Resgate na Tailândia: sete momentos emocionantesfaz o bet aí é confiáveloperação heroica que resgatou os meninos da caverna:faz o bet aí é confiável

Mulher segura tablet com imagemfaz o bet aí é confiávelmeninos vivos no interiorfaz o bet aí é confiávelcaverna na Tailândia levou alegria a tailandeses e ao mundo -

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Imagemfaz o bet aí é confiávelmeninos vivos no interiorfaz o bet aí é confiávelcaverna na Tailândia levou alegria a tailandeses e ao mundo

faz o bet aí é confiável O bem-sucedido resgate na Tailândia faz o bet aí é confiável que tirou os 12 meninos e seu técnicofaz o bet aí é confiávelfutebol do interior do complexofaz o bet aí é confiávelcavernasfaz o bet aí é confiávelTham Luang, no norte do país, foi marcado por momentosfaz o bet aí é confiávelmuita emoção, ansiedade, tristeza e júbilo.

Os garotos fazem parte do timefaz o bet aí é confiávelfutebol Wild Boars e têm entre 11 e 17 anos. Eles haviam entrado na caverna no dia 23faz o bet aí é confiáveljunho depoisfaz o bet aí é confiávelum treino, e acabaram surpreendidos por fortes chuvas que inundaram o local e bloquearam a saída. Eles foram encontrados por mergulhadores na semana passada, após nove dias. Estavam famintos, mas sem ferimentos graves.

A enorme operaçãofaz o bet aí é confiáveltrês dias para salvá-los ocorreu sob o olhar atentofaz o bet aí é confiáveltodo o mundo. Ao fim, todos saíram da redefaz o bet aí é confiávelcavernas com vida.

Confira a seguir os principais momentos dos 18 dias que os meninos passaram na caverna.

Crianças desaparecem após treino

Ainda longe dos holofotes da imprensa internacional, o primeiro drama foi enfrentado pelos pais naquele 23faz o bet aí é confiáveljunho quando receberam a informaçãofaz o bet aí é confiávelque 11 bicicletas haviam sido encontradas do ladofaz o bet aí é confiávelforafaz o bet aí é confiáveluma caverna conhecidamente perigosa durante a estaçãofaz o bet aí é confiávelchuvas.

Eram por voltafaz o bet aí é confiáveltrês da tarde e um temporal havia caído sobre a região. As crianças haviam se reunido às 10 da manhã para seu treino rotineirofaz o bet aí é confiávelfutebol e estavam desaparecidas.

Buscasfaz o bet aí é confiávelregiãofaz o bet aí é confiávelcavernas

Legenda do vídeo, Resgate começou domingo e foi reiniciado nesta segunda. Quatro meninos já foram retirados.

Nas primeiras horas do dia 24, começaram as buscas que passaram a ser acompanhadas pelo mundo inteiro, atraindo para o país especialistasfaz o bet aí é confiávelresgatesfaz o bet aí é confiávelcavernas inundadas. Um dos integrantes da equipefaz o bet aí é confiávelfutebol, que não havia comparecido ao treino, disse que os meninos haviam visitado outras três vezes a caverna, mas nunca durante a arriscada estaçãofaz o bet aí é confiávelchuvas.

Ele indicou ainda,faz o bet aí é confiávelentrevista à imprensa tailandesa, que havia, sim, planosfaz o bet aí é confiávelmarcar o aniversáriofaz o bet aí é confiávelum dos membros do time visitando o local naquele dia.

Mergulhador encontra crianças com vida

Os meninos tailandeses foram encontrados agrupados no interior da cavenra juntamente com o técnico do timefaz o bet aí é confiávelfutebol

Crédito, AFP/ROYAL THAI NAVY

Legenda da foto, Momentofaz o bet aí é confiávelque mergulhadores encontram os 12 meninos e o treinador agrupadosfaz o bet aí é confiáveluma pequena laje no interior da caverna, após 9 dias

O grupo estava desaparecido havia 9 dias e muitos já haviam perdido as esperanças. Foi quando, finalmente, mergulhadores britânicos encontraram as crianças e o técnico com vidafaz o bet aí é confiávelum nicho elevado dentro da profunda redefaz o bet aí é confiávelcavernas. Eles estavam a 4 quilômetros da entrada.

O vídeofaz o bet aí é confiávelque o mergulhador conversafaz o bet aí é confiávelinglês com uma das crianças correu o mundo. Os meninos contam com a ajudafaz o bet aí é confiávelum dos membros da equipe, Adul Samon,faz o bet aí é confiável14 anos, refugiadofaz o bet aí é confiávelMianmar, que fala inglês.

"Quantos vocês são?", perguntou o mergulhador assim que avistou os meninos aglomerados sobre uma rocha, tentando se manter distantes da água que inundou a caverna. "Somos só dois. Mas muita gente está vindo", diz o mergulhador. O capítulo mostrava o que era possível alcançar unindo os melhores talentos internacionais por uma causa.

"Somos treze", respondeu o adolescente,faz o bet aí é confiávelinglês, para então perguntar "que dia é hoje" e dizer que todos estavam famintos. Os mergulhadores responderam que é "segunda-feira" e que o grupo já estava havia maisfaz o bet aí é confiáveluma semana na caverna. Eles também explicaram que precisavam deixar os jovens lá, porque tiveram que mergulhar para chegar até o local.

Gráfico sobre meninos presosfaz o bet aí é confiávelcaverna na Tailândia

Mas acrescentam: "Somos só dois. Mas muita gente está vindo. Mais gente está vindo aqui. Vocês são muito fortes, muito fortes."

Em outra filmagem divulgada pelas equipesfaz o bet aí é confiávelresgate, Adul diz,faz o bet aí é confiáveltailandês: "Eu sou o Adul. Estou bemfaz o bet aí é confiávelsaúde". E faz o tradicional gesto tailandês "wai"faz o bet aí é confiávelcumprimentar - que simboliza respeito ao outro.

Meses na caverna?

Gráfico sobre o resgatefaz o bet aí é confiávelmeninos na Tailândia

Os momentosfaz o bet aí é confiávelalegria, no entanto, não duraram muito e foram logo substituídos pela angústiafaz o bet aí é confiávelrelação ao resgate quando autoridades admitiram que os 13 talvez tivessem que permanecer no local por meses, até o fim da estaçãofaz o bet aí é confiávelchuvas.

Essa hipótese, no entanto, foi rebatida pouco depois quando uma avaliação mais minuciosa do local onde se encontravam indicava o riscofaz o bet aí é confiávelelevação do nível da água com a previsãofaz o bet aí é confiávelmais chuvas.

Mergulhador morre

No dia 5faz o bet aí é confiáveljulho, a notícia da morte do ex-mergulhador da Marinha tailandesa Suman Gunan deixa claro o graufaz o bet aí é confiávelrisco da missão. Ele tinha 38 anos, era triatleta e havia se voluntariado a participar da operaçãofaz o bet aí é confiávelresgate. Ele havia levado suprimentos e oxigênio para o grupo. No retorno, teria ficado ele próprio sem ar suficiente. Integrantes da equipefaz o bet aí é confiávelresgate relataram que a morte não seriafaz o bet aí é confiávelvão e serviria para aumentar o propósito da missão.

Ex-sargento da Marinha tailandesa Sunam Gunam (ao centro), que morreu após ter ficado sem oxigênio durante operaçãofaz o bet aí é confiávelresgate dos 12 meninos e seu treinador que estavam presosfaz o bet aí é confiávelcaverna, cercadofaz o bet aí é confiáveldois colegas com capacetefaz o bet aí é confiávelbicicleta
Legenda da foto, Ex-sargento da Marinha tailandesa Sunam Gunam (ao centro) morreu após ter ficado sem oxigênio no interior da caverna Tham Luam durante operaçãofaz o bet aí é confiávelresgate dos 12 meninos e seu treinador / Imagem: AOT BIKE CLUB

Cartas e pedidosfaz o bet aí é confiávelcomida

O grupo envia cartas para a família e amigos. Na trocafaz o bet aí é confiávelcartas, divulgada na páginafaz o bet aí é confiávelFacebook da Marinha tailandesa no sábado, 7faz o bet aí é confiáveljulho, os meninos deram notícias aos familiares e foram encorajados a se manterem calmos enquanto esperam o resgate.

"Não se preocupem, estamos fortes. Professora, não nos dê muito deverfaz o bet aí é confiávelcasa!", brincou um deles. Outro escreveu: "Nick ama papai, mamãe e os irmãos. Se eu conseguir sair, mãe e pai, por favor me tragam mookatha (tipofaz o bet aí é confiávelchurrasco tailandês) para comer".an, que é chamadofaz o bet aí é confiável"Titan" pelos amigos, pediu que o irmão "esteja preparado para me trazer frango frito".

Outro deles, Bew, se mostrou preocupadofaz o bet aí é confiávelajudar a mãe emfaz o bet aí é confiávelloja. "Não se preocupem, mãe e pai. Bew desapareceu por duas semanas. Mas depois foi ajudar mamãe a vender as coisas na loja. Vou correndo para lá", disse.

Em uma carta separada, o técnico Ekkapol Chantawong pediu desculpas aos pais das crianças, mas os familiares responderam que ele não deveria se culpar. Emfaz o bet aí é confiávelcarta, o técnicofaz o bet aí é confiável25 anos disse aos pais que "todos os meninos estão bem, a equipefaz o bet aí é confiávelresgate está nos tratando bem"."E eu prometo que vou cuidar das crianças o melhor que puder... Peço desculpas sinceras aos pais."

Urgência no resgate e missão cumprida

O resgate começa na manhãfaz o bet aí é confiáveldomingo, 8faz o bet aí é confiáveljulho. O riscofaz o bet aí é confiávelmais chuvas tornava o resgate urgente. Já no primeiro dia, quatro são retirados da caverna. A missão é bem-sucedida nos dois dias seguintes, terminando com cinco resgates nesta terça-feira.

Noventa mergulhadores

Noventa mergulhadores estão envolvidos na operaçãofaz o bet aí é confiávelresgate - 40 tailandeses e 50 estrangeiros. Tirar os meninos e o técnicofaz o bet aí é confiávellá era ainda mais complicado porque há sessões na caverna que envolvem mergulho - algumas vezesfaz o bet aí é confiávelum espaço muito estreito - e outras que requerem equipamentofaz o bet aí é confiávelmontanhismo.

Submarino rejeitado

O drama dos meninos atraiu a atenção do mundo todo, e logo vieram sugestões e ofertasfaz o bet aí é confiávelajuda para tirar o grupo da cavernafaz o bet aí é confiávelsegurança. Uma delas veio do empresário bilionário do ramofaz o bet aí é confiáveltecnologia Elon Musk, que chegou a oferecer seus serviços ao governo tailandês para ajudar na operaçãofaz o bet aí é confiávelresgatefaz o bet aí é confiável12 meninos e seu treinadorfaz o bet aí é confiávelfutebol, presosfaz o bet aí é confiáveluma caverna inundada.

Em uma sériefaz o bet aí é confiáveltuítes, o dono da Tesla afirmou que a experiência acumuladafaz o bet aí é confiávelseus mais diferentes negócios poderia ser útil para a equipe que trabalha no salvamento. Uma das últimas sugestões do empresário foi afaz o bet aí é confiávelconstruir um minissubmarino feito com pedaçosfaz o bet aí é confiávelfoguetes. Mas o governo tailandês gentilmente recusou a oferta, preferindo seguirfaz o bet aí é confiávelfrente com seu plano originalfaz o bet aí é confiávelusar mergulhadores, o que provou ser um sucesso.

Caminho difícil

Para sair do local - localizado a maisfaz o bet aí é confiável800 metros abaixo do solo - os meninos e o técnico precisaram andar nas rochas, caminhar na água, escalar e mergulhar - tudo na completa escuridão - com o auxíliofaz o bet aí é confiávelcordas colocadas ao longo do percurso para guiá-los. Segundo o governo tailandês, que divulgou o plano do resgate, os garotos foram divididosfaz o bet aí é confiávelquatro grupos e transportados um a um. O treinador estava neste último grupo.

"Eu não consigo entender o quão calmas essas crianças são, sabe? Pensandofaz o bet aí é confiávelcomo elas foram mantidas na caverna por duas semanas, sem ver suas mães…São crianças incrivelmente fortes. Isso é quase inacreditável", diz o mergulhador Ivan Karadzic, quando a operaçãofaz o bet aí é confiávelresgate na Tailândia ainda estavafaz o bet aí é confiávelcurso.

Karadzic era um dos integrantes da equipefaz o bet aí é confiávelresgate internacional. Seu trabalho era ofaz o bet aí é confiávelcuidar do translado dos meninosfaz o bet aí é confiávelum trecho bastante complicado no meio do trajeto. Ele ressaltou que "nenhuma criança jamais mergulhou dessa maneira".

Equipamento no interiorfaz o bet aí é confiávelcaverna na Tailândia

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Milhõesfaz o bet aí é confiávellitrosfaz o bet aí é confiávelágua foram retirados, mas efeito foi menos do que muitos esperavam

faz o bet aí é confiável Quem são os adolescentes que ficaram presos na caverna?

Os garotos que ficaram presos na caverna fazem parte do timefaz o bet aí é confiávelfutebol Wild Boars e têm entre 11 e 17 anos. Acredita-se que eles foram para a caverna no dia 23faz o bet aí é confiáveljunho, após um treino, para comemorar o aniversáriofaz o bet aí é confiávelum dos colegas.

Teriam levado apenas alimentos básicos e acabaram presos por causa da inundação.

  • faz o bet aí é confiável Chanin Vibulrungruang, 11 (Apelido: Titan) - começou a jogar futebol aos 7 anosfaz o bet aí é confiávelidade;
  • faz o bet aí é confiável Panumas Sangdee, 13 (Apelido: Mig) - escreveu aos pais: "A Navy Seals (a forçafaz o bet aí é confiáveloperações especiais da Marinha) está cuidando bemfaz o bet aí é confiávelmim";
  • faz o bet aí é confiável Duganpet Promtep, 13 (Apelido: Dom) - capitão do timefaz o bet aí é confiávelfutebol. Estaria sendo sondado por vários clubes profissionais da Tailândia;
  • faz o bet aí é confiável Somepong Jaiwong, 13 (Apelido: Pong) - sonhafaz o bet aí é confiáveljogar na seleção tailandesa;
  • faz o bet aí é confiável Mongkol Booneiam, 13 (Apelido: Mark) - descrito pelo professor como "um bom garoto e muito respeitoso";
  • faz o bet aí é confiável Nattawut Takamrong, 14 (Apelido: Tern) - disse aos pais que não se preocupem com ele;
  • faz o bet aí é confiável Ekarat Wongsukchan, 14 (Apelido: Bew) - prometeu à mãe que a ajudaria uma vez que fosse resgatado;
  • faz o bet aí é confiável Adul Sam-on, 14 -refugiadofaz o bet aí é confiávelMianmar e membrofaz o bet aí é confiáveluma equipefaz o bet aí é confiávelvôlei classificadafaz o bet aí é confiávelsegundo lugarfaz o bet aí é confiávelum torneio no norte da Tailândia;
  • faz o bet aí é confiável Prajak Sutham, 15 (Apelido: Note) - descrito por amigos da família como um "rapaz inteligente e tranquilo";
  • faz o bet aí é confiável Pipat Pho, 15 (Apelido: Nick) - pediu aos pais, na carta, que o levem para comer churrasco quando for resgatado;
  • faz o bet aí é confiável Pornchai Kamluang, 16 (Apelido: Tee) - disse aos pais: "não se preocupem, eu estou muito feliz";
  • faz o bet aí é confiável Peerapat Sompiangjai, 17 (Apelido: Night) - fez aniversário no diafaz o bet aí é confiávelque o grupo entrou na caverna para comemorar e os pais dizem que o esperam agora para fazerfaz o bet aí é confiávelfesta;
  • faz o bet aí é confiável Treinador assistente Ekapol Chantawong (apelido: Ake),faz o bet aí é confiável25 anos -faz o bet aí é confiávelcarta aos pais dos garotos, pediu desculpas pelo ocorrido, mas eles responderam que não o culpavam.
Equipesfaz o bet aí é confiávelresgatefaz o bet aí é confiávelcaverna na Tailândia

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Equipes bombeavam água da cavernafaz o bet aí é confiávelum esforço intenso para evitar a elevação do nívelfaz o bet aí é confiávelinundação

Readaptação

Autoridades sanitárias explicaram que nessa fasefaz o bet aí é confiávelreadaptação fora da caverna, inicialmente eles receberam comidas instantâneas e géis energéticos, mas agora estão comendo alimentos fáceisfaz o bet aí é confiáveldigerir. Alguns dos meninos também já viram seus pais - mas apenas atravésfaz o bet aí é confiávelum vidro para reduzir chancesfaz o bet aí é confiáveleventual contaminação.

Resultadosfaz o bet aí é confiávelexames complementares são esperados dentrofaz o bet aí é confiávelalguns dias e se todos os sinaisfaz o bet aí é confiávelinfecção tiverem desaparecido, a expectativa é que as famílias possam visitá-los. No entanto, terãofaz o bet aí é confiávelvestir roupasfaz o bet aí é confiávelproteção efaz o bet aí é confiávelficar a até 2 metrosfaz o bet aí é confiáveldistância.