Os imigrantes brasileiros que disputam as eleições nos EUA:estrela bet é boa
Renata Castro Alves, candidata a vereadoraestrela bet é boaMargate (Flórida)
Naturalestrela bet é boaSão Gonçalo (RJ), Alves é advogada especializadaestrela bet é boaimigração e concorrerá ao postoestrela bet é boavereadoraestrela bet é boaMargate, cidade com 58 mil habitantes. Ela diz que ficou impressionada "com a faltaestrela bet é boaapoio da comunidade brasileira" na campanha.
"Recebi muita ligaçãoestrela bet é boabrasileiros perguntando se poderiam ser meus assessores, se eu poderia arrumar emprego para eles, mas doação quase não veio", diz a advogada, que mora nos EUA há 15 anos.
A advogada afirma, por outro lado, queestrela bet é boacandidatura tem sido muito bem recebida por imigrantesestrela bet é boaoutros países latino-americanos (ela fala espanhol fluentemente). "Sempre perguntam se sou cubana, isso me ajudou bastante."
Alves é a única candidataestrela bet é boaMargate pertencente a uma minoria racial, embora negros e latinos sejam 46% da população da cidade. Se eleita, será a primeira latina a assumir o posto. Na Flórida, candidatos a vereador não concorrem por partidos.
Ela diz queestrela bet é boaprincipal proposta é modernizar a cidade. No futuro, pretende se lançar a deputada estadual, cargo que lhe permitiria tornar as leis da Flórida mais favoráveis a imigrantes.
Alves conta queestrela bet é boareunião recente com autoridades da Flórida perguntou por que a comunidade brasileira não recebia a mesma atenção destinada a outros gruposestrela bet é boaimigrantes. "Eles respondiam: 'vocês não têm nenhum deputado, nenhum senador eleito'. E sempre citavam os haitianos, que estão aqui há menos tempo que a gente mas já têm vários representantes."
Segundo Alves, os haitianos são politicamente mais unidos que os brasileiros: quando um deles se candidata, até haitianosestrela bet é boacidades vizinhas o ajudam na campanha. "Os brasileiros ainda não entenderam a importânciaestrela bet é boater um representante eleito, mesmo que seja um vereador."
Margareth Shepard, representante eleitaestrela bet é boaFramingham (Massachusetts)
Goianaestrela bet é boaInhumas, Shepard se elegeu no fim do ano passado como representanteestrela bet é boaFramingham, município que fica numa das áreas com maior presençaestrela bet é boabrasileirosestrela bet é boaMassachusetts (nordeste dos EUA).
O município,estrela bet é boa68 mil habitantes, não tem prefeitura e é administrado por um conselhoestrela bet é boa160 cidadãos, modeloestrela bet é boagestão que vigoraestrela bet é boapartes dos EUA.
Shepard também é tesoureira do comitê local do Partido Democrata e ajudou a organizar a primeira reunião entre imigrantes brasileiros para arrecadar fundos para a eleição presidencial. Ela diz que maisestrela bet é boa200 brasileiros participaram e que as doações a Hillary Clinton (a candidata democrata à Casa Branca) somaram U$S 4 mil (maisestrela bet é boaR$ 12 mil).
Donaestrela bet é boauma empresaestrela bet é boalimpeza, ela afirma que a comunidade brasileira terá uma participação recorde nesta eleição e que o grupo foi o "fiel da balança" na prévia que escolheu o candidato democrata à assembleia estadual.
Segundo ela, cercaestrela bet é boa200 brasileiros que nunca tinham votado nas prévias endossaram o candidato Jack Patrick Lewis, que derrotou o rival por 63 votos. Ele agora disputa a eleição para deputado estadual com uma representante do Partido Republicano e um candidato independente.
Na campanha, Lewis apoiou uma das principais demandas da comunidade brasileira: a aprovaçãoestrela bet é boauma lei estadual que autorizaria a emissãoestrela bet é boacarteirasestrela bet é boamotorista para imigrantes sem vistos.
Alémestrela bet é boapermitir dirigir, a habilitação tem a funçãoestrela bet é boaum RG: o portador pode usá-la, por exemplo, para embarcarestrela bet é boavôos domésticos. Hoje, muitos brasileiros sem vistos não têm qualquer documento reconhecido nos EUA, o que limita suas vidas.
Shepard diz que a comunidade brasileira apta a votar nos EUA (incluindo filhos e netosestrela bet é boaimigrantes já nascidos no país) é numerosa o suficiente para eleger um representante para o Congressoestrela bet é boaWashington, mas que para isso "falta criar um lastroestrela bet é boahistória, porque você não elege candidatos para cargos majoritários sem uma estrutura local".
Ela conta que nos próximos anos pretende se candidatar a cargos eletivos mais altos ou apoiar outros candidatos brasileiros. Ao menos dois brasileiros já se candidataram a vereadorestrela bet é boaMassachusetts e uma brasileira disputou uma prévia para concorrer à eleição para a assembleia estadual, mas nenhum teve sucesso.
José Peixoto, candidato a deputado federal por Key Largo (Flórida)
Há 31 anos nos EUA, Peixoto nasceuestrela bet é boaIpanema (MG) e é o único dos candidatos entrevistados a apoiar o republicano Donald Trump para a Casa Branca. "Ele não tem rabo preso com ninguém, não deve um centavo, não tem lobby nenhum atrás dele", afirma o brasileiro, que trabalha com construção civil e moraestrela bet é boaKey Largo, ilha ao sulestrela bet é boaMiami.
O brasileiro também é filiado ao Partido Republicano, mas concorrerá como independente a uma vaga no Congresso porque não participou da prévia que definiu o candidato republicanoestrela bet é boaseu distrito eleitoral. É a segunda vez que ele disputa o posto. Em 2012, perdeu ao ficarestrela bet é boaquarto lugar, com 2.717 votos (1,1% do total). O vencedor, o democrata Joe Garcia, recebeu 136 mil votos (53,6%).
Peixoto diz que alguns brasileiros na Flórida o censuram por pedir votos para Trump (o empresário promete deportar todos os imigrantes sem vistos), mas que "em meia horaestrela bet é boaconversa muitas pessoas mudamestrela bet é boaopinião".
Segundo ele, a propostaestrela bet é boaHillary Clinton para regularizar imigrantes sem documentos vai "abranger muita gente que não deveria estar aqui", como criminosos e estrangeiros que não conseguem se sustentar sem o apoio do Estado.
Membro da maçonaria, ele diz que umaestrela bet é boasuas principais propostas é limitar o mandatoestrela bet é boacongressistas a uma única reeleição (hoje não há limite ao númeroestrela bet é boamandatos).
Peixoto diz que Hillary é a "Dilma americana" e compara o Partido Democrata ao PT. "Os democratas têm esse negócioestrela bet é boaquerer dar bolsas para tudo, como o PT, mas nós já vimos que isso não deu certo no Brasil."
Cláudia Mariaca, candidata a vereadoraestrela bet é boaDoral (Flórida)
Nascidaestrela bet é boaBuenos Aires, Mariaca morou doze anosestrela bet é boaSão Paulo, terra do seu marido e onde nasceu umestrela bet é boaseus dois filhos. Nos EUA há maisestrela bet é boa20 anos, fala português com sotaque paulistano e se considera "meio argentina, meio brasileira, meio americana".
Ela começou a se envolver com a política ao presidir uma associaçãoestrela bet é boapais e professoresestrela bet é boaDoral, cidade com 56 mil habitantes. Na época, ficou impressionada com o acesso que cidadãos tinham às autoridades. "A gente que vemestrela bet é boapaíses latino-americanos não está acostumada com a possibilidadeestrela bet é boair na prefeitura e falar para o prefeito o que você acha que está certo ou errado."
Gostou tanto da experiência que resolveu se candidatar. Como Renata, ela concorre sem partido, já que candidatos a vereador não concorrem por legendas na Flórida.
Formadaestrela bet é boaeconomia e especialistaestrela bet é boamarketing, ela diz que umaestrela bet é boasuas preocupações é "trazerestrela bet é boavolta a sensaçãoestrela bet é boacomunidade que tínhamos". Segundo ela, a populaçãoestrela bet é boaDoral cresceu muito nos últimos anos com a chegadaestrela bet é boaimigrantes, muitos dos quais brasileiros.
Ao mesmo tempoestrela bet é boaque corteja os moradores receosos dos novos vizinhos, ela tenta atrair os votos da crescente população latina. "Não sei se é porque tenho essa mistura cultural, mas tenho recebido um poucoestrela bet é boaapoioestrela bet é boacada grupo."
Mariaca também tenta se equilibrar entre os eleitores favoráveis e contrários a Trumpestrela bet é boaDoral, sedeestrela bet é boatrês camposestrela bet é boagolfe e um resort do empresário.
Mariaca diz que muitos moradores ficaram decepcionados com Trump quando seus camposestrela bet é boagolfe perderam a licença para sediar um campeonato que rendia muitas receitas para a cidade. "Falarestrela bet é boaTrump por aqui é complicado, ele deixou um gosto meio amargo na população."