Pelé sofreu racismo, mas fez muito pela representatividade negra, diz comentarista:jogo de maquina caça niquel

Pelé autografando bolajogo de maquina caça niquelfutebol

Crédito, CLIVE MASON/GETTY IMAGES

"Há uma perversidade no racismo brasileiro. Quando um homem ou uma mulher negra ganham visibilidade, por vezes deixamjogo de maquina caça niquelser pretos [para a sociedade]. Ele não é um homem preto, ele é o Pelé", diz. "Isso também é racismo".

Peléjogo de maquina caça niquelfoto homenageando seu milésimo goljogo de maquina caça niquel1969

Crédito, HULTON ARCHIVE / GETTY IMAGES

Legenda da foto, Peléjogo de maquina caça niquelfoto homenageando seu milésimo goljogo de maquina caça niquel1969

Ainda segundo ele, muitas das mensagensjogo de maquina caça niquelPelé foram desconsideradas ou ridicularizadas simplesmente pela corjogo de maquina caça niquelsua pele.

"Como o racismo praticado no Brasil é um racismo pautado até hoje pelo cinismo e pela dissimulação, muitas vezes se tentou desqualificar o que Pelé dizia, exatamente por se tratarjogo de maquina caça niquelum preto falandojogo de maquina caça niquelassuntos delicados", diz Vasconcellos.

O jornalista cita, por exemplo, o famoso discurso do jogador após marcar seu goljogo de maquina caça niquelnúmero mil,jogo de maquina caça niquel1969. "Pelo amorjogo de maquina caça niquelDeus, o povo brasileiro não pode esquecer das crianças, as crianças necessitadas, as casasjogo de maquina caça niquelcaridade. Vamos pensar nisso", afirmou o jogador a jornalistas.

"Muita gente na época preferiu ironizar e taxar como demagógico o que ele disse, mas se por acaso tivessem prestado atenção, quem sabe os bisnetos daquelas crianças citadas por ele não estariam mais nas ruas hoje."

Quando o tema é racismo e esporte, é comum também que se compare o papel e os esforçosjogo de maquina caça niquelPelé na luta com osjogo de maquina caça niqueloutro atleta negrojogo de maquina caça niquelsua época, o boxeador americano Muhammad Ali.

Mas para o comentarista, a sociedade americana era completamente distinta; ali, o racismo se apresentava — e era combatido —jogo de maquina caça niquelforma mais aberta do que no Brasil.

Pelé foi escolhido pela Fifa o futebolista do século 20

Crédito, GABRIEL BOUYS/GETTY IMAGES

Legenda da foto, Entre seus muitos títulos, Pelé foi escolhido pela Fifa o futebolista do século 20

"Queriam muitas vezes do Pelé declarações e ações que ele nunca teve, mas isso não diminuijogo de maquina caça niquelimportância para o combate ao racismo no Brasil", diz.

"Desqualificá-lo como um homem que afirmou o povo preto é muitas vezes comentáriojogo de maquina caça niquelbranco."

- Este texto foi publicadojogo de maquina caça niquelhttp://vesser.net/brasil-64122355