Fortaleza, palco do próximo jogo do Brasil, tem estádio cercado por obras:sportaza com
- Author, Rogerio Wassermann
- Role, Enviado especial da BBC Brasil a Fortaleza
sportaza com Fortaleza, onde a seleção brasileira disputa a segunda partida da Copa das Confederações, na quarta-feira, contra o México, se orgulhasportaza comter sido a primeira cidade-sede da Copa do Mundo do ano que vem a inaugurar seu estádio, ainda no ano passado.
Mas o mesmo não se pode dizer das demais obrassportaza cominfraestrutura na cidade para a competição do ano que vem, emsportaza commaior parte aindasportaza comandamento. Várias obras inicialmente previstas para a atual competição tiveram cronograma revisto e só devem ficar prontas para 2014.
A única grande obra já entregue para a Copa das Confederações, o alargamento da avenida Alberto Craveiro, que passasportaza comfrente ao estádio Castelão, foi inaugurada pela prefeitura no último sábado, a apenas quatro dias do primeiro jogo do torneio no local.
Ainda assim, a avenida ainda não tem calçadas e canteiro centralsportaza commuitos pontos, nem pontossportaza comtravessiasportaza compedestres. Na manhã desta segunda-feira, quando a reportagem da BBC Brasil visitou o local, a movimentaçãosportaza comoperários trabalhando era intensa.
A Copa das Confederações, que reúne os campeões continentais, o último campeão mundial e o país anfitrião, é considerada um "ensaio" para a Copa do Mundo do ano seguinte, no qual são testados estádios e a infraestruturasportaza comalgumas cidades-sede do Mundial.
Canteirosportaza comobras
O estádio Castelão foi entregue no dia 16sportaza comdezembro, após uma reformasportaza com21 meses, que custou R$ 518,6 milhões. O local já foi palcosportaza comvárias partidas, incluindo dois clássicos locais, entre Ceará e Fortaleza, esportaza comum showsportaza comPaul McCartney,sportaza commaio.
Mas seis meses depois da reinauguração, o entorno do estádio ainda mais parece um canteirosportaza comobras. "Eu achava que as obras já estariam prontas, depoissportaza comtanto tempo", comenta o comerciário Danilo Lima,sportaza com27 anos, que mora a poucas quadras do estádio.
O ambulante Onivaldo Ferreira,sportaza com57 anos, que pretende instalarsportaza combarraquinhasportaza combebidas nas proximidades do estádio no dia do jogo do Brasil, se disse preocupado com o acesso ao local.
"Não tem semáforo, faixasportaza compedestres, nem nada. Quero ver os turistas gringos atravessando essa avenidasportaza comdiasportaza comjogo", comentava, sem saber que o tráfego local será interditado nos diassportaza comjogos da Copa das Confederações.
Segundo a prefeiturasportaza comFortaleza, as obras do entorno do Castelão serão protegidas por tapumes para evitar transtornos aos torcedores. A avenida Alberto Craveiro será fechada e suas quatro faixas transformadas numa passarela, batizadasportaza com"Fan Walk", para o trânsito dos visitantes.
"No dia do jogo, tenho certezasportaza comque eles vão dar um jeito e tudo vai funcionar direito, mas nós que moramos aqui e nem vamos ao jogo é que vamos sofrer até a obra ficar pronta", reclamava o vendedor Joélcio Nascimento,sportaza com23 anos.
Apesarsportaza coma Prefeiturasportaza comFortaleza e o governo do Estado do Ceará descartarem qualquer problema relacionado ao acesso dos torcedores ao estádio, a Câmara Municipal aprovou, na semana passada, um feriado na cidade nos diassportaza comjogos da Copa das Confederações, para desafogar o trânsito e facilitar a chegada ao Castelão.
Além da partida entre Brasil e México, o Castelão será palco também do jogo entre Nigéria e Espanha, no dia 23, esportaza comuma das semifinais, no dia 27, que poderá incluir a seleção brasileira caso esta se classifiquesportaza comsegundo lugarsportaza comseu grupo.
Cronograma revisto
A Matrizsportaza comResponsabilidades da Copa, o documento que estabelecia as instâncias, públicas ou privadas, responsáveis pela execução das obras para o torneio, previa a conclusão, até dezembro do ano passado,sportaza comquatro obras viáriassportaza comresponsabilidade da prefeitura, incluindo corredoressportaza comônibussportaza comtrês avenidas e a reforma do principal eixosportaza comacesso entre o centro da cidade e o estádio Castelão, com a construçãosportaza comquatro túneis e um viaduto.
Nenhuma dessas obras foi concluída ainda. De acordo com o Portal da Transparência, mantido pela Controladoria Geral da União para acompanhar o andamento das obras da Matrizsportaza comResponsabilidades, essas quatro obras tiveram o cronograma revisto e só devem ser inauguradassportaza comdezembro.
Outra obra prevista para dezembro do ano passado, mas sob responsabilidade do governo do Estado, era a inauguraçãosportaza comduas novas estações do Metrofor, o sistemasportaza commetrôsportaza comFortaleza. A nova previsãosportaza comentrega é dezembro deste ano.
Também sob responsabilidade do governo do Ceará está a construção do sistemasportaza comVLT (veículo leve sobre trilhos), espéciesportaza commetrôsportaza comsuperfície, que ligará a regiãosportaza comMucuripe, na orla da cidade, ao bairrosportaza comParangaba, próximo ao estádio Castelão. A inauguração, inicialmente prevista para este mês, a tempo para a Copa das Confederações, foi reprogramada para março do ano que vem.
Os turistas que chegarem nos próximos dias a Fortaleza por via aérea também não encontrarão pronta a reforma do Aeroporto Internacional Pinto Martins,sportaza comresponsabilidade do governo federal. A reforma, que inclui a ampliação da capacidade do terminal, deveria ter sido entregue neste mês, segundo o cronograma original, mas só deve ficar prontasportaza comdezembro, segundo a última estimativa.
A única obra cuja inauguração foi antecipada,sportaza comacordo com o Portal da Transparência, é a construçãosportaza comum terminalsportaza compassageiros no portosportaza comFortaleza. Mas essa era uma das poucas obras que já inicialmente não estavam previstas para ficar prontas antes da Copa das Confederações – a previsão inicialsportaza cominauguração era dezembro deste ano e foi revista para novembro.
Contactada pela BBC Brasil, a Secretaria Municipal Extraordinária da Copasportaza comFortaleza argumentou que a atual gestão na prefeitura, que assumiusportaza comjaneiro deste ano, recebeu as obras com apenas 2%sportaza comandamento e conseguiu cumprir "98%" do que estava previsto naquela ocasião para a Copa das Confederações.
Mesmo sem as melhoriassportaza comtransporte e acesso prometidas inicialmente para a Copa das Confederações, a prefeitura defende que não haverá problemassportaza comacesso e sugere a chegada dos torcedores ao estádiosportaza comuma das oito linhas especiaissportaza comônibus oferecidas nos diassportaza comjogo.
O governo do Estado também afirma que os visitantes da cidade não enfrentarão problemas. Segundo a Secretaria Especial da Copa do Ceará, Fortaleza já é um dos maiores destinos turísticos do país e recebe anualmente um grande númerosportaza comturistas, sem enfrentar problemassportaza comacomodação e atendimento.
A Secretariasportaza comTurismo do Estado divulgou na semana passada uma estimativasportaza comque 265 mil turistas devem passar por Fortaleza durante este mês, um aumentosportaza com30,8%sportaza comrelação ao mesmo período do ano passado.
Transparênciasportaza comquestão
O Instituto Ethos, que vem fazendo um acompanhamento das ações públicas para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicossportaza com2016, no Riosportaza comJaneiro, divulgou recentemente um índicesportaza comtransparência das cidades-sede e dos Estados, para avaliar a abertura dos órgãos públicossportaza comrelação às ações e gastos ligadas aos eventos.
A transparência da prefeiturasportaza comFortaleza, assim comosportaza comoutras nove cidades-sede, foi considerada "muito baixa" pelo instituto, que deu à capital cearense a terceira pior avaliação entre as 12 cidades-sede, à frente apenassportaza comCuiabá e Manaus. Apenas Porto Alegre e Belo Horizonte tiveram transparência classificada como média.
Entre os Estados, porém, o Ceará foi o mais bem avaliado, com transparência considerada "alta" – mesma classificaçãosportaza comPernambuco, que teve um índice ligeiramente menor.
A Secretaria Municipal Extraordinária da Copa contesta a avaliação do Instituto Ethos e afirma que ela é "injusta". Segundo o órgão, a prefeitura disponibilizou desde o início das obras um sistemasportaza comacompanhamento e monitoramento, por acesso remoto, para o Tribunalsportaza comContas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), onde seria possível acompanhar o andamento das obras.