Zelensky: quem é o humorista que foiroles of cbetnovato político a presidente da Ucrâniaroles of cbetguerra:roles of cbet
- Author, Stephen Mulvey
- Role, Da BBC News
roles of cbet O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, um humorista que não tinha experiência política quando foi eleito há menosroles of cbettrês anos, agora surge como um convincente líderroles of cbetum paísroles of cbetguerra.
Ele está unindo a nação com seus discursos e selfiesroles of cbetvídeo, dando voz à raiva ucraniana na resistência à agressão russa.
Enquanto o presidente russo Vladimir Putin parece cada vez mais errático — acusando a Ucrâniaroles of cbet"genocídio" nas repúblicas separatistasroles of cbetDonetsk e Luhansk, e falando da necessidaderoles of cbet"desnazificar" o país — o presidente Zelensky,roles of cbetuma família judiaroles of cbetlíngua russa, mantém uma postura digna.
Seus pronunciamentos revelaram um lado que muitos críticos seus — incluindo vários da elite intelectual — não esperavam.
Um momento chave na transformação deste presidente — que vinha mal nas pesquisas e às vezes parecia estar abaixo da capacidade que o cargo exige —roles of cbetuma liderança nacional aconteceu nas primeiras horas da quinta-feira, dia 24roles of cbetfevereiro, pouco antes da invasão russa. Em um discurso sóbrio postado nas mídias sociais, falando parcialmenteroles of cbetrusso, ele disse que tentou ligar para Vladimir Putin para evitar uma guerra, mas que foi recebido com silêncio.
Vestindo um terno escuroroles of cbetfrente a um mapa da Ucrânia, ele disse que os dois países não precisamroles of cbetuma guerra, "nem uma Guerra Fria, nem uma guerra quente, nem uma guerra híbrida". Mas ele acrescentou que se os ucranianos fossem atacados, eles se defenderiam. "Quando você nos atacar, verá nossos rostos — não nossas costas, mas sim nossos rostos."
Emroles of cbetpróxima transmissão, ao meio do diaroles of cbetsexta-feira, já após a invasão russa, ele usava uniforme militar, refletindo o climaroles of cbet"Davi contra Golias" do conflito. Naquela noite, ele fez outro discurso, alertando os líderesroles of cbetpaíses como EUA e Reino Unido que, se eles não ajudassem no esforço contra os russos, "amanhã a guerra baterároles of cbetsuas portas".
"Este é o somroles of cbetuma nova cortinaroles of cbetferro, que desceu e está separando a Rússia do mundo civilizado."
A editora-chefe do siteroles of cbetnotícias Novoye Vremya, Yulia McGuffie, diz que ficou chateada quando Zelensky foi eleito presidenteroles of cbetabrilroles of cbet2019, pois ela não tinha fé emroles of cbetcapacidaderoles of cbetliderar o país. Mas os ucranianos passaram rapidamente a apreciar seu presidente na semana passada, diz ela.
"Apoio e respeito total vieram, eu acho, depois que a Rússia começouroles of cbetguerra — todos os ucranianos fecharam com Zelensky. Ele está desempenhando um papelroles of cbetunião e eu diriaroles of cbetinspiração,roles of cbetparte por seu próprio exemplo. Ele está liderando um governo que está repelindo o exércitoroles of cbetPutin, e por causa disso muitos o admiram e respeitam."
A chegadaroles of cbetZelensky à cena política foi um casoroles of cbetvida que imita a arte. Seu papel mais celebrado como ator cômico foiroles of cbet2015 na sérieroles of cbetTV Servant of the People, na qual ele interpretou um professorroles of cbetescola catapultado à Presidência depois que um aluno postou um vídeo viral dele falando sobre corrupção na política.
Sua candidatura nas eleições presidenciaisroles of cbet2019 foi inicialmente vista por alguns como apenas uma piada — seu partido político leva o nome do seriado: o Criado do Povo. Mas Zelensky acabou vencendo com 73% dos votos, prometendo combater a corrupção e trazer a paz ao leste do país, onde há tensões com a Rússia.
O presidente ucraniano tem muitos poderes, mas todos sabiam que cumprir essas promessas seria difícil, diz a consultoraroles of cbetcomunicação Yaryna Klyuchkovska. E para alguém que começouroles of cbetpresidência com um índiceroles of cbetaprovação tão alto, o único caminho era para baixo.
"Uma coisa é fazer promessas tão amplas e outra é executar essas políticas", diz ela.
Zelensky antes da política
- Nascido na cidaderoles of cbetKryvyi Rih, leste da Ucrânia,roles of cbet1978
- Formado pela Universidade Nacionalroles of cbetEconomiaroles of cbetKiev com diplomaroles of cbetDireito
- Co-fundou uma produtoraroles of cbetTVroles of cbetsucesso
- Produziu programas para uma rederoles of cbetpropriedade do controverso bilionário Ihor Kolomoisky
- Kolomoisky apoiouroles of cbetcandidatura presidencial
- Até meados da décadaroles of cbet2010,roles of cbetcarreira na TV e no cinema era seu foco principal
Zelensky contou com o apoio do oligarca Ihor Kolomoisky duranteroles of cbetcampanha presidencial, levando muitos a temer que ele se tornasse um fantoche, controlado por um homem que está sob investigação nos EUA por possível fraude e lavagemroles of cbetdinheiro.
Na verdade, ele provou ser mais independente do que muitos céticos imaginavam, recusando-se, por exemplo, a permitir a reprivatização do PrivatBank, que eraroles of cbetpropriedaderoles of cbetKolomoisky antesroles of cbetser nacionalizado.
Por outro lado, a corrupção continua profundamente enraizada na Ucrânia, e há preocupaçõesroles of cbetque uma nova lei anti-oligarca possa ser usada para restringir as atividadesroles of cbetalguns bilionários mas nãoroles of cbetoutros. Um sinal disso seria o indiciamento por corrupção do principal rivalroles of cbetZelensky, Petro Poroshenko, seu antecessor como presidente.
As tentativasroles of cbetZelenskyroles of cbetnegociar com a Rússia uma solução para o conflito no leste, que deixou maisroles of cbet14 mil mortos, também tiveram sucesso limitado. Houve trocasroles of cbetprisioneiros e movimentos para a implementação parcialroles of cbetum processoroles of cbetpaz, conhecido como acordosroles of cbetMinsk, mas nada foi concluído. Ao longoroles of cbet2020, seu índiceroles of cbetaprovação caiu constantemente.
Diante disso, Zelensky adotou um tom mais assertivo ao pressionar pela adesão à União Europeia e à aliança militar da Otan, um movimento que certamente enfureceu o presidente russo.
Mas Yaryna Klyuchkovska diz que a posturaroles of cbetZelensky sobre o conflito no leste e sobre a Rússia ainda era tímida demais para muitos ucranianos, pelo menos até recentemente.
Com a guerra cada vez mais iminente, ele declarou um "Dia da Paz" e continuou falandoroles of cbetsolução diplomática, mesmo diante do aumentoroles of cbetviolações do cessar-fogo na linharoles of cbetfrente.
"Ele evitava falarroles of cbetguerra, artilharia, qualquer assunto militar. Era um tópico foraroles of cbetsua zonaroles of cbetconforto e ele não estava disposto a abordar issoroles of cbetseu discurso público", diz Klyuchkovska.
Ele também discordava dos avisos diários dos EUA eroles of cbetoutros governos sobre um ataque russo iminente, dizendo que a estratégiaroles of cbetcomunicação dos EUA era "cara demais para a Ucrânia".
A grande mudançaroles of cbetrumo veio com um discurso que ele fez na Conferênciaroles of cbetSegurançaroles of cbetMunique no sábado, 19roles of cbetfevereiro, diz Klyuchkovska. A consultoraroles of cbetcomunicação disse que foi esse discurso que a converteuroles of cbetfã. Zelensky começou descrevendo uma visita a um jardimroles of cbetinfância no leste do país que havia sido atingido por um míssil.
"Quando uma crateraroles of cbetbomba aparece no pátio da escola, as crianças perguntam: 'O mundo se esqueceu dos erros do século 20?'", disse ele.
"A indiferença fazroles of cbetvocê um cúmplice", disse ele aos convidados das elites diplomáticas eroles of cbetdefesaroles of cbetpaíses como EUA e Reino Unido. Ele lembrou todosroles of cbetquando Vladimir Putin rejeitou uma ordem mundial liderada pelos EUA na mesma conferência exatamente 15 anos antes, e seu alertaroles of cbetque a Rússia estava voltando ao palco mundial. "Como o mundo respondeu a isso? Com apaziguamento."
Klyuchkovska diz que nenhum líder ucraniano havia falado tão abertamente com países como EUA e Reino Unido antes.
"Para mim, o momentoroles of cbetpassar a ter orgulhoroles of cbetZelensky veio durante seu brilhante discurso na conferênciaroles of cbetsegurançaroles of cbetMunique", diz a jornalista Yulia McGuffie. "Foi ali que muitos dos oponentes políticosroles of cbetZelensky na Ucrânia decidiram que agora não é horaroles of cbetbrigas e conflitos."
Os serviçosroles of cbetinteligênciaroles of cbetpaíses como EUA e Reino Unido afirmam que o nomeroles of cbetZelensky é o primeiroroles of cbetuma listaroles of cbetpessoas que as forças russas pretendem assassinar. Zelensky diz queroles of cbetfamília estároles of cbetsegundo lugar na lista, mas que todos vão permanecer na Ucrânia.
Sua presença é confirmada pelas selfiesroles of cbetvídeo que ele publicou do ladoroles of cbetfora do prédio presidencial e da famosa Casa das Quimeras, adornada com representaçõesroles of cbetanimais exóticos e cenasroles of cbetcaça.
Em resposta a uma das fotos, o escritor britânico Ben Judah tuitou: "Se você tivesse dito a muitosroles of cbetnossos bisavós no Pale [a zona do império russoroles of cbetque os judeus ficavam confinados] que um homem judeu seria um ucraniano líderroles of cbetguerra contra uma invasão russa, eles teriam ficado incrédulos."
"Claro, ele é um ator. Não sei se isso éroles of cbetverdadeira personalidade ou não. Mas o que quer que ele esteja fazendo, está funcionando", diz Yaryna Klyuchkovska. "As pessoas que escrevem os seus discursos encontraram o ritmo certo. Eles vêm da indústria do entretenimento, mas mesmo escrever um programa da Netflix é diferenteroles of cbetescrever discursos presidenciais."
A Ucrânia ainda enfrenta condições muito pouco favoráveis nesta guerra. A forçaroles of cbetinvasão da Rússia é enorme e bem armada. Mas este bacharelroles of cbetdireitoroles of cbet44 anos, um novato político, tem sido uma voz que está ajudando a elevar o moral ucraniano.
"Um dos meus bons amigos acabouroles of cbetescrever: 'Zelenskyroles of cbetrepente criou coragemroles of cbetproporções cósmicas'", diz McGuffie. "E isso realmente reflete a atitude [nacional]roles of cbetrelação a ele agora."
Kateryna Khinkulova colaborou.
roles of cbet Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal roles of cbet .
roles of cbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roles of cbet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroles of cbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroles of cbetusoroles of cbetcookies e os termosroles of cbetprivacidade do Google YouTube antesroles of cbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroles of cbet"aceitar e continuar".
Finalroles of cbetYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroles of cbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroles of cbetusoroles of cbetcookies e os termosroles of cbetprivacidade do Google YouTube antesroles of cbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroles of cbet"aceitar e continuar".
Finalroles of cbetYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroles of cbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroles of cbetusoroles of cbetcookies e os termosroles of cbetprivacidade do Google YouTube antesroles of cbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroles of cbet"aceitar e continuar".
Finalroles of cbetYouTube post, 3