CLT é 'detalhista, burocrática e intervencionista ao extremo', diz dono do Itaú Unibanco ao defender reforma trabalhista:unibet t&c

Crédito, Cynthia Vanzella/Brazil Forum UK 2017

Legenda da foto, Setubal disse que complexidade da CLT a torna "impossívelunibet t&cser cumprida"

"Acredito que esta reforma traz inúmeros benefícios. Em sendo aprovada, cria condições muito mais flexíveis, gerando um ambienteunibet t&ctrabalho que nos permite retomar o crescimento econômico."

Na opiniãounibet t&cSetubal, as mudanças nas leis trabalhistas envolve "flexibilização" e não "retirada dos direitos" dos trabalhadores.

"É muito mais uma flexibilizaçãounibet t&cnegociação do que uma retiradaunibet t&cdireitos", afirmou.

Ele citou como exemplo a determinaçãounibet t&cintervalo para caixasunibet t&cbanco, cuja jornada éunibet t&cseis horas, ao fazer hora extra.

Crédito, Agência Brasil

Legenda da foto, Reforma trabalhista provocou polêmica e protestosunibet t&cpleno Congresso

"Imagine o funcionário terunibet t&cfazer um intervalo depoisunibet t&cfinalizarunibet t&cjornadaunibet t&cuma agência cheiaunibet t&cgente às 17h. É completamente fora da realidade. A legislação trabalhista é tão detalhadaunibet t&ctantas coisas e cria a mesma normaunibet t&cambientesunibet t&cnegócios completamente diferentes", disse.

Outro exemplo, segundo Setubal, é a "equiparação salarial".

"Vemos aumento por tempounibet t&cserviço, nada a ver com produtividade. É uma proteção sem estar preocupado com ganhounibet t&cprodutividade eunibet t&ccrescimento econômico."

Setubal criticou particularmente o que definiu como complexidade da CLT.

"São 920 artigos e 250 páginas. A legislação é muito complexa. Para cumprir no detalhe que a legislação coloca, é impossível para a União e para as empresas. Ninguém consegue cumprir", acrescentou.

O banqueiro citou o "desaparecimento da indústria", setor que, emunibet t&copinião, é o mais "afetado pela CLT".

"A legislação trabalhista coloca um encargo exagerado nas empresas brasileiras. Criou uma sérieunibet t&cproblemas muito grandes. O passivo trabalhista virou um inferno. (A CLT) vaiunibet t&cencontro ao crescimento econômico, que passa por ganhosunibet t&cescala eunibet t&cprodutividade. Em função disso, temos uma sérieunibet t&cproblemas", disse.

Setubal também defendeu a reforma da Previdência.

"A reforma da previdência dará uma perspectiva fiscal permitindo um cenário mais previsível, essencial para que a gente retome o crescimento econômico sustentável. O crescimento econômico é essencial para a solução dos nossos problemas sociais", finaliza.

Setubal deixou o cargounibet t&cpresidente do Itaú Unibanco no mês passado, depoisunibet t&c23 anos à frente da instituição financeira. Ele atingiu a idade limiteunibet t&c62 anos para o cargounibet t&cdiretor-presidente e passa a atuar,unibet t&cconjunto com Pedro Moreira Salles, como co-presidente do Conselhounibet t&cAdministração. O economista Candido Bracher assumiu a presidência.