Empresária que chegou a ser considerada 'nova Steve Jobs' é condenada a 11 anossbobet netprisão:sbobet net

Holmes

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Holmes (no centro) junto com o marido e a mãe dela enquanto entravam no tribunal

sbobet net Elizabeth Holmes, uma polêmica empresária do Vale do Silício, foi condenada nesta sexta-feira (18/11) a 11 anossbobet netprisão por um juiz da Califórnia, nos Estados Unidos.

Em janeiro passado, um júri a considerou culpada por três acusaçõessbobet netfraude eletrônica e umasbobet netconspiração para aplicar fraude contra investidores comsbobet netempresa Theranos.

A Theranos já foi avaliadasbobet netUS$ 9 bilhões, porque tinha a falsa promessasbobet netter desenvolvido uma máquina inovadora que poderia realizar qualquer tiposbobet netexamesbobet netsanguesbobet netquestãosbobet nethoras e com apenas algumas gotassbobet netamostra.

Holmes, atualmente com 38 anos, compareceu ao tribunal na sexta-feira visivelmente abalada. Ela disse que sente "profunda dor" por todos aqueles que foram enganados por seu empreendimento.

A condenação dela é vista como um teste sobre a seriedade com a qual o sistemasbobet netjustiça dos Estados Unidos trata a fraude corporativa no setorsbobet nettecnologia.

Durante seu apogeu, Holmes foi descrita como a "nova Steve Jobs".

Os advogados dela pretendem recorrer da sentença proferida nesta sexta.

Elizabeth Holmes

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O comportamento da empresária e o apoio que recebeu passavam credibilidade na área da tecnologia

Examessbobet netsangue

Fundada por Holmessbobet net2003 quando ela tinha 19 anos, a Theranos atraiu o interessesbobet netinvestidores pelo grande potencial oferecido pelas máquinassbobet netexamessbobet netsangue e tornousbobet netfundadora bilionária aos 31 anos.

O custo dos testes da Theranos era um quarto ou até menos do que os testes tradicionais, levando a redesbobet netdrogarias americana Walgreens - uma das maiores do país - a firmar parceria com a empresasbobet netHolmes.

A derrocada teve início no finalsbobet net2015, quando o The Wall Street Journal publicou uma sériesbobet netartigos investigativos questionando a credibilidade dos testes da Theranos e acusando a empresa de, entre outras coisas, diluir amostrassbobet netsangue obtidassbobet netpacientes para aumentar seu volume.

Além disso, foi confirmado que a Theranos enviou os testes diluídos para laboratórios tradicionais e disse que os resultados foram obtidos com suas máquinas.

Essas acusações levaram o Departamentosbobet netJustiça dos Estados Unidos a abrir processos contra Holmes e seu ex-namorado, o ex-presidente e ex-diretorsbobet netoperações da empresa, Ramseh "Sunny" Balwani. Os dois foram acusadossbobet netenganar investidores, médicos e pacientes.

A empresa Theranos foi dissolvidasbobet netsetembrosbobet net2018.

Elizabeth Holmes

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Holmes foi considerada culpada por fraudes praticadas por meiosbobet netsua empresa

O julgamento

Durante o julgamentosbobet netSan Jose, na Califórnia, os promotores disseram que Elizabeth Holmes havia intencionalmente desinformado médicos e pacientes sobre o teste Edison, a invenção que se dizia revolucionária da Theranos.

Eles também acusaram Holmessbobet netexagerar sobre o rendimento financeiro da companhia na frente dos investidores.

Em janeiro deste ano, um júri federal formado por oito homens e quatro mulheres considerou Holmes culpadasbobet nettrês acusaçõessbobet netfraude e umasbobet net"conspiração para fraudar investidores". Em razão disso, ela poderia ser condenada a até 20 anos.

Ela tinha mais acusações, mas não foi considerada culpadasbobet netoutras quatro e os jurados não chegaram a um veredito sobre outras três.

'Intoxicada pela fama'

Durante a audiência desta sexta-feira, Holmes leu algumas palavras diante do juiz Edward Dávila para pedir desculpas.

"Estou arrasada pelos meus erros. Sinto uma dor profunda pelo que as pessoas passaram porque falhei com elas", disse.

"Me arrependo dos meus erros com cada célula do meu corpo", acrescentou.

Segundo repórteres que estavam no tribunal, o juiz se referiu a Holmes como "brilhante" e lhe disse que embora "errar seja normal, errar por fraude não está correto".

Ele também questionou se o erro dela foi influenciado pelasbobet net"intoxicação pela fama".

Por fim, o magistrado afirmou que Holmes era uma "históriasbobet netadvertência" para outros executivos do Vale do Silício.

- Este texto foi publicado originalmentesbobet nethttp://vesser.net/internacional-63687821