Quem foi Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, canonizado há 15 anos:k bet

Imagemk betFrei Galvão, divulgação do Mosteiro da Luz

Crédito, Mosteiro da Luz

Legenda da foto, Frade franciscano Antôniok betSant'Anna Galvão (1739-1822) foi santificado por papa Bento 16k bet2007 e 'abriu a fila' para outros santos brasileiros

"A canonizaçãok betFrei Galvão foi motivok betgrande alegria para o Brasil. Quando eu preparava meu livro 'Candidatos ao Altar' [de 2006], eu dizia que, a considerar o avanço da causa, seria ele o primeiro santo brasileiro nato", comenta o hagiólogo José Luís Lira, fundador da Academia Brasileirak betHagiologia e professor da Universidade Estadual Vale do Aracaú, do Ceará.

"Foi um avanço muito grande e hoje temos muitos beatos e beatas, santos e santas. E todas essas causas seguem o esteio iniciado por Frei Galvão."

Doutor pela Pontifícia Universidade Gregorianak betRoma, o vaticanista Filipe Domingues, vice-diretor do Lay Centre, pontua que o gestok betBento 16, decidindo celebrar a canonizaçãok betSão Paulo, e não no Vaticano, teve um simbolismo importante.

"Isso não é comum. Normalmente, as canonizações são feitas na Praça São Pedro, pois ali o novo santo é 'apresentado' para a igreja no mundo. Mas ao celebrar localmente, no Brasil, o papa quis dar ênfase ao fatok betestar presenteando o Brasil com um santo. Isso foi histórico", analisa Domingues.

Obra do santo

Em 2008, um ano após a canonização, Frei Galvão acabou reconhecido postumamente como engenheiro honoris causa,k betuma homenagem realizada pelo CREA-SP (Conselho Regionalk betEngenharia e Agronomiak betSão Paulo), o conselho regional da profissão.

"Porque ele foi o grande responsável pela construção do Mosteiro da Luz [em São Paulo]. Esse diploma reconhecek betgenialidade e seu empenho", diz Barros.

"Frei Galvão foi o construtor do Conventok betNossa Senhora da Luz, depois, Mosteiro da Luz. Consta que ele acompanhou a construção passo a passo, como assistentek betpedreiro e mestre-de-obras, muitas vezes, juntando-se aos trabalhadores e os ajudando no pesado trabalho", acrescenta Lira.

"Frei Galvão dedicou muitos anosk betsua vida à construção do Mosteiro da Luz. Por isso, religiosamente é o padroeiro da Construção Civil no Brasil, lastro que se estende a todos aqueles que estão ligados à artek betconstruir, pedreiros, serventes, carpinteiros, oleiros, ferralheiros, mestres-de-obras, empreiteiros, desenhistas, pintores, arquitetos e engenheiros."

Lira lembra que Frei Galvão "é considerado o primeiro engenheiro brasileiro, mesmo sem formação acadêmica". "E no campo cível, existe a Lei Nº 13.359,k bet17k betnovembrok bet2016, que instituiu o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, Santo Antôniok betSant'Anna Galvão, Frei Galvão, a ser celebrado no dia 25k betoutubrok betcada ano", diz o hagiólogo.

Imagemk betFrei Galvão, domínio público, que costuma ser utilizadak betsantinhosk betorações
Legenda da foto, Imagemk betFrei Galvão que costuma ser utilizadak betsantinhosk betorações

"Frei Galvão é o padroeiro dos construtores, dos engenheiros e dos arquitetos. Emk betbiografia, é apontado como projetista, mestrek betobras, pedreiro… Acompanhou o passo a passo da construção desse mosteiro com uma dedicação quase paternal", comenta o jornalista Barros. "Tinha o domk bettrabalhar com construção."

Um dos mais importantes historiadores da evolução urbanak betSão Paulo, o arquiteto e urbanista Benedito Limak betToledo (1934-2019), professor na Universidadek betSão Paulo (USP), explorou essa faceta do santok betseu livro 'Frei Galvão: Arquiteto', no qual classifica o religioso como um "dos mais importantes arquitetos" do século 18.

Segundo a análisek betToledo, o frade tinha conhecimentos na horak betplanejar a construção, pois conseguia projetar considerando fatores como ventilação, iluminação natural e o impacto na paisagem.

A históriak betGalvão confunde-se com a própria criação do Mosteiro da Luz. Nascidok betGuaratinguetá, no Vale do Paraíba, o religioso formou-se no Seminário dos Jesuítask betBelémk betCachoeira, na Bahia, mandado por seus pais e onde estudou entre os 13 e 19 anos. Nessa época já demonstrava interesse pela construção religiosa — consta que teria visitado diversas igrejas da região nordeste do país e iniciado estudos na área.

Frei Galvão foi ordenado sacerdote franciscano aos 21 anos, no Riok betJaneiro. Logok betseguida, acabou se estabelecendok betSão Paulo, no conventok betSão Francisco localizado no largok betmesmo nome, na região central da cidade.

De acordo com Barros, o religioso tinha uma inteligência fora do comum e isso fez com que logo assumisse papéisk betdestaque. "Também prezava pelos trabalhosk betprol dos necessitados, pobres e doentes. Em 1768, apenas quatro anos depoisk betsua ordenação sacerdotal, foi nomeado confessor, pregador e porteiro do convento", conta o jornalista.

Nesse período, a igreja anexa ao convento passou por uma grande reforma. Em seu livro Toledo afirma que é muito provável que ele não só tenha testemunhado, mas também auxiliado nessas obras.

O religioso se tornou confessork betreligiosas que viviam no chamado Recolhimentok betSanta Teresa,k betSão Paulo, e acabou comprando a ideia delas da necessidadek betcriaçãok betum novo convento.

A oportunidade estava posta à mesa, já que alguns anos antes,k bet1765, havia assumido a capitaniak betSão Paulo o português Luís Antôniok betSouza Botelho Mourão (1722-1798). E, devoto que erak betNossa Senhora, ele queria que uma decrépita capelak bethonra a Nossa Senhora da Luz, erguidak betuma região então despovoada da cidade, fosse reconstruída.

A igreja estavak betruínas. Galvão entendeu que erak bethorak bettrabalhar. O Mosteiro da Luz foi inauguradok bet1774 — mas foram outros 14 anosk bettrabalhos para que a construção ficasse pronta. A igreja contígua só seria inauguradak bet1802.

Segundo a pesquisak betToledo, durante essa longa obra, Frei Galvão atuou como arquiteto, mestre-de-obras, pedreiro, servente e carpinteiro. Dominou completamente a técnicak betvoga na época, da taipak betpilão. E não foram poucas as vezesk betque ele assumiu o trabalho braçal, engrossando o rol dos escravos que famílias nobres cediam para a empreitada religiosa.

Fotok betMilitão Augustok betAzevedo, hojek betdomínio público, mostra o convento da Luz cercak bet50 anos depois dak betconstrução

Crédito, Militão Augustok betAzevedo/Domínio Público

Legenda da foto, Fotok betMilitão Augustok betAzevedo, hojek betdomínio público, mostra o convento da Luz cercak bet50 anos depois dak betconstrução

Em seu livro, o arquiteto Benedito Limak betToledo pontua que o frade tomou uma decisão importante no decorrer da obra, que permitem vê-lo também como um urbanista empírico: ele alterou a entrada da capela. Isso faz com que a igreja tenha uma configuração um tanto estranha aos templos católicos: o altar principal não fica à frentek betquem entra, mas, sim, à esquerda.

Galvão decidiu mudar a posição do frontispício e da face principal da igreja porque vislumbrava, segundo Toledo, julgando a geografia da região, que a área onde hoje está a Avenida Tiradentes seria muito movimentada — então a igreja precisaria "olhar" para essa direção.

Religiosidade

Mas é claro que não foram as habilidades na construção civil que fizeramk betGalvão um santo. "Canonização é reconhecimento a alguém que viveu uma vida exemplar", define Barros. E foik betmemória a essa vida exemplar e reconhecimento a milagres que 800 mil pessoas acompanharam a cerimônia presidida por Bento 16k bet11k betmaiok bet2007.

Desde então, a igreja erguida por Galvão viu aumentar ainda mais o númerok betperegrinações. E Guaratinguetá,k betterra natal, também passou a fazer parte do turismo religioso — foi lá que Galvão, quando recém-ordenado, celebrouk betprimeira missa.

Para o vaticanista Domingues, a canonização do brasileiro foi uma mensagem para os fiéisk betque "os santos podem ser gente próxima da gente". "Ao ser reconhecido como santo, ele mostrou que santos podem ser pessoas da nossa história, da nossa realidade local", comenta.

"Frei Galvão tinha atenção aos pobres e aos doentes. E outra coisa importante foi a ideia das pílulas, uma devoção muito dele", recorda Domingues. São pequenos pedaçosk betpapel, com uma oração escrita, dobrados — que os fiéis ingerem enquanto rezam por uma causa especial.

Conta-se que a tradição tenha começado porque, certa vez, imbuído da necessidadek betangariar recursos para a construção do mosteiro, Galvão teria ido aték betGuaratinguetá natal. Quando lá estava, foi abordado por um grupo que pedia que ele fosse até uma fazenda para rezar por um amigo que estava há dias sofrendo com uma pedra no rim.

Mas não havia tempo para ir até lá, Frei Galvão tinhak betretornar logo a São Paulo para honrar alguns compromissos. Então teve uma sacada: pegou um pedacinhok betpapel, escreveu nele a frase: "Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãek betDeus, intercedei por nós". Dobrou o papelzinho, entregou a uma daquelas pessoas e recomendou que o doente tomasse aquilo como se fosse um remédio, rezando o terço.

A notícia seguinte foi que o homem havia se curado.

Histórias assim passaram a se repetir. Então as religiosas do convento foram incumbidas pelos sacerdotek betproduzirem as tais pílulas. É um trabalho que elas fazem até hoje, distribuindo-as a quem quiser, pessoalmente ou por correio, semprek betgraça.

"Acabaram se tornando algo diretamente associado ao Frei Galvão", afirma Barros.

Línea

k bet Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal k bet .

k bet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube k bet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosk betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticak betusok betcookies e os termosk betprivacidade do Google YouTube antesk betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquek bet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdok betterceiros pode conter publicidade

Finalk betYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosk betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticak betusok betcookies e os termosk betprivacidade do Google YouTube antesk betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquek bet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdok betterceiros pode conter publicidade

Finalk betYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosk betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticak betusok betcookies e os termosk betprivacidade do Google YouTube antesk betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquek bet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdok betterceiros pode conter publicidade

Finalk betYouTube post, 3