Os 10 países que concentram 75% dos ataques terroristas no mundo:aposta mais de 2 gols
aposta mais de 2 gols Os dois atentados na Espanha -aposta mais de 2 golsBarcelona e horas depois no balneárioaposta mais de 2 golsCambrils, na região da Catalunha - mais uma vez voltaram a atrair as atenções do mundo para a Europa.
Desde o início deste ano, ataques desse tipo já deixaram maisaposta mais de 2 gols50 mortos e centenasaposta mais de 2 golsferidos no continente.
Além da Espanha, Reino Unido e Suécia também foram alvoaposta mais de 2 golsações extremistas.
Mas isso quer dizer que a Europa se tornou o novo foco do fanatismo global?
As estatísticas mais recentes publicadas pela baseaposta mais de 2 golsdados Global Terrorist Database mostram que não. Ataques com motivações políticas, sociais ou religiosas e com grande númeroaposta mais de 2 golsmortos são relativamente raros no continente.
De janeiro a dezembro do ano passado, os atentados fatais no Ocidente representaram somente 2,5%aposta mais de 2 golstodos os que cumpriram os seguintes requisitos:
- Ter tido motivações políticas, sociais ou religiosas
- Ter sido concebido para gerar o maior potencialaposta mais de 2 golsestragos
- Não ter acontecido durante guerras internacionalmente reconhecidas
A conclusão foiaposta mais de 2 golsque, no ano passado, das 34.623 pessoas que morreram vítimasaposta mais de 2 golsataques segundo tais critérios, 71% das mortes se concentraramaposta mais de 2 golsquatro países: Iraque, Afeganistão, Síria e Somália.
- 'Não sou petista, sou lulista': o que dizem os colegasaposta mais de 2 golssindicatoaposta mais de 2 golsLula sobre condenação
- De Raquel Dodge a Cármen Lúcia: o que 4 mulheres no topo representam para a Justiça
- 'Passamos a vida procurando', diz filhaaposta mais de 2 golscasal desaparecido há 75 anos encontrado no gelo
'Top 10'
É provável que poucos se lembrem do atentado ao distritoaposta mais de 2 golsKarrada, Bagdá, que deixou 382 mortos durante o Ramadã, o mês sagrado para os muçulmanos, no ano passado, o mais letalaposta mais de 2 gols2016.
A cifra é mais do que o dobro do totalaposta mais de 2 golsmortos dos ataquesaposta mais de 2 golsBruxelas, Nice e Berlim somados (134, incluindo os autores).
"Esses ataques (no Ocidente) continuam sendo uma minoria, uma pequena minoria dos ataques que vemos", diz Erin Miller, diretoraaposta mais de 2 golsprogramas da Global Terrorism Database.
"Obviamente, acabam recebendo muita atenção porque são atípicos e viram manchetes, enquanto que o Oriente Médio é esquecido", acrescentou ela.
De fato, as estatísticas compiladas por esta iniciativa do Consórcio Nacional para o Estudo do Terrorismo e Reações ao Terrorismo - um "centroaposta mais de 2 golsexcelência" do Departamentoaposta mais de 2 golsSegurança Interior do governo dos Estados Unidos localizado na Universidadeaposta mais de 2 golsMaryland - reforçam que a maior parte desses ataques é realizada longe dos nossos olhos.
De acordo com os dados, 75%aposta mais de 2 golstodos os "ataques terroristas" registrados no mundo se concentraramaposta mais de 2 golsdez países: Iraque, Afeganistão, Índia, Paquistão, Filipinas, Somália, Turquia, Nigéria, Iêmen e Síria.
E pelo menos, segundo uma especialista, esse total pode estar subestimado, pois a Global Terrorism Database exclui sistematicamente os incidentes que não são noticiados pela imprensa.
Organizações extremistas
"Os números variam muito dependendoaposta mais de 2 golsonde os dados são obtidos eaposta mais de 2 golsqual idioma", diz Mia Bloom, professoraaposta mais de 2 golscomunicação da Universidade do Estado da Geórgia, nos EUA.
A baseaposta mais de 2 golsdados é alimentada principalmente por notíciasaposta mais de 2 golsinglês assim como traduçõesaposta mais de 2 golsmeiosaposta mais de 2 golscomunicação estrangeiros viabilizados pelo Open Source Center - ligado à CIA, a agênciaaposta mais de 2 golsinteligência americana.
Seja como for, o certo é que,aposta mais de 2 gols2016, o Iraque foiaposta mais de 2 golslonge o país que mais sofreu com o terror, registrando 35% das mortes por ataques a nível mundial: 33 todos os dias,aposta mais de 2 golsmédia.
E seis dos dez ataques mais letais também ocorreram ali, todos reivindicados pelo grupo autodeclarado Estado Islâmico.
A organização extremista também foi a mais ativa globalmente, com um totalaposta mais de 2 gols1.430 ataques.
No Afeganistão, contudo, também opera o Talebã; na Nigéria, o Boko Haram, e na Somália, o Al-Shabaab, entre outros grupos.
Mas nem todos os ataques classificados como terroristas são protagonizados por organizações islâmicas.
Grupos separatistas como o PKK e o Exércitoaposta mais de 2 golsLiberação do Baloquistão foram responsáveis por ataquesaposta mais de 2 golsdois países do Top 10, respectivamente Turquia e Paquistão.
E o terceiro lugar (em númeroaposta mais de 2 golsataques, nãoaposta mais de 2 golsmortes) ocupado pela Índia é decorrente,aposta mais de 2 golsboa parte, dos 126 atentados com bomba realizados no ano passado por grupos maoístas.