O inédito transplante triploroleta do silvio santoslutadorroleta do silvio santosplena pandemia:roleta do silvio santos
O transplante triploroleta do silvio santosJosé Honório durou nove horas. Parece muito, mas a previsão inicial era 15. Para não ter imprevistos durante a luta, ou melhor, intercorrências durante a cirurgia, os médicos "treinaram" antes.
Sob a orientaçãoroleta do silvio santosespecialistas da Universidaderoleta do silvio santosMiami, que já realizaram cinco cirurgias deste tipo, os brasileiros fizeram uma sérieroleta do silvio santossimulações.
"São muitas as dificuldadesroleta do silvio santosum transplante triplo", avalia o cirurgião abdominal Eduardo Fernandes. "Encontrar um doador compatível é apenas uma delas".
Se o paciente precisa trocar, simultaneamente, três órgãos, explica o médico, é porque o seu estadoroleta do silvio santossaúde é muito grave. E oroleta do silvio santosJosé Honório, que sofriaroleta do silvio santosinsuficiência cardíaca, cirrose hepática e disfunção renal, inspirava muitos cuidados.
Entre a internação do paciente e o tão esperado transplante, se passaram 30 dias. O coração, o fígado e os rinsroleta do silvio santosJosé Honório vieramroleta do silvio santosum mesmo doador: um rapazroleta do silvio santos18 anos que morreuroleta do silvio santosum hospital da Baixada Fluminense, a 60 quilômetros do São Lucas,roleta do silvio santosCopacabana.
Vinte batedores da Polícia Militar escoltaram a equipe médica do Programa Estadualroleta do silvio santosTransplantes, responsável pela captação dos órgãos.
Em 30 minutos, a caixa térmica chegou ao hospital. Um rim pode esperar até 24 horas para ser transplantado, mas, no caso do coração e do fígado, o temporoleta do silvio santosisquemia, ou seja, que um órgão dura depoisroleta do silvio santosser retirado do corpo do doador, é de, no máximo, 4 e 8 horas, respectivamente.
"É uma corrida contra o tempo", define o médico que, no centro-cirúrgico, coordenou uma equiperoleta do silvio santos20 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas e nefrologistas. Com 1,5 mil transplantes no currículo, o cirurgião Eduardo Fernandes nunca tinha realizado um transplante triplo antes.
O transplante triplo pode ser divididoroleta do silvio santosduas partes. Na primeira delas, os médicos implantam, simultaneamente, o coração e o fígado do paciente. Enquanto três cirurgiões cuidam do coração, quatro substituem o fígado.
A técnica, explica o médico, reduz as chancesroleta do silvio santosrejeição dos órgãos. Assim que o coração e o fígado voltam a trabalhar, os médicos dão início à segunda etapa: trocar os rins.
"Há quatro meses, José Honório estava entre a vida e a morte. Hoje, já voltou a dar aulas", avisa Fernandes. "É um exemplo vivo da importância da doaçãoroleta do silvio santosórgãos".
Além do transplante triplo, o Hospital São Lucas realizou,roleta do silvio santosmarço deste ano, um transplante multivisceral. Em uma mesma cirurgia, o receptor ganha estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso novos. Se um transplante triplo dura,roleta do silvio santosmédia, 9 horas, o multivisceral pode chegar a 12 horas ininterruptas.
Covid impactou 11.253 transplantes
O númeroroleta do silvio santostransplantes no Brasil, segundo levantamento internacional, caiu 29% durante a pandemia. É quase o dobro da média dos 22 países pesquisados: 16%. O país menos afetado foi o EUA, que sofreu reduçãoroleta do silvio santos4%, e o mais atingido, o Japão, com quedaroleta do silvio santos67%.
Canadá e Alemanha estão na parteroleta do silvio santoscima do ranking, com reduçõesroleta do silvio santos9% e 11%. Já Chile e Argentina na parteroleta do silvio santosbaixo: quedasroleta do silvio santos54% e 61%.
"O EUA estimula o alto desempenhoroleta do silvio santossuas unidades transplantadoras e chega a descredenciar aquelas que vão mal", explica o engenheiro Rafael Paim, presidente da Aliança Brasileira pela Doaçãoroleta do silvio santosÓrgãos e Tecidos (ADOTE), que, no dia 4roleta do silvio santosabrilroleta do silvio santos2006, perdeu seu filho, Arthur, com apenas quatro meses e 21 diasroleta do silvio santosvida, na filaroleta do silvio santostransplante à esperaroleta do silvio santosum coração.
"O Canadá procura aproveitar mais órgãosroleta do silvio santosum mesmo doador e a Alemanha incentiva a doaçãoroleta do silvio santosidosos."
O estudo, coordenado pela Universidaderoleta do silvio santosParis e publicado na revista científica Lancet Public Health, incluiu apenas transplantesroleta do silvio santosrim, fígado, pulmão e coração. O procedimento que mais deixouroleta do silvio santosser realizado foi oroleta do silvio santosrim, com uma reduçãoroleta do silvio santos19,14%. Em seguida estão oroleta do silvio santospulmão (15,51%), fígado (10,57%) e coração (5,44%). Ao todo, 11.253 transplantes tiveram que ser cancelados no mundo.
No Brasil, o transplante mais impactado pela pandemia foi oroleta do silvio santospulmão (56,82%), seguidoroleta do silvio santoscoração (37,42%), rim (32,89%) e fígado (16,51%).
Os dados do Brasil no consórcio internacional foram compilados pelo nefrologista Gustavo Fernandes Ferreira, vice-presidente da Associação Brasileiraroleta do silvio santosTransplanteroleta do silvio santosÓrgãos (ABTO), e consideram o períodoroleta do silvio santosfinalroleta do silvio santosmarço, quando foi registrado o 100º casoroleta do silvio santoscovid no país, a dezembroroleta do silvio santos2020.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o totalroleta do silvio santostransplantesroleta do silvio santosrim, fígado, pulmão e coração caiuroleta do silvio santos9.082,roleta do silvio santos2019, para 7.287,roleta do silvio santos2020. Uma reduçãoroleta do silvio santos19,7%. Considerando outros órgãos, como pâncreas e intestino, e tecidos, como córnea e medula óssea, o impacto foi ainda maior:roleta do silvio santos27.694 para 17.663 no mesmo período. Uma quedaroleta do silvio santos36,2%.
De janeiro a julho deste ano, foram realizados, ainda segundo o ministério, 3.867 transplantesroleta do silvio santosórgãos e 8.523roleta do silvio santostecidos.
"Um doador pode salvar a vidaroleta do silvio santosaté oito pessoasroleta do silvio santostransplantesroleta do silvio santosórgãos eroleta do silvio santosaté 50,roleta do silvio santostecidos", afirma Fabrícioroleta do silvio santosSouza Oliveira, diretor técnico do Programa Estadualroleta do silvio santosTransplantes do Rioroleta do silvio santosJaneiro.
O estado tem hoje quatro comissões intra-hospitalares dedicadas à captaçãoroleta do silvio santosórgãos. Em breve, pretende chegar a 20. O Programa Estadualroleta do silvio santosTransplantes do Rioroleta do silvio santosJaneiro disponibilizou ainda um helicóptero para o transporteroleta do silvio santosórgãos e voltou a realizar, depoisroleta do silvio santos15 anos, transplanteroleta do silvio santospulmão.
"Até setembro, já realizamos 933 transplantes. Queremos ultrapassar o patamarroleta do silvio santos2019, que chegou a 2.400", avisa Fabrício.
Morte encefálica: permanente e irreversível
Se o EUA é um exemplo a ser seguido entre os países, o Paraná pode ser considerado uma referência no Brasil.
Segundo dadosroleta do silvio santos2020 da Associação Brasileiraroleta do silvio santosTransplanteroleta do silvio santosÓrgãos (ABTO), foi o Estado com o melhor índiceroleta do silvio santosdoaçõesroleta do silvio santosórgãos por milhãoroleta do silvio santospopulação: 41,5 pmp. Em segundo lugar está Santa Catarina (39,5 pmp) e,roleta do silvio santosterceiro, São Paulo (23,8 pmp).
"Apesar do caos provocado pela pandemia, conseguimos manter a liderança tantoroleta do silvio santosnúmeroroleta do silvio santosdoações quantoroleta do silvio santostotalroleta do silvio santostransplantes", orgulha-se a médica intensivista Luana Alves Tannous, do Sistema Estadualroleta do silvio santosTransplantes do Paraná.
"Nosso índice,roleta do silvio santos41,5 pmp, está muito acima da média nacional,roleta do silvio santos15,8 pmp".
O Paraná é, ainda, o estado com o menor índiceroleta do silvio santosrecusa. Em 2020, apenas 23% das famílias disseram "não" à doaçãoroleta do silvio santosórgãos. A média nacional éroleta do silvio santos37%.
Não por acaso, Arlene Badoch, coordenadora do Sistema Estadualroleta do silvio santosTransplantes do Paraná por 12 anos, foi nomeada,roleta do silvio santosjulho deste ano, coordenadora-geral do Sistema Nacionalroleta do silvio santosTransplantes. Seu maior desafio, avisa, é aprimorar o trabalhoroleta do silvio santosidentificação do paciente com morte encefálica. Isto é, quando há perda completa, permanente e irreversívelroleta do silvio santossuas funções cerebrais.
"Apenas 12 mil das 21 mil mortes cerebrais no Brasil são devidamente identificadas. Ou seja, há um déficitroleta do silvio santosnove mil mortes sem identificação", explica Badoch.
"Muitas vezes, o paciente sofre morte cerebral eroleta do silvio santosfamília, por faltaroleta do silvio santosidentificação por parte das equipes responsáveis, não é notificada".
Os protocolosroleta do silvio santosdiagnósticoroleta do silvio santosmorte encefálica no Brasil são um dos mais rígidos do mundo e incluem exames clínicos, laboratoriais eroleta do silvio santosimagem. O procedimento é feito por, no mínimo, dois médicos.
Muito paciente para pouco órgão
Atualmente, 53.218 pacientes aguardam na fila por um transplanteroleta do silvio santosórgãos no Brasil. Desses, 31.125 esperam por um rim, 1.905 por um fígado, 365 por um coração e 259 por um pulmão. Outros 19.115 pacientes aguardam por um transplanteroleta do silvio santoscórnea.
"Não basta ser favorável à doaçãoroleta do silvio santosseus órgãos. É preciso avisar à família. Somente os parentes podem autorizar a doação", explica o médico José Huygens Parente Garcia, presidente da Associação Brasileiraroleta do silvio santosTransplanteroleta do silvio santosÓrgãos (ABTO).
"Sou doadorroleta do silvio santosórgãos e a primeira providência que tomei foi comunicar minha família da minha decisão. Só assim, aumentando o númeroroleta do silvio santosdoadores, vamos conseguir atender aos pacientes na fila e reduzirroleta do silvio santostaxaroleta do silvio santosmortalidade."
Quanto ao lutador José Honório, três dias depois do transplante, ele já estava pedalando uma bicicleta ergométrica no Centroroleta do silvio santosTerapia Intensiva (CTI). Em duas semanas, recebeu alta e,roleta do silvio santosum mês, voltou a pisarroleta do silvio santosum tatame. Ao ser indagado sobre como está hoje seu paciente, seis meses depois do transplante triplo, o cirurgião Eduardo Fernandes responde: "Melhor que eu", cai na risada.
"Parece um garotoroleta do silvio santos18 anos. Hoje, ele tem a idade dos órgãos que recebeu". Ano que vem, José Honório planeja participar do campeonato mundialroleta do silvio santosjiu-jitsuroleta do silvio santosLas Vegas, nos EUA. Professor há 30 anos, continua dando aula para alunos dos 12 aos 64 anos. Já formou maisroleta do silvio santos60 faixas-pretas, incluindo os dois filhos.
"Toda vez que eu entrar no tatame, seja para competir, seja para dar aula, vou lembrar do rapaz que salvou minha vida. Se estou vivo hoje, devo a ele. Sem doação, não há transplante", ensina.
roleta do silvio santos Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roleta do silvio santos ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta do silvio santosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta do silvio santosusoroleta do silvio santoscookies e os termosroleta do silvio santosprivacidade do Google YouTube antesroleta do silvio santosconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta do silvio santos"aceitar e continuar".
Finalroleta do silvio santosYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta do silvio santosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta do silvio santosusoroleta do silvio santoscookies e os termosroleta do silvio santosprivacidade do Google YouTube antesroleta do silvio santosconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta do silvio santos"aceitar e continuar".
Finalroleta do silvio santosYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta do silvio santosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta do silvio santosusoroleta do silvio santoscookies e os termosroleta do silvio santosprivacidade do Google YouTube antesroleta do silvio santosconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta do silvio santos"aceitar e continuar".
Finalroleta do silvio santosYouTube post, 3