controlar a açãogalera bet indique e ganhepequenos grupos mais violentos infiltrados na multidão.
No sábado, enquanto Japão e México se enfrentavam no Mineirão, ao menos 15 pessoas ficaram feridas nos confrontos entre manifestantes e policiais que tentavam impedir a multidãogalera bet indique e ganhese aproximar do estádio.
Assim comogalera bet indique e ganheoutras manifestações ocorridasgalera bet indique e ganhevárias cidades do país nas últimas duas semanas, a polícia usou bombasgalera bet indique e ganhegás lacrimogêneo e tiros com balasgalera bet indique e ganheborracha para tentar dispersar a multidão.
Armados com pedras, gruposgalera bet indique e ganhemanifestantes revidaram a ação da polícia e quebraram vidraças no caminho. Segundo a polícia, 32 pessoas foram presas na manifestação daquele dia.
Confronto ‘inevitável’
O comandante-geral da PMgalera bet indique e ganheMinas, Márcio Sant’Anna, afirmou no domingo que um novo enfrentamento entre manifestantes e policiais nesta quarta-feira será "inevitável" e acusou "vândalos" infiltradosgalera bet indique e ganheSão Paulo, Riogalera bet indique e ganheJaneiro e Rio Grande do Sulgalera bet indique e ganhepromoverem o quebra-quebra.
A própria seleção brasileira, que até agora tem sido poupada dos protestos violentos, receberá proteção especial, com o aumento do efetivogalera bet indique e ganhesegurança no hotel onde a equipe está hospedada, a poucos quilômetros do Mineirão.
O ônibus da equipe deverá ser escoltado até o estádio pela Polícia Federal. Há também um plano B,galera bet indique e ganhetransportar os jogadores por helicóptero, caso a polícia não consiga impedir que os manifestantes bloqueiem a passagem do ônibus.
Apesar dos esforços da comissão técnica da seleção brasileira para separar a equipe dos protestos, jogadores e o técnico Luis Felipe Scolari voltaram a ser questionados sobre o tema nesta quarta-feira.
Pela manhã, o atacante Fred, que começougalera bet indique e ganhecarreira no América Mineiro,galera bet indique e ganheBelo Horizonte, disse apoiar a causa das manifestações, mas afirmou estar preocupado com a dimensão do protesto programado para a capital mineira nesta quarta-feira.
"Isso me deixa preocupado. Mas acredito que a torcida que vai ao estádio irá nos apoiar como foigalera bet indique e ganhePorto Alegre (na vitóriagalera bet indique e ganhe3 a 0 contra a França, último amistoso antes do torneio), Brasília, Fortaleza, Salvador. Todos estavam unidos com a seleção. Esperamos que possamos alegrar esses torcedores nos 90 minutos", afirmou.
No início da tarde, pouco antes do último treino da seleção antes da partida contra o Uruguai, o técnico Luis Felipe Scolari fez uma menção indireta aos protestos, afirmando esperar que "cada um faça seu trabalho e busque uma alternativa melhor, juntos".
"Juntos, não brigando entre as partes, para que no futuro, daqui a 5, 10, 20 anos, tenhamos um país como queremos realmente. Um país melhor. Que é o que todo mundo solicitagalera bet indique e ganhetodas as áreas", disse.
Apoio da torcida
Felipão voltou a convocar os torcedores brasileiros para que apoiem o time, como ocorreu nos jogos anteriores da seleção na Copa das Confederações.
"Esperamos que amanhã a torcidagalera bet indique e ganheMinas faça diferença como asgalera bet indique e ganheoutros Estados fizeram", disse. Segundo ele, os adversários "sentem a pressão"galera bet indique e ganhejogar contra o Brasilgalera bet indique e ganheum estádio com até 70 mil pessoas apoiando a seleção.
A "campanha" do técnico faz sentido. O Mineirão foi palco da última grande vaia recebida pela seleção brasileira, no empategalera bet indique e ganhe2 a 2 com o Chile,galera bet indique e ganheabril.
Desde então, porém, a equipe vem reconquistando o apoio dos torcedores brasileiros, graças a apresentações melhores e bons resultados – na primeira fase da Copa das Confederações, foram três vitóriasgalera bet indique e ganhetrês jogos.
O vencedor do confronto entre Brasil e Uruguai deverá disputar o título da Copa das Confederações contra o vencedor da partida entre Espanha e Itália, que acontece na quinta-feiragalera bet indique e ganheFortaleza. A final será disputada no estádio do Maracanã, no Riogalera bet indique e ganheJaneiro, no domingo.