Pesquisas não estão captando apoio crescente a Trump, diz Michael Moore:bet nacional é confiável
bet nacional é confiável "Alguém precisa acionar o alarmebet nacional é confiávelincêndio político agora.' Um dos poucos a preverem a vitóriabet nacional é confiávelDonald Trump na eleiçãobet nacional é confiável2016, o documentarista Michael Moore decidiu elevar o tombet nacional é confiávelseus alertas sobre a possível reeleição do presidente americano, apesar das pesquisas eleitorais apontarem novamente o contrário.
“Estou alertando com dez semanasbet nacional é confiávelantecedência. O nívelbet nacional é confiávelentusiasmobet nacional é confiável60 milhõesbet nacional é confiávelapoiadoresbet nacional é confiávelTrump está muito alto. Osbet nacional é confiávelJoe (Biden, adversáriobet nacional é confiávelTrump nas urnas), nem tanto”, escreveu no Facebook o cineasta vencedor do Oscar (Tirosbet nacional é confiávelColumbine), do Emmy (TV Nation) e da Palmabet nacional é confiávelOuro (Fahrenheit 9/11), eleitor declarado do Partido Democrata.
Os números apresentados pelas pesquisas eleitoraisbet nacional é confiável2020 estão na base do argumentobet nacional é confiávelMoore. Tanto para defender que os levantamentos não dão conta do tamanho do apoio a Trump quanto para mostrar o real avanço do presidente americano.
Ele cita como exemplo o casobet nacional é confiávelseu Estado natal, Michigan, um dos Estados que são considerados o “fiel da balança” para definir eleições presidenciais nos EUA.
“Veja a pesquisa Trafalgarbet nacional é confiávelsextabet nacional é confiávelMichigan. Na semana passada, Trump estava 4 pontos atrásbet nacional é confiávelBiden. Agora, nesta pesquisa, Trump está à frentebet nacional é confiávelBidenbet nacional é confiávelMichigan, 47%-45%. E ainda assim muitos democratas estão convencidosbet nacional é confiávelque Trump vai perder.”
No Twitter, Trump republicou uma mensagem sobre os alertasbet nacional é confiávelMoore: “Michael sabe das coisas”.
Vale ressaltar que a pesquisa do Trafalgar Group, citada por Moore, é a única apontar a dianteirabet nacional é confiávelTrumpbet nacional é confiávelMichigan. E que diversos modelos matemáticos apontam que as chancesbet nacional é confiávelreeleição do republicano não passambet nacional é confiável40%.
Em 2016, apesarbet nacional é confiávelos modelos apontarem uma chance ainda maiorbet nacional é confiávelvitória para Hillary Clinton, o documentarista e outros analistas políticos elencavam fatores que acabariam sendo relevantes para a vitória do republicano.
Entre eles, pontos cegos no recorte demográficobet nacional é confiávelpesquisas eleitorais, a insatisfação econômica do chamado “homem branco raivoso” e a faltabet nacional é confiávelapoio a Hillary por parte do eleitorado democrata mais à esquerda. O voto é facultativo nos EUA.
O que o documentarista aponta na eleiçãobet nacional é confiávelnovembro deste ano? Veja abaixo quatro pontos.
1. Faltabet nacional é confiáveladesão a Joe Biden
Em diversas postagens no Facebook sobre a eleição, Moore diz que pesquisas eleitorais apontam Biden com menos intençãobet nacional é confiávelvotos que Hillary e cobra mudanças na plataforma eleitoral do candidato democrata que vão além das críticas a Trump.
“Não vai dar para culpar a opinião pública ou a Rússia (desta vez). Agora é com o candidato e o partido. Estamos arriscando uma tragédiabet nacional é confiávelgrandes proporções. A campanhabet nacional é confiávelBiden precisa fazer mudanças que inspirem e atraiam jovens, negros, latinos e mulheres. A basebet nacional é confiávelTrump é fiel, odiosa, animada e não vê a horabet nacional é confiávelvotar. Onde está o entusiasmo com Biden?”
Para Moore, o candidato democrata deveria propor ensino superior gratuito, anistia das dívidas estudantis, acesso universal a creches, entre outras bandeiras. Sem isso, o cineasta vê se repetir o mesmo afastamento do eleitor democrata mais à esquerda que apoiava o socialista Bernie Sanders, mas não se entusiasma com o centrista Biden.
Desta vez, Sanders declarou apoio à candidaturabet nacional é confiávelBiden, mas não se sabe quantos votos o senador socialista vai conseguir transferir para o candidatobet nacional é confiávelseu partido.
De acordo com pesquisas eleitorais, 70% dos eleitores republicanos se dizem entusiasmados com Trump, mas apenas 40% dos democratas afirmam o mesmo sobre Biden.
Por outro lado, a rejeição a Trump está num patamar bem mais alto que a Biden,bet nacional é confiávelcomparação com o pleitobet nacional é confiável2016. Segundo o centrobet nacional é confiávelpesquisas Pew, 53% dos eleitores rejeitam o atual presidente, ante os 42%bet nacional é confiávelrelação ao rival democrata.
2. Focobet nacional é confiávelEstados essenciais para uma vitória
“Vocês estão preparados para a vitóriabet nacional é confiávelTrump? Estão mentalmente preparados para ser passados para trás por Trumpbet nacional é confiávelnovo? [...] A campanhabet nacional é confiávelBiden acaboubet nacional é confiávelanunciar os Estados que ele vai visitar, e não inclui Michigan. Parece familiar?”
Em 2016, um dos pontos levantados por Moore e outros analistas políticos que passam fora do radar geral era a estratégiabet nacional é confiávelTrumpbet nacional é confiávelconcentrar esforçosbet nacional é confiávelcampanhabet nacional é confiávelquatro Estados que tradicionalmente votavambet nacional é confiávelcandidatos democratas e faziam parte do antigo cinturão industrial dos Estados Unidos: Wisconsin, Pensilvânia, Ohio e Michigan.
Nos EUA, o voto do cidadão comum na realidade determina o voto do Colégio Eleitoral, que é formado por 538 eleitores procedentesbet nacional é confiáveltodos os Estados e da capital federal, Washington. Dessa forma, ter a maioria do voto popularbet nacional é confiávelâmbito nacional não garante a vitória.
Em geral, para vencer é preferível ganharbet nacional é confiávelmuitos Estados, mesmo que seja por apenas um votobet nacional é confiávelvantagem, do quebet nacional é confiávelpoucos deles com uma vantagembet nacional é confiávelmilharesbet nacional é confiávelvotos.
Segundo a médiabet nacional é confiávelpesquisas eleitoraisbet nacional é confiável2020, Biden tem grandes vantagensbet nacional é confiávelMichigan, Pensilvânia e Wisconsin — três dos Estados industriais vencidos por Trump por margens menores que 1%bet nacional é confiável2016. Mas alguns levantamentos apontam liderançabet nacional é confiávelTrump ou redução da dianteirabet nacional é confiávelBiden, como citou Michael Moore no Facebook.
O modelo matemático elaborado pelo site FiveThirtyEight, do estatístico Nate Silver (que acertou a previsão sobre a eleiçãobet nacional é confiávelObama e errou sobre abet nacional é confiávelTrump), aponta que Biden tem 68%bet nacional é confiávelchancesbet nacional é confiávelvencer e Trump, 32%, já levandobet nacional é confiávelconta o peso do colégio eleitoral.
bet nacional é confiável 3. bet nacional é confiável ' bet nacional é confiável Lei e Ordem bet nacional é confiável '
“Nas semanas até a eleiçãobet nacional é confiávelnovembro, Trump planeja nada alémbet nacional é confiávelanarquia, caos, chamados aos seus seguidores brancos raivosos e a completa destruiçãobet nacional é confiávelnossa democracia. Vocês acham que eu estou brincando? Acham que estou exagerando?”
Para Moore, 1 dos 5 principais planos eleitoraisbet nacional é confiávelTrump colocadosbet nacional é confiávelprática envolve “criar o caos, incutir o medo, incendiar a base com tom racista e começar o pandemônio”.
Trump costuma afirmar que os democratas, que qualifica como radicais e extremistas, têm inflamado a violência e o caos socialbet nacional é confiávelprotestos raciais ao mesmo tempobet nacional é confiávelque defendem reduçãobet nacional é confiávelverbas para a polícia, o que estaria por trásbet nacional é confiávelum aumento nas taxasbet nacional é confiáveltiroteios e homicídiosbet nacional é confiávelgrandes cidades nos últimos meses.
Nessa perspectiva, se os americanos querem lei e ordem, teriam que reeleger Trump. “Lembre-se: cada exemplobet nacional é confiávelviolência dado por Trump ocorreu sobbet nacional é confiávelvigilância, sobbet nacional é confiávelliderança, durantebet nacional é confiávelPresidência”, rebateu Biden no Twittter.
Em análise recente do guru do banco J.P Morgan, Marko Kolanovic, as chancesbet nacional é confiávelTrump se reeleger cresceram, entre outros motivos, por causa do impacto do aumento dos índicesbet nacional é confiávelcriminalidade na opinião pública e nos padrõesbet nacional é confiávelvoto, e há um “momentum“ a favor do republicano reverberado pelo discursobet nacional é confiávellei e ordem adotado com vigor desde a confirmaçãobet nacional é confiávelsua candidatura na semana passada.
4. Supressão do voto
O sistema eleitoral dos Estados Unidos tem diversas diferençasbet nacional é confiávelrelação ao modelo brasileiro. Além do colégio eleitoral e do voto não obrigatório citados acima, alguns Estados americanos adotam votações antecipadas ou pelo correio.
Alguns políticos, como Biden e o ex-presidente Barack Obama, defendem um uso mais amplobet nacional é confiávelvotos por correio, mas Trump costuma afirmar que essa modalidade é passívelbet nacional é confiávelfraude — sem apresentar provas e ao contrário do que apontam estudos acadêmicos sobre o tema.
Em 2016, 21% dos que votaram usaram cédulas por correio. Neste ano, a modalidade assumiu papel central na eleição por causa da pandemiabet nacional é confiávelcovid-19. Não se sabe ainda quantas pessoas votarão por correio neste ano, mas uma adesão maior deve atrasar a divulgação do resultado eleitoral por dias ou semanas.
Segundo Michael Moore, restringir o acesso ao voto é mais uma das estratégias eleitoraisbet nacional é confiávelTrump para se reeleger, incluindo o desmantelamento do correio americano, que pode levar a atrasos ou o não enviobet nacional é confiávelcédulasbet nacional é confiávelvoto para eleitores.
Para alémbet nacional é confiávelqualquer mudança na estrutura do correio durante o processo eleitoral, a desconfiança na modalidade por correspondência deve levar a uma perdabet nacional é confiável0,6% ponto percentual dos votosbet nacional é confiávelBiden, segundo cálculos da revista britânica The Economist.
Além disso, a Câmara dos Representantes dos EUA (equivalente à Câmara dos Deputados brasileira),bet nacional é confiávelmaioria democrata, chegou a aprovar uma ajudabet nacional é confiávelUS$ 25 bilhões para o correio para evitar problemas na eleição, mas o auxílio não deve passar no Senado,bet nacional é confiávelmaioria republicana.
Moore aponta consequências também para a reduçãobet nacional é confiávellocaisbet nacional é confiávelvotação, que deve levar a filas quilométricas no dia da eleição, ampliando a tradicional abstenção nos EUA. Em 2016, cercabet nacional é confiável55% dos adultos com idade para votar compareceram às urnas, e os jovens entre 18 e 24 anos compõem a faixa etária com menor participação (abaixobet nacional é confiável40%).
Vale lembrar que a eleição americana acontecebet nacional é confiávelum diabet nacional é confiávelsemana, sem ponto facultativo ou benefícios para evitar falta no trabalho.
- bet nacional é confiável Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bet nacional é confiável ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet nacional é confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet nacional é confiávelusobet nacional é confiávelcookies e os termosbet nacional é confiávelprivacidade do Google YouTube antesbet nacional é confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet nacional é confiável"aceitar e continuar".
Finalbet nacional é confiávelYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet nacional é confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet nacional é confiávelusobet nacional é confiávelcookies e os termosbet nacional é confiávelprivacidade do Google YouTube antesbet nacional é confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet nacional é confiável"aceitar e continuar".
Finalbet nacional é confiávelYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet nacional é confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet nacional é confiávelusobet nacional é confiávelcookies e os termosbet nacional é confiávelprivacidade do Google YouTube antesbet nacional é confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet nacional é confiável"aceitar e continuar".
Finalbet nacional é confiávelYouTube post, 3