No Rio, Biden diz que Brasil não é mais emergente e tem novas responsabilidades:fluminense e avaí palpite

Bidenfluminense e avaí palpitediscurso no Rio, nesta quarta-feira (AP)
Legenda da foto, Biden cobrou 'responsabilidadefluminense e avaí palpitese posicionar' que acompanha o crescimento do Brasil

"Vocês emergiram e se engajaramfluminense e avaí palpitequestõesfluminense e avaí palpitesegurança alimentar, não-proliferação (nuclear), missõesfluminense e avaí palpitepaz, prevençãofluminense e avaí palpiteconflitos, esforços anticorrupção. Vocês emergiram, se engajaram e tiveram um impacto positivo no mundo", disse.

"Como líder do sul global, há situaçõesfluminense e avaí palpiteque vocês têm consideravelmente maior credibilidade (que outros países)... Vocês podem desempenhar um papel positivo nas transições no norte da África, e é por isso que buscamos que vocês reconheçam a diferença entre interferência indevida nos assuntosfluminense e avaí palpiteoutros países e o aprofundamento da democracia e dos direitos humanos quando eles estão sob ataque", afirmou o vice-presidente americano, que, no entanto, disse que os EUA partemfluminense e avaí palpite"uma posiçãofluminense e avaí palpiterespeito" para com o Brasil nas eventuais divergências que tenham.

Visita à Casa Branca

Biden afirmou ainda ter sido incumbido pelo presidente dos EUA, Barack Obama,fluminense e avaí palpiteconvidar a presidente Dilma Rousseff para "a única visitafluminense e avaí palpiteEstado que aconteceráfluminense e avaí palpiteWashington neste ano".

A visita foi confirmada pouco depoisfluminense e avaí palpitecomunicado do governo americano. Segundo a nota, Dilma será recebidafluminense e avaí palpiteum jantar na Casa Brancafluminense e avaí palpite23fluminense e avaí palpiteoutubro.

Envolvendo formalidades maiores que uma visita oficial – como a realizada por Dilmafluminense e avaí palpiteabril do ano passado -, a última visitafluminense e avaí palpiteEstado aos EUA feita por um presidente brasileiro aconteceufluminense e avaí palpite1995, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Durante seu discurso, Biden citou as transformações pelas quais passaram os países da América Latina nos últimos anos e destacou o papel do Brasil como o mais importante parceiro dos EUA na região.

"É espantosa a transformação pela qual não apenas o Brasil, mas todo o hemisfério, passou. Conflitos políticos agora são resolvidos nas urnas, eleições democráticas são a norma, nós temos agora 275 milhõesfluminense e avaí palpitepessoas na América Latina e Caribe que fazem parte da classe média. As coisas estão mudando", disse.

"Podemos ver no futuro um continente americanofluminense e avaí palpiteclasse média, democrático, seguro, do Círculo Ártico ao Estreitofluminense e avaí palpiteMagalhães. A questão para os Estados Unidos não é o que podemos fazer pelas Américas, mas o que podemos fazer juntos. E nenhum parceiro é tão significativo nesse empreendimento quanto o Brasil."

Conquistas

Biden lembrou ainda as conquistas econômicas e sociais do Brasil nos últimos anos, desde as políticas para o controle da inflação nos anos 1990, até os programas sociais da última década, citando nominalmente os programas Bolsa Família, Fome Zero e Minha Casa, Minha Vida.

Em uma aparente alusão a países como a China, que experimentaram grande crescimento econômicofluminense e avaí palpitemeio a regimes autoritários, Biden elogiou as instituições democráticas do Brasil.

"Acredito que a lição mais importante (...) ao mundo e a este hemisfériofluminense e avaí palpiteparticular foi que vocês demonstraram que não há necessidadefluminense e avaí palpiteum país escolher entre democracia e desenvolvimento; vocês demonstraram que não há necessidadefluminense e avaí palpiteescolher entre a economiafluminense e avaí palpitemercado e políticas sociais inteligentes", disse.

Afirmando que as relações entre os dois países experimentaram uma aproximação durante o governo Obama, Biden disse quefluminense e avaí palpitevisita e afluminense e avaí palpiteoutras autoridades americanas ao Brasil são uma mostra dos esforços por parte dos EUA para aprofundar as relações bilaterais e do valor que dão ao Brasil.

"Mas ainda há um abismo gigantesco entre onde estamos e o que somos capazes. Temos a oportunidadefluminense e avaí palpiteestabelecer uma agenda ambiciosafluminense e avaí palpitequestões que interessam a nossos povos, para marcar 2013 como o começofluminense e avaí palpiteuma nova era das relações Brasil-EUA", disse.

O vice-presidente afirmou que o comércio bilateral – que atualmente movimenta um montante na casa dos US$ 100 bilhões anuais – poderia ser chegar a US$ 500 bilhões e ressaltou a importância da cooperação dos dois países nas áreas energética efluminense e avaí palpiteeducação.

Na manhãfluminense e avaí palpitequinta-feira, Biden deve visitar uma favela carioca e se encontrar com funcionários do consulado americano no Rio.

No final da tarde, ele efluminense e avaí palpitemulher, Jill Biden, seguem a Brasília, onde, na sexta, se encontra com Dilma e o vice-presidente Michel Temer.