A história da jornalista branca que viveu um ano como uma mulher negra nos anos 1960:jogo depositar 1 real

Grace Halsell

Crédito, Mary Couts Burnett Lib Special Cols/Texas C. U.

Legenda da foto, A jornalista Grace Halsell decidiu que se tornaria negra por um ano
Grace Halsell puxando um riquixájogo depositar 1 realHong Kong com o puxadorjogo depositar 1 realriquixá, Lau Kwei, no bancojogo depositar 1 realtrás

Crédito, Mary Couts Burnett Lib Special Cols/Texas C. U.

Legenda da foto, Grace Halsell puxando um riquixájogo depositar 1 realHong Kong com o puxador, Lau Kwei, no bancojogo depositar 1 realtrás

Assim como Griffin, o método escolhido foi a medicação para vitiligo, uma doença que causa despigmentação da pele pela falta ou diminuiçãojogo depositar 1 realmelaninajogo depositar 1 realdeterminadas áreas. A ideia era tomar as pílulas para "potencializar" a exposição ao sol, adquirindo um tomjogo depositar 1 realpele mais escuro, o que finalmente alcançou após uma viagem para Porto Rico. "Para ter certeza, coloquei o meu braço junto ao dele [de umjogo depositar 1 realseus médicos]. Ele é negro, mas eu estava mais escura", descreveu no livro.

Naquele outono, embarcou para o Harlem, bairro da cidadejogo depositar 1 realNova York com uma grande comunidade afro-americana. Com um vestidojogo depositar 1 realalgodão simples e sapatilhas, um lenço sujo amarrado no cabelo, lentesjogo depositar 1 realcontato pretas e US$ 20 no bolso, entrou no ônibus rumo ajogo depositar 1 realnova vida, porque "parecia bobo voar para um gueto", escreveu.

Seus medos eram muitos: que descobrissem que era branca e a castigassem por isso, que os homens negros a estuprassem ou roubassem (como acreditava a população branca), e que encontrasse algo parecido com o infernojogo depositar 1 realDante. "Abandone toda esperança aquele que por aqui entrar", pensava enquanto o ônibus se aproximava do bairro.

As capasjogo depositar 1 real'Black Like Me', escrito por um homem branco que se passou por negro e viajou pelo sul dos EUA; ejogo depositar 1 real'Soul Sister',jogo depositar 1 realque a jornalista Grace Halsell faz o mesmo

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, As capasjogo depositar 1 real'Black Like Me', escrito por um homem branco que se passou por negro e viajou pelo sul dos EUA; ejogo depositar 1 real'Soul Sister',jogo depositar 1 realque a jornalista Grace Halsell faz o mesmo

Transformações como nicho

Mas nada disso aconteceu. Na verdade, o Harlem era tão diferente do que ela havia esperado, que alguns meses depois ela decidiu ir para o Mississippi, no sul do país, trabalhar como empregada doméstica na casajogo depositar 1 realuma família branca.

"Sempre que encontrava alguém que não se enquadravajogo depositar 1 realum padrão que ela tinhajogo depositar 1 realmente, ela os descartava", explica a professorajogo depositar 1 realestudos afro-americanos Alisha Gaines, da Universidade do Estado da Flórida, autora do livro Black for a Day: Fantasies of Race and Empathy (Preto por um Dia: Fantasiasjogo depositar 1 realRaça e Empatia,jogo depositar 1 realtradução livre, publicadojogo depositar 1 real2017). "Ela aplicava estereótipos e enxergava a negritude somente como sofrimento, dor e vulnerabilidade."

Foi na casa da família branca, porém, que ela chegou pertojogo depositar 1 realter uma das experiências que tanto a atemorizavam. Um dia, o homem (branco) da família tentou estuprá-la, e ela conseguiu se livrar quebrando um retrato da família na cabeça dele. Halsell interrompeu a experiência ali, faltando alguns meses para completar o ano a que se havia proposto. E concluiu, no livro, que "o problema é maior que branco ou preto. É a desumanidade do homem com o homem (e mulher) sempre e por toda a parte".

Grace Halsell

Crédito, Mary Couts Burnett Lib Special Cols/Texas C. U.

Legenda da foto, Halsell, que morreu aos 77 anosjogo depositar 1 realmielomajogo depositar 1 realsetembrojogo depositar 1 real2000, encontrou nas transformações raciais um "nicho"jogo depositar 1 realcarreira; nesta foto, Halsell está no México

Onde começa e termina o romantismojogo depositar 1 realseus relatos, é difícil saber. Halsell, que morreu aos 77 anosjogo depositar 1 realmielomajogo depositar 1 realsetembrojogo depositar 1 real2000, encontrou nas transformações raciais um "nicho"jogo depositar 1 realcarreira. Depoisjogo depositar 1 realviver como mulher negra, passou uma temporada entre os índios Navajo, conviveu com imigrantes mexicanos ilegais e viveu com famílias israelitas, palestinas e judaicasjogo depositar 1 realJerusalém.

"Soul Sister éjogo depositar 1 realmuitas formas um livro irritante, mas também muito poderoso dependendo da parte que você lê, e ela cita [o romancista negro James] Baldwin", disse o historiador Robin Kelley, professor da Universidade da Califórniajogo depositar 1 realLos Angeles,jogo depositar 1 realuma apresentação na Universidadejogo depositar 1 realIllinoisjogo depositar 1 realChicago.

Kelley está trabalhandojogo depositar 1 realum livro sobre a jornalista que deve ser lançado neste ano. "Baldwin nos ensinou que não precisamos ser como os outros para construir solidariedade. E ela fala algo parecido com isso, sobre encontrar o que haviajogo depositar 1 realdiferente e entender como as pessoas sofrem, sairjogo depositar 1 realdentrojogo depositar 1 realnós mesmos. É por isso que ela fez o experimento, não porque queria ser uma mulher negra."

Solidariedade versus empatia

Embora se abstenhajogo depositar 1 realemitir opinião sobre seu objetojogo depositar 1 realpesquisa — "eu não preciso gostar do meu sujeito", explicou na apresentação —, Kelley reconhece que os experimentosjogo depositar 1 realHalsell são delicados. E um dos problemas é a linha tênue entre falar sobre solidariedade e empatia: a primeira leva a uma ação concreta, enquanto a segunda tende a ser considerada o suficiente.

"A minha definição favoritajogo depositar 1 realempatia vemjogo depositar 1 realLeslie Jamison, que diz que a empatia está sempre empoleirada entre presente e invasão. O gestojogo depositar 1 realempatiajogo depositar 1 realquerer entender o outro é bom, mas quando esse entendimento se torna invasão, ou o peso dele é colocado nas pessoasjogo depositar 1 realcor, isso não é empatia", diz Gaines.

"Outro problema é quando ela é considerada o suficiente, aquela coisa do 'oh, eu sinto tanto, sinto profundamente, estou chorando, mas enfim…' Se não te propulsiona para solidariedade, construçãojogo depositar 1 realcoalizão e ação, qual o sentido?"

Rachel Dolezal

Crédito, Creative Commons

Legenda da foto, Rachel Dolezal ficou conhecidajogo depositar 1 real2015 por ter escondidojogo depositar 1 realverdadeira raça: branca, ela se passava por negra

Para muita gente, gestos como ojogo depositar 1 realHalsell e Griffin são considerados o ápice da empatia pelo outro — nada poderia demonstrar maior vontadejogo depositar 1 realcompreender outra pessoa do que literalmente se colocar no lugar dele. Em seu obituário no New York Times, por exemplo, Halsell é descrita como "a jornalista que buscou a verdade no disfarce". O livrojogo depositar 1 realGriffin é, até hoje, incluído na listajogo depositar 1 realleitura nas escolas estadunidenses.

Além deles, há outros casosjogo depositar 1 realpessoas brancas que se fingiram negras. O mais recente e amplamente divulgado na mídia é ojogo depositar 1 realRachel Dolezal, quejogo depositar 1 real2015 acendeu um debate ao mentir sobrejogo depositar 1 realverdadeira raça. Ela, uma mulher brancajogo depositar 1 realMontana, declarou-se negra e chegou a ser presidente da Associação Nacional para o Progressojogo depositar 1 realPessoasjogo depositar 1 realCor (NAACP)jogo depositar 1 realSpokane, no estadojogo depositar 1 realWashington, até terjogo depositar 1 realverdadeira identidade revelada e se declarar "transracial": embora tenha nascido e sido criada como branca, ela dissejogo depositar 1 realdiversas entrevista, sentia-se e se identificava como uma mulher negra. A controvérsia virou o documentário "The Rachel Divide", lançadojogo depositar 1 real2018 pela Netflix.

"A luta antirracista não é ter empatia pelo outro, e sim lutar por uma sociedade melhor. Quando um branco faz algo pelo negro, ele precisa se colocar como dever cívico, e nãojogo depositar 1 realsuperioridade moral", explica a professora Lia Vainer Schucman, da Universidade Federaljogo depositar 1 realSanta Catarina (UFSC), especialistajogo depositar 1 realracismo, branquitude e relações raciais. "E a tentativajogo depositar 1 realse parecer negro é a pior coisa que alguém pode fazer na luta antirracista, porque mesmo que viva por um dia como negro, ele pode tirar aquela roupa, e ser negro é o acúmulojogo depositar 1 realdias, é uma continuidade histórica."

Lugarjogo depositar 1 realescuta

Na visão das especialistas, a empatia pode acabar reforçando os privilégios da população branca. "Por exemplo, o que está acontecendo agora, com George Floyd. Tenho visto muitas pessoas brancas dizendo 'imagine se ele fosse branco'", diz Gaines. "O fatojogo depositar 1 realque pessoas brancas têm que fazer esse exercício imaginativo para entender que não está certo ajoelhar no pescoçojogo depositar 1 realalguém por 8 minutos, isso é privilégiojogo depositar 1 realseu auge."

No fim, o que deveria ser uma demonstraçãojogo depositar 1 realempatia ou um atojogo depositar 1 realsolidariedade, coloca o branco no centro da questão. "Algumas pessoas brancas não conseguem olhar para uma pessoa negra e enxergar uma pessoa, elas têm que torná-la seus próprios filhos brancos e reimaginar todo o cenário para sentir raiva", conclui a professora.

Grace Halsell

Crédito, Mary Couts Burnett Lib Special Cols/Texas C. U.

Legenda da foto, "Quando um branco faz algo pelo negro, ele precisa se colocar como dever cívico, e nãojogo depositar 1 realsuperioridade moral", diz a professora Lia Vainer Schucman, da Universidade Federaljogo depositar 1 realSanta Catarina (UFSC)

E é esse o maior problemajogo depositar 1 realexperiências como ajogo depositar 1 realHalsell, Griffin ou casos como ojogo depositar 1 realDolezal:jogo depositar 1 realvezjogo depositar 1 realouvir o que pessoas negras ou outras minorias têm a dizer, eles acreditam que precisam falar por elas. "Assim como tem o lugarjogo depositar 1 realfala, tem o lugarjogo depositar 1 realescuta. As pessoas brancas escutam melhor outras pessoas brancas, porque na própria ideiajogo depositar 1 realbranquitude, há a ideiajogo depositar 1 realque o branco é neutro ejogo depositar 1 realque o negro fala com viés, o que é um engano, porque não existe um lugar sem viés", diz a pesquisadora brasileira. "Mas a branquitude pauta a ideiajogo depositar 1 realuma pseudo neutralidade para o branco, então se ele fala, ele está sendo acadêmico, se o negro fala, ele está sendo militante, vitimista. Então é um lugarjogo depositar 1 realque brancos escutam melhor os brancos, e que faz parte da própria lógica racista."

"A Grace não amplificou as vozesjogo depositar 1 realpessoas negras, ela se enfiou no meio e falou por eles. Ela dizia 'estou falando por minhas irmãs mais escuras', como se essas irmãs não tivessem voz", diz Gaines. "As pessoas não são mudas, elas só precisamjogo depositar 1 realamplificação. Chamo Gracejogo depositar 1 realuma aliada que falhou, porque ela estava no centrojogo depositar 1 realtudo, o tempo todo."

As obras assinadas por autores negros no período evidenciam isso. No mesmo anojogo depositar 1 realque Halsell publicou Soul Sister, Maya Angelou lançou o primeiro volumejogo depositar 1 realsua autobiografia, Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, editado pela primeira vez no Brasiljogo depositar 1 real2009. Em 1970, Toni Morrison publicou o aclamado O Olho Mais Azul — quatro livros depois,jogo depositar 1 real1993, foi reconhecida com um Nobeljogo depositar 1 realLiteratura.

O próprio James Baldwin, que teria inspirado Halsell, publicoujogo depositar 1 realmais importante coletâneajogo depositar 1 realensaios sobre racismo entre 1955 e 1963. Isso sem falar nos que vieram antes, entre eles Ralph Ellison, que lançou O Homem Invisíveljogo depositar 1 real1952, e Langston Hughes, mortojogo depositar 1 real1967, que deixou uma prolífica bibliografiajogo depositar 1 realpoesias, romances, contos, teatro e dramaturgia. Não faltavam autores negros para falarem do próprio sofrimento e experiências. Faltavam pessoas brancas dispostas a ouvi-los.

Línea

jogo depositar 1 real Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogo depositar 1 real ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo depositar 1 realautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo depositar 1 realusojogo depositar 1 realcookies e os termosjogo depositar 1 realprivacidade do Google YouTube antesjogo depositar 1 realconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo depositar 1 real"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogo depositar 1 realterceiros pode conter publicidade

Finaljogo depositar 1 realYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo depositar 1 realautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo depositar 1 realusojogo depositar 1 realcookies e os termosjogo depositar 1 realprivacidade do Google YouTube antesjogo depositar 1 realconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo depositar 1 real"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogo depositar 1 realterceiros pode conter publicidade

Finaljogo depositar 1 realYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo depositar 1 realautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo depositar 1 realusojogo depositar 1 realcookies e os termosjogo depositar 1 realprivacidade do Google YouTube antesjogo depositar 1 realconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo depositar 1 real"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdojogo depositar 1 realterceiros pode conter publicidade

Finaljogo depositar 1 realYouTube post, 3