A operação da Rússia para recuperar suspeitofutebol virtual bet365 fora do arespionagem que jurava ser brasileiro:futebol virtual bet365 fora do ar
Cherkasov já mobilizou investigadores do Brasil, Holanda e Estados Unidos. As informações divulgadas até o momento apontam que Cherkasov é suspeitofutebol virtual bet365 fora do arpertencer a um tipo especialfutebol virtual bet365 fora do arespião conhecido como "ilegal". São homens e mulheres normalmente recrutados ainda jovens pelos órgãosfutebol virtual bet365 fora do arinteligência russos que recebem identidades falsas e são enviados a diferentes países para espionar e coletar informaçõesfutebol virtual bet365 fora do arinteresse do governofutebol virtual bet365 fora do arMoscou. Eles são vistos como espiõesfutebol virtual bet365 fora do arelite. Um tipofutebol virtual bet365 fora do arversão russafutebol virtual bet365 fora do arJames Bond.
Em junho, porém, ele foi condenado,futebol virtual bet365 fora do arprimeira instância, a 15 anosfutebol virtual bet365 fora do arprisão pela Justiça Federal por usofutebol virtual bet365 fora do ardocumentos brasileiros falsos. Está presofutebol virtual bet365 fora do aruma cela da Superintendência da Polícia Federalfutebol virtual bet365 fora do arSão Paulo.
Mas o que parecia ser o fim da linha para um suposto espião pegofutebol virtual bet365 fora do armeio a uma missão pode acabar se transformandofutebol virtual bet365 fora do aruma pequena pausa. Documentos obtidos com exclusividade pela BBC News Brasilfutebol virtual bet365 fora do arprocessos que tramitam no Brasil contra Cherkasov mostram que o governo russo articula uma operação diplomática e jurídica para recuperar a custódia do homem que supostamente seria agentefutebol virtual bet365 fora do arinteligência a serviçofutebol virtual bet365 fora do arMoscou.
O mais recente movimento aconteceufutebol virtual bet365 fora do aragosto, quando a Embaixada da Rússia no Brasil pediu a extradiçãofutebol virtual bet365 fora do arCherkasov ao Supremo Tribunal Federal (STF). A existência do pedido foi confirmada pelo Supremo à BBC News Brasil.
Pela legislação brasileira, o pedidofutebol virtual bet365 fora do arextradição precisa ser julgado pelo STF. Como o caso está sob a relatoria do ministro Edson Fachin, o processo deverá ser apreciado pela Segunda Turma do Supremo, da qual ele faz parte.
Se o STF aprovar a extradição, caberá ao presidente da República autorizar ou não a liberação. Jair Bolsonaro (PL) ficará no cargo até o final deste ano. No dia 1ºfutebol virtual bet365 fora do arjaneirofutebol virtual bet365 fora do ar2023, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumirá a presidência. Se o STF negar o pedido, não caberá decisão do presidente sobre o caso.
Na quarta-feira (9/11), a operação russa para levar Cherkasovfutebol virtual bet365 fora do arvolta ao seu país natal ganhou o apoio oficial dele próprio. Em uma audiência sobre o processofutebol virtual bet365 fora do arextradição que tramita no STF, o homem suspeitofutebol virtual bet365 fora do arser um espião a serviçofutebol virtual bet365 fora do arMoscou declarou seu desejofutebol virtual bet365 fora do arser extraditado para a Rússia "o mais rápido possível".
"Eu gostariafutebol virtual bet365 fora do arreiterar que eu quero ser extraditado para a Rússia e eu concordo com as acusações que a Rússia fez e pretendo responder aos fatos e meus crimes que são alegados pela Rússia no meu Estado quanto mais rápido possível", disse Cherskasov às autoridades brasileiras.
A declaração estáfutebol virtual bet365 fora do arum vídeo obtido pela BBC News Brasil e que faz parte do processofutebol virtual bet365 fora do arextradição.
A declaração chama atenção porque, na Rússia, as penas pelos crimesfutebol virtual bet365 fora do artráficofutebol virtual bet365 fora do ardrogas e associação criminosa aos quais ele está sujeito são mais rigorosas que a pena que ele cumpre no Brasil. Na Rússia, ele pode ser condenado a até 20 anosfutebol virtual bet365 fora do arcadeia. No Brasil, ele foi sentenciado a 15 anosfutebol virtual bet365 fora do arprisão. Pela legislação brasileira, no entanto, Cherkasov poderia ir para o regime semi-abertofutebol virtual bet365 fora do ardois anos e meio.
A BBC News Brasil questionou os advogadosfutebol virtual bet365 fora do arCherkasov sobrefutebol virtual bet365 fora do ardeclaração, mas não obteve resposta.
Do lado brasileiro, quem investiga o caso é a Polícia Federal. Ainda não se sabe se ele usava o Brasil apenas como uma fachada para manterfutebol virtual bet365 fora do aridentidade falsa ou se ele também espionava o país. Apesar disso, a PF surpreendeu pessoas familiarizadas com o caso ao pedir à Justiça Federal para destruir documentos encontrados durante as investigações sobre o russo no Brasil - o pedido foi negado pela Justiça (leia mais abaixo).
A destruição dos documentos, segundo fontes ouvidas pela reportagem, poderia dificultar a elucidação das atividades desenvolvidas pelo suspeitofutebol virtual bet365 fora do arterritório brasileiro.
Procurados, a Embaixada da Rússia, a defesafutebol virtual bet365 fora do arCherkasov, a Polícia Federal, o Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e os ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) não comentaram o caso.
Missão frustrada
A detençãofutebol virtual bet365 fora do arCherkasov no Aeroporto Internacionalfutebol virtual bet365 fora do arAmsterdã, antesfutebol virtual bet365 fora do arser enviado ao Brasil, chamou a atenção da comunidade internacional. Segundo o serviçofutebol virtual bet365 fora do arinteligência holandês, Cherkasov usava uma identidade brasileira como cobertura para atuar como agente da GRU, uma das agênciasfutebol virtual bet365 fora do arinteligência do governo russo.
Ele foi impedidofutebol virtual bet365 fora do arentrar na Holanda no momentofutebol virtual bet365 fora do arque chegava ao país para atuar como estagiário no Tribunal Penal Internacional, organismo que julga crimesfutebol virtual bet365 fora do arguerra e é baseado na cidadefutebol virtual bet365 fora do arHaia. Sua ida ao tribunal aconteceu dois meses depoisfutebol virtual bet365 fora do ara Rússia invadir a Ucrâniafutebol virtual bet365 fora do aruma ação militar condenada por diversos países.
A inteligência holandesa alegou também que, usando a identidade "brasileira"futebol virtual bet365 fora do arVictor Müller Ferreira, Cherkasov morou e estudou nos Estados Unidos e na Irlanda.
Nos primeiros interrogatórios, ele manteve a versãofutebol virtual bet365 fora do arque era brasileiro efutebol virtual bet365 fora do arque se chamava Victor. Ainda segundo essa versão, ele seria filhofutebol virtual bet365 fora do aruma brasileira com um cidadão português nascidofutebol virtual bet365 fora do arMoçambique. Ambos já teriam falecido.
O relato, no entanto, foi parcialmente refutado pela Polícia Federal depois que os investigadores entraramfutebol virtual bet365 fora do arcontato com os familiares da mulher que Cherkasov dizia serfutebol virtual bet365 fora do armãe.
Os parentes dela afirmaram que não tinham conhecimento sobre qualquer filho que ela pudesse ter tido.
Ao longo do processo, Cherkasov confessou que usou documentos brasileiros falsos e disse que o fez para fugir da Rússia por ter cometido crimes no país.
As investigações brasileiras apontaram indíciosfutebol virtual bet365 fora do arque Cherkasov chegou "como russo" ao Brasilfutebol virtual bet365 fora do ar2010 e, pelo menos desde 2012, passou a usar a identidade falsafutebol virtual bet365 fora do arVictor Müller Ferreira.
Desde então, ele conseguiu obter documentos como carteirafutebol virtual bet365 fora do arhabilitação, títulofutebol virtual bet365 fora do areleitor, certificadofutebol virtual bet365 fora do arreservista e passaporte.
O suspeitofutebol virtual bet365 fora do arpertencer a um elaborado esquemafutebol virtual bet365 fora do arespionagem a serviçofutebol virtual bet365 fora do arMoscou tinha até um cartão do Sistema Únicofutebol virtual bet365 fora do arSaúde (SUS).
Aindafutebol virtual bet365 fora do aracordo com as autoridades brasileiras, todos os indícios apontam para a tesefutebol virtual bet365 fora do arque Cherkasov atuava como um agentefutebol virtual bet365 fora do arinteligência.
"Os elementos obtidos no curso das investigações trouxeram elementos aptos a confirmar que o agentefutebol virtual bet365 fora do arinteligência russo Sergey Vladimirovich Cherkasov,futebol virtual bet365 fora do ar2010, ingressou no Brasil, oportunidadefutebol virtual bet365 fora do arque assumiu a identidade criadafutebol virtual bet365 fora do arVictor Müller Ferreira", diz um trecho da denúncia feita pelo Ministério Público Federal obtida pela BBC News Brasil.
Em outro trecho, o MPF afirma que Cherkasov usa técnicasfutebol virtual bet365 fora do ar"inteligênciafutebol virtual bet365 fora do arEstado".
Entre elas estariam o recrutamentofutebol virtual bet365 fora do arcolaboradores e usofutebol virtual bet365 fora do ardocumentos falsos.
"Victor Müller/Sergey Cherkasov utiliza-sefutebol virtual bet365 fora do artécnicasfutebol virtual bet365 fora do arinteligênciafutebol virtual bet365 fora do arEstado, recrutamentofutebol virtual bet365 fora do arcolaboradores [...] comunicação deletada, usofutebol virtual bet365 fora do ardocumentos falsos", diz o documento.
Apesarfutebol virtual bet365 fora do arter sido condenado no Brasil apenas pelo usofutebol virtual bet365 fora do ardocumento falso, Cherkasov ainda é alvofutebol virtual bet365 fora do arum inquérito que investiga suas supostas atividades como agentefutebol virtual bet365 fora do arinteligência no Brasil.
O inquérito é conduzido pela Polícia Federal.
Abrigo
Os documentos obtidos pela BBC News Brasil mostram que o pedidofutebol virtual bet365 fora do arextradição que tramita no STF não foi a primeira vez que o governo russo tentou reaver a custódiafutebol virtual bet365 fora do arCherkasov depois que ele foi preso no Brasil. Uma outra tentativa foi feita antes mesmofutebol virtual bet365 fora do arele ser condenado no país.
No dia 26futebol virtual bet365 fora do armaio deste ano, o encarregadofutebol virtual bet365 fora do arnegócios do Consulado-Geral da Rússiafutebol virtual bet365 fora do arSão Paulo, Pavel Kuptsov, assinou uma "carta garantia" entregue à Justiça Federal colocando a sede da representação à disposição para que o suposto agentefutebol virtual bet365 fora do arinteligência ficasse custodiado sob os cuidados russos até o julgamento do caso.
No documento, o consulado afirma que Cherkasov estaria "dentro da áreafutebol virtual bet365 fora do arinteresses" do governo russo por ter antecedentes criminais.
Uma fonte familiarizada com o caso disse à BBC News Brasil que a carta enviada pela diplomacia russa causou estranheza entre os investigadores porque nunca haviam visto o governo do país se oferecer para receberfutebol virtual bet365 fora do arsuas instalações um compatriota que enfrenta problemas com a Justiça brasileira.
Documentos do processofutebol virtual bet365 fora do arextradição formulado pelo governo russo obtidos pela BBC News Brasil mostram que Cherkasov é acusadofutebol virtual bet365 fora do artráficofutebol virtual bet365 fora do ardrogas e associação criminosa.
Os documentos também apontam que, apesarfutebol virtual bet365 fora do aros supostos crimes cometidos por Cherkasov na Rússia terem ocorridos até 2011, as autoridades russas só pediram ajuda da Interpol para prendê-lofutebol virtual bet365 fora do arjunhofutebol virtual bet365 fora do ar2022, dois meses apósfutebol virtual bet365 fora do arprisão no Brasil.
Os processos aos quais a BBC News Brasil teve acesso também mostram que o governo russo deu duas posições às autoridades brasileiras sobre os supostos antecedentes criminaisfutebol virtual bet365 fora do arCherkasov. Inicialmente, o governo russo teria dito que ele não teria cometido crimes no país. Em outro documento, no entanto, o governo mudoufutebol virtual bet365 fora do arposição e passou a alegar que o russo tinha antecedentes criminaisfutebol virtual bet365 fora do arseu país.
Procurada, a Embaixada da Rússia não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.
PF pede para destruir provas do caso
Os documentos obtidos pela BBC News Brasil também mostram que apesarfutebol virtual bet365 fora do ara própria PF e o MPF terem encontrado elementos que apontam que Cherkasov era um agentefutebol virtual bet365 fora do arinteligência que viveu no Brasil durante maisfutebol virtual bet365 fora do aruma década, a PF pediu à Justiça Federal que destruísse provas colhidas ao longo das investigações.
O pedido foi feitofutebol virtual bet365 fora do arjulho deste ano pelo então chefe do serviçofutebol virtual bet365 fora do arinvestigaçõesfutebol virtual bet365 fora do arcontrainteligência da Polícia Federal Elias Milhomensfutebol virtual bet365 fora do arAraújo.
O serviçofutebol virtual bet365 fora do arcontrainteligência da PF é o responsável, entre outras coisas, por investigar eventuais crimes cometidos por agentesfutebol virtual bet365 fora do arinteligência estrangeiros no país.
O serviço passou a liderar as investigações sobre o caso depois que começaram a surgir os os primeiros indíciosfutebol virtual bet365 fora do arque Cherkasov seria um agentefutebol virtual bet365 fora do arinteligência russo no Brasil.
Com Cherkasov, a PF apreendeu documentos e dispositivos eletrônicos como pen-drives, discos rígidos, carteiras eletrônicas para guardafutebol virtual bet365 fora do arcriptomoedas, alémfutebol virtual bet365 fora do arfotos e documentos físicos e digitais.
Em alguns desses documentos, segundo os laudos elaborados pela PF, há relatórios apócrifos (sem assinatura) sobre as supostas atividadesfutebol virtual bet365 fora do arCherkasov.
Relatórios também afirmam que foram encontrados dispositivos e documentosfutebol virtual bet365 fora do arlocais secretos selecionados onde, acredita-se, havia a entregafutebol virtual bet365 fora do arinformações.
Apesar do farto material apreendido, a PF pediu que a Justiça Federal determinasse que todos os dispositivos eletrônicos encontrados e que estivessem relacionados a "Victor Müller Ferreira" (a personalidade falsa adotada por Cherkasov) fossem destinados à PF e que todos os documentos fossem destruídos.
O argumento éfutebol virtual bet365 fora do arque eles pertenceriam a "pessoa inexistente", uma vez que Victor Müller Ferreira seria apenas um nome falso, e que, por isso, os documentos deveriam ser inutilizados.
No finalfutebol virtual bet365 fora do arsetembro, o MPF se posicionou contra a solicitação da PF. Segundo um parecer do órgão, o pedido foi considerado "prematuro" uma vez que ainda há investigaçõesfutebol virtual bet365 fora do arcurso sobre os atosfutebol virtual bet365 fora do arespionagem supostamente praticados por Cherkasov.
O receio éfutebol virtual bet365 fora do arque a destruição prematura desses documentos poderia afetar as investigações que ainda estãofutebol virtual bet365 fora do arandamento sobre as supostas atividadesfutebol virtual bet365 fora do arespionagemfutebol virtual bet365 fora do arCherkasov no Brasil. Os investigadores querem saber, por exemplo, se o russo praticou atosfutebol virtual bet365 fora do arespionagem no Brasil e se tinha algum tipofutebol virtual bet365 fora do arapoio logístico no país.
O juiz federal responsável pelo caso indeferiu o pedido feito pela PF.
Questionada sobre o pedidofutebol virtual bet365 fora do ardestruição, a PF enviou uma nota dizendo que "a Polícia Federal não se manifesta sobre eventuais investigaçõesfutebol virtual bet365 fora do arandamento".
Aproximação diplomática
Outra fonte entrevistada sob a condiçãofutebol virtual bet365 fora do aranonimato afirmou que a orientação dentro do atual governo brasileiro tem sidofutebol virtual bet365 fora do arevitar dar publicidade sobre o caso para não prejudicar as relações diplomáticas entre o Brasil e a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) negou acesso a comunicações diplomáticas sobre Cherkasov solicitadas pela BBC News Brasil por meio da Leifutebol virtual bet365 fora do arAcesso à Informação (LAI).
Segundo o órgão, os documentos foram classificados como "reservados" por serem considerados "imprescindíveis" à segurança da sociedade e do Estado por envolverem investigações ou açõesfutebol virtual bet365 fora do arinteligência aindafutebol virtual bet365 fora do arcurso.
A orientação sobre evitar publicidadefutebol virtual bet365 fora do artorno do caso levariafutebol virtual bet365 fora do arconsideração um outro elemento: o eventual interesse do governo americanofutebol virtual bet365 fora do arCherkasov.
As investigações afirmam que ele viveu nos Estados Unidos entre 2017 e 2020 e que morou na cidadefutebol virtual bet365 fora do arArlington, no Estado da Virgínia, próximo à capital Washington.
Lá, ele estudou na Universidade Johns Hopkins. Para isso, usoufutebol virtual bet365 fora do aridentidade brasileira para obter vistofutebol virtual bet365 fora do arestudante e outros documentos americanos.
Documentos mostram que agentes do FBI (a polícia federal americana) interrogaram Cherkasov logo após afutebol virtual bet365 fora do arprisão no Brasil. Em seu depoimento, o russo não disse qualfutebol virtual bet365 fora do arverdadeira identidade.
De acordo com o processo que corre no Brasil, os americanos teriam informado as autoridades brasileiras que Cherkasov é investigado por fraude financeira nos Estados Unidos.
Procurado, o Departamentofutebol virtual bet365 fora do arEstado americano informou que não comentaria o caso.
Programa dos 'ilegais'
Cherkasov é suspeitofutebol virtual bet365 fora do arser um exemplo clássicofutebol virtual bet365 fora do ar'ilegal' - um tipofutebol virtual bet365 fora do arespião disfarçado no qual a Rússia (e antigamente a União Soviética) se especializou há algum tempo. Esses indivíduos não apenas mudamfutebol virtual bet365 fora do arnome, masfutebol virtual bet365 fora do arnacionalidade e passam anos construindo essa identidade falsa.
Essa estratégia permite que eles conheçam pessoas ou trabalhemfutebol virtual bet365 fora do aruma instituição específica que poderia ser inacessível para um russo. O termo "ilegal" é usado para diferenciá-losfutebol virtual bet365 fora do arum espião "legal" operando sob o pretextofutebol virtual bet365 fora do arser um diplomata.
A diferença crucial é que, se um diplomata for pego espionando, ele tem imunidade e pode, no máximo, ser expulso do país. Por outro lado, se um "ilegal" for pego, ele pode ser processado criminalmente.
Nos últimos anos, oficiaisfutebol virtual bet365 fora do arinteligência acreditam que a GRU se tornou mais ativa - e agressiva. A GRU é suspeitafutebol virtual bet365 fora do arter enviado uma equipefutebol virtual bet365 fora do aragentes sob identidade falsa para matar Sergei Skripalfutebol virtual bet365 fora do ar2018,futebol virtual bet365 fora do arSalisbury, no Reino Unido. A Rússia, no entanto, nega seu envolvimento neste caso.
O principal trabalho dos "ilegais", no entanto, é coletar informações e realizar atividadesfutebol virtual bet365 fora do arapoio às Forças Armadas da Rússia.
Normalmente, quando são pegos, o governo russo trabalha para levá-losfutebol virtual bet365 fora do arvolta à Rússia por meiofutebol virtual bet365 fora do aralgum tipofutebol virtual bet365 fora do aracordo - geralmente uma trocafutebol virtual bet365 fora do arespiões.
Foi o que aconteceu com um grupofutebol virtual bet365 fora do ar"ilegais" russos presos nos EUAfutebol virtual bet365 fora do ar2010, que foram trocados por agentes detidosfutebol virtual bet365 fora do arprisões russas por espionagem.
O uso da extradição é um método mais incomum. A vantagem é que não dependefutebol virtual bet365 fora do arreconhecer que essa pessoa éfutebol virtual bet365 fora do arfato um espião. A esperança pode ser que isso possa ser feito sob o radar com menos publicidade - e menos constrangimento - mas ainda assim garantir seu retorno à Rússia.
Silêncio e sigilo
Sobre o caso, a BBC News Brasil procurou: o Ministério da Justiça, o Ministério das Relações Exteriores, a PF, a PGR, o STF, a Embaixada da Rússia no Brasil, o Departamentofutebol virtual bet365 fora do arEstado dos Estados Unidos e a defesafutebol virtual bet365 fora do arCherkasov.
Por telefone, os advogadosfutebol virtual bet365 fora do arCherkasov disseram que receberam uma orientação do cliente para não fazerem comentários sobre o assunto.
Em nota, o Ministério da Justiça disse que o órgão "não se manifestafutebol virtual bet365 fora do arrelação a eventuais pedidosfutebol virtual bet365 fora do arextradiçãofutebol virtual bet365 fora do arandamento".
O Ministério da Justiça enviou nota informando que o trâmitefutebol virtual bet365 fora do arpedidosfutebol virtual bet365 fora do arextradição é atribuição do ministério.
Questionada sobre o pedido para destruir provas do caso envolvendo Cherkasov, a PF disse que "não se manifesta sobre eventuais investigaçõesfutebol virtual bet365 fora do arandamento".
A PGR informou que o caso é sigiloso e que não poderia fornecer dados sobre ele.
Consultado no dia 19futebol virtual bet365 fora do aroutubro sobre o caso, o STF informou, por meiofutebol virtual bet365 fora do arnota, que o processo era sigiloso. No mesmo dia, porém, Fachin retirou o sigilo do caso.
A Embaixada da Rússia não respondeu às perguntas enviadas por e-mail e por mensagensfutebol virtual bet365 fora do artexto.
O Departamentofutebol virtual bet365 fora do arEstado americano disse que não comentaria o caso.
- Este texto foi publicado originalmentefutebol virtual bet365 fora do arhttp://vesser.net/internacional-63352777