'Racismo foi inventado pelas elites da América Latina para substituir a escravidão', diz antropólogo:como fazer aposta em jogos

Escravizadoscomo fazer aposta em jogosplantação

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ilustraçãocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosescravizadoscomo fazer aposta em jogosCuba; o país tevecomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosindependênciacomo fazer aposta em jogos1898

A BBC News Mundo, serviçocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosnotíciascomo fazer aposta em jogosespanhol da BBC, conversou com Figueroa durante o festival Hay Festivalcomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosCartagena 2023, realizado na Colômbia entre 26 e 29como fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosjaneiro.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
como fazer aposta em jogos de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

ollins collinsdictionary : dicionário ; Inglês

nome como fazer aposta em jogos um estilo como fazer aposta em jogos tênis que ele ajudou a

: eventos ;

roleta sem martingale

a e o legado da marca. design E estilo distintivo ), construção como fazer aposta em jogos {k0} materiais com

ta qualidade - exclusividade é 💱 propriedade à marcas!Amarca Neil tornou-se um ícone

Fim do Matérias recomendadas

Línea

como fazer aposta em jogos BBC News Mundo - Vamos falar primeiro sobre a ideiacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosindependência tal como foi construída no continente. Por que você acha que o Haiti conquistoucomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosindependênciacomo fazer aposta em jogos1803 e os outros países latino-americanos apenas 20 anos depois, aproximadamente?

como fazer aposta em jogos José Antonio Figueroa - A questão do Haiti é fundamental na história política e cultural latino-americana, mas, ao mesmo tempo, é amplamente desconhecida e maltratada.

A verdade é que a luta pela independência do Haiti também foi acompanhadacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosuma luta contra a escravidão. É aí que reside a diferença, porque houve uma articulação dessas demandascomo fazer aposta em jogosuma luta militar que os permitiu derrotar nada mais nada menos que o exército francês.

O que isso causou no resto da América? Pois bem, a imagem do medo do negro começou a ser fomentada.

O que ocorreu nos Estados que estavam nascendo foi uma precoce criminalização da formidável ação militar realizada pelos haitianos. De fato,como fazer aposta em jogostermos práticos, o Haiti sofreu um dos mais brutais processoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosisolamento e bloqueio naqueles anos.

Jose Antonio Figueroacomo fazer aposta em jogosfrente a jardim

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O pesquisador José Antonio Figueroa, autorcomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogos'Republicanos Negros'

E o que o Haiti nos ensinou — as ideiascomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosigualdade, fraternidade e liberdade a partir da ruptura com a escravidão como pontacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosum projetocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogossoberania nacional — poderia ter sido um grande legado, mas se tornou motivocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosradicalização ecomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosexpansão do medo do preto.

O que poderia ter sido realmente uma façanha reconhecida e valorizada foi totalmente rejeitada, até porque havia os interesses dos senhorescomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosescravos, que viam aquela experiência com terror.

E não esqueçamos toda a ajuda que Alexandre Pétion, o pai da pátria no Haiti, deu a (Simón) Bolívar emcomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogoscampanhacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogoslibertação, com a ideiacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosacabar com a escravidão. Mas este preferiu acabar apoiando a posição do senhorescomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosescravos, que exigiam não perder suas vantagens econômicas.

como fazer aposta em jogos BBC News Mundo - Então, o que vemos é que a construção dessas repúblicas após a independência foi feita tendo o racismo como umcomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosseus "valores"?

como fazer aposta em jogos Figueroa - No livro, toco nos casoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosCuba e do Equador. Com eles, podemos fazer uma leitura ampla do que aconteceu na América Latina.

O caso da formação da Repúblicacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosCuba foi excepcional para os pesquisadores, porque ocorreu no final do século 19. Há uma proliferaçãocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosfontes que nos permitem concluir o que você aponta: que o racismo já estava assumindo um caráter profundamente sistemático.

Inclusive, o racismo havia se tornado uma espéciecomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogoscredo científico, com ideias como as apresentadas por Joseph Arthurcomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosGobineau na Françacomo fazer aposta em jogosDesigualdade biológica das raças. Essas ideias se infiltraram nas elites que construíam a República da Cuba naquela época.

E não só Gobineau: havia também o racismo científico que proliferava nos Estados Unidos. Ou seja, havia uma infinidadecomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosinfluências que penetravam no pensamento republicano da época.

Essas ideias instalam nos novos países uma ideologia que agora nos permite concluir que o racismo foi um método inventado pelas elites da América Latina para substituir a escravidão.

E o que façocomo fazer aposta em jogosmeu livro é mostrar como aquele racismo instalado na construção das repúblicas, no casocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosCuba e no caso do Equador, foi amplamente discutido e rechaçado por grupos intelectuais e militares que buscavam a igualdade e liberdade totais — e não parciais, como ocorreucomo fazer aposta em jogosmuitos países da região.

como fazer aposta em jogos BBC News Mundo - O foco do seu livro são os republicanos negros da época. O que é o republicanismo negro?

como fazer aposta em jogos Figueroa - Vamos começar do básico: a construção da república é o modelo que vai na contramão do modelo imperial ou do modelo mais baseadocomo fazer aposta em jogospremissas reais. E essa ideia se dividecomo fazer aposta em jogosduas: uma república baseadacomo fazer aposta em jogosvalores aristocráticoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogoselite. Um republicanismo exclusivo. Essa é uma.

Mas há também outra, que se apresenta desde a Antiguidade, que podemos chamarcomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogospopular —como fazer aposta em jogosque a república pode existir se e somente forem reconhecidos os direitoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosigualdade para todos. Na época desses processoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosindependência, esse segundo conceitocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosrepublicanismo era muito atraente para a população negra, justamente pelas premissascomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosigualdade para todos.

Bandeira do Haiti hasteada

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Para Figueroa, processos históricos no Haiti poderiam 'ter sido um grande legado', mas se tornaram motivocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogos'expansão do medo do preto'

Então, esses grupos não só se apropriaram desse conceito, como também o radicalizaram. Isso fica evidente na revolta na Provínciacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosEsmeraldas, no Equador [na chamada "guerra da Concha"] e, claro,como fazer aposta em jogosmovimentoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosCuba, onde houve uma luta direta contra os conceitoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosracismo e desigualdade.

Portanto, o republicanismo negro é baseado nesse conceitocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosigualdade, mas também está profundamente ancoradocomo fazer aposta em jogosuma crítica radical ao racismo e às heranças da escravidão que foram vividas nesses dois países.

como fazer aposta em jogos BBC News Mundo - Talvez nunca tenha havido na América Latina uma ideia tão profunda, que você chamacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosradical, sobre conceitos como liberdade e igualdade como a que tiveram os representantes desse republicanismo negro.

como fazer aposta em jogos Figueroa - Primeiro, cabe observar que não há material abundante, por razões óbvias, sobre o desenvolvimento intelectual desses movimentos, mas novamente voltamos ao ponto do Haiti, que promulgacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosConstituição e declara que "somos todos negros".

A partir daí, gerou-se uma correntecomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosescritores, pensadores e ativistas negros, como o cubano José Antonio Aponte, que imaginou um modelocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosrepública igualitária — o que acabou lhe custando a vida.

Acho que vale a pena mencionar aqui é o projeto do jornal Previsión, fundadocomo fazer aposta em jogosCuba no início do século 20. Junto com o Partido Independentecomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosCor, o jornal foi a resposta desses intelectuais negros, todos eles veteranos da guerra da independência — visto que as promessascomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosigualdade promulgadas durante a independência cubana foram enterradas uma vez iniciada a construção da república.

Eles não se apropriam das palavras republicanas, mas as tornam reais. Eles falamcomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogossuas realidades, muito alémcomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosum mero slogan. Daí a profundidadecomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosseus conceitoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosliberdade e igualdade.

Desenhocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogoscena da independência cubana

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Cuba foi um dos últimos países da América Latina a se tornar independente da Espanha

como fazer aposta em jogos BBC News Mundo - Por que nunca quisemos negros na construçãocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosnossas repúblicas?

como fazer aposta em jogos Figueroa - Em sentido estrito, o racismo, e os legados do racismo, existe na medidacomo fazer aposta em jogosque beneficia um setor e ajuda a construir o privilégio branco. Em outras palavras, permite que um setor da população tenha acesso à terra, à educação, e ajuda a consolidar as diferenças econômicas e políticas dentrocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosuma nação.

Sabe-se que muitos republicanoscomo fazer aposta em jogosCuba, favoráveis ​​aos processoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosemancipação do país, também pensavamcomo fazer aposta em jogosquais deveriam ser as estratégias para evitar que a população afro-cubana continuasse existindo. Em outras palavras, eles pensaramcomo fazer aposta em jogosdeportação,como fazer aposta em jogosgenocídio. A miscigenação foi pensada como uma formacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogoseliminar gradativamente os afrodescendentes.

Tudo sob a premissacomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosque o outro é marginalizado, que o outro é excluído,como fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosforma a atrair ou manter benefícios econômicos para uma parte da população.

como fazer aposta em jogos BBC News Mundo - Essa negação traz impactos para a região atualmente?

como fazer aposta em jogos Figueroa - Não acho que a questão seja como os impactos foram causados, mas como essas estruturas continuam até hoje.

As evidências apontam para uma situação preocupante: os níveiscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogoscriminalização,como fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosdeterioraçãocomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosdireitos, estão intimamente ligados a formascomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosdiscriminação racial. Em outras palavras, os setores radicalizados são os setores que continuam sofrendo hoje as consequências mais desastrosas da desigualdade.

Mas vejo projetos vindos dessas comunidades nos quais alguém pode se interessar no futuro. Por exemplo, é louvável o que a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, está fazendo com o Ministério da Igualdade.

E, justamente, as ações políticas atuais devem ser voltadas para corrigir esses tremendos e desastrosos legadoscomo fazer apostacomo fazer aposta em jogosjogosuma longa tradição colonial, baseada na exclusão e negação do outro.

*Este texto foi publicado originalmentecomo fazer aposta em jogosbbc.comhttp://vesser.net/geral-64421540